Ex-embaixador britânico Tony Brenton: – A guerra poderia ser uma opção do ocidente

Sir Anthony Russell “Tony” Brenton embaixador britânico para a Rússia de 2004-2008

Ex-embaixador britânico, Tony Brenton: “Se for concluído que o Memorando de Budapeste está juridicamente comprometido” – uma guerra poderia ser uma opção do ocidente.

O Memorando de Budapeste foi lembrado neste sábado como “forma de garantia ocidental” de proteger a soberania e integridade ucraniana, depois que 2 mil soldados russos atravessaram a fronteira do Mar Negro, segundo informações do jornal Daily Mail. 

O acordo (que não é um tratado formal, mas um documento diplomático)  foi assinado pelos ex-líderes dos EUA, Inglaterra, Rússia e Ucrânia: Bill Clinton, John Major, Boris Yeltsin e Leonid Kuchma, e prevê garantias de soberania e integridade da Ucrânia em troca de um compromisso do país de desistir de suas armas nucleares da era soviética. Tecnicamente, isto significa que, se a Rússia invadir a Ucrânia, se tornaria difícil aos países ocidentais evitarem uma guerra.

O ex-embaixador britânico, Tony Brenton, que ocupou o cargo entre 2004 e 2008, disse ao jornal que uma guerra poderia ser uma opção do ocidente “se for concluído que o Memorando de Budapeste está juridicamente comprometido”.

O atual secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague, disse neste sábado que a ação russa é um “potencial grave ameaça” à soberania da Ucrânia, a independência e a integridade territorial.  Hague, que deve ir à Kiev no domingo, 2, disse que a Grã-Bretanha apoiou o pedido do governo ucraniano para consultas urgentes ao Memorando de Budapeste..

Hague ainda informou que tinha falado com o presidente em exercício da Ucrânia, Oleksander Turchynov, e mostrou um claro apoio da Grã-Bretanha ao novo governo da Ucrânia.  “Eu assegurei o compromisso do Reino Unido para trabalhar com outros parceiros e instituições internacionais para garantir que as reformas da Ucrânia serão acompanhadas internacionalmente, e será dado um  apoio econômico”, disse Hague.

O secretário britânico afirmou que era necessária uma ação diplomática internacional para resolver a crise.

Na sessão de sexta-feira, a Ucrânia acusou a Rússia de incursões militares ilegais em território ucraniano, enquanto as delegações dos EUA e de países europeus alertavam Moscou a retirar quaisquer novas forças militares empregadas na Ucrânia. A Rússia, porém, disse que qualquer movimento militar por forças russas estava em consonância com seu acordo com Kiev de manter sua base naval lá.

 

Fonte: Terra

 

 

12 Comentários

  1. Tá ué …vai la, ataque, vai chover Topol por toda a América velho imbecil, aliás, por que teu país medíocre e encrenqueiro não vai la?
    Vai tomar seu gadernal e fica quieto velho gagá.

    • Os russófilos perdem a linha… rsrsrsrsrsrsrsrs… tai… gostaria de ver a mãe Rússia digladiando com o ocidente…. ai que eles vão para a pindaíba… tão quebrados demais para encarar uma guerra cara e prolongada…

    • Cara, impressionante como essa tietes russófilas são ignorantes, desinformadas e mal educadas….hehehehehehe

  2. “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota.”

    Nelson Rodrigues.

  3. Uma intervenção militar por parte do ocidente não é mais uma opção… Essa janela já se fechou, uma vez que a situação não evoluiu de modo a propiciar essa ação em tempo hábil… A própria intervenção, em um país no eixo de influência russo, já seria extremamente difícil de ser levada a cabo, haja visto a possibilidade de retaliações por parte da Russia no campo diplomático, além de uma postura mais ativa em relação a disposição de forças da OTAN.

    E o fato é que os russos estão em melhor posição para agir e parecem estar resolutos em sua determinação de resolver essa questão. Seja como for, eles, os russos, já ganharam a corrida…

    • E a gente aqui racha de rir com o baixo nível intelectual dos beneficiários do bolsa- esmola do PT como você….hehehehehehhe

  4. Rafa positron o acordo foi feito em troca da desistencia de armas nucleares por parte da Ucrania sera que tal pais não tem alguma surprecinha guardada ja que ninguem melhor que um russo para conhecer outro russo esta cituação me da medo.

  5. Será que esse Ex Embaixador se esqueceu de um pequeno detalhe,que a Inglaterra sozinha não tem a mínima condição de sequer sonhar em desencadear uma guerra e levar o ocidente com ela,acho que o nobre Ex quis dizer que a guerra é uma opção(improvável),pois a Inglaterra teria que ter equipamentos,recursos e homens numa escala que no Ocidente só os E.U.A tem,e antes que o primeiro avião de transporte de tropas pouse em solo Ucraniano,a rússia já estaria com milhares de soldados esperando,pergunte aos seus dois poderosos vizinhos,a França e a Alemanha,que já tiveram duas das maiores máquinas de guerra da história e com elas invadiram aquela região,e eles te dirão qual foi o resultado.

Comentários não permitidos.