China desenvolve sistema de defesa aérea móvel SWS2 “Assassino de Drones”

chinas-drone-killer

Por Christopher F Foss, Londres –  IHS Jane, 06 de julho de 2016

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A China North Industries Corporation (NORINCO) divulgou detalhes de seu mais recente sistema de defesa aérea auto propulsada que atende pela sigla SWS2 (SPAAG / SAM), sistema este que é oferecido para exportação.

A arma baseia-se em uma plataforma blindada VN1 8 × 8, que também é usada para outras funções. O casco e a torre são blindados em aço soldado e proporcionam proteção contra pequenas armas de fogo.

O sistema SWS2 completo possui 23 toneladas e é operado por uma tripulação de três integrantes consistindo de comandante, artilheiro e motorista.

Montada no meio da plataforma encontra-se uma torre de controle remoto armada com um canhão de 35 mm e um pod de quatro mísseis SAM (Surface air Missile). A torreta pode girar 360 ° e propicia a elevação da arma de -2 ° a 85 °, enquanto o pod de mísseis possui elevação  de -5 ° a 70 °. A princípio não há estojo para recarregas dos  SAM e modo que o SWS2 terá que depender de veículos de reabastecimento para reposição de mísseis.

O  canhão 35 mm possui um alcance máximo de 4.000 m e uma altura máxima efetiva de 3.000 m com 400 cartuchos de munição.

A NORINCO está atualmente comercializando uma família completa de munições 35 mm, incluindo munições do tipo high-explosive incendiary (HEI), high-explosive incendiary-tracer (HEI-T), and semi-armour piercing HEI-T (SAPHEI-T), todas munições de auto-destruição com velocidade de 1.175 m / s. Além disso, ele pode disparar as mais recentes munições  pré- programada de fragmentação (PTFP), com velocidade de 1.050 m / s.

Esta contém mais de 100 submunições de tungstênio e é otimizada para atingir alvos menores, como veículos aéreos não tripulados e é equivalente à Rheinmetall Air Defence 35 mm AHEAD. Esta munição de 35 mm também pode ser acionada pelo arma chinesa PG99 35 mm anti-aérea (AAG), montada sobre caminhão CS / SA1 duplo AAG 35 mm e a Rheinmetall Air Defence 35 mm série KD duplo rebocado de 35 mm AAG.

Fonte: Janes

3 Comentários

    • Amigo Tomcat

      O conceito pode até ser parecido, mas esse aí tem um canhão 35mm e 4 SAMs (que não são mostradas nesse nessa miniatura) enquanto o Pantsir tem 2 canhões 30mme 12 SAMs !!! além de um radar aparentemente mais potente.

      • Realmente Topol, mas imagina um sistema similar (se for o Pantsir melhor ainda) montado sobre o Garani 8×8, ficaria show de bola e nos daria um inclemento e tanto.
        Obs. onde estão nossos Pantsir hein???rs

Comentários não permitidos.