Todas as entradas e saídas da base aérea de Incirlik, localizada na província meridional de Adana, foram encerradas.
Enquanto o ministro turco para os Assuntos Europeus avisa que se trata apenas de uma “inspeção de segurança” no seu Twitter, os jornais locais especulam que pode estar a caminho uma segunda tentativa de golpe.
Segundo o jornal Hurriyet, cerca de 7.000 policiais armados com veículos pesados cercaram e bloquearam a base aérea de Incirlik, em Adana, utilizado pelas forças da OTAN, já de forma limitada na sequência do golpe fracassado.
A base aérea de Incirlik é uma base fundamental da OTAN na Turquia, ela é usada pelas aeronaves dos estados-membros da coalizão internacional para combate ao Daesh. Os EUA mantêm entre 50 e 90 armas nucleares táticas na base.
Na noite de 15 de julho, embora as principais cenas dos eventos fossem Istambul e Ancara, a energia de Incirlik foi cortada por algum tempo pelas autoridades locais logo após o golpe, e vários militares turcos da base foram considerados como envolvidos na tentativa de derrubada.
O bloqueio de Incirlik se segue a uma enorme onda de protestos na quinta-feira, quando nacionalistas pró-Erdogan saíram às ruas gritando “morte aos EUA” e pediram o fechamento imediato da base de Incirlik.
Foto: © flickr.com/ U.S. Department of Defense
Fonte: Sputnik News
E quanto aos 40 helicópteros e 16 navios desaparecidos? Algum paradeiro?
Pronto
Ai o SEMIDEUS TIRELLES aparece pra dizer que tuuuuuuudo não passa de teoria conspiratória
40 helicópteros?
desapareceram 40 helicópteros?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
essa foi boa
eu achei q tinha sido só os 16 navios (oq já é um absurdo)
poutaquepariu
como é q se “perdem” 40 helicópteros e 16 navios?
se fossem 56 canetas eu até ficava calado
mas 56 objetos de tamanhos gigantescos simplesmente sumiram?
sei sei
Rafa_positron, você mesmo já respondeu o motivo desse desaparecimento, porque agora não entende?
É a tecnologia STEALTH da OTAN, lembra?
Esta “inspeção de segurança” em Incirlik foi feita no dia da chegada na Turquia do General Joseph Dunford, “Chairman of the Joint Chiefs of Staff”, a mais alta classificação oficial militar nas Forças Armadas dos Estados Unidos.
O recado é direto e claro!
Altos funcionários do governo turco já haviam acusado Dunford de trabalhar com os Gülenistas e possível conhecimento prévio sobre a tentativa de golpe em 15 de julho.
Essa turma da OTAN está suja com o Erdogangster… armaram para derrubar o velho e ele descobriu, para vocês verem como os EUA tratam os seus “aliados”, na base do abraço de tamanduá !!!