França declara sua recusa em fornecer o primeiro BPC Vladivostok à Marinha Russa

untitled3Rustam,Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Em declaração à agencia francesa d enotícia France-Presse, presidente Francês, François Hollande, afirmou que a França está decidida a não entregar à Marinha Russa o o BPC Vladivostok, o primeiro navio da Classe Mistral a ser construído para aquela Marinha.

Hollande alega que no momento, o agravamento da situação na Ucrânia e o plano de sanções impostas a Rússia “não cria as condições necessárias.”

Especialistas no entanto avaliam que a recusa de cumprir com os acordos estão diretamente ligados à situação no leste da Ucrânia. Como observado por Hollande, mensagens de entendimento para um cessar-fogo na zona de conflito entre as forças de segurança e milícias de Donbass, ainda tem que ser “confirmadas e postas em prática.” Portanto, neste momento, a França considerou que não era possível a entrega do primeiro navio de guerra, disse o comunicado do Palácio do Eliseu.

41 Comentários

    • Desde o caso do Exocet nas Malvinas eu não acredito nos franceses,mas concordo com você Jakson de Almeida, de repente esta nos surgindo uma oportunidade !

      • Uma boa oportunidade para comprar esse, e mais dois.
        A Russia iria comprar dois fabricados na França, e montar dois em estaleiros no país.

    • Realmente gostaria de um Mistral na MB mas por questões de alinhamento a MB não aceitará qualquer oferta pois se colocaria numa posição horrível no BRICS. Sds

      • Arc Royal, se o Brasil deixar passar uma oportunidade dessa por questões de “alinhamento”com os BRICS, além de estar cometendo um erro pois se trata de um excelente navio, estará mostrando subserviência aos russos.

      • Não vejo dessa forma HMS, não comprar significa manter a palavra de ” somos contra sanções unilaterais” declaração feita na cúpula do brics, e por mais que possa ser bom ou não, a França desonrou um contrato, logo temos que manter uma postura de um país serio, que cumpre a própria palavra.

      • Ark Royal, França desrespeitou um contrato? talvez, mas de toda forma não penso que nossas ações devam estar necessariamente vinculadas aos BRICS. Fizemos e fazemos isso no MERCOSUL e o resultado foi péssimo.

        Ademais, se realmente o Brasil assentiu com ela declaração, feita especialmente para tentar dar alguma legitimidade à aventura russa na Ucrânia, apenas confirma minha posição acerca da subserviência brasileira.

  1. O que esperar de uma nação que vende os aliados aos inimigos? Foi como no caso das Malvinas, não se pode confiar nesse povo, integralmente infiel nos tratos, mas o que Hollande não observou foi que o contrato dos Rafales para a India não foram assinados, e por uma troca de sistemas anti aéreos desejados por lá, facilmente o contrato dos Rafales podem não vingar, como diz o ditado, ” quem não tem teto de Índia que atire o primeiro Mistral”.

    • ARC,

      Pelo contrário. As chances do contrato com os indianos são razoáveis… E a razão é simples: metade da IAF vai pra sucata até o final dessa década…

      Fora isso, a espinha dorsal dos indianos é uma aeronave que está em vias de se tornar obsoleta, e que não oferece qualquer vantagem em específico em relação aos chineses ( maior adversário potencial dos indianos )… Assim sendo, o Rafale também representa uma vantagem tecnológica momentânea, isto é, em relação ao que está disponível atualmente no inventário chinês.

      Quanto aos negócios pura e simples, qualquer país pode embargar por qualquer motivo… Que os indianos fiquem contra os russos para ver se sai FGFA…

      • RR, tenho que levantar alguns pontos, e o primeiro é fatídico, se a França se negar a cumprir sua parte do acordo nos “Mistrais” haverá retaliação a altura, e os russos podem oferecer uma plataforma paralela ao Rafale para ods indianos, e a plataforma mais terrivel seria oferecer a venda de Su-35, o que deixaria o Rafale a quilometros de distancia, dadas as vantagens tecnologicas e de custos. A outra questão seria oferecer a venda do tão cobiçado S-400 para os indianos em troca de atrasar ( ou cancelar ) por motivos “financeiros” a compra dos Rafales ( que vale ressaltar, será o sepultamento do tal caça).
        Existe uma infinidade de situações em que os russos podem prejudicar os franceses, de inicio, o pagamento da multa recisória já seria pesadíssimo aos cofres da França, que se encontram bem vazios e o não pagamento resultaria em retaliações mais pesadas. Mas fora nossas especulações, cá pra nós, Hollande não disse ter cancelado a venda, e se o Putin não responder a afronta publicamente, tudo indicará que os dois já estão acordados por debaixo dos panos para algo que será o que já imaginamos: Putin ordenará aos militantes o cumprimento do tratado de paz, isso dará tempo a França demonstrar ao mundo que a Russia cumpre sua parte e não tem porque negá-los sia encomenda, assim a UE fica satisfeita e será obrigada a retroceder em certos passos. Sds

      • ARC,

        O Su-35 não é em nada mais avançado que o Rafale; pelo contrário… O novo Flanker pode até dispor de alguma inovação em relação ao Su-30, mas decisivamente ainda é uma célula que começou a ser elaborada no final dos anos 60, de modo que não se pode modificar sobremaneira todos os parâmetros da aeronave para adequá-la aos cenários atuais… Há todo um desenvolvimento e aplicação de técnicas mais avançadas em torno do Rafale, que o torna uma aeronave de conceitos superiores, mais adaptada a atual realidade da guerra aérea e ao projetado para o futuro… As maiores diferenças em relação ao Flanker estariam relacionadas a racionalidade da manutenção e a um desenho superior da célula, que visa basicamente a redução da assinatura/radar… Tanto é que nem os russos apostam tudo no Su-35…

        Quanto a outros equipamentos, o que os russos não fornecerem certamente os americanos, israelenses ou europeus poderão oferecer… No lugar do S-400, pode muito bem aparecer um Patriot PAC-3…

        Quanto a questão da venda do Mistral, creio que o próprio governo francês poderia pagar o equivalente a multa pelo navio e disponibiliza-lo para venda… Se for possível operar esse navio na marinha francesa, poder-se-ia pegar o navio novo e se repassa um dos Mistral já em operação. Com isso, haveria reembolso parcial do dinheiro gasto e não haveria um prejuízo muito grande… De fato, existem compradores para essa classe de navio.

      • Caro RR, o SU-35 vem como algumas modificações agregadas, entre elas essas:
        Radar Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E);
        Canards removidos;
        Radar Osa tipo ESA instalado na cauda;
        Novas turbinas AL-41F1A com 14,5 toneladas de empuxo
        Instalação de flaperons de alta sustentação;
        Sistema de guerra eletrônica de auto-defesa L175M Khibiny-M (isso mesmo o KHIBINY);
        Redução da RCS;
        Novo sistema fly-by-wire;
        Novo cockpit com grandes LCDs.
        Poderia fornecer outras variações que o torna mais capaz que o antecessor e mais voraz diante do Rafale. Quanto ao S-400 diante do Patriot, existe uma matéria (o qual eu ei de procurar, pois não lembro onde li) que põe os padrões técnicos do S-400 diante de seus competidores, acredite, são incontáveis vitórias que o S-400 tem diante de características dos seus adversários.
        Quanto ao Mistral eu concordo que a França poderia revende-lo, mas existe um problema grave, o Mistral não é um projeto somente francês, ele sofreu muitas variações a pedido da Russia, que teriam que ser modificados (por um alto custo) caso fosse vendido, e pior, a venda de um Mistral não cobre a multa rescisória. Sds

      • Não posso deixar de comentar, que a Índia está enfrentando problemas com os Russos na sua participação no PAK-FA. A Russia pediu 8 bilhões de dólares para desenvolver uma versão biplace do PAK-FA. O que é uma maluquice dos Russos, a Índia participa em 50% do projeto PAK-FA.

      • Meu caro, então está tudo nos conformes, pois o que são 8 bilhões para desenvolver um novo modelo, se os EUA já gastaram 1 trilhão de dólares? 😉

    • A única coisa que a India quer com a Russia e comercio, e não “tititi de cumadres”
      E tenho certeza que se a India, por em em escolha, sua alto defesa, e a relação com a Russia, não vão pensar duas vezes, em escolher a primeira opção, de forma pragmatica, e não ideologica.
      Nós deveriamos ter o mesmo raciocinio. Ate porque o que a Russia compra de nós e corne e demais comoditties. E com a enxurrada de embargos que eles tem no colo agora, se não comprarem de nós, comprariam de quem?
      Um Mistral seria muito bem vindo a MB 🙂

  2. Hollande:

    “Portanto, NESTE MOMENTO, a França considerou que não era possível a entrega do primeiro navio de guerra, disse o comunicado do Palácio do Eliseu.”
    ————————–

    Talvez, Hollande percebendo que as negociações por um cessar fogo e entendimentos estejam avançando, para ficar bem na fita yankee, resolveu dar uma de durão por um tempo…Até sair o acordo entre os rebeldes e a junta de Kiev.

    Um risco calculado, onde dá uma aliviada na pressão de Washington, más não tem que pagar a multa aos russos, se entregar só um pouco atrasado…

    Especulações…

    • Parece que o raciocínio que fiz acima faz sentido…

      —————

      “O presidente da República (Hollande) concluiu que, apesar da perspectiva de cessar-fogo, que ainda não foi confirmado e posto em prática, as condições em que a França poderia autorizar a entrega do primeiro porta-helicópteros não estão no lugar.”

      O GOVERNO FRANCÊS INFORMOU À AFP QUE A SUSPENSÃO SERIA REVISADA EM NOVEMBRO.

      Enquanto a fissura sobre a Ucrânia ampliou, as autoridades russas disseram repetidas vezes que eles iriam aceitar o fracasso do governo francês em entregar os navios, desde que paguem a penalidade por quebrar o contrato, o que, potencialmente, poderia exceder o custo dos próprios navios.

      “Esta não é uma tragédia, embora, naturalmente a notícia é desagradável. Isto não vai afetar os nossos planos de armamento. Vamos agir de acordo com as leis internacionais e os estatutos do contrato”, disse o ministro da Defesa da Rússia Yuri Borisov Adjunto, em um comunicado .
      —————-

      • Me lembro de uma matéria aqui no PB (se não me falha a memória) em que os EUA queriam que a França quebrase o contrato coma a Rússia sem pagar indenização.

      • É… Conselhos de “amigo da onça”, os yankees são muito a fim de ferrar com a industria bélica francesa, única concorrente com real independência tecnológica na Europa.

        Se a França além de não fornecer os navios , quebrar o contrato assinado e não pagar a multa, perderá muita credibilidade no mercado.

        Favorzão para os estadunidenses! Não tanto por botar pressão na Rússia, más por ajudar a quebrar a sua pŕopŕia indústria de alta tecnologia, um concorrente a menos para o EUA…

  3. Uma coisa eu sei: Os francos mostraram + uma x q ñ cumprem à palavra empenhada.., q essa grana td ñ interessa à eles., e q o BRASIL abra os olhos c eles…, Agr, vamos ver q ação os Russo vão adotar c os francos, me parece q estão se escundando na otan..Eu acho q é um péssimo momento p esse tipo de ação..Ah! está cheio de Russos nesse BPN, treinando no mesmo.Td leva a crer q vai p o setor jurídico da OMC.Espero.Quem viver verá.Sds. 😉

    • Realmente isso me amedronta Giancarlos, o nosso país pertence ao Brics e isso irrita os EUA, que mais cedo ou tarde pode procurar ocasião e motivos para pressionar a França a sacanear o repasse de expertise e tecnologias. Trágico, o pior povo pra se confiar realmente são os franceses, e eu achava que meu país era pior, mas hj enxergo que não.

  4. Agora está “sacramentado” que a França não é COMERCIALMENTE confiável! Mas o pior vem mais adiante, pois certamente a Rússia irá desenvolver vetores iguais ou melhores que estes, e certamente os colocará disponíveis para exportação!

    Sem contar que, como TODO MUNDO deve a TODO MUNDO… esse pode ser um excelente momento para o Putin começar a cobrar O QUE É DO PUTIN!

    Pra mim, isso só confirma que o contrato para o Sub foi uma tremenda furada!

  5. Lendo e interpretando a notícia com olhos e o cérebro, e não com o fígado.

    Os franceses anunciaram a retenção da entrega da primeira belonave.
    São duas contratadas, e o pagamento delas, conforme anunciado, dar-se-á quando da entrega da última.

    Ora, ora, não é preciso entregar agora. E se não entregar, a França arcará com os custos além da multa contratual, sem que tenha recebido um centavo sequer.

    Os estaleiros chineses ficariam encantados de fornecer os seus projetos, bem como os sul-coreanos.

    O dinheiro sempre encontra vendedores.
    🙂

    • Fato Ylia, por alinhamento a Russia pode procurar novos fornecedores caso a França vacile, e ai da pagar uma nova embarcação só com o dim dim da multa 😀

      • Sei que é zuera sua Blue eyes, pois se tem uma coisa que a Russia tem feito em relaçao a Europa é respeitar os pactos de respeito bélico vigentes, coisa que a UE não tem feito. Sds

  6. Prejuízos à vista para os franceses, até porque já transferiram parte da teconologia de construção dos Mistral para os russos, que antes mesmo de encomendar os 2 Mistral, já tinham a tecnologia pra construir navios dessa classe, porém menos sofisticados.

  7. Más o que salta aos olhos é que Hollande por esta e outras atitudes…É um pau mandado fraco e sem caráter, sua subserviência à Washington, compromete a imagem da França em negócios futuros.

    Os franceses estão indignados com esta atitude de Hollande, basta ler a seção de comentários do “Le Figaro”…

    http://www.lefigaro.fr/flash-eco/2014/09/03/97002-20140903FILWWW00276-les-conditions-pour-livrer-le-1er-mistral-a-la-russie-ne-sont-pas-reunies-elysee.php

  8. Francois Hollande pertence ao partido socialista frances que esta no bolso dos financistas de Londres e Wall street desde 1914 Ja disse que os nacionalistas franceses, extrema direita apoia Putin. Os soldados franceses que juntaram as tropas da Nova Russia contra o governo de Kiev, pertencem a extrema direita. A situacao no momento e tensa, e realmente estamos as vesperas da terceira guerra mundial.

  9. Tem nego gente aqui, que parece que e mais Russo que brasileiro
    Ou melhor, e mais “anti americano”(paixão não correspondida) do que Russo e brasileiro.
    Tem o sonho erotico nuclear oculto, de a Russia destruir “uzamericanus’
    verdadeiros patriotas deveriam se ater, ao que e melhor para nós e nossas forças de defesa, Dane-se a Russia e os EUA.

    No que se refere o Post, eu acredito que e pura pressão, que dentro de algum tempo, pode ser revertida.

  10. Agora os russófilos acreditam que a Europa não vai virar a cara para os EU por causa da Rússia??? Ou ainda vão escrever besteiras do tipo:

    “Alemanha tem 3000 empresas que negociam com a Rússia e por isso ela vai entrar nus brics” né JOJO, ou

    “Só nos resta torcer meu caro, pois se estes paises entrarem no Brics será uma revolução ecobomica global em que os EUA realmente serão destituídos de sua hegemonia” né ARC,

    ou ainda “Papo furado das duas partes, em outubro, o PB estará publicando aqui a notícia da entrega do primeiro Mistral.” né Empalador.!!!

    • Analise mais o cenário caro Rogério, vc pode estar cantando xeque mate sem olhar o tabuleiro de modo correto, preste atenção a certos fatores e vc verá que ninguém até agora perdeu ou ganhou nada nessas jogadas políticas, até agora a França suspendeu para Novembro (estranhamente a mesma data de entrega inicial) a revisão da venda do Mistral, estranhamente a Alemanha só tem acompanhado as decisões da UE e não tem tomado discursos mais severos em relação a Russia, estranhamente as tais bases que a OTAN poderá abrir perto da Russia estarão de acordo com o tratado de Varsóvia (até porque quebrar esse acordo abriria uma escalada armamentista horrível na Europa), estranhamente Putin não fez declaração nenhuma contra as declarações de Hollande, estranhamente muitas peças não se movem no tabuleiros e outras se abstém de mover-se…preste mais atenção meu caro.

    • Rogerio desculpa-me quando disse “3.000 empresas que negociam com Russia” Erro meu, deveria ter dito “De 3.000 a 5.000 empresas alemas comerciam com Russia” Cometo outro erro. Dois dias atras escrevi que Jim Willie deu uma entrevista dizendo ter informacao de que soldados alemaes, britanicos, franceses, holandeses altamente treinados, estariam lutando, como mercenarios para os chamados rebeldes do leste da Ucranias. Deveria ter dito tropas de elite, tipo SAS da Inglaterra,, Alemanha, Franca, Holanda e outros paises da Europa Ocidental estao lutando para os rebeldes do lestge da Ucrania, agora chamado Nova Russia. As elites dos paises da Europa Ocidental estao divididos, uns, of banqueiros e financistas e os politicos subordinados por eles sao favoraveis a Washington. Mas fortes setores, das clases empresariais, principalmente na Alemanha, sao contra Washington e favoravel a Russia. Digo mais, Jim Willies esta dizendo que Merkel ja renunciou o poder. esta aguardando o memento propicio para fazer anuncio publico.Mas Alemanha vai sair da OTAN, vai sair da Uniao Europeia e vai anunciar que vai juntar o BRICS, Tem mais, Putin vai revelar as informacoes que Snowdan lhe passou sobre o que ocorreu no dia 11 de Setembro 2001.O presidente Bush comandou as operacoes militares que destruiu os predios do World Trade Centre e o missel ou drone que destruiu parte do Pentagono.Alemanha ja tem essas informacoes,. Putin vai revelar esses documentos para a imprensa da Alemanha. E para terminar Alemanha vai revelar as informacoes que obteve que Ucrania derrubou o aviao da Malasia, obedecendo instrucao de Obama.Se voce le ou compreende ingles, just google jim Willie, e procura a ultima entrevista que ele concedeu que .esta no YouTube, 2 Setembro 2014.

      • Cara, religião, cada um tem a sua, seja feliz nas sua crenças, em outra dimensão talvez a Alemanha e saia da Otan, da UE e entre no Brics, rsss, vc ja parou para pensar o quanto a Alemanha exporta para a UE??? Não né???

        Quanto ao 11/9 “vishe-maria-deus-pai” essa foi a pior, depois vem aquela de que o homem nunca foi para lua, etc … Mas continue, depois venho de cobrar a saida da Alemanha da UE e o escambau.

      • Eu conversei com um cara que disse que outro cara viu que outro cara ouviu dizer de uma fonte segura que o cara que deu a informação para o Jim Willie tava bebado e era cego!!!

Comentários não permitidos.