Defesa & Geopolítica

Nau capitânia da Marinha Ukraniana desobedece ordens de Kiev e se une a Marinha Russa

Posted by

ukraine-navy-flaghsip-protest.siTradução e adaptação: E.M.Pinto

A Nau Capitânia  da Marinha da Ucrânia, a fragata Hetman Sahaidachny, classe Krivak, recusou-se a seguir as ordens de Kiev e passou para o lado de Rússia. O Navio está retornando para casa depois de participar de umao operação conjunta com a OTAN no Golfo de Aden, no mastro o navio agora exibe estandarte da Marinha Russa.

As informações sobre sua posição são conflitantes, mas um senador russo confirmou ao Diário Izvestia que a fragata desertou para o lado russo.

Ao informar que a Faragata estaria tomando o seu caminho de volta para o mar Negro após exercícios no Mediterrâneo, o senador confirmou que a tripulação cumpriu as ordens do comandante-chefe das forças armadas da Ucrânia Viktor Yanukovich, acrescentou.

O movimento vem após o comando da Marinha demitir nesta última sexta-feira o Almirante Aleksandr Turchinov substituindo-o pelo almirante Denis Berezovsky o novo chefe da marinha, a informação foi publicada  no site do presidente interino neste sábado.

Arseniy Yatsenyuk, o primeiro-ministro da Ucrânia já havia solicitado o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan para não deixar a fragata passar através do estreito de Bósforo, de acordo com o Kiev Times. O capitão do navio e o chefe do contingente da Ucrânia na operação, o contra-almirante Andrey Tarasov desobedeceu as ordens de Kiev.

O Hetman Sahaidachny retorna à base naval de Sevastopol na Crimea depois de participar de uma operação de combate à pirataria em conjunto com a OTAN  e a União Européia ao largo do chifre daÁfrica, informou nesta sexta-feira a UNN, citando o Ministério da Defesa da Ucrânia. Em 26 de fevereiro, depois de atravessar o Canal de Suez, o navio entrou no mar Mediterrâneo e era esperado aportar  em Sevastopol no início de março.

Fonte: RT

31 Comments

shared on wplocker.com