“Próxima guerra será a última” – Ex-presidente soviético Gorbachev

Os líderes da OTAN concordaram na sexta-feira (8) em enviar forças militares para os Estados Bálticos e Polônia oriental, aumentando as patrulhas aéreas e marítimas para demonstrar sua prontidão em defender os membros orientais contra a suposta “agressão russa”.

Após a decisão tomada na cúpula da OTAN em Varsóvia, Mikhail Gorbachev disse que se deve considerar isso como uma preparação para uma guerra “quente” com a Rússia.

No sábado, Gorbachev disse em uma entrevista à emissora de rádio russa Eco Moskvy que ele adere ao que tinha dito anteriormente, quando considerava as decisões da OTAN como míopes e perigosas.

“Esses passos levam à tensão e perturbações. A Europa está se dividindo, o mundo está se dividindo. Este é um caminho errado para a comunidade global”, disse. “Há demasiadas crises globais e individuais para abandonar a cooperação. Ela é essencial para relançar o diálogo”.

Segundo o ex-presidente soviético, instalando irresponsavelmente quatro batalhões multinacionais perto das fronteiras russas, “a uma distância de tiro”, a Aliança aproxima outra Guerra Fria e mais uma Corrida aos Armamentos.

“Ainda há maneiras de evitar (…) a ação militar”, sublinhou Gorbachev. “Eu diria que a ONU deve ser chamada para essa questão.”

Ele também pediu que Moscou não responda a provocações, mas ao invés disso viesse à mesa de negociações.

“Na situação atual (…) todas as forças políticas, econômicas, diplomáticas e culturais devem ser contratadas para pacificar o mundo. Recorde que a próxima guerra será a última.”

Foto: © AP Photo/ dpa, Jens Kalaene

Fonte: Sputnik News

 

5 Comentários

  1. Os samurais, soldados de elite japoneses cometiam o seppuku/haraquiri como auto punicao por terem cometidos uma inflacao. Sei que essa tradicao nao existe entre os russos, mas uma forma especial de roleta existia. A fala de Gorbachov sobre a eminencia da Terceira Guerra Mundial, a primeira e ultima guerra nuclear, seria recebida com mais credibilidade, se ele acrescentasse que ele foi um dos responsaveis pelo desmantelamento da Uniao Sovietica, por ter continuado com a POLITICA DE COEXISTENCIA PACIFICA COM O OCIDENTE, E SEU TRATADO DE PAZ COM OS EUA QUE RESULTOU NAO SO NA RETIRADA DAS TROPAS SOVIETICAS DA EUROPA ORIENTAL COMO TAMBEM NO DESARMAMENTO SOVIETICO QUE PERMITIU QUE HOJE OS ESTADOS UNIDOS ESTAO ENCIRCLANDO MILITARMENTR TODO TERRITORIO DA FEDERACAO RUSSA, E COMO AUTO-PUNICAO A ESSE ATO DE TRAICAO CONTRA SEU PAIS ELE MERECE A PUNICAO MAXIMA MAS COMO ELE NAO QUER FAZER A JUSTICA MILITAR DE SEU PAIS PERDER TEMPO COM ELE, ELE VAI COMETER UM JOGO DE ROLETA RUSSO ATIPICAL,; POE BALAS EM TODAS AS CAMARAS DO REVOLVER, APONTA-O PARA O OUVIDO E PUXA O GATILHO. Eu creio que seria a unica forma que esse traidor voltaria ser respeitados na Russia. O nome Gorbahov e anetema entre a populaco russa. Nem os oligarcas o respeita.

    • Como se pode trair um regime sabidamente escravagista e desumano, meu caro ???… ele é herói em seu país e demais que eram escravizados por um regime autoritário como o soviético, onde uma pequena malta de bastardos escravizavam milhões em nome de uma MENTIRA que é o marxismo…

  2. Se os Europeus não fossem tão, como posso dizer, “bambis” (desculpa moderação) eles mesmos fariam sua própria proteção.

    Eles se borram nas calças de medo da Rússia, q faz a parte dela de investir alto em gastos militares com defesa e ataque (é o direito deles). Pra manter suas fronteiras o mais seguro possível.

    Eles provocam ? Sim os Russos não são santinhos, fazem oq uma nação forte faz pra se manter no topo de sua geopolítica, igual faz o EUA e UK.

    Mas, se os europeus não fossem tão “mela cuecas” e fizessem a lição de casa direito, não veríamos os EUA enviando suas forças militares nas fronteiras com a Rússia.

    Pra mim tá todo mundo errado nessa história, a Rússia tbm não colabora em tentar passar confiança para os “bambis” Europeus, q ainda tem trauma da 2ª guerra mundial quando a URSS fez a cortina de ferro.

    Falta conversa e diplomacia entre as 2 partes, o Urso tem q baixar as garras afiadas, e dizer mais do q isso, provar para os “bambis” q não está nem ae para eles, mas fica a grande pergunta, será mesmo q o Ursão danado não está mesmo mais interessado ?? Pq sinceramente, não vejo muito esforço em demonstrar !

    Ae já viram, os “bambis” borra as calças e pede penico para os EUA.

  3. Para nós brasileiros, seria interessante e uma oportunidade de nos livrarmos da dependência e nos tornarmos independentes, uma guerra entre o hemisfério norte, desde que estejamos prontos para repelir todas as forças que viriam para cá (como somos área de escape para uma guerra nuclear do norte), principalmente eliminando em nosso estado a intrusão externa em todas as suas formas políticas e econômicas e também militares que já nos rodeiam a tempos como as bases militares extranjeiras que nos cercam direitinho…muitas delas…

Comentários não permitidos.