A mente autoritária do brasileiro

carinha_colunista_roberto_damattaNOTA DO PLANO BRASIL: Grande Roberto DaMatta (http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_DaMatta), enquanto nós estamos indo, o DaMatta já está voltando.

Autoritarismo

No Brasil, o crime hediondo e depravado é feito por quem não conhecemos; já o crime cometido por quem faz parte do nosso círculo de relações é erro de cálculo

Roberto DaMatta (*)

Talvez a palavra “autoritarismo” seja a mais adequada para caracterizar a nossa índole política. Veja bem: eu falo em caracterizar, e não em definir. Somos também anárquicos, malandros e lenientes — portanto, antiautoritários em certas situações, e tais comportamentos dependem de ideologias, partidos e pessoas. Sobretudo dos amigos, e daí vem, paradoxalmente, o problema da impunidade que impede castigar delitos flagrantes precisamente porque não julgamos os crimes, mas quem os praticou. Se o autor é um desconhecido, somos implacáveis e fascistas, mas, se é um amigo, ele tem a nossa condescendência e a nossa compaixão.

Afinal, falamos autoritariamente, mas sem perceber: “Este eu conheço! É pessoa de bem, tinha suas razões!”. O crime, como disse um dia o presidente Lula, foi cometido por meros (e inocentes) “aloprados”; e o mensalão foi uma trivialidade num sistema político recheado de corruptos. O problema é que a trama dos favores que une os poderosos é muito densa para não ser descoberta por algum maldito jornalista investigativo ou revelada por alguma rede ou câmara de televisão.

No Brasil, o crime hediondo e depravado é feito por quem não conhecemos; já o crime cometido por quem faz parte do nosso círculo de relações é um erro de cálculo ou um descuido. Donde o inocente e mendaz: “Eu não sabia…” Nosso autoritarismo ainda não entendeu que, numa democracia, somos simultaneamente construtores e habitantes de um mesmo teto!

O dado novo é a desmistificação do governante como uma pessoa predestinada e superior que pode tudo. Sobretudo roubar. E a questão hoje em dia não é mais de ter sido pobre ou das competências de como resolver os problemas, mas do modo pelo qual esses problemas serão resolvidos. No Brasil atual, nem Stalin ou Hitler teriam sucesso, porque o modo de governar está intrinsecamente ligado à roubalheira amistosa, vista como normal, aceitável e inevitável. O governar como um serviço e uma entrega baseada no resgate de valores, mais do que de rotineiras receitas técnicas, é o que está faltando neste nosso Brasil prestes a eleger um novo presidente.

É preciso liquidar com o autoritarismo do “todos fazem” e nós também fizemos, mas, infelizmente, a imprensa reacionária propagou de modo exagerado e ilegítimo o nosso delitozinho, inventando um “mensalão” petista que jamais existiu. O do PSDB é real, o nosso é fantasia reacionária. Por isso, tivemos que lutar para realizar uma revisão de todo o quadro legal e praticamente reformulamos as sentenças e a tese do julgamento.

Contra isso, só um temporal de ética que comece discutindo o personalismo. Esse personalismo que atribui mais responsabilidade às pessoas do que às questões que demandam a cooperação de todos para serem resolvidas.

Quem é a autoridade? Saber quem manda (ou é o “dono da bola”) é, sem sombra de dúvida, a questão que mais nos aflige. Competir com uma pessoa — usando argumentos pífios — é mais importante do que contribuir para resolver um problema crucial. Quando o mandão é obvio, não há problema. Mas, quando não existe consenso sobre quem é o mais importante, ficamos aflitos, e o conflito deflagra os bate-bocas mal-educados, visando à “desconstrução”, que são a primeira consequência do nosso desconforto com a igualdade.

No fundo, sempre achamos que as pessoas são mais importantes que os problemas e é exatamente isso que tipifica o personalismo que leva ao autoritarismo. Nele, o centro é sempre a pessoa, e elas são tão poderosas que frequentemente fazem com que os problemas (bem como as normas e leis) sejam esquecidos ou ultrapassados.

O dinamismo democrático conduz a uma troca de cadeiras. Se não fosse um exagero, eu diria que essa transparência e esse embaralhamento entre o público e o íntimo têm tido um efeito revolucionário de desmistificar precisa e paradoxalmente os revolucionários de plantão. É o que o nosso pífio programa eleitoral tem o dom de revelar. Nele, os batedores de carteira usuais surgem com clareza, mas é fascinante descobrir o fascismo aberto dos candidatos revolucionários para quem todo o mal do mundo é produzido pelos banqueiros. A satanização é um reducionismo absurdo.

Como contrapeso, porém, temos a campanha dilmista falando de um futuro governo aberto às forças do empreendedorismo, do lucro e do mercado que o PT sempre rejeitou, ao lado de uma visão francamente autoritária e contraditória relativamente ao papel da mídia. Ao jornal cabe informar! — diz a presidenta. E nós, na nossa luta para desmistificar o mundo público nacional, livrando-o dos seus sofismas personalistas, familísticos e autoritários, ficamos abestalhados com a revelação da índole (do geist, como diria um sociólogo alemão) deste governo que tem desmantelado o Banco Central, a Petrobras, os Correios e agora um impecável IBGE nesta ultima década, e que ainda quer mais tempo para prosseguir.

(*) Roberto DaMatta é antropólogo

Fonte: O Globo, Opinião, Página 19, Quarta-Feira, 24/09/2014  

25 Comentários

  1. Autoritarismo

    No Brasil, o crime hediondo e depravado é feito por quem não conhecemos; já o crime cometido por quem faz parte do nosso círculo de relações é erro de cálculo

    Roberto DaMatta (*) ===== Por termos esse pensamento, talvez, todos nós, é q estamos nesse buraco e sangra o país a corrupção, tirando a meranda de n filhos,em prestação de serviços medíocre, quer na saúde quer nos meios de transporte urbanos,etc,etc,etc…..trágico.Sds. 🙁

  2. o antropólogo rsrs . enrolou enrolou e na verdade é apenas uma propaganda politica querendo jogar porcaria em todos
    primeiro antropólogo de meia pataca o brasil e o brasileiro pode seguir o caminho que quiser !!
    segundo não acredito que todos os políticos são corruptos isso é desculpa de perdedor que não elege mais os seus !!
    terceiro o governo atual é sim progressista pois foi nele que o capital mais ganhou em nosso pais
    e o antropólogo de meia pataca esquece de falar que a mídia essa que ajudou eleger muitos políticos que não tinham nem condição de ser porteiro de um edifício a imprensa vendia que faz campanha partidária para a ou b
    que deve o darf apresenta o darf antropólogo
    mas entendo que o texto dele é um desabafo pois o candidato dele esta comemorando que esta com 17 por cento , é muito triste isso ,mas por que o candidato dele não vai nem para o segundo turno ele esta subindo nas tamancas
    essa mídia imprensa sionista atacaram o pais na copa falaram mau do pais e se veio tudo isso de turista era para vir muito mais ,

    o que essa imprensa sionista vai inventar a cada mês ,
    lei dos médios já !!! democratização da mídia para ela ser mais nacionalista e menos voltada aos interesses internacionais .perdeu playboy !!!

    • Vcs são tão DITADORES que, se pudessem, me calariam… mas o PB ainda tem gente que não se deixa levar por cantadas esquerdistas… senão seria somente mais um blog de esquerdopatas trocando figurinhas do che… 🙂

      • ”Vcs são tão DITADORES que, se pudessem, me calariam…”

        Eu digo se alguém pudesse censurar os outros aqui,esse alguém seria você meu caro Blue Eyes, Na Resistência !

        Você vive falando de ideologias isso, ideologia aquilo,mesmo que o assunto não envolva questões política, você reenterradas vezes já expôs aqui o seu gosto pelas ditaduras,especialmente a chilena !

        Mas agora irá negar tudo, vai dar uma de vítima com esse discurso barato de ”se pudessem, me calariam”!

        Tem muitos comentaristas aqui que discordam uns dos outros mas poucos aqui defendem ditaduras como você,que agora dissimuladamente chama os demais de ditadores !
        É uma Regina Duarte mesmo !

      • Sou eu que apoio o MADURO, né, zé pereira ???… tá se esquecendo de FIDEL, meu caro ???… ou vc acha que cuba é governada a mais de 50 ANOS por um democrata ???… deixe de HIPOCRISIA, Pereira… aqui, neste site, não tem criança não… vcs defendem essa corja de DITADORES porque são alinhados ideológicos de vcs… não sou a favor de ditaduras mas sou a favor da CRIMINALIZAÇÃO DE IDEOLOGIAS FASCISTAS E COMUNISTAS/SOCIALISTAS… pode por isso na minha conta… o resto é mimimi de esquerdopata que não me interessa… a stela wanda fala da boca para fora de democracia, que é contra ditadura, mas não levanta um dedo para defender os milhares de coitados cubanos que se encontram nas masmorras do barbudo porque ousaram dizer algo que ele não gostou… e pra seu governo, o partidão já enfiou 2,4 BILHÕES no rabo do capeta barbudo do nosso rico dinheirinho por conta desse tal + médicos que ninguém consegue enxergar melhoras na nossa saúde… bem disse o conselheiro do CNM ao dizer que o programa era e é uma FALÁCIA, que seria usado somente como caixa 2 do partidão, ao fazer o “rachid” com o “democrático” governo cubano… 🙂

      • CONTRA A DITADURA FACISTA E COMUNISTA? VOCE E CONTRA DITADURA COMUNISTA, NAO TENHO DUVIDA NENHUMA SOBRE ISSO. MAS CONTRA A DITADURA FASCISTA? QUERENO ENGANAR QUEM. VOCE APOIOU PINOCHET, GOSTARIA DE VER UM PINOCHET TOMANDO O PODER NO BRASIL. E A DITADURA MILITAR DE PINOCHET ERA FASCISTA, SEUS IDEOLOGOS, INCLUIA GENTE COM VINCULOS COM A OPUS DEI, COM VINCULOS COM GENTE NAZISTAS E GENTER DA P2, UM CENTRO MACONICO FACISTA DA ITALIA, COM RAMIFICACOES FORTE NA ARGENTINA E CHILE. E DE ACORDO COM SEU PROPRIO IDEOLOGOS DA ESCOLA DE VON MISES, O EUA COMECOU A SE TORNAR UM PAIS FACISTA COM O ASSASSINATO DE KENNEDY, E ESSE PROCESSO DE FASCITIZACAO DOS EUA FOI COMPLETADO COM O GOLPE DE ESTADO DE 11 DE SEGTEMBRO DE 2001.

      • A História prova que o Blue Eyes esta mais que certo. A laia vil socialista, não tolera o saudável contraditório, mas sim quer desumanizar o individuo que discorda de suas utopias assassinas. Foi assim onde esta ideologia paria foi aplicada, desde os porões de Cuba, ate as gulags Sovieticas, desde os campos de arroz cambojanos, ate as republiquetas centro africanas, com seus ‘exercitos de libertação do povo” matando como loucos

        Nós não temos orgulho do que ocorreu no Chile de Pinochet, ao contrario de vocês, que vestem com orgulho camisas de assassinos, como Guevara, castro, Stalin etc.

    • Reiterando, esquerdistas não pensam. E não pensam porque simplesmente não possuem capacidade intelectual para tanto. Assim, vivem de slogans. Querem censurar os meios de comunicação: “Lei de Medios já”. Não querem trabalhar, já que são intrínsecamente preguiçosos “Greve já”. E por aí vai…..

      Quanto ao texto, impecável e irretocável! O grande Roberto DaMatta expõe de forma clara e contundente a profunda amoralidade que assola o país desde 2003, onde confrontado com um escândalo de corrupção que investe diretamente contra os alicerces da República o nosso ex-presidente, igualmente amoral além de caudilho vaidoso e messiânico, primeiro diz que “não sabia de nada!”, depois disse que era “coisa de aloprados” para, ao final dizer que o mensalão “era uma farsa”.

      Na mesma esteira a sua sucessora, aquela que quer “Carinho, diálogo e democracia” com o EI, diz que não sabia de nada sobre as lambanças havidas na Refinaria de Pasadena. Sei….

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      POR QUE NINGUÉM DÁ A PESQUISA QUE DIZ QUE O BRASILEIRO É UM DOS SUJEITOS MAIS FELIZES DO MUNDO ?
      .

      Acaba de sair uma pesquisa mundial do instituto Gallup, em associação com a empresa americana de bem estar Healthways.
      .
      Foram ouvidas pessoas de 135 países, com o objetivo de avaliar o grau de satisfação delas. As entrevistas focavam em aspectos vitais da vida de cada um de nós: de dinheiro a saúde, das relações sociais ao encaixe na comunidade.O Brasil ficou em quinto lugar.
      .
      (*) fonte: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-ninguem-da-a-pesquisa-que-diz-que-o-brasileiro-e-um-dos-sujeitos-mais-felizes-do-mundo/
      .
      .
      (…) O BM – chamemos assim o Brasileiro da Mídia – é um sujeito atormentado, neurótico, infeliz, revoltado. Tem ódio do seu país, e desprezo pelos seus conterrâneos. Sente vergonha de dizer que é brasileiro no exterior. (…)
      .
      ***********8
      .
      Pois é PE de CÃO é bem por ai.
      .
      .
      .
      A turma que só vive conspirando contra a nação e que torce para que dê tudo errado só para provar que as “verdades” é a corretíssima e que sem eles, o Brasil nunca vai para frente, nem que para isso, procuram sabotar e dificultar a vida democrática brasileira.
      .
      Como uma país tido por esses bocas negras, é uma ditadura comunista e tem uma pesquisa que vai de encontra a essa lógica desconectada com a realidade das ruas ?
      .
      Com a palavra, os especialistas em marxismo,comunismo e socialismo … 😉
      .

      • O povo é feliz porque é como vc, ENGANADO… OOOHHH VIDA DE GADO… POVO MARCADO… POVO FELIZ… 🙂

      • Brasil 2014, 54 mil homicidios por ano, e este anos, as parciasi já indicam, que vamos bater este terrível recorde.

        Explica ai para gente Lucena, como um povo tão alegre, se mata mais que povos em guerra declarada?

        Certa vez, eu ouvi de um sábio, que “Rir de tudo e desespero”
        E como dizia O grande Nelson Rodrigues:
        “O brasileiro, e um eterno feriado”

  3. Quem são os ”malandros bandidos” no BRASIL são os poderosos que lotearam o país entre si desde 1500, o povo brasileiro é um povo honesto vítima dessa gente vil que só quer sugar ,gente que inclusive criou leis que os protegem,e punem o povo pobre !

    Já passou da hora de privatizar Petrobras, Correios e outras estatais que pouco contribuem para o povo, só servem para prestar maus serviços e enriquecer dirigentes esportivos corruptos e conglomerados midíaticos desse país !

    ”… uma visão francamente autoritária e contraditória relativamente ao papel da mídia…” ISSO É QUE EU CHAMO DE AUTORITARISMO, esse Sr.Roberto DaMatta é um perfeito exemplo da figura que ele retrata em seu texto !

    O BRASIL precisa de uma lei de médios para democratizar as mídias,e tira-la das mãos autoritárias dos grandes conglomerados que se acham a cima da lei !

    Recentemente a Pres. Dilma falou em fazer um plebiscito para se regulamentar o papel das mídias, essa simples sugestão tem causado um verdadeiro desconforto na grande mídia, que teme a perda do poder de estar a cima do bem e do mau !

    • Meu filho… abra um jornal, uma rádio online, qualquer meio de comunicação e boa sorte em pregar sua ideologia e seu modo de ver o mundo… o que não dá é querer AMORDAÇAR a mídia como fizeram na Venezuela que está nas mãos de DITADORES… quem impede que vcs usem o sistema de mídia, acessível a TODOS os brasileiros para espalhar suas sandices ???… QUALQUER tentativa de controle da mídia não passa de simples CENSURA… e ponto final… fazer mimimi acerca da influencia de certas mídia sobre uma parcela da população é a mais pura tentativa de desvirtuar o debate… quem, por exemplo, te obriga a comprar a VEJA ???… compra quem quer… quem te obriga a assistir a GLOBO ???… ninguém… então, deixe de tergiversar e vá ao ponto… o petê e as demais siglas esquerdistas querem somente o PODER TOTAL e não aceitam que alguém venha lhes contestar e mostrar suas mazelas e corrupções… são DITADORES por natureza… querem sangrar o povo brasileiro na surdina… certo está o Sr. Roberto DaMatta… mas como falou a verdade sobre o partidão, passou para a lista negra que inclui até humoristas… Danilo Gentilli que o diga… 🙂

  4. por LUCENA
    .
    .
    É a hora do pânico, aliás mutos sistemas opressivo usam do terror e do panico para sensibilizar a população ( pelo medo ) que só a aristocracia conservadora, é a solução para tudo e a mídia conservadora como sempre, utiliza o medo para venderem o seu peixe podre.
    .
    .
    *******************

    .
    A FOME É UMA VERGONHA A MENOS PARA O BRASIL
    .
    Pela primeira vez, o País deixa o mapa da fome das Nações Unidas
    .
    .
    (*) fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/cartas-da-esplanada/uma-vergonha-a-menos-4019.html
    .
    .
    (…) “O Brasil sempre foi um país da geografia da fome, como nos alertava Josué de Castro, desde a década de 1940. Mas fez um avanço extraordinário nos últimos anos, talvez o melhor progresso do mundo, e conseguiu superar o problema”, afirma Jorge Chediek, coordenador das Nações Unidas no País. “Para ter segurança alimentar, o mais importante é garantir acesso aos alimentos. Os mais pobres precisam de dinheiro para comprá-los, e os programas de transferência de renda implantados na última década tiveram grande êxito nessa tarefa”, emenda Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil.
    (…)
    .
    .
    **********
    .
    .
    Esse tipo de notícia não passa na GLOBO e nem na VEJA … 🙂

  5. TESTO IMPECAVEL ,parabens ao senhor E.M.Pinto , mas tenho a convicçao deque o povao merece ser enganado , os que ai estao ,na verdade utilizam da retorica populista “do povo para o povo apenas para criar uma falsa sensaçao deque o povo tah no puder ,quando na verdade o povo vai sendo estorquido e escravisado , NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS ,surgiram tantos novos bilhonarios , os bancos faturaram tanto com juros altissimos e politicos antes pobres ficaram milionarios da noite para o dia , a maior vitima deste ato egoista do povao pobre ao quadrado ,serao os proprios !

    • Ha duas classes daqueles que nao concordam com o texto,uma eh constituida pelos imbecis teleguiados ,a outra sao aqueles que sao PAGOS para defender os estelionatarios do momento , estes sao cinicos e oportunistas ,dinheiro facil eh com eles,nao importando se a grana sai de um propinoduto saido de estatais !

  6. Já estava na hora de aparecerem as Reginas Duartes, e os Arnaldo Jabores para espalhar o pânico,como já disseram aqui ”elas estão desesperadas” !

    Maquiar a realidade com mentiras, como a que o país vive uma ditadura, mesmo estando diante de eleições é típico dos autoritários,típico daqueles que querem dar o golpe diante da derrota !

    Essa turma também conta com os seus imbecis uteis,mas um imbecil diferente,não aquele que é desprovido de cultura,mas sim aquele maldoso que mesmo tendo diploma propaga mentiras para escravizar os humildes, para escravizar ! esse é o pior esse é o doloso,que vende seu país !

  7. por LUCENA
    .
    .
    MALUF SE DIZ PERSEGUIDO COMO JESUS PARA EXPLICAR CANDIDATURA BARRADA.
    .
    Com a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato a reeleição para deputado federal pelo PP Paulo Maluf se disse perseguido e se comparou a Jesus Cristo ao comentar as decisões judiciais contra ele.
    .
    (*)fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/250313-1
    .
    .
    (…) Maluf recorreu a decisão do tribunal e diz que continua candidato. Segundo ele, não houve dolo ou enriquecimento ilícito. ( ..)
    .
    .
    ***************
    .
    ESTRUPI MÁS NÃO MATE !!! ……….Já dizia o filósofo dos coxinhas …Hahahah….esses mafufistas …. hahaaah…sempre os incompreendidos e vitimas da sua própria sacanagem … serão mais 4 anos de choradeira e ranger de dentes caninos … Hahah….

    • Mas que otima noticia, o verme do Maluf, que se pisar no Paraguai ou outro país qualquer , e preso pela Interpol, mas que em Banânia, alem de estar livre leve e solto, devido as leis frouxas, ainda faz parte da base aliada do governo federal, não vai poder mais se reeleger, excelente.
      Em tempo, a prefeitura de SP não vai resgatar os milhões desviados pelo Maluf, que o governo da Suiça quer devolver não?! Porque não vão, os suiços já demonstraram estranhamento, dizem nunca terem visto nada do tipo.

      http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3e/83/tg/3e83tg3ioogv1hl3y71keatif.jpg

  8. Para que eu possa fazer uma analise mais criteriosa de pensador e alçá-lo a categoria de referencia seria preciso um conhecimento maior sob suas influencias, a cultura que o criou e seu trabalho, o que não tenho. Portanto não tenho como avaliar aonde suas palavras sobre autoritarismo querem me levar, a não ser que esta é uma visão muito particular de um cidadão com oportunidade de expô-las podendo serem acolhidas por alguns e outro não, como um debate de ideias feitas por qualquer cidadão anonimo.

  9. “Mangano
    25 de setembro de 2014 at 14:26

    É Julio, seu vocabulário foi bem Dilmêsco, então vou me ater ao que fez sentido.

    Primeiro: o PT não tem nenhuma mente aberta – ataca abertamente aqueles que demonstram qualquer ponto de vista divergente do que acreditam. “Visão ditada pela propaganda dirigida para o pensamento único” é exatamente o que o PT faz, a ponto de distorcer a realidade e acusar a oposição de ser “pessimista”, quando na verdade a maior parte só está sendo realista.

    Segundo: não há nada de “generoso” em aparelhar o estado para se perpetuar no poder – muito pelo contrário: o que defendem é o poder pelo poder, simplesmente para manterem-se intocados em suas confortáveis e remuneradas posições.

    Terceiro: não me considero como nenhum tipo de “maioria da gente”. Não sou do tipo que simplifica questões e segmenta a sociedade entre os “bons” e “maus”, ou “maiorias” e “minorias”, outro ponto em que o PT é campeão diga-se de passagem.

    Por último, mas não menos importante: eu (pessoalmente) acho que relativismo (ou a “visão aberta” que você considera ter o PT) tem limite… exemplo (que não o dos terroristas do ISIS): os yanomamis praticam o infanticídio (afinal é parte da cultura deles) – Eu não acredito que esse hábito cultural deva ser respeitado. 1º porque trata-se de uma lógica de pensamento há muito superada (seja pela evolução do pensamento, avanços na medicina, etc, etc.).

    2º Porque essas tribos não são mais isoladas – elas estão semi-integradas (semi pois a FUNAI e as ONGs adoram a ideia de mantê-los no neolítico quando o que os índios querem é microondas, televisão, escola, hospital e carro como todos nós) ou seja, já almejam uma vida como qualquer outro brasileiro – trabalhar, estudar e por fim evoluir (financeiramente, intelectualmente, etc).

    3º São brasileiros e devem sujeitar-se as leis vigentes e às quais estão (ou deveriam estar) sujeitos todos os cidadãos do Brasil.”

    http://www.planobrazil.com/uss-cg-58-da-usn-lanca-missil-tomahawk-contra-alvos-islamicos-na-siria/comment-page-1/#comment-180056

    RESPOSTA DO MANGANO AO JÚLIO POR ESTE TENTAR DESVIRTUAR OS FATOS COMO FIZERAM ALGUNS SOBRE ESSE ÓTIMO TEXTO… pra variar…

    • Vc como sempre se escorando nas discussões alheias, oportunisticamente , mostrando a todos sua pouca, ou nenhuma, personalidade. Alem do inegavem e perceptivel mau caratismo ao se apropriar de um argumento alheio num contexto completamente diferente, para marcar sua oposição ao que não entende. Surpreende-me que nesse orgasmo didático, com um membro alheio, aliais outro. não tenhas se utilizado de palavras de baixo calão, essas sim expressões que se coadunam com O mais comum em sua esteril natureza de parcas virtudes literarias. Mas no Blog vc é imprescindivel como todos os bobos e os idiotas, que viram o tempero do politicamente incorreto.

  10. Que o povo brasileiro e moralmente frouxo, isto todos sabem. E um vicio cultural o da “malandragem”
    O problema e que, em lugar onde todos querem serem malandros, o que acaba sobrando muito, e trouxa.

    Collor, Maluf, Garotinho, Genuino,Lula, sarney etc.
    Povo que elege, e REELEGE corrupto, não e vitima, e cumprice.

    “Se você me enganar uma vez, a culpa e sua. Mas se você me enganar duas vezes, a culpa e minha”
    proverbio Chinês.

Comentários não permitidos.