Países árabes prometem acompanhar Obama “até o fim” contra EI

Arábia Saudita, Jordânia, Bahrein, Catar e Emirados Árabes Unidos prometeram nesta terça-feira (23) ao presidente americano, Barack Obama, que acompanharão os Estados Unidos no combate ao Estado Islâmico “até o final”, um dia após os primeiros ataques coordenados sobre posições do grupo jihadista na Síria.

Arte UOL

Cidades sob controle do Estado Islâmico ou sob ameaça de ataques na Síria e Iraque

Obama se reuniu com representantes desses cinco países árabes e com o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, por ocasião de sua participação nas sessões da Assembleia Geral da ONU, e saiu do encontro com a sensação que a posição de todos eles está “unificada”, segundo uma fonte diplomática americana.

“Houve uma rotunda unanimidade na mesa. Todos os que estavam nessa mesa estão envolvidos nisto a longo prazo”, assegurou aos jornalistas a fonte, que pediu anonimato.

“O presidente recebeu uma mensagem de ‘Estamos com o senhor e estamos com o senhor até o final'”, ressaltou o funcionário.

Da reunião participaram o rei Abdullah da Jordânia, e os ministros das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Saud al-Faisal; do Bahrein, o xeque Khalid Bin Ahmed Bin Mohammed al-Khalifa; do Catar, Khalid bin Mohammed Ao-Attiyah; e dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Abdullah Bin Zayed Al-Nahyan.

Ampliar

Avanço do Estado Islâmico provoca nova onda de violência no Oriente Médio

24.set.2014 – Refugiados curdos caminham para cruzar a fronteira entre a Síria e a Turquia na cidade de Suruc, na província de Sanliurfa. A ONU alertou que 400 mil pessoas devem tentar entrar na Turquia fugindo da violência do Estado Islâmico Murad Sezer/ Reuters

Em entrevista à imprensa antes da reunião, Obama afirmou que a luta contra os grupos jihadistas não será algo “rápido” nem “fácil”, mas permitirá demonstrar a “mensagem muito clara” da comunidade internacional contra o radicalismo islâmico.

“Graças aos esforços desta coalizão que quase não tem precedentes, acho que temos a oportunidade de enviar agora uma mensagem muito clara que o mundo está unido”, declarou.

O secretário de Estado americano, John Kerry, assegurou hoje que mais de 50 países já se uniram à coalizão internacional contra o EI que impulsiona o governo americano, entre eles a Turquia.

Entre os últimos países em comprometer-se de uma forma ou outra a apoiar a iniciativa estão México, Tunísia, Suíça, Cingapura, Geórgia e Taiwan, segundo um documento divulgado pelo Departamento de Estado.

Os Estados Unidos preferem deixar que cada país anuncie seus compromissos concretos para a aliança, que além do aspecto militar trabalhará para pressionar economicamente o EI e evitar que recrute mais combatentes estrangeiros.

Entenda a violência no Iraque
  • O que está acontecendo?

    Desde que as tropas americanas saíram do Iraque, em 2011, o grupo islâmico EI vem rapidamente ocupando cidades do país. Desde junho, já tomou Mosul, segunda maior cidade e bastião da resistência à ocupação dos EUA e aliados, e partes de Tikrit, cidade de Saddam Hussein próxima da capital Bagdá

  • Quem está atacando?

    O EI (Estado Islâmico), um grupo islamita sunita que surgiu da união de diversos grupos que lutaram contra a ocupação do Iraque pelos EUA e que recentemente criou um califado nas áreas sob o seu controle no Iraque e no Levante (parte de Síria e Líbano). Seu principal líder foi Al-Zarqawi, morto em 2006. Hoje a liderança tem vários nomes, mas o principal é Al-Baghdadi

  • O que é um califado?

    É uma forma de governo centrada na figura do califa, que seria um sucessor da autoridade política do profeta Maomé, com atribuições de chefe de Estado e líder político do mundo islâmico. O Estado, que seguiria rigorosamente a lei do Islã, compreenderia a região entre o mar Mediterrâneo e o rio Tigre

  • Qual a força do EI?

    O grupo, que recebe grandes doações ocultas de dinheiro, tem milhares de militantes, inclusive “jihadistas” americanos e europeus, e se aproveita da disputa entre o governo de Maliki, apoiado pelos xiitas, e a minoria sunita para conquistar espaço. Acredita-se que seja patrocinado por governos da região. Embora seja considerado um braço da Al-Qaeda, se rebelou e foi expulso pelo líder Al-Zawahiri

  • Qual o papel dos EUA?

    Alegando risco de genocídio, o presidente dos EUA, Barack Obama, determinou o bombardeio de áreas controladas pelos militantes do EI no norte do país. Os EUA também estão fornecendo armas e munição aos curdos para que combatam o movimento

  • Quem está na mira do EI?

    Cerca de 50 mil membros da minoria yazidi, que estão isolados em montanhas no noroeste do Iraque, sem comida nem água, depois de terem fugido de suas casas, e cristãos, que chegaram a ser crucificados. Mulheres tem sido forçadas a se submeter à mutilação genital e usar véus cobrindo o corpo inteiro

  • O Iraque pode se dividir?

    Apesar de o governo central de Bagdá ainda controlar oficialmente as províncias do país, é possível que haja a fragmentação em ao menos três territórios. Isso porque a divisão do Iraque entre árabes sunitas, xiitas e curdos já está bem avançada

Fonte: UOL

28 Comentários

    • Desesperado está o seu EUA por ter criado o EI. Já pensou o EI chegando em Israel!! 😀 Já tão tomando um pau em Gaza, imagine do EI, rsrsrsrsrsrsrs.

      E quando será mesmo a destruição das usinas nucleares Iranianas pela tão gloriosa força aérea Israelense (Hal dela Rir) rsrrsrsrsrsrsrs

      • Nossa, que revolta meu caro petralhinha! Não tá gostando do colo do Marcola? Tá chateadinho porque o Padilha não sai dos 8%? Vai chorar na cama vai!…hehehehehehehe

  1. Parece que as pessoas de bom senso é contra o Estado Islâmico, só mesmo a guerrilheira do bananal é a favor dos criminosos, o povo brasieirol tem que se sentir envergonhado de ser representado por uma pessoa tão mal caráter. Ela ainda quer um lugar no conselho de segurança da ONU, vai esperando vagabunda…

  2. por LUCENA
    .
    .
    (…) Países árabes prometem acompanhar Obama “até o fim” contra EI (…)
    .
    .
    O único lugar que os árabes não vão com o Obama é para o inferno pois, eles os árabes já estão morando lá, graças aos EUA e eles,os árabes sauditas … 😉
    .
    O criticar o EI é o consenso geral, muitos usam criticam a criatura e não quem os criaram e o mais interessante, é quem os criaram passaram a ser o herói nesse filme de horror .
    .
    E o Brasil, o quê tem haver com isso ? … ao contrário, deve ficar bem longe dessa patifaria . … 😉

    • E o Brasil? Faria muito se a Stella Wanda ficasse calada, mas nem isso ela consegue. Ela precisa, com o inestimável auxílio da diplomacia dos atabaques, passar vergonha….

    • por LUCENA
      .
      .
      (…) Se as potências ocidentais que adotaram extremistas islamistas para incitá-los contra alguns regimes no Oriente Médio bem fariam se parassem de classificar terroristas entre terrorista bons e maus (…)
      .
      Sergey Lavrov, ministro de Relações Exteriores da Rússia
      .
      .
      No mundo da hipocrisia, onde virou moda de regimentar criminosos para desestabilizar estado e depois, os “bons moços” estes que patrocinam as barbares que se vê no mundo, querem também impor a cultura da idiotice onde , só quem embarca nessa canoa furada é quem não tem juízo formado.
      .
      Querer colocar os EUA , OTAN e os árabes sauditas em uma situação de justiceiros e salvadores dos desvalidos vítimas dos mercenários pagos por eles ( EUA e a sua Horda ), só porque eles limpam as sujeiras que eles mesmo fazem, como se isso fosse algo louvável, é o mesmo que assinar um atestado de otário … Rsrsrsr … eles hipocritamente, estão fazendo mais do que a obrigação deles, eles que sujaram que limpe !!!
      .
      Os EUA e os árabes sauditas, deveria ressarcir aqueles países que foram vítimas dos seus mercenários e isso,não se fala na imprensa e nem se falou na ONU .
      .
      A onda agora é ser “maria-vai-com-as-outras” onde a lucidez e o bom senso estão fora de moda e a cultura da bestialidade e da tolice, são quem ditam o tom do momento … 😉

  3. A presidentA nega, na ONU, apoio ao combate aos assassinos e estupradores de crianças do EI, e ao mesmo tempo prega o combate pela ONU à homofobia. E eu que me sentia envergonhado pelos discurso do Sarney. Como diz o nosso amigo: trágico!!!

    • A turma dos atabaques do petê é um caso de defesa de tese em faculdade de medicina psiquiátrica… pior são os lesos que os amam e idolatram… os doidos amam os loucos… 🙂

    • Não ví, e não lí, nos discurso da presidente uma virgula sequer sendo contra o combate aos terrorristas, vi e li sim ser contra os metodos, que são aplicados de forma unilateral e que vem gerando essas distorções no mundo. A tal policia do mundo que prefere o porrete a diplomacia transformando um mundo e, processo de civilização num outro movido por sectarismos e vinganças eternas, alias tudo com a complacencia da covarde ONU que se encolhe nos meadras de suas hipocritas e dirigidas politicas mundiais feitas por meia duzia de países já conquistados por meia duzia de poderosos senhores da guerra e da propaganda.

  4. só mesmo um desclassificado para torcer contra o Brasil por conta da antipatia com sua presidenta. Esses biltres conservadores não entendem que são os responsaveis pela escolha de presidentes como Lula e Dilma, por que essas sumidades não sabem fazer a mea culpa e se reconhecem como bestas que são. Fossem diferentes estariam no poder não só nas decadas e seculos, se revezando através de siglas e oprtunismos, como continuariam no comando.

      • Sr. moderado, fui chamado de desclassificado, e biltre (canalha), aqui se usa de um peso e duas medidas, não conheço e nem escrevi nada para o julio “brasileiro, mas no entanto fui ofendido por este vira lata, estou vendo o que ele escreveu e nada do que eu escrevi apareceu, e olha que o que eu escrevi é fato real e comentado por diversos jornais no mundo inteiro, onde a presidente do Brasil se mostra a favor de assassinos e ladrões. O direito de se defender faz parte da nossa Constituição, art.5. Sem mais dispenso comentário do julio vira lata.

    • Vc tem razao, eles poderiam ter comprado o povao com bolsas esmolas ,kits boiolagem e fazerem vistas grossas para o consumo de entorpecentes ,assim agradariam a gregos e turcos , se tem uma coisa que a esquerda eh melhor doque a direita eh a tatica de ludibriar o povao , a direita vai na base do angu em uma mao e pau na outra , a esquerda aplica a tatica me engana que eu gosto , fazem o povao se sentir orgulhosos e entendidos , agindo como que utilizam a do adversario para derruba-lo , assim age a esquerda , usa a força popular facilitar o estelionato contra os proprios trashes !

    • Sr. Moderador, é bem verdade que as palavras agressivas que proferi tiveram destino, mas é verdade que não as coloquei diretamente a qualquer dos elementos. Se o que disse de forma agressiva agrediu o cidadão por carapuça, deveria ele em sua suprema covardia ter verificada que suas grosseiras palavras anteriores agridem a instituição nacional. Mas lógico o que se pode esperar de pessoas sem a minima consciencia do significado dos nossos simbolos. Neste Brasil de uma cultura feita para proliferar energumenos as acreditam que ser sem noção justifica qualquer atitude se amparando no direitos em geral sempre de forma tendenciosa e manipuladora para se justificar se passando por inocente.

  5. Então a solução contra o imperialismo americano seria uma ditadura teocrática extremista?

    Uma pessoa ficar sentada atrás de um computado torcendo por guerras e pela morte dos outros é maior exemplo possível da mediocridade e infelicidade humana.

    Desejar guerras como torcedor de futebol é fácil, difícil é ter coragem de ir até lá e lutar.

  6. Nesse episódio, ao que tudo indica, Obama foi a uma sessão espírita e lá incorporou o espírito de Ronald Reagan.

    Incrivelmente aqui ele fez tudo certo. Agiu primeiro, falou depois. E ainda mandou o F-22 dar uma canja para dar um recado inequívoco a todos os rivais. E ainda contou com o auxílio de outras nações como Bahrein, Catar, Emirados Àrabes e….Árábia Saudita (com essa Jim Willie e o sobrevivente do Ramo Davidiano JOJO cortam os pulsos..rs!)

    Quanto à Rússia aqui a história se inverte. Se ano passado Obama traçou uma linha vermelha e teve de recuar, dessa foi foi Putin e Lavrov que traçaram uma linha vermelha. E tiveram de engolir a ação norteamericana.

  7. Olha Julio, se vocês dissessem que os árabes devem se unir para defender seus interesses e se livrar do imperialismo americano eu até concordaria. Porém ficar torcendo por uma guerra onde centenas de milhares de pessoas, inclusive árabes, morrerão só mostra o quanto alguns são intolerantes e tem ódio do mundo e da vida.

    Massacres e extermínios não irão fazer o colega mais feliz.

    Também é uma imensa hipocrisia defender que a dominação da Ucrânia e Taiwan por Rússia e China e depois dizer que querem a liberdade dos povos árabes.

    Não é preciso muita inteligência para observar que o maluquinho só quer contrariar os interesses americanos e não está nem aí para vida dos outros.

    • Não é meu caso. Torço como já havia mencionado, por paises auto determinados, mas principalmente determinados a não serem titeres de países ou cidadãos poderosos de país algum, nem dos próprios, onde as vitimas via de regra são os mais ingenuos e inocentes quanto a seu papel nessas histórias.

  8. Conforme exaustivamente avisado, as exclusões e suspensões de participação no site não serão comunicadas, agressões verbais e panfletagem política serão excluídas sem prévio aviso.

    • Sr. E.M.Pinto, desde a primeira manifestação sua tenho buscado me manter dentro das normas civilizatórias , as quais sempre me pautei, tenho buscado manter um distanciamento daqueles elementos que participam deste espaço para proliferar suas psiques raivosas e nada contribuidoras para o sucesso do Brasil, mas tento calar diante dessas opiniões, que parecem apenas serem imbuidas de um carater provocador. Mas realmente fica dificil quando agridem coisas que são intangiveis como o proprio país. Alguns sabem, outros nem tanto, que a politica que vivemos tão acidamente criticada por muitos e resultado das urnas, da democracia, e que se esses senhores querem voltar a ter seus preferidos então entrem em acordo com a cidadania e nas urnas elejam seus preferidos. Por que por mais que tenhamos um goveno que não os representem ainda assim representam a maioria de seus cidadãos, até que sejam convencidos do contrário. Até lá aqueles que estão no podem fazem parte das instituições que nos representam e cim isso se colocam na posição de simbolos nacionais e por isso devem ser respeitados como tal, sob pena de um patriota como eu rebatê-los com veemencia. Atte.

  9. Sr. E.M.Pinto, aqui o julio de réu se faz de vítima, a palavra dele é: “Se o que disse de forma agressiva agrediu o cidadão por carapuça”, é só observar como ele tem tratado as pessoas, tudo por paixão ao partidão. Quanto ao resultado das urnas vai ser corrigido em breve, e essas feras furiosas vão ficar desamparadas. O sol da justiça vai voltar a brilhar nessa nação.

Comentários não permitidos.