Ucrânia fecha seu espaço aéreo e convoca reservistas

A Ucrânia fechou seu espaço aéreo aos aviões não comerciais, anunciou o presidente interino do país, Alexánder Turchinov.

Enquanto isso, uma coluna de caminhões militares russos está avançando pela estrada rumo a Simferopol, capital da república autônoma ucraniana da Crimeia, saindo da cidade de Sebastopol, onde tem sua base a Frota Russa do Mar Negro, segundo imagens divulgadas pela televisão local.

O presidente interino denunciou neste domingo que “tropas russas bloqueiam unidades militares ucranianas” na república autônoma da Crimeia.

Turchinov fez esta declaração ao término de uma sessão a portas fechadas do Parlamento ucraniano.

EFE

 

Fonte: Terra

Ucrânia convoca reservistas e põe militares em alerta de combate

O Ministério da Defesa da Ucrânia mobilizou neste domingo os reservistas e ordenou que os comandantes militares colocassem em estado de alerta de combate suas unidades devido à intervenção militar russa na península da Crimeia.

O secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia (CDSN), Andrei Parubi, anunciou a convocação dos militares em um pronunciamento diante da imprensa na Rada Suprema (Legislativo), reunida hoje em Kiev.

Parubi acrescentou que a convocação dos reservistas só afetará “aqueles que o Ministério da Defesa considere necessários”. “Precisamos de um exército unido, necessitamos de ações coordenadas”, ressaltou.

O responsável deste órgão adjunto à presidência assinalou também que foram dadas instruções para que o Conselho de Ministros “aloque imediatamente todos os recursos necessários para defender os direitos dos cidadãos e a unidade territorial da Ucrânia”.

Igualmente, o Ministério das Relações Exteriores deve dirigir-se sem demora aos órgãos correspondentes dos países signatários do Memorando de Budapeste – Estados Unidos e Reino Unido – para manter consultas urgentes e garantam a segurança da Ucrânia.

Este tratado, que foi assinado em dezembro de 1994 na capital húngara, garante por parte dos países signatários (também Rússia entre eles) a segurança da Ucrânia, sua soberania e integridade territorial depois que renunciou às armas nucleares herdadas da União Soviética.

O Ministério do Interior foi encarregado de reforçar a proteção das instalações energéticas do país e outras infraestruturas estratégicas.

Parubi acrescentou que ordenou a criação de um Estado-Maior operacional liderado por ele mesmo e que inclua os representantes dos órgãos centrais do poder na Ucrânia, para reagir à situação na república da Crimeia.

EFE

 

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. “A Ucrânia fechou seu espaço aéreo aos aviões não comerciais”

    Sério?!

    Qual país que mantem seu espaço aéreo aberto para aviões que não sejam comerciais?

    Piada sem graça.

Comentários não permitidos.