Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Em 2006 a Argélia decidiu comprar do seu parceiro russo o caça Su-30MKA em 2006 o que culminou na aquisição de 28 aeronaves por um valor de $ 1,5 bilhões. Passados cinco anos, a Argélia traduziu uma opção de contrato firme as intenções de mais 16 caças num montante total de aproximadamente US $ 900 milhões.
O novo contrato é avaliado em US$ 800 milhões.
Atualmente a Força Aérea Argelina possui cerca de 44 caças Su-30MKA e com este novo contrato os caças de origem russa se elevam para um total de 58 aeronaves.

Na imagem uma aeronave em produção nas instalações da fábrica de Irkutsk . Aeronaves como esta serão transferidas para o cliente em 2016-2017.
Apesar do aparente grande número de caças, muitos especialistas acreditam que para defender-se de novas ameaças, a Força Aérea Argelina deveria possuir no mínimo três regimentos (um total de 72 aeronaves).
Este fato é de fundamental importância, especialmente quando se considera a desintegração real de Líbia o que tem resultado em numerosos ataques de militantes e a intensificação das ações de grupos terroristas.
Otima escolha.
Arma ideal para o Brasil .. lembrando que a oferta foi o SU-35 .. se naquele tempo foi difícil essa conquista imagine hoje 😉
.
Pelo menos antes, poderíamos ter uma certa esperança ..más hoje, entramos em uma época turva e carregada de nuvens negras … quando pensamos que o Brasil vai sair do atoleiro .. ai vem os capirotos e traíras para puxar essa pobre nação mais para dentro do poço de lama … do jeito que o tio satã gosta
Já era! De agosto não passa….
Não se preocupe, os capirotos e traíras estão na cadeia em Curitiba.
E tem ainda os 12 SU-34 encomendados pela Argélia em Janeiro.
Um país pequeno com uma força aérea desse porte, quem nos dera tais números na FAB.
Não é!!!
Em termos de caça esta melhor que a FAB,
A Argelia é top !
Uma verdadeira potência regional
Fora estes 58 SU-30 (14 à receber…);
a força aérea da Argélia tem 32 MIG-29;
e já ordenou também a aquisição de 12 SU-34 (irão substituir seus envelhecidos MIG-25).
Aí já teria, em futuro próximo, um grupo de 102 aeronaves de alta performance.
Em seu inventário constam também 13 MIG-25 e 23 SU-24.
Em asas rotativas, destaque para as aeronaves de ataque: 35 helicópteros Mi-24 e a ordem de aquisição de 42 Mi-28.
Ou seja: A força aérea argelina está respeitável e estará melhor num futuro próximo.
As autoridades da Argélia tem visto com preocupação a onda de invasões diretas ou revoluções islâmicas financiadas pelas potencias Ocidentais e do Golfo (especialmente a destruição da vizinha Líbia em 2011…), e sabem que seu pais também pode ser vitima deste tipo de agressão externa…
Alvez,, a Argélia sempre teve um poder aéreo respeitável. E tem um ótimo relacionamento com o Ocidente (especialmente a França, sua antiga metrópole) e os países do Golfo, de modo que essa “invasão islâmica” não se concretizará
Como se vê pelas aquisições de equipamento militar russo, parece que o governo da Argélia não quer criar dependências e vulnerabilidades estratégicas. Não compartilhando desta tua tranquila confiança no “Ocidente” e países do Golfo…
Deve ser o exemplo do falecido Gaddafi, que se descuidou em reequipar suas forças armadas, também pensava que estava nas graças da França/”Ocidente” e nisto se fiou…:
http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0b/g8/y0/0bg8y0jujot6h5ncjrk08xbbr.jpg
Kaddafi era visado há muito pelo Ocidente, bem diferente da Argélia que desde a sua independência sempre teve uma estabilidade institucional de fazer inveja naquela região. Ademais os governos argelinos sempre cooperaram com o Ocidente em diversos aspectos. Como exemplo eles foram os mediadores entre os EUA e o Irã na crise dos reféns…
Gaddafi era visado sim, mas relaxou porque achou que tinha “feito as pazes” com o ninho de cobras, ilusão mortal…
E a Argélia sempre teve uma estabilidade institucional de fazer inveja?
Não é o que a história recente da Argélia nos mostra…Basta ver a guerra civil ocorrida entre 1991 e 2002, contra grupos rebeldes islâmicos, na qual que o país esteve engolfado durante 11 anos!
https://es.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_Argelina