Merkel anuncia envio de mais 850 soldados alemães ao Afeganistão

http://www.bundeskanzlerin.de/Content/EN/Fotoreihe/BK/2009/09-04-09-2009-04-09-die-woche-der-bundeskanzlerin/03-kundus-06-04-09-merkel-besucht-deutsche-soldaten-in-afghanistan,property=poster.jpg

EFE  —  Berlim – A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou hoje o aumento em 850 soldados do contingente da Alemanha deslocado no Afeganistão, que atualmente tem teto máximo de 4,5 mil militares.

A chefe do Governo alemão ressaltou, no entanto, que a Alemanha reorientará sua participação na missão internacional da parte militar para a reconstrução civil do país e a formação de pessoal de segurança afegão.

Um grupo de 500 soldados será enviado diretamente ao país afegão, enquanto outro de 350 soldados ficará como reserva e só atuarão em situações especiais, disse Merkel.

“Aumentaremos o pessoal militar destinado à formação de soldados afegãos de 280 para 1,4 mil, mas só enviaremos mais 500 soldados. Isso mostra a mudança de ênfase na missão”, disse Merkel.

Merkel disse que seu Governo continua convencido da necessidade de combinar a segurança com as medidas de reconstrução, mas também disse que começou uma nova etapa de entrega gradual da responsabilidade do país aos próprios afegãos.

No entanto, a chanceler se negou a fixar uma data para a retirada das tropas, mas disse que apoia a meta do presidente afegão, Hamid Karzai, de que o Afeganistão possa garantir sua segurança a partir de 2014.

“O presidente Hamid Karzai disse que, em 2014, o Afeganistão tem que estar em condições de garantir sua própria segurança. Nós apoiamos essa meta, mas não fixamos nenhuma data para a retirada de tropas”, disse Merkel.

“Temos que ver se essa meta é realista”, acrescentou.

Além do aumento de tropas, a Alemanha prevê duplicar seu orçamento para a reconstrução civil, que deverá chegar a 130 milhões de euros.

Esse dinheiro deverá ser destinado, antes de tudo, às zonas rurais no Afeganistão, para aumentar o acesso ao emprego e à cobertura escolar.

Além disso, a Alemanha contribuirá com 10 milhões de euros anuais ao fundo internacional de reintegração, destinado a incentivar que talibãs moderados deixem as armas.

Outro aspecto do plano alemão é o aumento de pessoal destinado à formação de policiais afegãos dos 123 atuais para 200, com o propósito de formar 5 mil policiais ao ano.

Além disso, Merkel expressou sua convicção de que a conferência internacional sobre o Afeganistão, que será realizada na quinta-feira, em Londres, será um sucesso.

Merkel jantará esta noite e se encontrará amanhã com Karzai, que fará um breve visita a Berlim em seu caminho para Londres e que comparecerá junto à chanceler alemã diante da imprensa na próxima quarta-feira.

A chanceler informou hoje sobre os planos do Governo aos líderes de todos os grupos parlamentares.

Sugestão: Konner

Fonte: UOL

3 Comentários

Comentários não permitidos.