Coreia do Norte proíbe passagem de navios no Mar Ocidental

http://www.navytimes.com/xml/news/2009/05/ap_north_korea_052709/052809_korea_navy_800.JPG

EFE  —  A Coreia do Norte proibiu hoje a navegação de navios em uma área do Mar Ocidental (Mar Amarelo), medida que, no passado, antecedeu lançamentos de mísseis de curto alcance, informou a agência sul-coreana “Yonhap”.
Segundo fontes militares sul-coreanas, a Coreia do Norte proibiu hoje a passagem de navios quatro quilômetros ao sul da polêmica fronteira marítima Linha do Limite do Norte, no Mar Ocidental, criada no final da Guerra da Coreia (1950-1953).

O regime comunista não reconhece essa fronteira marítima, já que considera que está mais ao sul que a estabelecida em 1953 pelas tropas da ONU lideradas pelos Estados Unidos.

A Coreia do Sul intensificou sua vigilância diante do que poderia ser um possível lançamento de mísseis de curto alcance pelo regime comunista norte-coreano ou uma manobra militar de rotina.

Em outubro do ano passado, a Coreia do Norte lançou cinco mísseis de curto alcance a partir do Mar do Leste (Mar do Japão), após proibir a passagem de navios nesse área.

No entanto, em maio e dezembro do ano passado, a Coreia do Norte decidiu uma medida semelhante nas águas do Mar Ocidental, mas não chegou a realizar nenhum lançamento de mísseis.

Sugestão: Konner

Fonte:  Terra

2 Comentários

Comentários não permitidos.