Carcóvia também prepara referendo para se separar da Ucrânia

A tensão aumentou ainda mais no leste da Ucrânia nesta sexta-feira, com o anúncio feito por militantes pró-Rússia da cidade de Carcóvia de que no domingo um referendo também será realizado concomitantemente com o da Crimeia.

Os simpatizantes de Moscou estão no mesmo embalo do “premiê” separatista pró-Rússia da península ucraniana da Crimeia, Serguei Axionov. Ele acaba de convidar lideranças russófonas do leste a organizar referendos nos moldes do que será realizado neste domingo na Crimeia, que tratará da adesão à Rússia.

A petição feita pelo movimento pró-russo de Carcóvia, que anuncia também uma série de reuniões neste sábado nesta cidade, em Lugansk, Donetsk, Mariupol e Odessa, propõe uma votação inspirada na que ocorrerá na Crimeia, com duas opções: maior autonomia ou adesão à Rússia.

Os signatários do documento anunciam a instalação de 100 a 200 urnas em Carcóvia e se propõem também a “assumir o poder” e “pedir a ajuda da Rússia”.

A iniciativa preocupou o governador da região, Igor Baluta, que convocou uma reunião extraordinária com os responsáveis pela segurança e lançou um apelo aos moradores para que evitem as reuniões, alertando para “possíveis atos terroristas”.

No final da tarde (horário local) o tribunal administrativo de Carcóvia, tomado pelo Conselho Municipal, proibiu a realização das reuniões neste domingo.

Um dos principais líderes da coalizão que está no poder atualmente, o ex-lutador de boxe Vitali Klitschko, pediu para que os serviços de segurança interviessem na organização destes “referendos”, chamando a atenção para possíveis provocações russas.

Após a morte de um manifestante na cidade de Donestk nesta quinta-feira, 13, as iniciativas de votação preocupam Kiev. Situada no leste, a proteção da cidade de Donestk já foi garantida pela Rússia, pronta a zelar por seus “cidadãos e compatriotas”.

Antes da declaração feita pelo ministério das Relações Exteriores russo, acompanhada de manobras militares na região da fronteira com a Ucrânia, muitos ucranianos se questionam se as demonstrações de poder russas vão se restringir apenas à fronteira com a Crimeia.

A partir de agora, a ameaça se tornou mais clara. Do lado ucraniano, a primeira reação consistiu em fazer o possível para evitar separatistas pró-Rússia e simpatizantes da unidade do país.

Em Donestk, maior cidade industrial do leste – onde um manifestante de 22 anos morreu após ser agredido na noite de quinta-feira durante confrontos entre os dois lados – o prefeito, Olexandre Lukiantchenko, pediu aos moradores que fiquem em casa durante o final de semana.

Apesar de alguns grupos de apoio a Kiev terem reforçado o pedido de Lukiantchenko, outros mantiveram de pé a intenção de manifestar.

O homem mais rico da Ucrânia, Rinat Akhmetov, cujo império industrial tem sede em Donbass – região cuja capital é Donestk – fez um apelo a todos os habitantes da região para que “se abstenham de acertar suas contas nas ruas” e “não cedam às emoções”.

“Nós somos a família unida de Donbass e devemos permanecer assim, família unida de Donbass numa Ucrânia unida e inteira”, lembrou.

Em Kiev, a oposição parlamentar pró-Rússia propôs uma solução para a crise. O partido da região do presidente destituído Viktor Yanukovytch – que se distanciou após sua queda e sua fuga para a Rússia – pediu para que o russo vire a segunda língua oficial da Ucrânia e que as regiões pró-russas tenham mais autonomia.

AFP

 

Fonte: Terra

39 Comentários

  1. São cinco ou seis provincias que querem tornarem-se independentes.
    Parabens Ocidente o que arrumaram para a Ucrania foi isso o separatismo e não havera ninguem com culhão de impedi-lo.A Russia agradece.

    • 1maluquinho,

      Não creio que os russos tem muito o que agradecer…

      O que restar da Ucrânia pode se tornar um adversário potencial dos russos, com possibilidade real de se tornar mais um aliado da OTAN.

      Mesmo que não ocorra um cenário pró-OTAN na Ucrânia por agora, é certo que o leste europeu vai recrudescer suas defesas, o que também implica em um aumento da presença americana naquela região…

      • Olha estimado _RR_ vou ter que discordar em certos pontos de sua opinião. A questão do separatismo de algumas “províncias” da Ucrânia é mais complexo do que se imagina, tem raízes históricas, onde os habitantes dessa região ( não somente russos) tem apreço pela sua cultura e laços russo-ucraniano, e essa questão de sujeição ao Ocidente desagradou a muitos, que acrescido de um apoio russo a anexação da Crimeia ao seu próprio território, fortifica essa luta por independência e diferente do que vc falou, a separação dessas províncias não se dá para aproximação da Europa, senão eles continuariam anexados a Ucrânia, as províncias que o fazem, o fazem para manter-se aliados dos russos e conseguir apoio e ajuda financeira deles. Sds

      • Caro ARC,

        Não disse o contrário… Como comentei abaixo, é fato que os laços culturais com os russos no leste e sul do país estão a falar mais alto.

        Tanto que quando falei, foi com relação ao que restasse do país; isto é, excetuando-se as regiões que não penderiam para o lado russo.

      • RR
        ___

        últimos 20 anos, a nova liderança da Ucrânia de reescrever a história e beijar a bunda falando de fome e ocupantes EUA-Rússia

        fascistas que justificam que mataram civis durante a guerra

        UM ANO mercenários ucranianos lutaram contra nós na Ossétia

      • Assim que começarem a ocorrerem conflitos em outras provincias e eles ja estao ocorrendo e se intencificarem Putin ordena a entrada do exercito Russo nessas provincias para proteger os de origem Russa e ponto meu caro e quero ver qual o pais Ocidental que tera peito de ir la bater neles.

      • Ainda a conferir isso maluco,se os referendos que dividirão o país forem realizados e implementados veremos com quem fica a iniciativa militar, ou se termos militarismo… até lá cautela!!

        Valeu!!

      • 1maluquinho.

        Não discordo… Pode ocorrer mesmo. E está óbvio que o ocidente não enviará tropas para defender a Ucrânia.

        Mas isso não mudará a posição européia em relação a Russia. Pelo contrário. A Europa estará cada vez mais arisca com os russos a partir de agora. E ainda pior: os outros países da região poderão querer estreitar laços com o ocidente justamente por temer os russos; todos receosos de se tornarem a “bola da vez”.

      • _RR_ A Geopolitica e a geoestrategia global mudou e muito,apenas Europeus Ocidentais e Americanos não a aceitam porque é a queda da hegemonia deles.A OTAN esta nem ai para a Ucrania e o povo Ucraniano apenas jogo com ignorancia uma estrategia que não surtira efeito favoravel a eles.
        Onde esta escrito que eles são os donos da verdade e os donos do mundo?O unilateralismo deixou de existir desde que Russia e China fizeram uso do veto no CS no caso da Siria.A insistencia nisso levara uma guerra de grandes proporções entre a OTAN e China e Russia.Todas as tentativas de implatação de discordia entre Russia e India contra a China ja a 4 anos aproxima estrategicamente mais esses paises.
        Estão perdendo economicamente apesar de manipularem os meios e perdem a cada dia mais em estrategia militar.
        No final buscarão o bom senso do dialogo e ele não existira.Ou abrirão as pernas ou se extinguirão na soberba.

      • RR,

        Veja que o governo eleito nas ultimas eleições era pró ocidental, e os russos passaram a contra atacar no jogo de influencias.

        A OTAN aumenta a presença na região e a Rússia também, isso não diz que a OTAN leva tudo, vai levar só partes… e seria menos do que o país inteiro, e ainda são as mais pobres!!

        Isso tudo complica pros russos, e mesmo assim não vejo festas pra ninguém, dividem o país, estabelecem suas áreas de influencia e depois as fortificam militarmente, não vejo novidade e nem deslumbramento em nada por ali!

        Pelo menos a OTAN vai poder melhorar o monitoramento do sistema anti-misseis, pois instalar partes do sistema em si na Ucrânia é fora de questão!!

        Valeu!!

      • O dia que voce entender que Ucrania e outros lugares tambem são do ponto de vista militar sensiveis e estrategicos a Russia que não ambiciona area de influencia direta de ninguem voce entendera que politica e merda são as mesmas coisas.
        Eu faria tudo o que a Russia esta fazendo e ate muito mais para defender os interesses do Brasil e do povo Brasileiro.

  2. Auto desmembramento à vista…. o país está ruindo !
    Que se contenham as emoções pois se alguém puxar o gatilho já sabemos como terminará esta história!
    Abraço,

  3. E a população do Paraguai pode também fazer, assim às pressas, no domingo um referendo realizado concomitantemente com o da Crimeia para se unir a Rússia?
    E a Favela da Rocinha? Os curintianus? O Complexo do Alemão? Paraisópolis? … Podem também?
    A onda agora é fazer parte da Rússia. rsrsrsrs


    Coitada da Ucrânia.. é um ninho de trairas.
    Estão querendo retalhar esse país.
    Triste!!


    É bem capaz dos russos saírem com a foto internacional deles bem queimada dessa história toda.
    Uma das consequências diretas é o idioma russo doravante sofrer rejeição entre as pessoas no exterior.
    Pois ninguém mais vai ver com bons olhos pessoas falando russo em seus territórios.
    Putin está queimando a Rússia, com essa ingerência fútil na Crimeia que é da Ucrânia, com a desculpa de que defende gente que fala russo.
    Ora bolas! Caso haja crimenianos que queiram ser russos que se mudem para Rússia então, ou que respeitem e assumam o país em que estão vivendo de fato.

    Daí que existe aquele ditado: “Povo unido jamais será vencido.”
    Nosso Brasil que abra os olhos para todas essas desaconselháveis, gigantescas e inúmeras reservas indígenas que querem nos meter goela abaixo.

    E Rússia meio que se isolando de certa maneira do resto do mundo e da tão sonhada Europa para eles é o que vai acontecer… se eles conseguirem arrebatar a Crimeia e o mais que seja da sua vizinha Ucrânia.

    • É mais facil as provincias limitrofes com o Brasil no Paraguai e na Bolivia pedirem para serem anexadas pelo Brasil.Basta apenas que esses governos facilitem ainda mais o narcotrafico e o contrabando de armas para o Brasil e que nosso governo passe a jogar duro com eles.Dependem muito mais do Brasil do que de seus paises.
      Eu se fosse o testa do Brasil faria uma calha na fronteira de 200 km de ares despopulacionada alocando ali somente unidades das forças armadas,orgãos de segurança e serviços e apenas comercio essencial.Remanejava as tribos para o interior do Brasilo e expulsava ONGS e Religiões da Amazonia.

  4. esse pais já era…será todo retalhado por esses 2 grandes predadores que disputam a presa abatida….e como costuma acontecer na natureza..os 2 sairão com sua parte da carcaça…cada um acabara com uma parte da carcaça…a Rússia sem mover uma palha conquistara boa parte do território dessa Ucrânia…e breve breve seremos nós…todo o norte deste pais será internacionalizado….varias áreas do norte deste pais serão internacionalizadas…e os povos indígenas delas serão “livres” e “auto determinantes”….serão “libertos” da opressão e tirania deste pais…….será como na “mensagem” do filme avatar….

  5. Isso já era previsível…

    Todas as regiões de maioria étnica russa tenderão a buscar o lado de Moscou. A rigor, todas as terras a leste do rio Dnieper e até ao sul ( passando por todo o litoral do país ), correm o mesmo risco.

    A continuar como está, a Ucrânia tornar-se-á um mero fragmento do que é hoje… E o pior para os ucranianos é que nada poderão fazer para evitar o desmantelamento de seu país.

    • Caro _RR_ acredito que nem tanto.

      Se pensarmos numa fragmentação maior do território Ucraniano, teríamos que levar em consideração uma ‘equalização proporcional’ da dívida financeira da Ucrânia para com a Rússia.

      E aos Russos, dinheiro muito lhes interessa, principalmente neste momento delicado de uma provável sanção econômica ocidental.

      Este evento da Carcóvia pode ser um ‘recado’ à Kiev para, digamos, ‘aceitar’ a devolução da Crimeia à Rússia (devolução pq a Crimeia era Russa desde o século XVIII).

      Bom, o que acabo de comentar é nada mais que uma especulação da minha parte, portanto, aguardemos os próximos capítulos.

    • _RR_ e os culpados de tudo isso são Ocidentais que mais uma vez fomentaram a discordia iludindo os tolos com sonhos humanitarios de liberdade.Bem feito que se ferrem para aprenderem.

      • Se sonham com a liberdade é porque são oprimidos pela salve salva mãe Rússia… é o que suas afirmações levam a crer…

  6. calma rapaziada ,uma republica soviética de cada vez !!!!
    mas não disseram que todos odiavam os russos ,por que todos querem voltar a ser russos ?????
    há entendi era tudo mentira da nossa imprensa sionista e vendida aos interesses estrangeiros !!!!!!

  7. Acontecendo essas mudanças pró Russia, que se avizinha, os pontos chaves do país ficarão em poder dos Russos.
    O espolio Ucraniano ira gerar mais custos que vantagens para sua manutenção. Será para a União Europeia como administrar dividas com muita corrupção, que podem trazer ainda o ônus de se alastrar para dentro dos países que fazem parte dessa composição. Os mafiosos ucranianos e toda a escoria nazi que lá habitam, querem na verdade é espaço e território para sua expansão. Serão uma grande naba para a Europa e seu aliado os States.

  8. C certeza esse caso da carcovia, ser´pa exta,emte assim: Q os Russos fikem c a Crimeia, o resto permanece dentro da Ucrania e c o Russo como 2º idioma nacional,Essa será a saída honrosa proposta pelos ianglesess aos Ucrânianos.E torço p essa coisa de bola da x seja “ninguém ” da AS.E td foram felizes p sempre.Quem viver verá.Sds.

  9. Até o abestado bebedor de vúdysk (fonética para vódka em russo), mas que no fim mostrou ser um positivo Bonachão e grande estadista mundial, primeiro presidente histórico russo eleito democraticamente…
    Boris Yeltsin, já falecido – 23/04/2007…
    Deve estar se revirando na sua sepultura com essa crise idiota que o Putin está fermentando, na qual a Rússia vai perder muito terreno diplomático, e provavelmente econômico, duramente conquistados pós URSS.
    A Criméia e seja lá quais mais partes da Ucrânia faladoras de vúdysk valem tudo isso?

    • A questão ali é muito mais do que somente a anexação da Crimeia. É uma ideologia, é tentar não permitir que um pedaço da Rússia caia em mãos ocidentais.

      A Rússia fará de tudo para vencer, mesmo que isso custe a possibilidade dela sofrer sansões. Mas como seu embaixador já disse:

      “As sansões sobre a Rússia, voltará como um bumerangue para os Estados Unidos”.

      E isso é verdade, visto que várias multinacionais, tanto européia quanto norte-americanas estão com medo de perder trilhões em investimentos na Rússia. A Europa, então! Essa é a que deve ter mais cuidado em de que maneira agirá contra a Rússia.

      • Fora que ficarão com as bundas congeladas nos invernos cada vez mais intensos.
        Basta deixa-los no frio e não havera ninguem para abastece-los que abrem as pernas.
        Eu ja cansei de dizer que a França joga por baixo dos panos com os Russos.Que Alemanha e Turqui fazem o mesmo com Chineses por temerem os Russos.Que havera um racha na OTAN e na CE e desmembramento de alguns paises e o que Americanos podem fazer para impedirem isso,nada!
        São burros deveriam aproximarem-se da Russia atraindo tambem a India no cerco contra a China.Quem ganha cada vez mais com tudo isso é China e Russia.
        Quando paises tiverem de posicionarem-se de fato Ocidentais verão que o rombo é muito maior e muito mais profundo do que imaginam.
        Lhes restara apenas a atitude de um escorpião cercado por fogo,enfiar o proprio ferrão nas proprias costas.
        Eu ja vinha cantando essa pedra a anos.

  10. Restara aos falidos depois de terem quebrado a cara nos quatro cantos da Terra se virarem para a America do Sul e o teatro ja esta armado na Venezuela e o Paraguai em stand by

  11. Porque voces acham que a Dilminha vive paparicando a Europa?Porque todo o dinheiro roubado dos cofres publicos do Brasil por essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas esta guardado em bancos Europeus.Os Comunalhas vão levarem calote dos falidos e nem poderão reclamarem kkkk “Me devolva o produto do roubo” kkkk Resta saber se o Brasil tera como reaver esse dinheiro ja que os caras estão na merda e certamente não vão querer devolver.
    Viva o novo e moderno porto no Uruguai que sera construido no Uruguai e com isso os ja fodidos portos do sul do pais fecham as portas de vez.
    Dilminha é boazuda dá uma vez pra um dá depois pra todo mundo.

  12. Vem ai a Republica Nodestina.
    Agora com as descobertas de petroleo na camada pré-sal no Sergipe e no Rio Grande do Norte vão querer se separarem do Brasil para não terem que dividirem os royalties com ninguem mas os royalties dos outros eles querem.
    Vem ai tambem a união das tribos unidas do Brasil kkkk e os folhinhas verdes agradecem.
    tem problema não a gente se emputesse e passamos o rodo em todos que se engraçarem pra debandarem pro outro lado.Isso aqui é Brasil nação canibal que aceita tudo menos quando pensam em tirar um pedacinho de nós.

Comentários não permitidos.