Drone americano Hunter MQ-5B foi interceptado e capturado na Crimeia

Hunter MQ-5B

A companhia estatal russa de armamentos Rostekhnologuii (Rostec) afirmou que um avião de reconhecimento dos Estados Unidos foi interceptado em alta altitude acima da Crimeia, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

“O drone (avião não-tripulado) estava voando a cerca de 4.000 metros e estava praticamente invisível a partir do chão. Foi possível quebrar a ligação com seus operadores americanas graças a um complexo combate rádio-eletrônico Avtobaza”, segundo a Rostec.

O aparelho efetuou uma manobra de descida e “caiu quase intacto nas mãos das forças de auto-defesa” da Crimeia, acrescentou a Rostec, que informa ser o fabricante do sistema de combate eletrônico usado, mas não especifica quem o utilizou.

“O drone MQ-5B faz parte, a julgar pelo número de identificação, da 66ª brigada de reconhecimento militar americana, com base na Baviera”, indica a Rostec, que publicou uma foto do aparelho em seu site. O comunicado, no entanto, não está mais disponível para consulta.

A Crimeia abriga em Sevastopol a frota russa no Mar Negro. Milhares de homens armados, presumivelmente soldados russos, foram implantados no final de fevereiro no território, onde Moscou apoia a realização de um referendo no domingo sobre sua anexação à Rússia.

AFP

 

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. Daqui a pouco, vamos ver a notícia:
    Ilhas Fiji captura RQ-180 da CIA: Presidente dos EUA exige devolução do aparelho, ao vai ordenar a invasão dessa potência do Pacífico.

  2. Toda esta zona la pelos lados do mar negro a parte, fica uma lição, já demostrada quando a captura do avançado drone RQ 17 estadunidense pelo Irã ha alguns anos, a guerra eletronica vai ser a guerra do futuro, os russos tem muito potencial nisto, com suas bases moveis de jamer, muito eficiente por sinal.

    Como visto neste caso:
    http://www.planobrazil.com/exclusivo-iran-exibe-imagem-do-rq-170-abatido/

    Imaginem em um futuro, centenas de drones (como os do filme robocoop 😀 )
    sendo hakeados, e se voltando contra suas bases.
    Tecnologia e como veneno de cobra, do próprio veneno se estrai o antidoto.

    Os exercitos do futuro, se quiserem ter alguma relevancia nas arenas de combate modernas, devem investir pesado nesta tecnologia jamer.

    • Não foram os Iranianos meu caro e assim que o Drone pousou suavemente em pista Persa uma equipe de especialistas Russos rumou para la para examina-lo e a China tambem solicitou isso.O anterior que tinha sido abatido a tiros pela Guarda Revolucionaria foi enviado pra Russia e logo apos isso a Russia começou a produzir Drones.
      O Aiatola agradece a Barata Osama essa inextimavel contribuição.

  3. Imagine o que não pode ser feito com um caça que usa eletrônica importada, como no nosso caso o FAMOSO GRIPEN NG , conhecido como notebook voador .

    • Não fala assim do nosso mais novo ultraleve – opa, digo caça -, brincadeiras a parte seja como for é melhor Gripen E que nada. Vamos esperar que esse avião esteja no mesmo nível físico dos Mirage-2000-9 e dos F-16C. Quanto à eletrônica, inclusive o radar, vai depender do quanto vamos querer rechiá-lo, eletronicamente pode ser muito avançado, ou não, vai depender do Brasil.

      • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
        Que isso, vcs estão sendo pessimistas demais em relação ao Caça, tudo bem que ele foi projetado no Paint, mas vai voar, é isso o que importa…né? Sds

    • La vem voce e suas abobrinhas enlatadas o Gripen NG tera quase tudo inclusive ate podendo ser o motor de origem Sueca,brasileira e Sulafricana.
      Se recicle Stadeu tua retorica ja deu kkkk Ate rimou kkkk

  4. Russos:” uhmm.. os chineses vão gostar de desmontar e ver como funciona ”
    Noticiário daqui a 1 ano: ” China desenvolve e produz um VANT semelhante ao dos EUA só que dez vezes mais barato.”
    Aguardem. Sds

      • Com certeza possuem caro Empalador. Escrevi este comentário debochando do fato deste “14 bis” ter sido pego e ainda vai ser aproveitado de alguma maneira ( se é que há algo nele que valha apena). Sds

    • Eles nem precisam disso Arc ja jameiam as redes avançadas e satelites Americanos desde o final da decada de 90 inclusive apoderando-se dos mesmos por horas como estivessem brincando.Poderiam se apoderarem de vez,inutiliza-los ou destrui-los.Os EUA so passaram a adimitirem isso em 2013 e em 2013 “indentificaram” pelo menos assim pensam que os ataques cibernéticos partiam da China.Se Russia e China resolverem intercambiar conhecimentos cibernéticos,defesa aeroespacial e caças babal Ocidente.

  5. os Russos estão na vanguarda desta tecnologia de Jamear e as blindagens para proteger contra isso não passam de medidas paliativas…o nível de proteção é baixo/limitado…não protegem totalmente…quanto mais tecnologia..circuitos…computadores ou eletrônicos…mais vulnerável é a maquina de combate..algumas pessoas aqui acham que a blindagem protege totalmente mas estão enganadas..precisam se informar a respeito desse meio…inclusive ….um único artefato nuclear detonado a uma determinada altitude e posição sobre países como os eua pode causar mais danos do que deflagrado convencionalmente….literalmente parariam o pais..por isso que “nunca” veremos qualquer conflito direto entre estes países..seria pura e simplesmente auto aniquilação…auto destruição….auto suicídio…de ambos…

      • o Chinês não fica atrás mesmo senhor Maluquinho…mas não é de guerra cibernética que falo e sim de tecnologia de jameação..de sistemas avançadíssimos de jameação….pulso eletromagnético, bombas EMP e tal para fritar eletrônicos e circuitos…

      • Vi um maluco a uns anos atraz que fez um transmissor de microondas de pouca potencia que quando direcionado a uma estação transmissora causava superaquecimento vindo a mesma a queimar completamente.

  6. este pais deveria investir pesado nesta tecnologia de Jameação..deveria ser um dos investimentos prioritários junto com o programa espacial Brasileiro…o PROSUB e o míssil de cruzeiro nacional……

    • O Brasil é um pais babaca se pensou em fazer um centro de defesa cibernetica e foram logo suplicar a Americanos que vão é nos chiparem e nos contaminarem com malwares.
      Sendo a China não so nosso maior parceiro comercial mas tambem nosso maior aplicador e investidos e tendo o Brasil com a China muitas coisas na area aeroespacial e escondidinho nos bastidores nas areas naval e aeronautica,porque esses Tupiniquins não se associam a China em defesa cibernetica.

      • Porque para eles o capaxismo ideologico esta acima dos interesses do Brasil e do povo Brasileiro,então a quem servem todos estes FDPs?

Comentários não permitidos.