Putin pede que Obama não sacrifique relação russo-americana

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu que o mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama, não sacrifique as relações entre os dois países por “divergências sobre determinados problemas internacionais, por mais significativos que sejam”, informou nesta sexta-feira o Kremlin. Putin se expressou dessa maneira a seu colega americano em uma conversa telefônica ontem à noite sobre a crise na Ucrânia.

“O presidente russo insistiu na importância primordial das relações russo-americanas para a segurança e a estabilidade no mundo”, disse a nota oficial. Essas relações, acrescentou o Kremlin, “não devem ser sacrificadas por divergências sobre determinados problemas internacionais, por mais significativos que sejam”.

Na conversa telefônica, realizada por iniciativa de Obama segundo a presidência russa, se abordou a “grave situação que se criou na Ucrânia” e foram constatadas “divergências de enfoque e avaliação sobre as causas da crise e o atual estado de coisas”. Putin disse a Obama que as atuais autoridades ucranianas chegaram ao poder através de um “golpe anticonstitucional”, que não têm um mandato em nível nacional e “impõem decisões absolutamente ilegítimas” às regiões do sul e sudeste da Ucrânia e na Crimeia.

Com isso, “a Rússia não pode ignorar os pedidos de ajuda e age de maneira adequada e em plena conformidade com as normas do direito internacional”, acrescentou a nota. Os dois presidentes acordaram que os responsáveis de Relações Exteriores de ambos os países continuarão “intensos contatos” sobre a situação na Ucrânia.

A conversa entre Putin e Obama aconteceu depois que o Parlamento da autonomia ucraniana da Crimeia, habitada majoritariamente por russos étnicos, decidiu incorporar seu território à Federação da Rússia e convocou um referendo para o próximo dia 16 para ratificar essa decisão. Essa consulta foi declarada ilegal pelo governo de Kiev e a comunidade internacional.

EFE

 

Fonte: Terra

19 Comentários

  1. “O presidente russo insistiu na importância primordial das relações russo-americanas para a segurança e a estabilidade no mundo”, disse a nota oficial. Essas relações, acrescentou o Kremlin, “não devem ser sacrificadas por divergências sobre determinados problemas internacionais, por mais significativos que sejam”.

    A grande maioria das nações estão interligadas em si, num grande laço chamado, Neoliberalismo. Para uma grande potência, como os EUA manterem sua economia equilibrada, ela depende de outrem. Isso ficou claro no texto que destaquei acima.

  2. por LUCENA
    .
    .
    .
    Imaginar que essa malandragem( forma ) de abocanhar as terras dos outros,foram inspiradas pelas artimanhas da sua majestade britânica com relação as Malvinas..rsrsr
    .
    Muitos americanófilos que corretamente criticam as patifarias do Putin com relação aos Ucranianos,terão no futuro bem próximo,engolir tudo isso à seco,quando os sionistas utilizarem essas mesmas táticas de bucaneiro com as terras dos Palestinos…Heheheh
    .
    Só quero vê o quanto de grau será a hipocrisia e a desfaçatez do governo americano e dos americanófilos quando forem explicar as patifarias dos sionistas com relação aos palestinos,,,só quero vê !!! 🙂 🙂
    .
    Alguns irã usar essa atitude do Putin para ” justificar ” as sacanagem dos sionistas com relação aos palestinos.

  3. O problema dessa declaração, é que Putin sabe que não será atendido. Os EUA está encurralando a Rússia e a China devido uma forte projeção economica para o ano de 2023 em diante, onde a Rússia estará entre as 5 primeiras maiores economias do globo e a China será a primeira, causando assim uma mudança na geopolítica e na ótica de lideranca global. De acordo com economistas o crescimento sofrido da Europa e a fraca recuperação norte americana acelerará esta mudança, logo, as cartas do jogo global da China e da Rússia serão um voto de veto sobre qualquer decisão, levando até mesmo a Europa e EUA a terem que se submeter a estas mudanças. Coisa que o Tio Sam nao deseja nem a pau.

  4. Se o socialista obama fosse mais esperto e menos preocupado em ser considerado um negro com espirito de KKK , ele aproveitaria esta distraçao russa e sentaria toda a venezuela bolivariana numa estaca , assim se livrariam dos maiores apoiadores financeiros e belicos das farcs ,assim iriam controlar eles mesmos todas as vendas de POH , isso iria gerar recursos para sua maquina de guerra e de quebra poderiam fazer um preço camarada para os latrinos tupininquins , proporcionalmente os maiores aspiradores de POH da galaxia !

    • para que os gringos fariam isso se você teropodre cheira peido e já fica muito doidao rsrsrs
      para de jogar conversa fora ,e se liga mais na geopolítica mundial até agora nota 3 apenas por participar do site já é um sinal que quer aprender rrs
      mas de resto ,é só viagem na maionese ,e uma pitadinha de red skin orfao rsrs
      faz o seguinte vamos juntar uma merreca e mandar você para KIEV la tem uns red skin talvez você se sinta entre irmãos ,apesar que eu aposto que eles não vao te olhar como irmão sera visto como aquilo que você chama os outros aqui
      mas a vida é assim mesmo meu caro orfao comedor de pequi estragado rsrsrs

  5. já já começam a mobilizar recursos/aparelhar/financiar alguns grupos separatistas por ai….já já começam a apoiar e ajudar regiões que reivindicam independência ou separação por ai….quando começarem apoiar grupos como o ETA num instante aquietarão…

    • Vou repetir o que eu coloquei sobre esse programa em outra notícia:

      “… o programa foi muito interessante, só que no final quem falou foi um especialista em geopolítica norte-americano e ele disse, que “a Rússia é uma potência decadente”.

      Acho que esse especialista em geopolítica, que vi ontem no Sem Fronteiras, deveria olhar para seu país e ver quem está decadente é os Estados Unidos, talvez seja difícil para ele, eu não o julgo, afinal ele é norte-americano.”

      • Uma provocação barata faz parte do jogo =D..(EUA X RUS ) algo normal
        O única potencia q realmente esta em Ascendência e a China..Rússia apenas esta Readquirindo o seu papel de direito.. detalhes a parte existe tb o carinha da UE ….falando sobre a dependência da Russia .. principalmente quanto ao Gás … falando como se fosse a coisa mais natural do mundo ….uma substituição por GLP… so faltou explicar se o oferta desse material iria supria a demanda ..piada .. mais faz parte … o programa foi òtimo… ao meu ver abordou tudo q precisava .. mostrando os 2 lados da moeda .. a interpretação do q foi apresentado sem ideologia .. fica a critério do espectador

      • Realmente, a parte do especialista da UE foi até engraçado. Quando ele falou em substituir o gás russo pelo norte-americano não sei se eu ria ou se chorava. No mais, a matéria foi bastante interessante.

      • por LUCENA
        .
        .
        Se é da GLOBO…tem tudo haver….rsrsrsrrs….tá mais do que explicado!
        .
        Seria extraordinário se eles dissessem ao contrário,ou melhor;falasse a verdade para seus telespectadores plim-plim 🙂

  6. Eu assisti o programa ontem. Um dos especialistas falou bobagem na minha opinião quando disse que os movimentos que derrubou ex presidente da Ucrânia foi um movimento popular sem qualquer participação de nenhuma nação. Todos nós sabemos que tudo isso não é verdade. Os EUA e a UE foram os responsáveis por patrocinador o movimento que derrubou ex presidente .

  7. Evidente que os russos não querem isso… Mas não somente pela segurança representada pela cooperação entre EUA e Russia no campo militar…

    Poder vender para a Europa é o que tem salvado a Russia após o caos dos anos 90…

    A verdade é que essa intervenção na Crimeia pode custar caro aos russos… Estou falando de uma pilha de dinheiro que pode ser perdido a curto prazo em investimentos que poderão não ser mais feitos, e mais ainda com o avançar do tempo, quando e se os europeus procurarem novos parceiros pelo mundo…

    Sendo justo com os russos, a situação toda os deixou entre a cruz e a espada… Se por um lado cedem as pretensões ucranianas, correriam o risco de ver a OTAN fechar mais um flanco sobre seu território. Ao intervirem na questão ucraniana através do deslocamento para a Crimeia, portanto, os russos podem ter retardado ou até mesmo mantido uma barreira diante dessa nova situação ( embora acredite que seja um paliativo, no final das contas ). Mas ao intervirem, se tornaram os “vilões” da história ( o grandalhão que bate no pequeno quase sempre vira o vilão… ), sendo os “responsáveis” pelo desmembramento da Ucrânia…

    Tudo bem… Tem quem diga que é melhor ser vilão que ser fraco… Mas isso não muda o fato de que eles entraram numa sinuca de bico… Seja politicamente ou economicamente, os russos podem perder muito, se não contornarem rapidamente essa situação… Se não agora, o será a longo prazo, caso a Europa readeque seus investimentos a outros parceiros e gradualmente substitua os russos como fornecedores.

    E realmente ainda há como evitar essa situação. Mas os russos terão que exercer de uma poderosa e habilidosa diplomacia. Muito provavelmente terão que fazer concessões e apertar mais mãos do que jamais fizeram antes.

  8. Sobre o vídeo indicado pelo BrunoFN.

    Achei as declarações de Ian Bremmer muito pertinentes, mas discordo totalmente quanto a afirmação de que a Rússia é um poder decadente, em contraponto ao que ele afirma ser muito difícil afetar os EUA através de qualquer estratégia. Nesse ponto creio que ele foi mais ufanista do que analista ao qualificar a condição russa atual, e ignorar todos os problemas que os EUA vem enfrentando nos últimos quinze anos.

    Por outro lado, é decepcionante ver que a imprensa brasileira é incapaz de reunir, em uma entrevista, opiniões que não sejam de países de língua inglesa. Seria pra lá de interessante sabermos como alemães, italianos, chineses, japoneses, equatorianos, sudaneses, etc, enxergam as ações de EUA, Rússia e UE nesse caso. Mas talvez seja pedir demais.

  9. A pergunta que fica no ar é: como Putin vai procurar impor custos ao Ocidente(leia-se EUA e EUROPA) se estes forem em frente com pesadas sanções contra a Rússia?

    De maior importância serão as estratégias de imposição de custos disponíveis para Putin em outras partes do tabuleiro de xadrez geopolítico, especialmente a Síria, o Irã, e talvez até o Afeganistão.

    O efeito cumulativo de cinco anos de políticas de Obama tem sido a de dar à Rússia uma espécie de chicote na mão nessas áreas. Devemos esperar que ele exerça esse chicote…

    A Rússia tem várias maneiras que eles poderiam retaliar contra os Estados Unidos, se forem impostas sanções, e o Ministério do Exterior russo hoje já deu uma pista…disse que “as sanções vão retornar aos EUA como um bumerangue.”

    Segundo informações Empresas norte-americanas estão ansiosas que seus ativos na Rússia podem ser apreendidos em resposta se Washington concretize a sua ameaça de sanções, e o Ministério da Defesa da Rússia já está considerando interromper inspeções internacionais de armas nucleares, de acordo com o Washington Post…

    E o Brasil, como vamos nos posicionar neste embate? O que podemos capitalizar ou perder neste imbróglio?

    Fiquemos atentos aos próximos movimentos…

    Grato.

Comentários não permitidos.