Imagem de Maduro se recupera, mas maioria ainda quer mudanças

A aprovação do presidente Nicolás Maduro recuperou 8,7 pontos percentuais, ainda que 74% dos venezuelanos acreditem ser necessária uma mudança de governo, como indica uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13).

Em setembro do ano passado, 76,3% dos entrevistados desaprovavam a gestão de Maduro, porém o número baixou para 68,9% em fevereiro, de acordo com o estudo da empresa Venebarómetro ao qual a AFP teve acesso.

No entanto, a opinião positiva em relação ao chefe de Estado subiu de 22,1% para 30,8% no mesmo período, ressalta a pesquisa, sem detalhar os motivos.

Apesar da recuperação da imagem de Maduro, 83,3 opina que a situação do país é negativa – somente 16,7% a considera positiva-, e 74% acredita que seja necessária uma mudança de governo.

Enquanto a aceitação em relação ao Executivo melhorou, o apoio à oposição diminuiu 8,4 pontos percentuais. Aproximadamente 45,6% dos entrevistados se consideram da oposição, enquanto 30,4% são chavistas e 22,3% neutros.

Em outubro de 2016, quando começou um diálogo entre o governo e a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), o respaldo à oposição era de 54%, enquanto o do governo oficial chegava a 27,5%.

Os diálogos que visam a resolver a crise política e econômica – caracterizadas por uma escassez crônica de alimentos e medicamentos, além da maior inflação do mundo – foram congelados pela MUD em dezembro de 2016.

A Venebarómetro destaca que desde o início da negociação aumentou em 8,3% a quantidade de entrevistados que se definem como sendo “neutros”.

Segundo a empresa, 67,3% acreditam que o diálogo foi um erro, e 25,7% opinam o contrário.

Ainda assim, para superar a crise, 56,8% consideram correta a proposta de eleições gerais (que continua inexistente na lei venezuelana), enquanto que 33,9% consideram a proposta como incorreta.

Além disso, 58,6% consideram que os comícios de governadores são muito importantes, 35,3% que são importantes, 4,8% que são pouco importantes, e 0,7% que não são importantes.

Essas votações deveriam ter sido realizadas em dezembro de 2016, mas o poder eleitoral as adiou, e agora não têm data definida.

A coleta de dados foi realizada entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro, com 1.200 entrevistas em nível nacional, com margem de erro de mais ou menos 2,37%.

Foto: Presidente venezuelano Nicolás Maduro, Caracas em 5 de março de 2017

AFP

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: YAHOO

Secretário-geral da OEA propõe suspensão da Venezuela

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, propôs nesta terça-feira a suspensão da Venezuela da entidade, caso o governo socialista não realize eleições gerais o “mais breve” possível.

Desde meados do ano passado, a organização regional com sede em Washington avalia o governo socialista de Nicolás Maduro e solicitou a adoção de medidas para restaurar a democracia no país, tais como o direito a eleições e o fim à perseguição de dissidentes.

Amparado em decisões de tribunais regionais, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) suspendeu no ano passado a convocação de um referendo revogatório do mandato de Maduro, enterrando a possibilidade de substituí-lo antes que ele cumpra seu mandato, até o início de 2019.

“Os esforços diplomáticos não resultaram em nenhum progresso. Repetidas tentativas de diálogo fracassaram e os cidadãos da Venezuela perderam ainda mais fé em seu governo e no processo democrático”, disse Almagro.

“Os fatos não deixam dúvidas. A Venezuela viola todos os artigos da Carta Democrática Interamericana”, acrescentou o ex-chanceler uruguaio.

Para que a Venezuela seja suspensa, dois terços dos 34 países que integram a OEA devem votar a favor da medida.

Diego Oré

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

13 Comentários

  1. As únicas desgraças completas são as desgraças com as quais nada aprendemos…a historia nos mostra como a América do sul sempre foi alvo de incursões e movimentações obscuras de “alienígenas”…e infelizmente isto perdura até os dias presentes pela ignorância e falta de informação das massas…a América do Sul sempre foi palco de disputas de interesses entre players mundiais…e o meu grande temor é que uma certa republica das bananas hoje tomada e aparelhada pelas “forças ocultas” de sempre seja usada como massa de manobra em algum conflito por aqui para defender interesses alienígenas…já que hoje o destino/rumo deste pais não são mais guiados por nós….Chile, Paraguai, Colômbia…estes países estão sendo usados hoje pelos eua como massa de manobra contra a Venezuela..

  2. Esse tipo de governo populista dazisquerda não tem mais receptividade na AL nos dias de WS e internet; salvo exceções populistas, a média estudada da população já se inteirou das reais intenções de governos autointitulados salvadores da pátria bolivariana; até a tentativa tola e ingênua de criar espantalhos externos já se viu fadada ao insucesso, pois parte do pressuposto que somente os delatores de tal orquestração internacional tem acesso a essas fontes não tão fidedignas, faltando-lhes respaldo históricos, encontrado somente em pasquins ideologicamente cooptados; logo, ladrarão mas a caravana irá passar; querer que engulamos essas falsas premissas de orquestração sob a batuta americana é nos chamar de débeis mentais, pois já entendemos quem são nossos reais senhores feudais são aqueles 560 + 80 PICARETAS que o molusco um dia se dignou apontar com um dos seus nove dedos e não uma eventual força “das ocultas”, que toma ares de conhecimento quase gnóstico da parte daqueles que defendem essa religião antiamericanista praticada nos umbrais das universidades públicas nacionais tomadas de militantes esquerdistas por excelência.

    • pois e ! essa estrategia para vender jornal nao colou ! tem menos estrumentalizados do que no brasil e a demo-cracia dos eua parece que cansou de dancar impopular e fresca valsa e ta querendo dancar a danca russa (danca de homem)

  3. …………….o Maduro, muito esperto,comprou armamento russo de primeira linha e espantou a oposição que só queria fazer passeata no melhor estilo “colorida” ambicionando dar um golpe de direita liderados por Leopoldo Lopez, Daniel Ceballos e outros mais…o desabastecimento é ocasionado por empresas que escondem o estoque pra vender no mercado negro e desacreditar o Maduro….seria uma boa ocasião pra industria brasileira fornecer produtos ao país, porem o pessoal fica com pé atrás…..lamentável

    • Nossa como fala m*rda. Povo la morrendode fome e tu —— pela boca. Aiii sao as empresas escondendo os produtos… sao sim…

      • A Venezuela completamente falida pela má administração e dependência do petróleo e o sujeito diz que maduro é esperto?

        Nem passou pela cabeça dele que os produtos escondidos poderiam ser facilmente encontra por agentes do governo.

  4. “o Maduro, muito esperto,comprou armamento russo de primeira linha e espantou a oposição que só queria fazer passeata no melhor estilo “colorida” ambicionando dar um golpe de direita liderados por Leopoldo Lopez, Daniel Ceballos e outros mais”

    – Quem comprou o armamento russo, que em sua maioria hoje está inoperante, foi o antecessor do Maduro e seu padrinho político o bufão bolivariano Hugo Chávez. Ademais quem deu um golpe no país não foi a oposição mas sim o regime bolivariano, que paulatinamente foi suprimindo a democracia e como resultado hoje a Venezuela vive sob uma DITADURA de esquerda……

    “o desabastecimento é ocasionado por empresas que escondem o estoque pra vender no mercado negro e desacreditar o Maduro”

    – Errado! O desabastecimento é causado pela incompetência econômica do Maduro e por característica atávica do socialismo, que é acabar com o dinheiro alheio e promover a distribuição igualitária da miséria

    .”seria uma boa ocasião pra industria brasileira fornecer produtos ao país, porem o pessoal fica com pé atrás…..lamentável”

    – Óbvio! Ninguém quer tomar calote….

  5. …………..S-88…………..continuas a não te informar bem….Chavez comprou armamento no que foi continuado pelo Maduro… na tua visão de direitista ortodoxo e ligado aos USA , SÓ os USA e afins servem ……como és estreito m teus pontos de vista…..vai ler…..ler muitoooooooooooooooo……..Sds……

    • Quer ponto de vista mais estreito do que acreditar na propaganda (mentirosa diga-se de passagem) do regime bolivariano que afirma que o desabastecimento é culpa de comerciantes que escondem os produtos? Só falta acreditar naquela história de “Pajarito”, devem ser as suas leituras….rs!

      • Vcs SOCIAIS DEMOCRATAS asfaltaram o caminho do poder para essa corja comunista… deu no que deu… é hora de rever seus conceitos… senão sabemos no que vai dar novamente… se tá no centro, é hora de pender pro lado certo…

  6. ………….. S-88…êsse negócio de Pajarito é contigo…eu não tenho nada a ver com negócio de Pajarito….fica com ele …..vai leeeeeeeeeeeeerrr p´ra não escrever tolices………..

Comentários não permitidos.