Turquia: Base aérea de Incirlik da OTAN foi bloqueada

Todas as entradas e saídas da base aérea de Incirlik, localizada na província meridional de Adana, foram encerradas.

Enquanto o ministro turco para os Assuntos Europeus avisa que se trata apenas de uma “inspeção de segurança” no seu Twitter, os jornais locais especulam que pode estar a caminho uma segunda tentativa de golpe.

Segundo o jornal Hurriyet, cerca de 7.000 policiais armados com veículos pesados cercaram e bloquearam a base aérea de Incirlik, em Adana, utilizado pelas forças da OTAN, já de forma limitada na sequência do golpe fracassado.

A base aérea de Incirlik é uma base fundamental da OTAN na Turquia, ela é usada pelas aeronaves dos estados-membros da coalizão internacional para combate ao Daesh. Os EUA mantêm entre 50 e 90 armas nucleares táticas na base.

Na noite de 15 de julho, embora as principais cenas dos eventos fossem Istambul e Ancara, a energia de Incirlik foi cortada por algum tempo pelas autoridades locais logo após o golpe, e vários militares turcos da base foram considerados como envolvidos na tentativa de derrubada.

O bloqueio de Incirlik se segue a uma enorme onda de protestos na quinta-feira, quando nacionalistas pró-Erdogan saíram às ruas gritando “morte aos EUA” e pediram o fechamento imediato da base de Incirlik.

Foto: © flickr.com/ U.S. Department of Defense

Fonte: Sputnik News

 

6 Comentários

  1. 40 helicópteros?
    desapareceram 40 helicópteros?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    essa foi boa

    eu achei q tinha sido só os 16 navios (oq já é um absurdo)

    poutaquepariu

    como é q se “perdem” 40 helicópteros e 16 navios?

    se fossem 56 canetas eu até ficava calado

    mas 56 objetos de tamanhos gigantescos simplesmente sumiram?

    sei sei

    • Rafa_positron, você mesmo já respondeu o motivo desse desaparecimento, porque agora não entende?

      É a tecnologia STEALTH da OTAN, lembra?

  2. Esta “inspeção de segurança” em Incirlik foi feita no dia da chegada na Turquia do General Joseph Dunford, “Chairman of the Joint Chiefs of Staff”, a mais alta classificação oficial militar nas Forças Armadas dos Estados Unidos.
    O recado é direto e claro!

    Altos funcionários do governo turco já haviam acusado Dunford de trabalhar com os Gülenistas e possível conhecimento prévio sobre a tentativa de golpe em 15 de julho.

  3. Essa turma da OTAN está suja com o Erdogangster… armaram para derrubar o velho e ele descobriu, para vocês verem como os EUA tratam os seus “aliados”, na base do abraço de tamanduá !!!

Comentários não permitidos.