De acordo com informações divulgadas, a África do Sul estaria negociando com o Irã a venda de míssil antiaéreo de lançamento vertical (VLS) Denel Umkhonto. O valor do negocio seria estipulado em cerca de 1,1 bilhão de dólares e depende da aprovação da ONU. Se tal acordo se firmar será a maior venda Sul Africana do sistema Umkhonto já realizada.
O interesse do Irã no Umkhonto surgiu depois que os governos do Irã e África do Sul assinaram em dezembro de 2016, um memorando de entendimento com o intuito de prover além de outros quesitos a expansão da cooperação militar entre os dois países.
O Umkhonto é um míssil antiaéreo de lançamento vertical (VLS) baseado no U-Darter ar-ar, produzido pela empresa sul-africana Denel Aerospace Systems (ex-Kentron). Ele tem duas versões, Umkhonto-IR, guiada por infravermelho e Umkhonto-R, guiada por radar.
Cada Umkhonto pesa 130kg, tem 3,3m de comprimento, alcance de 12km (25km na versão R) e velocidade de Mach 2,5 (800m/s).
O míssil é utilizado pela Marinha da África do Sul nas suas fragatas Meko A200 e pelo Exército, em sua versão terrestre. É usado também pela Marinha da Finlândia, nos navios-patrulha classe “Hamina“ e Argélia nas fragatas Meko A200.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=rpBgBvDeaNM[/embedyt]
Com Informações de armyrecognition
15 Comments