Embaixadas de EUA, Reino Unido e França no Iêmen são reabertas

EFE — As embaixadas de Estados Unidos, Reino Unido e França no Iêmen reabriram nesta terça-feira (5) após dois dias sem atividade por temor de um atentado da Al Qaeda na Península Arábica.

As missões diplomáticas de França e do Reino Unido, no entanto, manterão fechadas suas seções consulares.

Uma fonte da Embaixada dos Estados Unidos disse à agência Efe que “a embaixada tinha retomado sua atividade com todos os empregados”.

As delegações deram instruções a seus cidadãos para que aumentem as medidas de segurança e proteção no Iêmen devido às contínuas ameaças da Al Qaeda contra interesses ocidentais no país árabe.

Outras embaixadas, como a alemã e a japonesa, anunciaram nesta segunda-feira (4) o fechamento de seus consulados por motivos de segurança.

Em todos esses casos, o fechamento não significa o rompimento de relações diplomáticas com o país árabe, cujo governo é aliado do Ocidente, mas apenas a suspensão das atividades por motivo de segurança.

A função de uma embaixada é representar os interesses de um determinado país em solo estrangeiro. Os embaixadores são os representantes dos governos de seus países, podendo fechar acordos e falar oficialmente em nome de sua nação.

Sugestão: Konner

Fonte: R7