A Rússia está certa ou errada na Ucrânia e na Síria?

Criticam muito a Rússia. E há enormes motivos, especialmente em questões de política doméstica. Em política externa, porém, os russos são realistas, defendem seus interesses e observam os riscos de alguns acontecimentos internacionais, como agora na Ucrânia e também na Síria. Vladimir Putin se posiciona de forma antagônica à atual administração de Barack Obama, que mantém um isolacionismo idealista, no caso da Ucrânia – na Síria, Obama está correto em manter distância e buscar uma saída diplomática.

Na Síria, por exemplo, a Rússia, corretamente, não caiu no conto das manifestações “pró-democracia”. Primeiro porque não ocorreu absolutamente nenhuma em Damasco até hoje (sim tiveram protestos populares pró-democracia em Hama). Isso mesmo que vocês leram. Os protestos na capital síria, no início da crise, reuniam centenas de milhares de pessoas a favor de Bashar al Assad. Em segundo lugar, porque a Rússia sabia da presença de radicalismo islâmico ligado à Al Qaeda entre os rebeldes. Para completar, Moscou considera a Síria sua zona de influência, com importante população cristã ortodoxa, um regime cliente na compra de armas e uma razoável comunidade russa.

Agora, imagine a Ucrânia, ex-integrante da União Soviética, com cerca de um quarto do país tendo o russo como primeira língua, e controlando metade do território? Era óbvio que Moscou não deixaria e não deixará barato. A Ucrânia é mais importante para a Rússia do que o Canadá para os EUA. E os russos conhecem como ninguém os meandros de Kiev.

Primeiro, a Rússia, desde o início, sabia dos riscos de apoiar os manifestantes cegamente na Ucrânia, frisando que parcela importante deles é fascista. Em segundo lugar, porque o presidente deposto Yanukovych foi eleito democraticamente em 2010. Não houve fraude. Ele não era um ditador como muitos dizem. Sem dúvida, era um governante com um desempenho ruim e acusações de corrupção. Não muito diferente de alguns na América do Sul.

Por último, Yanukovych tinha total direito de se aproximar mais da Rússia em detrimento de um acordo com a União Europeia. Afinal, o Brasil não fez o mesmo com o Mercosul, em vez de se aproximar da Aliança do Pacífico. Pode ser um erro político e econômico. Mas não um crime para merecer deposição. O melhor era votar contra ele nas urnas.

Certo, tiveram também as mortes de dezenas de pessoas nas ruas. Estas deveriam ter sido investigadas e os responsáveis punidos, inclusive Yanukovych. Mas noto que os EUA, por exemplo, seguem dando ajuda bilionária ao regime do general Sissi, no Egito, que não foi eleito e matou mais de mil, além de prender milhares.

A proposta de uma saída negociada, com convocação de eleições para o final do ano, era a melhor existente. Yanukovych aceitou. Mas os manifestantes hoje no poder, não. Agora a Ucrânia corre o risco de ter uma guerra civil ou mesmo o separatismo na Crimeia e outras áreas com maiorias étnicas russas. Por último, acho que chegou o momento de nos perguntarmos se protestos devem ter mais poder do que o voto.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antissemitas, antocristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim no gugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios.

Fonte: Estadão

18 Comentários

  1. bom texto ,,e na hora que ele coloca a frase de que até quando manifestaçoes tem mais valor que o voto? esse foi o ponto alto do texto.
    estados unidos não são democráticos !!!!

  2. está certa nos 2 casos, estão defendendo os seus interesses, o mundo gira entorno de interesses e não de justiça.

  3. Civilidade e inteligencia deve, sempre ser prerrogativa de quem participa de espaços de opinião e debate como este, feito para adultos. Mas hão de convir que as vezes fica difícil ter que engolir provocações pueris vinda de pessoas cujo único proposito e desqualificar a opinião e manifestação alheia, dando expressão evidentes das próprias personalidades anti democráticas, não dão opinião, querer ganhar no grito. Fica difícil assim, por mais civilidade e educação que se queira ter.

  4. A Rússia não faz nada diferente do que os EUA/Otan fazem,ela esta apenas defendendo seus interesses,mas como bem lembrou o texto Yanukovych foi eleito nas urnas,Putin esta certo quando afirma que a democracia ucraniana foi ferida de morte !

  5. Os Estados Unidos e a UE estão com estratégia de cerca a Rússia, a aproximação da Ucrânia da OTAN ameaça a segurança da Rússia.

    Os EUA e a Europa financiam a guerra da Síria na tentativa de depender menos do gás da Rússia e petróleo também. A tentativas deles de derrubar o Assad tem a ver com isso, a Arábia Saduita usaria a Síria para fornecer gás para europa,com isso, eles não dependeriam totalmente do gás Russo. Por isso que a Rússia apoia o governo Assad para isso não acontecer, além da parceria estratégica também.

  6. Texto de uma sensatez rara hoje em dia. Sinto-me exatamente como os manifestantes pró-UE… A manutenção de apoio ao falido Mercosul é triste, é um erro político e econômico, mas não é crime. Excelente texto.

  7. Texto perfeito…não há como condenar a Rússia por este posicionamento, eles têm o direito de defender seus interesses e aliados, e o estão fazendo de forma admirável.

  8. O que vai acontecer é o Obama espernear e reclamar como fez o Bush na época da invasão da Georgia,são dois cachorros grandes,vao rosnar um para o outro e pronto,creio eu,até porque deslocar tropas até a Ucrania é uma tarefa colossal,e os Russos intricheirados na Crimeia e com apoio popular,podem ter suas forças multiplicadas em dezenas de vezes com a adesão dos moradores,caso os russos precisem não vai faltar gente na Crimeia querendo lutar.
    Agora quanto ao Brasil,é bom o EB fechar logo esse negócio da compra das baterias Russas,pois podem vir pressão da EU e dos E.U.A.
    Quanto a Rússia ela está agindo dessa forma pois se sente ameaçada,qualquer outra potência faria o mesmo,nada diferente do que europeus e americanos fazem,na áfrica e oriente médio,mas agora a ameaça é outra,do lado americano eles tem um inimigo poderoso e os europeus dependem de do gás russo e não tem condições economicas de irem a guerra contra a rússia.Creio eu que Alemães e Franceses não iram a guerra contra a Rússia nem a pau,pois eles já conheceram bem a rapaziada que mora por aquelas bandas.Os russos já enfrentaram três das maiores máquinas de guerra da História:
    1ºA Máquina de Guerra Mongol;
    2ºA Máquina de Guerra de Napoleão;
    3ºA Máquina de Guerra Nazista.

    Sendo que os mongois se missigenaram com a população local de muitas regiões da Rússia e daquela região,então sangue mongol corre em muitos russos,dai vem um Dna guerreiro.

    Aqui estão alguns artigos interessantes sobre o que eu acabei de falar.

    Invasão Mongol

    http://darozhistoriamilitar.blogspot.com.br/2009/03/invasao-mongol-da-russia-1222-1240.html

    Invasão Francesa :

    http://prof-tathy.blogspot.com.br/2012/09/campanha-de-napoleao-na-russia.html

    A Invasão Alemã resultou nisso:

    http://www.youtube.com/watch?v=Arivw0qXfxQ

    Obs:Os Estrategistas do Pentagono devem estar de cabelos em pé,com a possibilidade mesmo que remota de mandarem tropas para aquela região lutarem contra Russos e os habitantes da Crimeia caso eles passem a aderir as tropas russas para lutarem contra invasores externos.

  9. por LUCENA
    .
    .
    O quê a Russia faz é a mesma coisa que todo governo parias fazem,praticam o infame imperialismo,brincam com a integridade nacional dos outros e em pleno século XXI,ainda devemos tolerá esse tipo de postura de governo medieval !!
    .
    Assim como eu critico abertamente as posturas do Tio SAM,pelas suas malvadezas não seria diferente com o tio JOE !!!
    .
    Políticos corruptos,americanófilos e russófilos se merecem,é tudo farinha do mesmo saco…e se forem sionistas( fascista ), é pior ainda.

    • Concordo meu caro mas sempre alguem empurra em todo mundo e pelo que tenho visto nós o Brasil sempre batemos na tecla da multipolaridade e sempre deram uma banana pra nós.Agora a Russia e a China assumiram essa bandeira,menos mal assim o mundo passa a ser diversificado e não mais uma musica de uma letra so.

    • Beleza, gostei muito do seu comentário, mostrou-se coerente. Parabéns.

      Só acrescentando, faz parte da natureza humana tentar dominar o outro, e para não ser dominado ele acaba optando por dominar. Como disse o Francorp, não existe santos, apenas demonios.

  10. Em tudo que houver a ingerencia da ortodoxia unilateralista Ocidental que Russia e China embarreirarem estão certos.Chega de quererem moldarem o mundo a suas vontades e gostos.Aceitem a multipolaridade.

  11. Bom texto! A Rússia, ao avaliarmos as ações dos EUA e “amigos” no Iraque, Líbia e Síria, agiu de forma legítima a defender seus interesses e cortar a bagunça orquestrada e financiada em suas fronteiras. Pobre da Ucrânia que está no meio deste imbróglio pagando o preço de administrações incompetentes e corruptas.
    Nenhuma outra nação poderá querer dar uma de moralista perante ao Putin quando fizeram muito pior em diversas ocasiões pelo mundo… e tirando como exemplo (totalmente apartidário), qual país invadido pelos EUA ou aliados está melhor hoje? Os EUA tb estão pagando o preço por terem se tornado aquele “adolescente” cheio de marra querendo ser o dono da rua intimidando os outros jovens do bairro.. não contavam que no final da rua tinham algumas casas mal assombradas e com dragões, pandas e ursos habitando seus interiores… ficando agora numa encruzilhada diplomática.
    Espero que no final os Ucranianos, principalmente os militares, saibam ter cabeça fria e agir com inteligência evitando provocações (provocar ou ser provocados) para não transformarem aquele país em uma zona de guerra de fato e que uma solução política e pacífica possa colocar aquele país nos trilhos novamente.

Comentários não permitidos.