Eleitores comparecem às urnas em referendo sobre destino da Crimeia

Manifestantes pró-Russia aguargam resultado de referendo em Simferopol (foto: Reuters)Ocidente aguarda resposta da Rússia a resultado de referendo para adotar ações

A votação do referendo para decidir se a região da Crimeia será ou não anexada à Rússia foi encerrada às 15h (20h no horário local) deste domingo. Avaliações iniciais indicam que o índice de comparecimento às urnas foi superior a 80%.

O resultado esperado por analistas é que os eleitores da região tenham escolhido a anexação pela Rússia. Os cidadãos de origem étnica russa formam 58% da população da região. As minorias ucraniana e tártara decidiram boicotar a votação. O número total de pessoas aptas a votar chega a 1,5 milhão

Agências de notícia russas chegaram a anunciar que o resultado seria mais de 90% dos votos a favor da anexação.

Milhares de manifestantes partidários da Rússia fizeram atos por toda a Ucrânia. Na cidade de Donetsk, no leste do país, um desses grupos invadiu o prédio da Promotoria e o das forças de segurança para exigir a libertação de um ativista que havia sido preso na semana anterior.

Em Simferopol, capital da Crimeia, uma multidão favorável à anexação aguarda na praça principal pelos primeiros resultados das urnas.

Na cédula de votação os eleitores foram questionados se desejam que a Crimeia volte a fazer parte da Rússia.

Uma segunda questão questionava se a Ucrânia deveria retornar ao status que tinha na Constituição de 1992, quando a Crimeia tinha mais autonomia.

Não havia opção para aquele que desejam que a situação constitucional permaneça sem alterações.

“A Rússia vai nos defender e proteger”, disse a professora Olga Koziko após votar. A eleitora disse ser favorável a Moscou por não querer ser governada “pelos nazistas que tomaram o poder em Kiev”.

Partidários da Rússia na Crimeia vêm fazendo nos últimos dias propaganda que afirma à população que a revolução de Kiev foi conduzida por facistas, e os compara ao nazismo.

A revolução que derrubou o governo no fim de fevereiro foi deflagrada pela recusa do então presidente Viktor Yanukovych de um acordo que aproximaria a Ucrânia da União Europeia.

Reação

A reação dos Estados Unidos e da União Europeia foi classificar o referendo da Crimeia como ilegal e dizer que não irão reconhece-lo.

O governo de Kiev afirmou ter acordado uma trégua com Moscou até o próximo dia 21 de março. O cerco a bases militares ucranianas na Crimeia deve ser levantado.

Enquanto o resultado oficial do referendo não é divulgado, o Ocidente aguarda as próximas ações de Moscou para optar ou não por ações de retaliação.

Fonte: BBC Brasil

4 Comentários

  1. o estados unidos não reconhece a crimeia diz a reportagem ok mas reconhece a russia de longe rsrsrs ,alias não tira o zoiao gordo de cima rsrs

  2. PERDEU, OBAMA: 93% DA CRIMEIA VOTA PELA RÚSSIA

    A primeira pesquisa de boca de urna aponta que 93% dos eleitores da Crimeia decidiram pela anexação do território à Rússia; Barack Obama sofre derrota fragorosa em sua incursão no Leste Europeu e Vladimir Putin sai vitorioso do jogo de xadrez; sanções que serão aplicadas à Rússia não mudam a realidade: há uma nova ordem geopolítica global; secretário de Estado, John Kerry, diz que não aceita o resultado; choro de perdedor

    http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/133366/Perdeu-Obama-93-da-Crimeia-vota-pela-R%C3%BAssia.htm

Comentários não permitidos.