EFE — A Coreia do Norte proibiu hoje a navegação de navios em uma área do Mar Ocidental (Mar Amarelo), medida que, no passado, antecedeu lançamentos de mísseis de curto alcance, informou a agência sul-coreana “Yonhap”.
Segundo fontes militares sul-coreanas, a Coreia do Norte proibiu hoje a passagem de navios quatro quilômetros ao sul da polêmica fronteira marítima Linha do Limite do Norte, no Mar Ocidental, criada no final da Guerra da Coreia (1950-1953).
O regime comunista não reconhece essa fronteira marítima, já que considera que está mais ao sul que a estabelecida em 1953 pelas tropas da ONU lideradas pelos Estados Unidos.
A Coreia do Sul intensificou sua vigilância diante do que poderia ser um possível lançamento de mísseis de curto alcance pelo regime comunista norte-coreano ou uma manobra militar de rotina.
Em outubro do ano passado, a Coreia do Norte lançou cinco mísseis de curto alcance a partir do Mar do Leste (Mar do Japão), após proibir a passagem de navios nesse área.
No entanto, em maio e dezembro do ano passado, a Coreia do Norte decidiu uma medida semelhante nas águas do Mar Ocidental, mas não chegou a realizar nenhum lançamento de mísseis.
Sugestão: Konner
Fonte: Terra
2 Comments