Os ataques aéreos liderados pelos EUA interromperam os avanços do autodenominado Estado Islâmico (EI), mas a luta contra o grupo extremista ainda vai levar anos, disse à BBC o porta-voz do Pentágono.
“Acreditamos que estamos falando de anos”, disse o almirante John Kirby dias após os EUA e países aliados iniciarem ataques aéreos contra o EI na Síria.
A afirmação foi feita no momento em que ativistas relataram novos ataques ao redor da cidade de Kobane, perto da fronteira da Síria com a Turquia.
Kobane foi cercada por militantes do Estado Islâmico durante vários dias, forçando cerca de 130 mil curdos sírios a fugir para a Turquia.
O Estado Islâmico tomou grandes áreas da Síria e do Iraque. Desde agosto, os EUA lançaram cerca de 200 ataques aéreos no Iraque.
Na segunda-feira, os ataques estenderam a campanha para a Síria pela primeira vez. Ativistas dizem que pelo menos 70 militantes do Estado Islâmico, 50 combatentes ligados à Al-Qaeda e oito civis foram mortos nos ataques, que atingiram vários alvos no norte e no leste do país.
Leia também: EUA divulgam imagens de ação contra ‘Estado Islâmico’
Leia também: Os riscos dos EUA e aliados na luta contra o Estado Islâmico
‘Êxodo’ de Raqqa
Em Washington, o almirante John Kirby disse que os ataques aéreos na Síria tinham diminuído com sucesso o poder do Estado Islâmico. “Achamos que atingimos o alvo”, disse ele.
No entanto, ele afirmou que o grupo é competente em se adaptar e reagir a mudanças, e que representa uma “grave ameaça” que não seria eliminada “dentro de dias ou meses.”
O Pentágono disse que aviões bombardeiros, drones e mísseis de cruzeiro Tomahawk foram usados nos ataques. As ações atingiram a sede do Estado Islâmico, em Raqqa, no nordeste da Síria, bem como áreas de treino, veículos e instalações de armazenamento em várias outras áreas.
O presidente americano, Barack Obama, disse que militantes ligados à Al-Qaeda conhecidos como o Grupo de Khorasan também foram alvo. Os EUA acusam o grupo de planejar “ataques iminentes” contra o Ocidente a partir de um reduto a oeste de Aleppo.
A ofensiva foi organizada em três ondas distintas, com jatos de combate norte-americanos usados na primeira e nações árabes participando na segunda e na terceira, disseram autoridades militares dos EUA.
A porta-voz do Departamento de Estado americano, Jan Psaki, disse que os EUA haviam alertado a Síria com antecedência para “não se envolver com aviões dos EUA”. Mas ela acrescentou que Washington não pediu permissão ou informou com antecedência sobre a programação dos ataques.
Moradores de Raqqa disseram aos jornalistas que os ataques aéreos tiveram um grande impacto sobre os militantes.
Um ativista na cidade, Abu Yusef, disse à agência de notícias AFP que os militantes estão agora “focados em tentar salvar suas próprias vidas”.
Abo Mohammed, um morador, disse à Reuters que o principal prédio administrativo da cidade tinha sido atingido por quatro foguetes e que centenas de combatentes que estavam controlando o tráfego e a segurança na rua haviam ido embora.
“Há um êxodo de Raqqa neste momento”, disse ele, relatando a fuga não só de militantes, mas também de moradores da cidade.
Distorcendo o Islã
Na terça-feira, Obama elogiou o suporte das nações árabes aos ataques aéreos: “Isto não é uma luta dos EUA sozinhos.”
Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Bahrein e Catar apoiaram ou participaram dos ataques na Síria, disse o presidente americano.
O secretário de Estado americano, John Kerry, disse a jornalistas que mais de 50 países concordaram em unir esforços para combater o Estado Islâmico.
“Nós não vamos permitir que esses terroristas encontrem um refúgio seguro em outro lugar”, afirmou.
Em Nova York, o chanceler saudita, príncipe Saud al-Faisal, disse: “Hoje estamos diante de uma situação muito perigosa, já que o terrorismo evoluiu de células para exércitos”.
Ele disse que a ameaça havia engolido Líbia, Líbano, Síria, Iraque e Iêmen e “distorcido a imagem do Islã e dos muçulmanos.”
Na segunda-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu uma coalizão internacional para “destruir” o Estado Islâmico, indicando que se trata de uma luta inevitável.
A BBC apurou que o Parlamento do Reino Unido será chamado na sexta-feira a discutir o possível papel da Grã-Bretanha em ataques aéreos contra alvos de Estado Islâmico.
O presidente sírio, Bashar al-Assad, citado pela imprensa estatal, disse que apoiou todos os esforços internacionais de luta contra o “terrorismo” na Síria.
No entanto, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, um aliado do governo sírio, disse que a ação militar na Síria não tinha “status legal” sem um mandato da ONU ou a aprovação do governo sírio.
Quem é o Estado Islâmico?
- Formado a partir da al-Qaeda no Iraque em 2013, conseguiu conquistar, primeiro, a região de Raqqa, no leste da Síria
- O grupo tomou amplas áreas do Iraque em junho, incluindo Mosul, e declarou um califado nas áreas que controla na Síria e no Iraque
- Adepto de uma forma extrema de islamismo sunita, o Estado Islâmico tem perseguido não muçulmanos como yazidis e cristãos, assim como os muçulmanos xiitas, que considera hereges
- Conhecido por suas táticas brutais, incluindo decapitações de soldados, jornalistas ocidentais e trabalhadores humanitários
- A CIA diz que o grupo pode ter até 31 mil combatentes no Iraque e na Síria
- Os EUA têm lançado ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico no nordeste do Iraque desde meados de agosto
Mais uma Guerra de Trilhões de Dólares.
Para que se estabeleca a tao sonhada NEW WOLRD ORDER
pelos Yanks e o Vaticano isso tem que acontecer isso se nao culmina na
terceira Grande Guerra Mundial agora Nuclear
Um so Governo
Uma so Religiao
World War 3: We are on the brink of a third World War, experts warn
http://www.examiner.com/article/world-war-3-is-inevitable-and-it-will-begin-sooner-or-later-analysts-warn
Mais um que bebe nas mesmas fontes do Jojo… só que se esquecem de ferver e filtrar essa imundice antes de ingerir… 🙂
Meu caro Blue Eyessssssssssss
procure pesqueisa sobre isso antes de ser tao , rude
em criticar
“só que se esquecem de ferver e filtrar”
Vc funciona exatamente como isso. Qd vc começa a criticar e cair matando encima de alguém, pode ter certeza que ali tem informação pertinente e que muito lhe incomoda.
Parabéns, vc além de cômico é útil aqui! 😀
“Vc funciona exatamente como isso. Qd vc começa a criticar e cair matando encima de alguém, pode ter certeza que ali tem informação pertinente e que muito lhe incomoda.”
Mais bobagens. Pelo visto você deve estar gostando muito do colo do Marcola..rs!
por LUCENA
.
.
Será que o banco do tio patinhas quebra … a vaca sagrada que estava atolada no lamaçal se afoga de uma vez no próprio vômito …. 🙂
BARCA: “Mais uma guerra de trilhões de dólares”. Falou e disse amigo, vai exaurir os poucos recursos do tesouro iankss, e isso vai ocorrer qdo os outros países do golfo e da UE começarem a tirar sua máquinas voadoras do teatro de operações; razões: o custo vai começar a pesar e o contribuinte ver q nada está dando certo por lá, .Então, os iankss vão ter de ficar só c os membros dos 5 olhos..é será pouco..espero estar mt errado.+quem viver verá.Sds. 😉
por LUCENA
.
.
(…) A CIA diz que o grupo pode ter até 31 mil combatentes no Iraque e na Síria (…)
.
.
Se o congresso americano fosse sério, já tinha interditado a CIA, um antro de narcotraficante e terroristas fundamentalista.
RSRSRSRSRSSRSRSRSSS… engraçado, se não fosse tragicamente cômico… 🙂
por LUCENA
.
.
UNIÃO EUROPÉIA QUER TROCAR GÁS RUSSO POR IRANIANO.
.
(*) fonte:: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_09_24/Uni-o-Europeia-quer-trocar-g-s-russo-por-iraniano-3592/
.
.
(..)No entanto, neste contexto, existem dois obstáculos a ultrapassar: o levantamento das sanções anti-iranianas, introduzidas devido ao seu programa nuclear, e a construção de infraestruturas de fornecimento dessa matéria-prima. Devido a esses condicionalismos, é pouco provável que a questão da importação do gás iraniano seja posto na agenda nos próximos anos. (..)
.
.
***************
.
Irão comprar gás dos ” iranianusmalvadus ” … não pode ! … O que vai ser do jacozinho … ele vai fazer beicinho ?
.
Aos poucos, as regras vai sendo estabelecida e feita no oriente para o ocidente ou seja, o oriente é que vai dá as cartas nesse século. 😉
“O que vai ser do jacozinho … ele vai fazer beicinho ?”
vai fazer beicinho, vai fazer graficozinho de linha vermelha, vai espernear, vai ameaçar e sóóóó depois ele vai pra caminha chupar o dedinho e bufar… como sempre!
😀
Hahahahahah…..
Quem está com o rabicó entupido de sanções são os iranianos, que perdem 100 bilhões de dólares todo ano com elas. Os Europeus estariam fazendo um favor se comprarem gás iraniano.
No mais, apenas a mesma bobagem com o padrão viralatas do Foro de SP, junto com o PCC…..heheheh
Os vira-latas do petê só sabem ficar abanando o rabo pras cagadas do partidão mas não tem entendimento nem para verificar que o Irã tá doido pra achar alguém que lhe tire do esquecimento comercial… qnta burrice esquerdopata…