OTAN convoca reunião diante de situação na Ucrânia

A OTAN se reunirá no domingo a partir das 9h (horário de Brasília) para discutir a situação na Ucrânia, anunciou o chefe da Aliança neste sábado.

Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), disse no Twitter que convocou os embaixadores dos 28 países da OTAN para uma reunião de emergência em Bruxelas “diante da grave situação na Ucrânia”.

O parlamento russo aprovou no sábado a mobilização de tropas do exército russo no território ucraniano.

AFP

 

Fonte: Terra

Equipe de segurança dos EUA analisa ações no país

A equipe de segurança nacional do presidente norte-americano, Barack Obama, se reuniu neste sábado para estudar possíveis medidas depois que o Parlamento russo abriu o caminho para uma ação militar na Ucrânia, informou um funcionário da Casa Branca.

Antes da reunião na Casa Branca, o secretário norte-americano de Defesa, Chuck Hagel, falou por telefone com seu homólogo russo, Serguei Shoigu, em uma tentativa de Washington para se manter em dia com a crescente crise na Ucrânia e a república autônoma pró-russa de Crimeia.

Vários encarregados da segurança nacional, entre eles o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas norte-americanas, Martin Dempsey, foram à Casa Branca para a reunião deste sábado.

“A equipe de segurança nacional do presidente se reuniu hoje para receber informações de última hora da situação na Ucrânia e discutir potenciais opções”, disse um funcionário da Casa Branca.

Obama não se encontrava na reunião, mas recebeu um relatório de sua assessora de segurança nacional, Susan Rice, e outros funcionários.

Funcionários esclareceram que “não há mudanças” sobre a presença militar norte-americana na região.

Esta reunião aconteceu um dia depois que Obama alertou que haveria custos se a Rússia violasse a integridade territorial da Ucrânia, depois da saída do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovytch.

A mensagem de Obama foi ignorada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que pediu ao Parlamento de seu país autorização para enviar tropas à Ucrânia, uma medida que levou as autoridades da ex-república soviética a colocar suas tropas em estado de alerta.

AFP

 

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. O Obama está bem servido de acessores.

    Susan Rice, Victoria Nuland, John Kerry.

    Com uma turma dessas ele nem precisa se dar ao trabalho de evitar erros diplomáticos, pois estes fazem todo o serviço.

    São uns incompetentes.

Comentários não permitidos.