Defesa & Geopolítica

Nova arma Ar-solo de pequeno diâmetro vai compor a suíte de armamentos do caça Chinês J-20- J-21

Posted by
chinas-homegrown-small-diameter-bomb-ft-7

Ft-07 bomba guiada de alta precisão de pequeno diâmetro

E.M.Pinto

Informações: Dragão vermelho

A nova arma de precisão chinesa vai compor a suíte de armamentos do caça chinês J-20 ou (J-21). A avançada arma guiada de precisão de diâmetro pequeno (Small Diameter Precision bomb) é uma munição de alta precisão denominada FT-07 (Fei-Teng-07).

A arma de precisão possui asas dobráveis e retráteis e foi desenvolvida tanto para redução do arraste aerodinâmico como para poder ser operada no interior das baias  internas dos caças furtivos em desenvolvimento.

A FT-07 é uma arma de precisão que pode ser guiada pelos sistemas de orientação e guiamento por satélite com INS integrado. Algumas fontes relatam que que o alcance da arma pode variar dependendo do perfil de operação entre 90 e 130 km. Como resultado, J-20 poderá atacar seus alvos fora do alcance de defesa aérea inimiga.

Com apenas 130 kg de massa, a arma foi desenvolvida para perfurar estruturas duras, como bunkers e casa matas protegidas abaixo do solo.  Segundo a fabricante, a FT-07 foi desenvolvida para ser empregada contra alvos protegidos em abrigos de concreto, como hangares de proteção individual de aeronaves (vide  imagem).

bunker-busting-attack-by-an-ft-7

Na imagem, Alvo protegido em Bunker atingido pela Bomba FT-07.

Atualmente a China está atualizando a FT-7 com uma ogiva mais poderosa e uma cabeça de guiamento por imagem e infravermelho integrado ao guiamento terminal INS, esta medida vai alargar ainda mais os perfis de operação da arma e  melhorar significativamente a sua precisão.

A ogiva terá um sistema de enlace de dados (datalink) bidirecional para permitir ao operador da bomba alterar o seu curso para ser mais exato em que bate o alvo em movimento ou para alterar a sua meta.

http://plarealtalk.com/wp-content/uploads/2016/02/ft-7-cgi-video.gif

Segundo alguns autores, o CEP ( Circular Error Probable (Erro circular Provável), índice utilizado para medir o nível de precisão de uma arma  possui um fator de 10 m para a FT-07, entretanto, o fabricante atesta que em testes recentes a arma demonstrou acuidade e precisão de 1,0m contra alvos protegidos  e em disparos a 90km.

A família de armas desenvolvidas pela china é composta por:

FT-1: Bomba Guiada por satélite 500 kg / 1000 lb

FT-2:Bomba planadora Guiada por satélite 500 kg / 1000 lb

FT-3: Bomba Guiada por satélite 250 kg / 500 lb

FT-4: Kit de asa e sistema de planeio para BombaGuiada por satélite250 kg / 500 lb

FT-5: Bomba de pequeno diâmetro 100 kg /200lb

FT-6: Kit de asa e sistema de planeio para Bomba Guiada por satélite 250 kg / 500  lb

FT-7: Kit de asas e Bomba de precisão de  pequeno diâmetro de 130 kg /260 lb

T-9: Bomba de pequena dimensão para dones 50 kg /100 lb

FT-10: Arma de pequena dimensão 25 kg / 50 lb

FT-12:  Bomba Planadora de 500 kg /1000 lb

2 Comments

shared on wplocker.com