Crimeia se afasta da Ucrânia e pressiona por adesão à Rússia

Em Simferopol, capital da República Autônoma da Crimeia, não se passa um dia sem que as novas lideranças – fiéis a Moscou – aprovem novas leis. Na realidade, o recém-indicado primeiro-ministro da Crimeia, Serguey Aksyonov, dispõe somente de algumas poucas competências e poderes. Mas já se elevou à condição de governante único da república autônoma. Rapidamente ele colocou sob suas ordens todas as autoridades de segurança – polícia, Ministério Público, serviço secreto –, tirando-as do controle do governo em Kiev.

Nesta quinta-feira, o vice-primeiro-ministro do governo pró-russo, Rustam Temirgaliyev, anunciou que um referendo para decidir o futuro da república autônoma foi antecipado de 30 para 16 de março. Os eleitores terão duas opções: ou votarão a favor da incorporação da Crimeia à Federação Russa ou votarão pelo retorno da Constituição regional de 1992, que transformara a Crimeia numa região autônoma dentro da Ucrânia, afirmou Temirgaliyev.

Simferopol quer Exército próprio

Aksyonov também fez com que o Parlamento regional o nomeasse comandante militar da república. Como a Crimeia não tem tropas próprias, ele está tentando convencer as Forças Armadas ucranianas estacionadas na Crimeia a passar para o seu lado. Ele conseguiu uma vitória ao convencer um importante oficial – o comandante da Marinha ucraniana. Segundo relatos da mídia, outros oficiais ucranianos já trocaram de lado. “Este é um momento histórico, o nascimento do Exército da Crimeia”, anunciou Aksyonov.

Não se sabe quantos militares estão de fato sob o comando de Aksyonov. Em Simferopol, ninguém cita números. Como república autônoma dentro da Ucrânia, a Crimeia nunca teve um Exército próprio. Agora, a nova liderança em Simferopol quer criar até mesmo um Ministério da Defesa.

Não há mais contatos com Kiev

Aksyonov – que muitas pessoas na Crimeia acusam de ligação com o crime – não mira somente o aparato de segurança. Ele trocou às pressas muitos funcionários em outros órgãos, como os diretores de empresas estatais. A nova liderança informou ainda às autoridades financeiras regionais que todos os impostos coletados na Ucrânia não serão mais transferidos para Kiev, ficando retidos na península.

Indagado pela Deutsche Welle se as lideranças em Simferopol estariam em contato com o novo governo ucraniano em Kiev, Aksyonov respondeu: “Não. Nós não o reconhecemos.”

Lideranças em Kiev questionam o plebiscito sobre o futuro da Crimeia, afirmando que ele é ilegal pelas leis ucranianas. Mas isso pouco importa aos líderes da Crimeia, que apostam no apoio de Moscou. Um empréstimo russo, cujo montante ainda é desconhecido, está em cogitação, disse Aksyonov à DW. Ele disse estar certo de que Moscou ajudará a Crimeia, já que quase 60% da população local é russa.

Também nesta quinta-feira, as autoridades da Crimeia pediram ao presidente Vladimir Putin para examinar o pedido de incorporação à Federação Russa. “O Parlamento da Crimeia adotou uma moção com vista à incorporação da Crimeia à Rússia. O Parlamento pediu ao presidente e ao Parlamento russos para considerarem esse pedido”, disse um membro da liderança parlamentar.

Resistência entre as minorias

Mas há resistência a essa linha pró-Moscou entre as minorias étnicas da península – principalmente entre os tártaros. Aparentemente, pretende-se atraí-los com ofertas lucrativas. O presidente da Medjlis (associação política dos tártaros da Crimeia), Refat Chubarov, relata ter recebido várias propostas, incluindo cargos no conselho ministerial regional e ajuda financeira para vilarejos tártaros. Ele diz ter recusado. “Primeiramente, os militares devem se retirar e a paz deve ser restabelecida, depois se pode conversar sobre qualquer coisa”, disse.

Chubarov não reconhece a legitimidade do novo primeiro-ministro da Crimeia. Durante a eleição, o prédio do Parlamento regional foi ocupado por desconhecidos armados, lembra. “Isso não pode ser chamado de eleição livre”, argumenta.

Os ucranianos residentes na Crimeia são ainda mais pessimistas sobre a evolução da situação na península. Eles temem ser rebaixados para cidadãos de segunda classe sob a dominação russa e esperam ter o apoio de Kiev. Embora o novo primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, tenha dito que a integridade territorial da Ucrânia seria inviolável e que Kiev nunca desistiria da Crime, aparentemente a Ucrânia perde cada vez mais o controle sobre a península.

 

Fonte: DW

 

 

 

32 Comentários

  1. Estou esperando o primeiro babaca aparecer esquisofrenizando que a Russia esta desrespeitando a soberania da Ucrania e dando um golpe num governo democratico eleito pelo povo…KD?

    • Quero ver você repetir isto quando Indios do Xingu, inflamados por intereses externos, começarem a pedir “autonomia do território brasileiro”

      • “Quero ver você repetir isto quando Indios do Xingu, inflamados por intereses externos, começarem a pedir “autonomia do território brasileiro”.”

        Depende, os nativos-brasileiros (termo correto) são um povo dentro de uma nação. Os nativos estavam aqui primeiro. Foram os europeus que conquistaram um território que já pertenciam à eles. Com o passar do tempo se formou uma nação chamada, Brasil.

        Ah! Os nativos se consideram, primeiramente de sua tribo e depois de sua pátria que é o Brasil.

      • Você seria a favor de uma estado autônomo no Xingu, caso os indigenas clamassem pela “autodeterminação dos povos” Leandro?

      • Me responde, por favor, como eles irão formar uma nação se são ao todo 3000 nativos dividindo-se em quinze tribos de etnias e grupos linguísticos diferentes (mesmo que compartilhem de crenças, literaturas e religiões similares)? No minimo, em sua visão, teria que se criar 15 nações ali no Xingu.

        Como eu disse anteriormente, os nativos se consideram, primeiramente, como filhos de sua pátria mãe, de sua nação, de sua tribo e em segundo lugar como filhos de sua pátria maior, o Brasil.

        Como uma vez disse José Ribamar Bessa:

        “essa relação com o estado brasileiro e com a identidade nacional, com a pátria grande, não deve anular a pátria pequena, pequena em termos numéricos, mas não em termo de qualidade.”

      • É muito diferente a situação meu camarada não confunda as coisas.A Crimeia pertencia a Russia e mais a Russia se formou em KIEV não fale asneira.

      • De qualquer forma, eu só tentei explicar para o Capa Preta como um nativo-brasileiro pensa sobre o Brasil, pois há muitos equívocos que nós brasileiros cometemos com os nativos. Um deles é achar que índio não pode vestir roupa, não pode ter celular nem andar de bicicleta.

      • O nome desta joça e separatismo mesmo, os russos foram muito engenhosos, em povoar aquela região estratégica com seu povo, e mais, em manter naquela região uma forte influência cultural.
        Mas basta olhar o mapa, para ver que a Crimeia e todo o sul da Ucrania, E NÃO MALUQUINHO, a Ucrania não e um estado russo,a Ucrania e um estado soberano. Os ucranianos tem asco de russos, devido a divida histórica do Holomodor e seus milhões de mortos.
        Os mesmo que afirmam que A região Sul ( ou toda a Ucrania) pertencem a Russia, são os que acham que alguns colonos estrategicamente “plantados’ numa ilha na costa da Argentina, são ingleses, portando tal ilha a poucas milhas da America do Sul, pertencem a Inglaterra, e 4 mil quilometros de tal ilha.
        Isto e imperialismo e colonialismo, E os russos tornaram a USRR um império sanguinário e opressor no passado, fato concreto e irrefutável para quem quer ter direitos Sob nação alheia.

      • Não se esqueçam de nossas “amiguinhos” ( que não representam todo povo do RS) do Sul e meu país” a pesar da distância e diferença geo politica, o modus operanti e o mesmo dos “Russos do sul da Ucrania”

      • “Não se esqueçam de nossas “amiguinhos” ( que não representam todo povo do RS) do Sul e meu país” a pesar da distância e diferença geo politica, o modus operanti e o mesmo dos “Russos do sul da Ucrania””

        A questão da Crimeia é diferente, muito diferente do que ocorre com alguns do Rio Grande do Sul. Até porque os povos do Sul, a grande maioria, são de origem brasileira e não uruguaia, russa ou extraterrestre. Resumidamente falando, esses aí, guardam a mágoa de um passado distante na qual pensavam em se separar do Brasil.

  2. A Crimeia já era! Não é mais da Ucrânia… mesmo que não se anexe à Rússia será uma região autônoma, talvez virando um país! Se fosse de interesse dos EUA e UE como no caso da Iugoslávia, todos estariam apoiando a “liberdade” de decisão do povo da Criméia… fico até imaginando o Slogan: “Freedom Crimeia” !!!
    Abraço,

      • Você ja tentou dizer isto a um Ucraniano? tente, principalmente se ele teve pareante na Gulags sovieticas, Me chame para ver, vai ser engraçado 😀 😀

  3. Tirando uns bostéricos que parecem não sabe ler comentários, todos sabem que os EUA já ganharam a parada… não interessa a eles a Crimeia e sim a Ucrânia ocidentalizada… esse povo MELANCIA parece não saber pensar com a cabeça e sim com os testículos inflamados pela cólera esquerdopata… os russos agora terão que conviver com uma base americana bem do lado de suas camas… ou alguém aqui duvida que a Ucrânia não se unirá ao ocidente ???… a Crimeia não interessa a ninguém, senão aos russos… se os seus cidadãos querem ser russos, boa sorte para eles… aos MELANCIAS de plantão, sorry…

    • Voce e sua idiota retorica de colaborador de Yankees.
      Estude historia.estude geopolitica e geoestrategia antes de falar merdas.A Ucrania sempre foi a Russia ou pra voce entender melhor,a Russia se formou na Ucrania e ponto.
      Ali o buraco é mais embaixo,quero ver o Ocidente levar essa.Não leva porque o planeta deixa de existir.

      • maluco esta correto , e se os gringos fizerem uma base na ucrania ganharão uma russa em cuba e em outros países latinos e em outros lugares do mundo
        só o caolho de vidro acha que os gringos estão na vantagem
        deixa de ser cego ,rsrs nasceu de olho azul mais é feio e cego rsrsrs desperdício junto com azar rsrsrs ,me esqueci de que é bem burraldo também !!!!!
        zoinho azul você continua não acertando nada em geopolítica ,na verdade não consegue nem entender um jogo de dama quanto mais geopolítica rsr

      • Pai e filhos enganados… que comovente !!!… os russos já perderam… se dependêssemos de suas previsões, maluco, o Brasil teria comprado o SU-35… rsrsrsrsrsr… vc não é tão esperto assim… bem que queria, mas não é…tem boa vontade, tem tutano mas enquanto não tirar esse penico da cabeça e sair dessa sua vestimenta de melancia não vai atingir seus objetivos… por enquanto só passa por um folião na Sapucaí… vestido de tiete bolivariana enrustida… 🙂

  4. Crimeano = fura greve, cagueta….baba ovo de russo.

    Não é por nada que o nome já é carregado na palavra crime.

    Doravante os sunitas, xiitas, talibãs, kkk, ss, capeta, chechenos, persas, corintianos, são tudo gente fina perto desse bando de traíras da Crimeia.
    A grande desculpa deles é que falam russo… tá bem!… Os canadenses que falam inglês vão se atirar nos braços dos ianques então!?.. Fora muitos outros exemplos de povos cheios de idiomas mas que formam uma só nação.
    TRAIRAS!

    • Outro que não entende a situação e fala merda leia minha resposta ao bostérico acima ela serve tambem pra voce.

    • Querem povo mais preguiçoso safado e vendido que o Ucraniano que enves de se esforçar na vida vende a propria filha de 8,9,10,11,12 anos pra fazer filme porno.A net esta cheia delas não são atraidas por pedófilos que postam videos anonimos e sim por sites do leste Europeu que pagem uma ninharia pra elas terem como aquecerem e alimentarem suas familias.

      • E qual a origem dos russos?
        Na Escandinávia (Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca), com os Vikings varegos ou russi.
        Com o viking Riurik, conquistador de Novgorod.
        De quem os eslavos herdam o nome russos e a organização num Estado.

        Será que a Rússia por essas raízes históricas também pode anexar os escandinavos?


        Quanto ao início russo no território que hoje é Ucrânia isso ficou para trás, numa época que nem existia a tal Ucrânia… invasão mongólica de 1223-40 correu com eles de lá.
        Depois que os russos se foram da antiga Kiev (881-1223) quem ficou lá, na decadência e obscuridade, foram os dignos formadores da Ucrânia atual.
        Logo, algo que nem existia não deve nada hoje à Rússia.
        Os russos estiveram lá e depois foram embora, simples assim.
        Além disso, antes dos russos ocuparem aquelas terras já existiam moradores ali. Quem são então os verdadeiros donos?

        E nem vamos falar das perseguições genocidas Stalinistas contra os Ucranianos.
        Assim…
        Russos nem pela história antiga, e nem pela recente, tem direitos legítimos sobre a Ucrânia e seu povo.


        Vai pegar onda aí no mar perto da tua casa1maluquinho. Deixa de surfar de bodyboard na geopolítica. rsrsrs!!!!

      • Ai… essa doeu… melhor seria ficar calado, Leandro… não consegue escrever uma frase sem tergiversar ???… eita mentinha esquerdopata dominada !!!…

      • Ué? O que foi? Se formos realmente levar por esse lado, melhor entramos no mérito de que os nativos-americanos (de todo o continente), são os verdadeiros donos dessas terras e não nós.

      • Confundir a origem dos Russos com as origens de Nordicos e atribuir isso aos Vikings kkkk Os Vikings se originaram de clãs Saxões dissidentes que migraram pro Norte ou seja a origem Saxã é a Alemanha.A Russia se formou na Ucrania em Kiev a Russia Europeia.

Comentários não permitidos.