General dos EUA acusa Rússia de ter míssil de cruzeiro que ameaça OTAN

A Rússia mobilizou um míssil de cruzeiro de lançamento terrestre que viola o “espírito e a intenção” de um tratado de controle de armas e representa uma ameaça à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse o vice-presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Paul Selva, nesta quarta-feira.

Foi a primeira acusação pública de um militar norte-americano a respeito da mobilização desde relatos do mês passado segundo os quais a Rússia montou secretamente o míssil de cruzeiro SSC-8, que Moscou está desenvolvendo e testando há vários anos, apesar de os EUA se queixarem de que ele viola seções do tratado Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês), de 1987.

“O sistema em si representa um risco à maioria de nossas instalações na Europa, e acreditamos que os russos o mobilizaram deliberadamente para ameaçar a Otan e instalações dentro da área de responsabilidade da Otan”, afirmou Selva durante uma audiência do Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Deputados. Ele não especificou se o míssil comporta uma arma nuclear.

Selva disse que os EUA abordaram o assunto com Moscou, mas não quais opções estão sendo cogitadas se as discussões não derem resultado. Ele acrescentou, porém, que “nos pediram para incorporar um conjunto de opções na análise de postura nuclear”.

Em uma entrevista concedida à Reuters no mês passado, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que tocará no tema da mobilização com seu colega russo, Vladimir Putin, “se e quando nos reunirmos”.

Idrees Ali

Foto: Lançamento em storyboard do que seria o míssil da ‘polêmica’ em Kapustin Yar – Military Russia

Fonte: Reuters

***

  • Artigo do The New York Times de 14/02/2017 relatando o assunto segundo as autoridades dos EUA.
  • By MICHAEL R. GORDON
  • Russia Deploys Missile, Violating Treaty and Challenging Trump

Foto: Military Russia

Rússia implementa míssil, viola Tratado e desafia Trump

Por MICHAEL R. GORDON

A Rússia lançou um novo míssil de cruzeiro que, segundo as autoridades americanas, viola um tratado de controle de armas, o que representa um grande teste para o presidente trunfo, uma vez que seu governo enfrenta uma crise sobre seus laços com Moscou.

O novo posto de mísseis russos também vem quando o governo Trump está lutando para preencher posições-chave no Departamento de Estado e no Pentágono – e se instalar em substituição permanente de Michael T. Flynn, o conselheiro de segurança nacional que renunciou na segunda-feira. Flynn deixou o cargo depois de revelar que ele havia induzido o vice-presidente e outros funcionários a conversar com o embaixador de Moscou em Washington.

O míssil de cruzeiro lançado no solo no centro das preocupações americanas é aquele que a administração Obama disse em 2014 tinha sido testado em violação de um tratado de 1987 que proíbe os mísseis de alcance intermediário americanos e russos baseados em terra.

O governo Obama tentou persuadir os russos a corrigirem a violação enquanto o míssil ainda estava em fase de teste. Em vez disso, os russos avançaram com o sistema, implantando uma unidade totalmente operacional.

Funcionários da administração disseram que os russos agora têm dois batalhões do míssil de cruzeiro proibido. Um ainda está localizado no local de testes de mísseis da Rússia em Kapustin Yar, no sul da Rússia, perto de Volgograd. O outro foi deslocado em dezembro daquele local de teste para uma base operacional em outro lugar do país, de acordo com um alto funcionário que não forneceu mais detalhes e pediu anonimato para discutir relatórios de inteligência recentes sobre o míssil.

Funcionários americanos haviam chamado o míssil de cruzeiro SSC-X-8. Mas o “X” foi removido dos relatórios de inteligência, indicando que os oficiais de inteligência americanos consideram o míssil operacional e não mais um sistema em desenvolvimento.

O programa de mísseis tem sido uma grande preocupação para o Pentágono, que desenvolveu opções de como responder, incluindo a implantação de novas defesas de mísseis na Europa ou o desenvolvimento de mísseis de cruzeiro aéreos ou marítimos.

As ações da Rússia também são politicamente significativas.

É muito improvável que o Senado, que já está cético com as intenções do presidente Vladimir Putin, concordaria em ratificar um novo acordo estratégico de controle de armas, a menos que a alegada violação do tratado de alcance intermediário seja corrigida. Trump disse que os Estados Unidos deveriam “fortalecer e expandir sua capacidade nuclear”. Mas, ao mesmo tempo, falou de chegar a um novo acordo de armamento com Moscou que reduziria armas “muito substancialmente”.

A implantação do sistema também poderia aumentar substancialmente a ameaça militar para as nações da OTAN, dependendo de onde o sistema altamente móvel é baseado e quantas baterias mais serão implantadas no futuro. Jim Mattis, secretário de Defesa dos Estados Unidos, está programado para se reunir com ministros de defesa aliados em Bruxelas na quarta-feira.

Antes de deixar seu posto no ano passado como comandante da OTAN e aposentado das forças armadas, o general Philip M. Breedlove alertou que a implantação do míssil de cruzeiro seria um desenvolvimento militarmente significativo que “não pode ficar sem resposta”.

Chegar a uma solução de controle de armas não seria fácil. Acredita-se que cada batalhão de mísseis tenha quatro lançadores móveis com cerca de meia dúzia de mísseis com propulsão nuclear alocados a cada um dos lançadores. O lançador móvel para o míssil de cruzeiro, no entanto, se assemelha muito ao lançador móvel usado para o Iskander, um sistema de curto alcance com ponta nuclear que é permitido por tratados.

“Isso fará com que localização e verificação sejam realmente difíceis”, disse o general Breedlove em entrevista.

Embora altos funcionários do governo Trump não tenham dito onde a nova unidade está baseada, tem havido especulação em relatos de imprensa que um sistema de mísseis com características semelhantes é implantado na Rússia central.

As relações americanas e russas estavam em melhor situação em dezembro de 1987, quando o presidente Ronald Reagan e Mikhail S. Gorbachev, o líder soviético, assinaram um acordo de armas, conhecido formalmente como o Tratado de Forças Nucleares de Intermediário.

Como resultado do acordo, a Rússia e os Estados Unidos destruíram 2.692 mísseis. Os mísseis que os russos destruíram incluíam o SS-20. Os americanos destruíram seus mísseis balísticos Pershing II e mísseis de cruzeiro lançados pelo solo, baseados na Europa Ocidental.

“Só podemos esperar que este acordo histórico não seja um fim em si mesmo, mas o início de uma relação de trabalho que nos permita abordar as outras questões urgentes que temos diante de nós”, disse Reagan na época.

Mas os russos desenvolveram o remorso do comprador. Durante o governo de George W. Bush, Sergei B. Ivanov, ministro russo da defesa, sugeriu que o tratado fosse abandonado porque a Rússia ainda enfrentava ameaças de nações em sua periferia, incluindo a China.

A administração Bush, no entanto, estava relutante em terminar um tratado que as nações da OTAN valorizavam e cuja revogação teria permitido à Rússia construir forças que poderiam potencialmente ser dirigidas aos aliados dos Estados Unidos na Ásia.

Em junho de 2013, Putin denunciou que “quase todos os nossos vizinhos estão desenvolvendo esses tipos de sistemas de armas” e descreveu a decisão da União Soviética de concluir o tratado INF como “discutível, pelo menos”.

A Rússia começou a testar o míssil de cruzeiro já em 2008. Rose Gottemoeller, que era oficial de controle de armas do Departamento de Estado durante a administração Obama e agora é vice-secretário-geral da OTAN, levantou a suposta violação com autoridades russas em 2013.

Depois de anos de frustração, os Estados Unidos convocaram uma reunião de novembro de 2016 em Genebra de uma comissão especial de verificação estabelecida sob o tratado para lidar com questões de conformidade. Foi a primeira reunião em 13 anos da comissão , cujos membros incluem os Estados Unidos, a Rússia e três ex-repúblicas soviéticas que também são parte no acordo: Bielorrússia, Cazaquistão e Ucrânia.

Mas a Rússia negou ter violado o tratado e respondeu com suas próprias alegações de violações americanas, as quais os norte-americanos afirmaram serem espúrias.

O governo Obama argumentou que era do interesse dos Estados Unidos preservar o tratado. Alguns especialistas militares dizem que os Estados Unidos precisam aumentar a pressão anunciando planos para expandir as defesas de mísseis na Europa e implantar mísseis nucleares aéreos ou aéreos.

“Temos ferramentas fortes como defesa de mísseis e contra-ataque, e não devemos tirar nenhuma delas da mesa”, disse o general Breedlove.

Franklin C. Miller, antigo funcionário do Pentágono que serviu no Conselho de Segurança Nacional sob Bush, disse que os militares russos podem ver o míssil de cruzeiro como uma maneira de expandir sua cobertura de alvo na Europa e na China para liberar suas forças nucleares estratégicas Concentrar-se em metas nos Estados Unidos.

“Claramente, os militares russos pensam que este sistema é muito importante, importante o suficiente para quebrar o tratado”, disse Miller.

Mas ele advertiu contra a resposta em espécie, procurando implantar novos mísseis nucleares americanos de alcance intermediário na Europa.

“A última coisa que a OTAN precisa é de um debate contundente como fizemos no final dos anos 70 e começo dos anos 80 sobre novos desdobramentos de mísseis na Europa”, acrescentou Miller. “Os Estados Unidos devem construir sua defesa antimísseis na Europa. Mas se os Estados Unidos querem implementar uma resposta militar, ela deve ser baseada no mar “.

Jon Wolfsthal, que serviu como especialista em armas nucleares no Conselho de Segurança Nacional durante o governo Obama, disse que os Estados Unidos, seus aliados da OTAN, Japão e Coréia do Sul precisavam trabalhar juntos para pressionar a Rússia para corrigir a violação. A resposta, ele escreveu no Twitter , deve ser tomada pela “aliança como um todo”.

A administração Trump está nos estágios iniciais da revisão da política nuclear e não disse como planeja reagir.

“Não comentamos questões de inteligência”, disse Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado. “Nós deixamos muito claras nossas preocupações sobre a violação da Rússia, os riscos que ela representa para a segurança européia e asiática e nosso forte interesse em devolver a Rússia ao cumprimento do tratado”.

Fonte: The New York Times

Foto: Míssil da ‘polêmica’ na fase inicial do voo antes da abertura das asas

Adição de fotos: Plano Brazil

Edição: konner@planobrazil.com

 

186 Comentários

  1. OS EUA nunca cumpriram uma Vírgula de Tratado algum ,mas são os Principais acusadores na Imprensa ,sempre se mostrando aos MENTES COLONIZADAS por VITIMA !!

  2. Só um xarope que não sabe fazer conta acharia que a existência ou a não existência desse míssil em específico mudaria o status atual… ou seja…. o lançamento de um único míssil seja de que parte for já seria o gatilho para o planeta ser completamente arruinado pela resposta do agredido…

    Resumo: retórica (mais do mesmo)…

    • Neste caso muda sim, os russos ao assinar este tratado tinham uma marinha para combater a OTAN, depois ficaram praticamente sem uma marinha de grande porte, eles tinham submarinos e navios que podiam carregar esses misseis assim como os EUA hoje possuem em sua grande frota, na época os russos não pensaram nas consequências de ficarem sem $ para manter uma grande frota naval, hoje a situação é outra eles não tem dinheiro para uma grande frota naval e seus grandes navios na época da URSS eram fabricados na Ucrânia, então a solução para por a Europa de joelhos é abandonar este tratado que foi um grande erro para eles e uma grande cartada da OTAN, os russos tem sim uma boa capacidade na fabricação de misseis pois todo o seu arsenal nuclear sera renovado até 2020 inclusive com a fabricação de misseis bem mais complexos e pesados, eles estão investindo pesado na fabricação de um grande arsenal terrestre com os S 400/500 para defesa com mais de 300 lançadores de S 400 já fabricados e uma grande força de misseis de curto e médio alcance que pode ser produzido rapidamente portanto se eles abandonarem este tratado a Europa teria que se defender de uma grande força de misseis já no ano de 2022.

      Eles estão recuperando o sistema de produção soviético onde a industria simplesmente produzia a custo extremamente baixo para o estado, ganhando um lucro somente com as exportações.

  3. O que eles querem se a todo momento tropas da Santa ‘OTAN, estão a cada dia mais próximas das fronteiras russas, que se diga a verdade apenas se posiciona pra se defender. Mas a mídia sempre da enfase nas inverdades americanas. Que a qualquer custo quer se manter influente no cenário global. Parabéns aos russos!!! Urso acordado e com muita fome..kkkk

    • O hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra…Calcula um triunfo e sofre um suplício….A premeditação indefinida de uma ação ruim acompanhada por doses de austeridade….A infâmia interior temperada de excelente reputação..Enganar continuadamente….Não ser jamais quem é…Fazer ilusão…É uma fadiga….Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro….Querer devorar os que o veneram….Acariciar…Reter-se…Reprimir-se…Estar sempre alerta…Espiar constantemente….Compor o rosto do crime latente…Fazer da disformidade uma beleza…Fabricar uma perfeição com a perversidade…Fazer cócegas com o punhal…Por açúcar no veneno…Velar na franqueza do gesto e na música da voz…Não ter o próprio olhar…Nada mais difícil….Nada mais doloroso…….0 odioso da hipocrisia começa obscuramente no hipócrita…..Causa náuseas beber perpétuamente a impostura….A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca…E há momentos de enjôo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento….Engolir essa saliva é coisa horrível….Ajuntai a isto o profundo orgulho….Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima….Há um eu desmedido no impostor….0 verme resvala como o dragão e como ele retesa-se e levanta-se…0 hipócrita é um titã-anão……Victor Hugo HUGO, V. O Sofrimento do Hipócrita…..

      • este povo Russo que ponha suas barbas de molho pois sua nação só existe e se mantém integra e soberana hoje graças a suas forças armadas… que lá são valorizadas…pois zelam verdadeiramente pelo o pais e seus interesses…quem se da ao valor e ao respeito é valorizado e respeitado….

      • Correto.
        Tentaram fazer na Russia o que fizeram no Brasil hibridamente mas la é outra cultura e acabaram acrescendo popularmente Putin com seu povo.

    • O problema é que o gângster do Kremlin acredita fiel e piamente que tal como nos tempos da guerra fria o Leste Europeu lhe pertence. Mas ele esqueceu de combinar com esses países que saídos de 45 anos de brutal ocupação e escravização por parte de Moscou, se apressaram em ingressar na UE e também na OTAN, um fenômeno que a despeito de sua retórica agressiva e das ameaças ele foi e é incapaz de deter.

      Essa é a verdade! O resto é sputnice para otário cair que nem patinho…rs!

      • As Mentes Colonizadas não suportam mesmo o maior Estadista Mundial do Século XXI ,ele é gangster por ter passado rasteira nos Idiotas dos EUA ,um a um ,e ser admirado em todas partes do mundo ,enquanto as coisas finas dos EUA ,causam Repulsa !

      • “Maior estadista do Séc. XXI”? Um cara que se comporta como um gângster barato além de ser um notório corrupto junto com seu círculo de oligarcas? “Admirado em todas as partes do mundo”? Quem? a turminha ao sul do Rio Grande que se diz “esquerdista”, “progressista”, “antiimperialista” ou então “nacionalista” mas que não dispensa uma calça jeans ou uma coca-cola gelada? Agora pergunte para as populações do Leste Europeu, do Japão e também para os líderes alemães para ver o que eles acham do déspota?

      • senhor Jose Luiz Esposito notem como estes sockpuppets teleguiados tentam sempre associar nacionalismo, patriotismo e progressismo com esquerdismo…com o subversivo….ao pessoal aqui que não compreende tantas panfletagens subversivas eu vou explicar o que acontece…esses comentaristas que fazem tantas panfletagens por aqui são indivíduos pagos/recrutados para fazerem militância, lobby ou guerra de propaganda pela net…e eles até usam programas que criam e administram vários perfis falsos ao mesmo tempo…são os chamados “sockpuppets”…indivíduos recrutados para praticar “Astroturfing”…pesquisem no Wikipedia sobre Astroturfing…lá explica bem detalhadamente…existe até empresas privadas que são dedicadas a prestar este tipo de serviço…partidos políticos e corporações são os principais clientes…mas são os serviços de inteligência de países que mais fazem uso deste tipo de pratica…

      • Sim Maquina para esses bostéricos ser nacionalista e importar-se com o interesse nacional é omesmo que ser comunista.
        Isso desnuda o que são,de frente bemtrajado de costas com as bundas de fora.
        Se importar-se como interesse nacional e com os humildesque sofrem é ser comunista ENTÃO VIVA O COMUNISMO E ABAIXO ESSE PROSTITUIDO CAPITALISMO COVARDE E DESUMANO.

      • “Zé Ninguém
        11 de março de 2017 at 15:20

        E A MELANCIA SE RACHA MOSTRANDO SUAS ENTRANHAS VERMELHAS E SUJAS.”

        e vc sockpuppet?!…quando é que vai mostrar/revelar as suas?!….esta teleguiado de quem?!…é recrutado da onde?..de quem?… 😀

      • “Zé Ninguém
        11 de março de 2017 at 16:15

        MELANCIAS UNIDAS racharão juntas”

        vai.. confessa…conta pro Daaaalll… 😀

      • Tirolesa.
        O gangster do Kremlin é o maior estadista e o maior estrategista do seculo. Tanto que Trump o admira e inveja.

      • Quem fala mal dele ,não acompanhou a História russa recente ,quando da queda do Comunismo ainda com Gorbachev ,mas em seguida assume um Bebado Boris Ieltisin ,a Rússia virou piada mundial , os EUA pensaram que seriam os Donos do mundo , o Bebado porém entregou o Cargo a Vladmir Putin ,a Rússia em uma situação semelhante a nossa aqui , com os EUA /OTAN tentando isola-la ,mas Putin consegue com um Espetacular senso de Estadista e apesar do Bloqueio do Grande Satan ,fazer da Rússia novamente uma SuperPotência ,mas ainda tem um PIB um pouco maior que a Metade do nosso ,eu pergunto o homem é ou não é um Estadista,? Mas as Mentes Colonizadas pensam ser Kennedy , Obama, e outro qualquer Berduega americano ,e quando voltamos no tempo eles apontam Lincoln ,mas esquecem PEDRO II este sim apontado em toda a Europa o maior Estadista e Inteligência do Século XIX !

  4. De acordo com informações esses mísseis de cruzeiro que preocupa os american boys teriam alcance em torno de 2000-2500 quilômetros. Obviamente por conta do tipo de ogiva utilizada…

    Tal alcance complica sobremaneira a defesa por parte dos american boys de seus aliados na europa.

    Grato

  5. – O EEUU pararam no tempo.
    Os soviéticos nunca deixaram de pesquisar, investir buscar novas armas e aperfeiçoamentos.
    Mísseis, eles tem uma gama que diferem apenas quanto a distância, a carga, e se é de defesa ou ataque.
    E quanto a velocidade nem falar: – 4x, 5x ou mais a velocidade do som.
    Num piscar dos olhos e o míssel já está a caminho do seu alvo. Depois é só verificar o prejuízo, a destruição.

    • Essa é a diferença de um povo inteligente criador para um povo cafetizador onde seus avanços em maioria são criações captadas de terceiros.

      • 1maluquinho,

        80% de toda a tranqueira desenvolvida no mundo vem dos EUA…

        Esse negócio de que dependem na maioria de estrangeiros para desenvolver suas tecnologias é nada mais que um estereotipo pelos dias de hoje, oriundo de uma percepção dos eventos pós Segunda Guerra, quando os EUA angariaram muitos cientistas pelo mundo… Mas o fato é que sempre houve uma incrível reserva de mentes naquele país, que já os colocavam como potência tecnológica desde antes do conflito mundial.

        Por hoje, a capacidade de criação dos caras é coisa de louco… O fomento ao desenvolvimento tecnológico é algo que simplesmente nunca deixam de fazer. E eles sempre investiram pesadíssimo nisso, muito embora realmente não tenham pudores em correr atrás de mentes pelo mundo ( e paga-las muito bem; coisa que chineses, russos e qualquer um faria, se pudessem… ).

        Tanto que a esmagadora maioria do que você compra por aí tem alguma tecnologia desenvolvida nos EUA no meio…

      • “_RR_
        10 de março de 2017 at 8:17

        1maluquinho,

        80% de toda a tranqueira desenvolvida no mundo vem dos EUA…”

        Errado…80% de toda a tranqueira desenvolvida no mundo vem da força de trabalho dos indivíduos que trabalham para as empresas desta gente…a Coca Light que tu bebe por ex foi um BRASILEIRO que trabalha para a Coca Cola que inventou/criou…o identificador de chamadas que vc usa foi um Brasileiro que inventou…o cartão eletrônico que vc usa foi um Brasileiro que criou…o remédio Captopril que vc usa para controlar sua pressão arterial foi um Brasileiro que desenvolveu…a peça do carro que tu usa que impede que os automóveis se incendeiem quando colidem…que corta o sistema elétrico do carro evitando que ele se incendeie foi um Brasileiro que desenvolveu…até o Walkman foi um Brasileiro que desenvolveu…pois o que acontece é que a maior parte dos gênios e inventores deste pais saem para trabalhar para as empresas desta gente pois os governos corruptos e vira latas daqui não só não investem/dão apoio algum a eles como também os sabotam de todo o jeito que puderem para impedi-los de entrarem no mercado pois são comprados por estas empresas estrangeiras em troca de malas de propina e financiamento para suas campanhas… é por isso que os gênios e inventores deste pais buc@#$ hoje são obrigados a saírem daqui para trabalharem para grandes corporações estrangeiras…para trabalharem para as empresas desta gente…

      • Voce é malvado maquina deixa a fãnboyzada se sentir tirar sarro com a cara deles causa frisson kkkk “primeiro a America,primeiro a America@ kkkk

      • Errado…

        O cartão magnético que você usa foi inventado por um engenheiro chamado Parry, em 1969… O conceito de cartão de crédito surgiu nos EUA ainda nos anos 20…

        A Coca Cola que você bebe era originalmente um tônico, e foi criada no século XIX… A fórmula da Coca Ligth surgiu lá nos anos 60. A Zero é que foi inventada por um brasileiro.

        O Walkman é criação japonesa, de 1979…

        O problema por aqui não é dinheiro que não se investe… É burocracia que não deixa ninguém seguir em frente, e imposto que se cobra além da conta… Basta lidar com isso e pronto.

        A maior parte das ideias americanas nascem nas suas universidades. Lá, o universitário é sondado, e existe uma integração real do mundo estudantil com o mercado… O fato deles garimparem gênios pelo mundo não diminui o que eles mesmos fazem.

      • MAQUINA
        pois o que acontece é que a maior parte dos gênios e inventores deste pais saem para trabalhar para as empresas desta gente pois os governos corruptos e vira latas daqui não só não investem/dão apoio algum a eles como também os sabotam de todo o jeito que puderem para impedi-los de entrarem no mercado pois são comprados por estas empresas estrangeiras em troca de malas de propina e financiamento para suas campanhas… é por isso que os gênios e inventores deste pais buc@#$ hoje são obrigados a saírem daqui para trabalharem para grandes corporações estrangeiras…para trabalharem para as empresas desta gente…

        CORRETO
        So existem dois póvos realmenteinteligentes e criadores,os Alemães que vivem cafetizados por tributo de guerra e ocupados ate hoje e o mais inteligente e melhor criador,os Russos !

      • Jamais fui um dissimulado como voce que a anos atraz pediu meu e-mail ao Edilson e autorizei so pra ver qual era a tua e veio querer me persuadir para que eu junto com voce ficasse aqui atacando todos aqueles que voce não concorda.
        Antes de abrir sua boca fétida e referir-se a pessoas enchergue a trave que tem dentro de ti ILLUMINATI NAZISTA….Um BOSTÉRICO A APODRECER MATERIAS E A PERSUADIR PESSOAS.
        Voce não passa de um traidor a serviço do interesse externo.

      • _RR_
        Quando acabou a guerra e o Japão estava destroçado um Japonesinho desnutrido adquiriu um radio de pilha Americano e o miniaturizou.
        O cafetão do mundo jamais acusou o Japão de plagio e muito pelo contrario sempre o enalteceu porsua cadelice viralata.
        Se a Samsung sulcoreana instala linha de montagem na China e a China passa a produzir equipamentos genéricos voces correm a dizer que ela cometeuum crime.
        A propria Apple Americana não arrecada um centavo de impostoaos cofres Americanos.Não gera empregos e nem forma mão de obra qualificada nos EUA.
        Por isso que a chamada pelos proprios Americanos de BRANCOS SUJOS votou em Donald Trump.
        Sabe _RR_ querer justificar com o manipulavel é a unica ferramenta possivel ao cafetizador.

      • maluco…

        Acho melhor rever suas fontes, amigo…

        A matriz da Apple está nos EUA… Novos produtos e componentes estão sendo produzidos nos EUA… Aliás, que me consta, a Apple nunca deixou de ter empresas nos EUA ou de produzir no próprio país através de subsidiárias ou terceiras, mantendo a sede em São Francisco…

        Investir na China está aos poucos deixando de ser viável por conta dos custos adicionais com mão de obra e transporte… A desconfiança com relação a bolha chinesa está provocando uma fuga em massa de investimentos daquele país…

      • _RR_ asfirme isso a Donald Trump que ira penalizar todos globalistas que se enriquessem sem gerarem um unico cent aos cofres Americanos. Sem criarem mão de obra qualificada em solo Americano.
        “Primeiro a America primeiro a America primeiro a America”
        Viva Mr. Trump o mortadela calabresa e velho tarado que vai chupar elas todas kkkkkk
        Resposta aqui acima _RR_

      • Além de mau caráter é criador de mentiras; coisa feia, mas comum aos da sua agremiação, MELANCIA; a Apple construiu na California uma das maiores sede de empresas americanas. Na verdade, a maioria dos pedidos de patente mundiais são americanos e judeus, além de coreanos e japonese. Se depender de carcamanos como vc, a verdade nunca prevalecerá para que sua agremiação criminosa permaneça no poder.

      • Tens toda a razão ,mas também um adendo que farei aproveitando tua deixa ,eu nada tenho contra o Povo dos EUA ,que em Média ainda mais Imbecil que o nosso ,é manipulado por Grupos que dominam os EUA, e para isso não precisam de vencer Eleições !!

      • José o povo Americano é escravo de uma maioria branca nazista.
        La não se toca na constituição desde que ela foi rediguida enquanto aqui se estupra a constituição e as leis diariamente.
        Abaixo essa Republica de Ratazanas.
        La José estão pagando hoje por a eleição ser indireta e decidida por um colegio eleitoral corrupto e sem moral.

      • Chorando porque sua agremiação criminosa sofreu um revés no coração do capitalismo e talvez não se levante mais? as pessoas não são mais idiotizadas por ideologias arcaicas e mentirosas; essa é sua cruz. 🙂

    • Passando 3 ou 4 mísseis chamados de Supositório para o TIO SAM ,pronto os EUA ,sairão do MAPA ,o que seria a Salvação do BRASIL e do Continente ,pois teríamos que sair do marasmo que nos enfiaram em 1889!!

      • Sr Jose Luiz Esposito me permita discordar, caso isso acontecesse (sem que o Mundo inteiro fosse para a idade da pedra) nossa vassalagem iria correndo procurar outra coleira. Eles não se importam se é chinesa, francesa… o que interessa é ser vassalo, por um motivo simples o poder a eles estaria garantido.

        Sds

      • Sim…porque o nosso Rei Lula esta voltando em 2018 para consertar/reverter tudo o que estão fazendo neste pais…ele voltara e será proclamado o Rei deste pais..

      • Estranho e uma pessoa defender aqui os EUA e nunca se enteresAr porque somos Lacaios de outros e procurando saber , facilmente entendera que a tua Republiqueta foi que nos fez Lacaio !!!

      • Tirolesa a Monarquia que tu adora e serve é fantoche,a que eu defendo é formada por notaveis e separa poder de estado de poder de governo.
        Ve se aprende a diferença.
        Quem defende onacionalismo o faz por patriotismo enquanto quem defende ideologismo o faz por cadelice capiche.

      • Porque todo esse escandalo Tirolesa se voces se unem a tudo e todos que tem de podre na humanidade desde que aceitem se cafetizarem.

      • Eu nunca esive de um lado que não fosse o do BRASIL ,por isso sou monarquista e cada dia mais aumenta numero de brasileiros que entram na luta pela Restauração do IMPÉRIO DO BRASIL !!!!

      • Ser Vassalos foi escolha dls Golpistas da Republiqueta, IMPERIO DO BRASIL sempre buscou Liderar os desgraçados que deramo Golpe , apoiados por Militares Imbecis. Estupidos. Semi Alfabetizados do Exercito de imediato nos colocaram de Capachos do mundo, porem nunca o Exercito teve a Humildade de pedir Desculpas a Naçao , pois assim o Povo teria a Certeza que a Republiqueta nao deu e nuncadara certo e tomaria uma Atitude drastica !!!

      • Sim.
        A elite latifundiaria da época empreenhou dois generais déspotas traidores que se transformaram nos primeiros ditadores dessa REPUBLICA DE RATAZANAS regredindo uma monarquia parlamentarista que tinha a segunda moeda mais forte segunda marinha de guerra mais forte e segunda mercante mais forte em uma Republiqueta de bananas.
        A historia do Brasil ministrada nas escolas é forjada desde a colonização ja dei varios exemplos disso em materias passadas.
        Ate mesmo coma escolta Britanica a familia real foi trazida a Maçonaria que criou raizes desde a colonia e agora é quem patrocinava os disturbios de 2013 e quem esta por traz do golpe parlamentar.
        ABAIXO ESSA REPUBLICA DE RATAZANAS é precisoreescrever a historia e dar continuidade ao papel de playerque o Brasuil e os Brasileiros merecem.
        FORA CADELAS FORA ENTREGUISTAS PROSTITUIDOS voces são piores do que os ladrões,são nocivos a nação.

      • Foi na veia, muttley; o capachismo tupiniquim não é só em relação aos EUA. o antiamericanismo infantil dessa gente mentalmente desnutrida não lhes deixa observar exatamente isso que vc falou com eloquencia. Dai ficam xingando todos de entreguistas e outros improperios absurdos quando na verdade eles é que são toscos ignorantes. O MAL DO BRASIL É O BRASILEIRO. Somos subgente não porque tenhamos algum defeito físico mas sim porque nascemos com um defeito MORAL. o resto é mimimi de transloucados que se acham napoleão.

      • Calma Muttley.
        Essas cadelinhas globalistas não tem a minima coragem de levarem as vias de fato.
        Latem latem latem depois põem os rabos entre as pernas.
        Apenas blefam se borrando.

      • Falando mal da própria agremiação a qual afaga? quem são os prostituidos mesmo? rsrssrsrsrsrssss; típico.

      • Blue Eyes travestido boçal toca outra musiquinha não sou comunista que se fufuque Cuba e não curto traidores vendidos caraveleiros como voce e odeio racistas xenofobicos e nazista.
        Não sou doce para alimentar tua verminose. Empreenhe-se pela bunda com outro.

      • Esposito.

        Por que não vai pesquisar um pouco antes de escrever tantas bobagens?

        Precisa de muito mais que 4 mísseis, e também esses mísseis não são furtivos e muitas vezes podem ser interceptados.

        Parece que competem para ver quem escreve mais bobagem.

        Seu país é o brasil, deixa de ser puxa saco da Rússia que você nem conhece.

      • Pronto
        Agora vá dizer aos trilogiopatas que o país deles é o Brasil… e não os USA

        vá lá

        seja coerente

      • “Se a gente falar mal do Brasil, a maioria de vocês concorda. Mas fale mal dos EUA ou do Ocidente, aí vocês esperneiam, dando chilique”

        Professor

      • penso que apenaz les sem entender , o que dissdçefoi que bastam 4 misseis dos apelidados de Supositorio para Tio Sam passar .o grande Satan sai do Mapa , agora a Russia vai saturar os Cagoes de misseis de Terra , mar e ar !!

  6. Já que os estados unidos estão com dor de cotovelos deveria se desfazer dos mísseis nucleares que eles têm pq isso também é uma ameaça ao mundo inteiro, americanos são todos hipócritas métodos a besta.

  7. A toda ação cabe uma reação; vamos esperar o que o pentágono tem a oferecer em resposta ou tudo acabará em farpas diplomáticas somente.

      • assistimos nas mídias ocidentais com todo espetáculo de pirotecnia o chefe da Samsung sendo enquadrado em julgamento de corrupção…é a inteligência dos eua por trás de tudo…ajudando a eliminar/sabotar a concorrência da apple…é o mesmo que esta sendo feito por aqui com nossas maiores e mais estratégicas empresas…enquanto isso a apple segue livre e impunemente lucrando com trabalho escravo e até trabalho infantil…em qualquer lugar do mundo há corrupção!…nos países ricos ela é refinada e no brazil grosseira…os países ricos de longe são os mais corruptos que existem…os esquemas de corrupção são muito maiores, mais refinados e mais difíceis de serem expostos/punidos.…países como Austrália, Canadá e Coreia do sul são exemplos de grandes países corruptos atualmente….onde esquemas de cartas marcadas e reserva de mercado para os eua são uma tradição já….só que estes países nunca sairão na relação dos países mais corruptos do mundo feitos no ocidente…só quem sairão claro, serão as nações que vão de contra a influencia e os interesses dos eua e rivais/ameaças a sua hegemonia como Rússia e China…

    • Justamente.
      Quando voce desqualifica e julga pessoas as quais tu não conheces da o mesmo direito aos outros bostérico kkkkk

  8. Donald Trump se escandalizou com a divulgação do Wikiliaqs de que os EUA invadem equipamentos de informatica e roteadores para espionar.
    Fica frio Mr.Trump a uns 3 anos eu ja havia citado aqui desenvolvimento de sopftware pela NSA que transforma qualquer celular que contenha camera e microfone em escuta mesmo desligado.
    Esta vendo Mr.Trump sou pior que o Assange

  9. Declaração de Putin em *2007* referente à instalação do ‘escudo antimísseis dos EUA na Europa’:
    .
    — “Esses sistemas “de defesa” irão controlar o território russo até os montes Urais — se, é claro, não fizermos nada a respeito, mas vamos fazer”.
    .
    Putin comparou a instalação do sistema de defesa ao deslocamento de mísseis americanos na Europa durante a Guerra Fria, e disse que isso irá mudar todo o sistema de segurança da Europa.
    .
    Como bem colocado pelo comentarista acima: “A toda ação cabe uma reação”, então, ela está aí.
    .
    De resto, o que vemos agora é apenas consequência das ações do próprio EUA, e nem cabe reclamação, posto que na ocasião foram emitidos vários alertas a respeito.
    .
    Se for feita uma busca na internet, poderão notar que o desenvolvimento deste aparelho em questão, se deu exatamente neste mesmo ano em que Putin fez a declaração que citei acima.
    .
    O material é farto na “rede”, contudo, só para reavivar, separei alguns links que tive acesso de pronto.
    .
    Se alguém quiser contextualizar esta noticia, é só dar uma olhada.
    .
    #
    .
    Escudo antimísseis dos EUA na Europa pode vir a deter armas russas => Link:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u107057.shtml
    .
    Rússia critica plano dos EUA de instalar escudo antimísseis => Link: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2007/01/22/russia-critica-plano-dos-eua-de-instalar-escudo-antimisseis/
    .
    EUA e República Checa fecham acordo para escudo antimíssil => Link:
    http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/07/080708_escudoeualesteeuropafn.shtml
    .
    EUA e Polônia fecham acordo para escudo antimísseis => Link: http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/08/080814_euapolonia_escurdorg.shtml
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • O problema meu caro é se esse míssil viola um tratado assinado em 1987 por EUA e a antiga URSS, de quem a Rússia herdou as obrigações. E até onde se sabe esse dispositivo não contempla proibição alguma à escudos antimísseis. Mas já viu né? Para quem esconde US$ 2 bilhões no Panamá em nome de um laranja ignorar um tratado é café pequeno…rs!

      • Seu comentário deixa evidente que você não leu as matérias que eu disponibilizei os links.
        .
        O que escreveu, não tem nexo.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Eu expus o aspecto legal, que é o que norteia o caso! Mas quanto à você desconhecer o aludido tratado e nortear-se por seus peculiares achismos, nada de novo…

        Saudações….

      • Realmente, você conhece mais a meu respeito do que do assunto.
        .
        *Não deixe de ler os links que disponibilizei.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • S-88 os EUA abandonaram o tratado ABM tudo isto é um jogo de poder os EUA com os subs Ohio convertidos que podem posicionar 154 misseis cada, então querer exigir da Russia o compromisso com este tratado é muita hipocrisia, alem do que foi um tremendo erro a Russia ter assinado isto porque para os EUA não fez diferença agora para a Russia todo o seu sistema foi comprometido.

      • Munhoz, TUDO é jogo de poder; NÓS é que não aprendemos com a história; as vezes penso que o Brasil é um eterno presente de grego, uma charada sem graça. O mundo dança, troca os pares e nós continuamos sentados vendo os outros tocarem e dançarem.

    • Konner boçais não enchergam pormenores,eles agem mecanicamente ou melhor,cedelamente.
      Cadelamente um bostérico inocente se envolveu com a gente so pra poder curtir Cadelamente fez cara de inocente envolvido com a tropa não conseguiu resistir kkkkkk

      • Essa é a “cultura” carioca de baixo relevo que quer predominar no brasil, com minuscula mesmo, pois nasce nas mentes fragilizadas por décadas de descontrutivismo moral da pior espécie. E acha que pode criticar a elite paulista (não sabe difenciar paulista de paulistana) sentado na jaca da ignorancia populista. Resumindo: GENTALHA DESINSTRUIDA.

      • Isso não é cultura boçal é folclorismo mesmo a melhor ferramenta para limpar a cara com traidores vendidos entreguistas kkkkk
        Todo Monarquista é altamente patriota de carteirinha enquanto na Republica de Ratazanas todos são prostituidos vendidos.
        CARAVELEIROS no melhor estilo TRAIRABÒIA verdadeiro DNA Araribóia kkkkkkkk

    • Especificamente no que diz respeito a esse tratado os EUA retiraram de solo Europeu os Mísseis cruise que ali estavam (Pershing II e também uma versão de lançamento terrestre do Tomahawk) e não mais instalaram implantaram armas assim no velho continente.

    • Jose Luiz,

      Apenas complementando o S-88, o tratado em questão, o ‘Intermediate Range Nuclear Forces’ de 1987, no qual soviéticos e americanos se comprometeram a eliminar artefatos com alcance entre 500 e 5500km de seus países baseados em terra, foi cumprido a risca, inclusive com inspeções de ambos os lados… Essa violação, se confirmada, é um grave precedente…

      • Eu tive um grande professor e com ele debatia quase diariamente , problema brasileiros e mundiais , uma coisa que prendi com ele , mas em principio era contra ; para BRIGAR COM MALANDRO TEM QUE SABER E DAR RASTEIRAS , ninguem aqui é. BOBO para acreditar que os EUA tiraram mesmo estes tais misseis, eles apenas guardaram , mas deixaram toda a estrutura dele pronta, o mal do Malandro é. Pensar que é mais esperto que os outros !!!!

      • Rússia deveria aniquilar todo contigente dá Otan, mostrar toda sua capacidade pra o mundo saber respeitar a soberania de um país

      • Como já disse, A REALIDADE É UM SOCO NA CARA de quem não lhe dá crédito; JPC3 demonstrou isso ao postar o link corretamente.

      • O tratado permite que técnicos russos viajem aos EUA e confiram pessoalmente.

        Para de falar sobre o que você não sabe.

        O que você “acha” não é discutir geopolítica, é só achismo sem fundamento.
        Se você não tem a menor ideia se os mísseis existem então adianta falar.

        A Rússia não dinheiro, vai reduzir os gastos militares nos próximos dois anos!!!

        Querem quebrar tratados, pior para eles.

      • Jose…

        Se nos referimos a projetos, isso é óbvio. Qualquer um guardaria… Que podem produzir novos mísseis, isso também é claro ( aliás, converter mísseis Tomahawk já em uso para lançamentos terrestres não é nada do outro mundo ).

        Agora, manter a presença física desse antigo arsenal é outra história… Esconder milhares de mísseis balísticos de médio alcance/alcance intermediário não é uma coisa tão simples, assim como os lançadores para esses tipos e os de cruzeiro…

        Os americanos até podem mesmo ter mantido alguma coisa funcional em estoque durante algum tempo, da série Pershing II. Mas faze-lo por quase três décadas…? Isso eu realmente não creio…

        Guardar e manter condições de operar centenas de complexos mísseis balísticos de alcance médio/intermediário ( ainda mais se forem nucleares… ) requer toda uma infraestrutura para apoio. São bilhões em manutenção, e o custo só aumenta com idade dos mísseis… Logo, não é nem muito conveniente ( para os dois lados ) manter milhares de mísseis, que logo serão obsoletos, em estoque.

      • ” _RR_
        10 de março de 2017 at 16:56

        Agora, manter a presença física desse antigo arsenal é outra história… Esconder milhares de mísseis balísticos de médio alcance/alcance intermediário não é uma coisa tão simples, assim como os lançadores para esses tipos e os de cruzeiro”

        eles não precisam deixar mísseis ou lançadores algum…pois como o José luiz esposito bem observou basta apenas deixar toda a estrutura pronta…de prontidão…para quando acharem oportuno levar tudo volta pra lá…

        “Guardar e manter condições de operar centenas de complexos mísseis balísticos de alcance médio/intermediário ( ainda mais se forem nucleares… ) requer toda uma infraestrutura para apoio. São bilhões em manutenção, e o custo só aumenta com idade dos mísseis… Logo, não é nem muito conveniente ( para os dois lados ) manter milhares de mísseis, que logo serão obsoletos, em estoque.’

        as bases militares que eles tem espalhadas pelo o mundo todo também demandam bilhões em custos para ele mas nem por isso deixam de mantê-las..rs..

      • “…eles não precisam deixar mísseis ou lançadores algum…” “…basta apenas deixar toda a estrutura pronta…”

        A estrutura para lançar consiste justamente nos lançadores e elementos de apoio ( no caso de MRBMs, são normalmente móveis )… Para conservar em estoque é que se precisa de toda uma infraestrutura para dar manutenção e estocar.

        “…para quando acharem oportuno levar tudo volta pra lá…”

        Levar o que…? A essa altura, é quase certo que já liquidaram tudo…

        “…as bases militares que eles tem espalhadas pelo o mundo todo também demandam bilhões…”

        O problema não é só prédio… É grana pra manter um arsenal nuclear de trinta anos de idade…

    • A OTAN tem mais armas nucleares que a Rússia, e em armamento convencional é 4 ou 5 vezes mais forte.

      Se não acredita pode pesquisar.

      • Meu amigo todos sabem que a Otan perdia e perdera para os Exercitos Russos em poucos dias , ainda mais hj com sua populaçao materialista , sem coragem de entrar em combate. ‘ este blablabla de quem tem mais ou menos nao passade propaganda !!

      • Esposito, ao que eu saiba, o próprio Putin já afirmou que não estão preparados para o enfrentamento com a OTAN. Já linkaram esse tema logo acima.

      • Tanto a Rússia quanto a China são verdadeiros players globais hoje…a Rússia é simplesmente a segunda maior potencia bélica do planeta…e o segundo maior comerciante/vendedor de armas do mundo…qualquer ato de agressão direta dos eua a este pais significara instantânea guerra nuclear/total… significa aniquilação mutua assegurada…….armas convencionais como caça istelfi e aégif só servem para países desdentados de terceito mundo…para chutar cachorro morto..pois no principio de qualquer conflito entre estes países só o que se vera será o satã descendo dos céus e mandando para o espaço tudo o que os eua lutaram séculos para conquistar…..e a Rússia?!..ela não terá muito a perder se comparado ao outro lado…rs…. numa guerra total entre eua e rússia quem tem mais a perder?!….os eua detentor da hegemonia global ou a Rússia!?…pais combalido que aos poucos tenta se reerguer e se reestruturar depois de um colapso sofrido?!…..é óbvio que em ambos os lados haverá brutais perdas de vidas humanas…e que tudo ficara arrasado….mas do ponto de vista hegemônico os eua terá tudo a perder… teria mais a perder…seria o mais prejudicado no final pois toda sua hegemonia política, financeira, econômica, comercial, industrial ou bélica seria mandada para os ares pelos Russos….o que os eua levaram séculos para construir e consolidar seria literalmente arrasado pelos Russos em horas.…regra da natureza…predador só entra em combate que não lhe prejudique sua capacidade de predar no dia seguinte…impérios vem e vão..os ingleses, espanhóis, franceses e portugueses duraram 300 anos..o dos romanos 500 anos durou…dos grego-macedônicos 300…dos medo-persas 1700 anos… dos otomanos 600… o Império Bizantino 1000 anos durou.. o dos egípcios cerca de 4000 anos… dos Imperadores Chineses 3000 anos…o Napoleônico durou 12 anos…o Terceiro Reich de Hitler 13 anos.. o Soviético 74 anos e o estadunidense cerca de 150 anos….hoje são os chineses desde 2014 desbancaram os eua como maior Potência Econômica… daqui a 30 anos serão os brazileiros..rs… Impérios vem e vão….o problema é que para certas pessoas os eua não são um País são uma RELIGIÃO!…

      • “…armas convencionais como caça istelfi e aégif só servem para países desdentados de terceito mundo…para chutar cachorro morto…”

        Acho que russos, chineses, coreanos do sul, turcos, suecos, holandeses, ingleses, dinamarqueses, italianos, australianos, japoneses e indianos discordam de você…

        “…pois no principio de qualquer conflito entre estes países só o que se vera será o satã descendo dos céus…”

        A corrida frenética dos russos para recuperar o tempo perdido é visando justamente um embate convencional no primeiro momento, justamente por conta da destruição mútua assegurada… Logo, as armas nucleares se anulam ( e aí vem o desespero dos russos com o escudo europeu, pois esse equilíbrio pode ser quebrado )…

        As armas nucleares são, em ultima instância, uma garantia de inviolabilidade do próprio território, mas no que tange ao território de outros países, a conversa é outra… Um conflito, nesses outros casos, pode sim se desdobrar de formas muito diferentes e dentro do campo convencional…

        Logo, o objetivo desse desenvolvimento todo é sempre buscar estar um passo a frente, para garantir que não hajam brechas no campo convencional que possam ser aproveitadas.

        “…e a Rússia?!..ela não terá muito a perder se comparado ao outro lado…”

        Temo que os russos discordariam de você… Eles tem muito a perder sim… Primeiro pelas próprias vidas; e muito mais ainda agora, como potência em ascensão…

  10. Interessante notar como os russos agora se iniciam no uso massivo da propaganda, desde muito dominada pelos EUA. Incrível saber que grande parte da população mundial ainda hoje acredita terem sido eles os responsáveis pela derrota da Alemanha nazista.
    Será que os EUA alimentam a esperança de uma guerra convencional (e, apostando na insânia, nuclear) com a Rússia, limitada a territórios europeus e asiáticos? Esperamos que não, pois quanto maior for esta esperança, mais próximos estaremos da destruição total

    • Que poder a Rússia tem territórios asiáticos?
      Como vão dar cobertura para os navios deles?

      Ela pode se defender muito bem em casa e nas bordas o resto é aventura com grande chance de derrota. Metade das forças deles é moderna, a outra está muito abaixo do padrão ocidental..

      • É mesmo né fãanboy.
        A anos eu digo aqqui que a terceira guerra mundial é o mundo contra o Estado Nazista Americano.
        Va la Trump lance ataque a Coreia do Norte se tem coragem ou voce acha que a Russia sera tua capacha e que se criara contra a China kkkkkk
        Os Aliens estão chegando esqueçam suas diferenças kkkkkkkkk
        Mais ou menos a 7000 anos antes da era Cristã o Gita descreve intervenção celeste com armas nunca vistas antes que pulverizavam desintegravam e a maior potencia militar da época foi aniquilada.
        Fãnboyquando ouvir o ronco que vem dos céus alegresse e saia as ruas achando que é Jesus que esta voltando e seja pulverizado sentindo-se arrebatado kkkkk

      • Marrequinha da Lagoa dos Patos eu ja vi voce comemorando sindicalistas incinerados dentro de predio na Ucrania. Ja vi tambem voce pregando separatismo,internacionalização da amazonia.
        Voces sempre acabam revelando suas bundas travestidas se entregando a si mesmos pelo conteudo.
        Comece agora a gritar escandalosamente dizendo que estou te agredindo e te estuprando.

      • COMPLEMENTANDO O ABAIXO
        Porque no fundo de tudo voce adora ser cafetizado e espancado por um homem mau kkkkk
        Éa sintese de toda franguinha adora rusticidade kkkkkk

      • Quem foi que disse mesmo que arrancaria as próprias pregas no alicate se a ogra dentuça caisse fora, pois garantia que ele/a NÃO SAIA; será que cumpriu a promessa? rsrsrsrsrssrssss.

    • A destruição dos EUA em um confronto seria uma Dádiva de Deus ,teríamos que sair do Marasmo que o Golpe da Republiqueta Corporativa nos colocou ;durante o IMPÉRIO DO BRASIL ,estávamos Pari Passu com os Líderes !

  11. sinceramente

    eu não sei como a galera não abusa dos mesmos argumentos

    “bla bla bla lulopetismo”
    “bla bla bla Lula Lula Lula”
    “bla bla bla foro de SP”

    Meu Deus, cara… será que a galera não abusa disso não?

    até o Deagol deixou os anos 90 pra trás e o resto da galera não evolui no pensamento

    daqui a pouco vai ter nego enrolado numa camisa de força e trancado num quarto de um sanatório

  12. ai ai e viva a besta humana necessaria ao cumprimento da profecia de Nostradamus,Donald Trump. Recheado de necessario protecionismo nacionalista mas preenchido do escremento protestante Yanke.
    Como o Camelo ja bebe agua no Sena em breve cuspira atravez da Mancha bem no cucuruco da Rainha careca e então : “Uma importante cidade do velho mundo e uma importante cidade do novo mundo serão atacadas e os irmãos gemeos sucumbirão”.
    Xeque Mate

    • “Oh irmãos Americanos tragam seus possantes rebocadores e reboquem a UK para a costa da Florida estamos aterrorizados com o continente hostil”.

  13. Legal que voces vivem dizendo que a Russia deseja reaver o Leste Europeu e se esquecem que a Europa É OCUPADA PELOS EUA.
    Essa fãboyzada viralata é mesmo uma graçinha.

      • Sem sentido pra voce que não passa de vassalo.
        Olhe-se no espelho e se surpreenda.Enves de figura humana verás um viralata kkkk

      • Marrequinha da Lagoa dos Patos que pregava separatismo,internacionalização da Amazonia entre outras coisas. Sempre defendeu unicamente o interesse do teu patrão externo.

      • Se tem que ter humildade e aceitar que suas previsões nunca dão certo.

        Não adianta ofender os outros, não passa se um recalcado.

        Você não entende nada sobre nada.

        É uma vergonha!

      • UI ! rsrsrsrsssss; uma vergonha, realmente. rsrsrsrsrsssss; mais uma bestialidade pros cariocas se lamentarem de ter sobre seu solo. MARMITEIRO RECALCADO.

  14. A velha cartilha Otan amarelada envelhecida e defasada em pleno seculo 21 esses bostéricos continuam tocando a mesma musiquinha como se soubessem tudo o que tem realmente na Russia e na China e suas reais capacidades.
    Ja que teem tantas certezas então honrem as calças que vestem e atirem-se sobre eles.
    Desenvolvi uma tecnica para jogar damas. derrototodo mundo sem fazer uma unica dama. Consiste em cercar ate o adversario ficar sem ter como jogar. Xeque Mate kkkkk

    • Mostre que você tem honra e coloque aqui o link em que comemorai sindicalistas sendo queimados???

      Além de não entender nada de geopolítica ainda é um mentiroso.

      • Vai catar coquinho Marrequinha muitos aqui frequentam a muito tempo e conhecem tua cadelice fãnboy.Va procurar vc que jamais postou link de nada que tu afirmava contra mim,Tua sorte e viver no RS aqui no RJ ja estaria deflorado a muito tempo. Aqui se odeia cadelas vendidas.

    • Não diz nada com nada.

      Que adianta xingar os outros se passa vergonha sozinho?
      Não é por nada que te correm dos outros blogs.

      • Agora ele vai ficar quietinho e sumir por uns dias. Depois começa a marmitagem novamente. Tudo vai bem sem ele avacalhar tudo com essa mania de napoleão que fugiu do hospicio, chegar chegando com impropérios e idiotizações, querendo que nos calemos.

      • Quem passou vergonha e saiu como rabo entre as pernas foi vce seu datalink quando te demonstrei transmissão militar radiofonica impossivel de ser acompanhada e muito menos decifrada.

  15. Uma guerra na eurásia envolvendo a Rússia seria, para os psicopatas do Pentágono, tudo de bom: Europa arrasada e falida, e, segundo imaginam, Rússia semidestruída e às votas com guerras civis. Um novo plano Marshall, para a Europa, e o sistema financeiro baseado no dólar ganha sobrevida…
    Agora, vamos à China…

  16. “_RR_
    11 de março de 2017 at 10:54″

    A Coca Cola que você bebe era originalmente um tônico, e foi criada no século XIX… A fórmula da Coca Ligth surgiu lá nos anos 60. A Zero é que foi inventada por um brasileiro.”

    o que comentei:

    “A Máquina Troll
    10 de março de 2017 at 23:29

    a Coca Light que tu bebe por ex foi um BRASILEIRO que trabalha para a Coca Cola que inventou/criou”

    “O problema por aqui não é dinheiro que não se investe… É burocracia que não deixa ninguém seguir em frente, e imposto que se cobra além da conta… Basta lidar com isso e pronto.”

    Exato… a maior parte dos gênios e inventores deste pais saem para trabalhar para as empresas desta gente pois os governos corruptos e vira latas daqui não só não dão apoio/amparo algum a eles como também os sabotam de todo o jeito que puderem para impedi-los de entrarem no mercado pois são comprados por estas empresas estrangeiras em troca de malas de propina e financiamento para suas campanhas…estes empecilhos/obstáculos citados por vc são alguns dos estratagemas que usam propositalmente para este fim…por isso estas empresas estrangeiras apoiam/patrocinam partidos por aqui…

    “A maior parte das ideias americanas nascem nas suas universidades. ”

    e a maior parte dos universitários destas universidades são de estrangeiros do mundo todos..assim como em suas empresas…

    “O Walkman é criação japonesa, de 1979”

    http://www.fatosdesconhecidos.com.br/10-invencoes-brasileiras-que-mudaram-o-mundo-e-que-voce-provavelmente-nao-conhece/

    • E o que foi que eu respondi…?

      “A fórmula da Coca Ligth surgiu lá nos anos 60. A Zero é que foi inventada por um brasileiro.”

      ——————————————————————————————

      “….e a maior parte dos universitários destas universidades são de estrangeiros…”

      Não, sr. Máquina… Cerca de 30% dos alunos são estrangeiros nas faculdades com maior diversidade…

      ——————————————————————————————-

      O stereobelt é considerado o “pai” do walkman… A disputa judicial pra ver quem inventou mesmo o dito cujo levou anos, com a Sony reconhecendo direitos. Mas a primeira marca “Walkman” foi lançada pelos japoneses no mercado. E o inventor era alemão ( naturalizou-se brasileiro )…

      • “_RR_
        11 de março de 2017 at 18:39

        E o que foi que eu respondi…?

        “A fórmula da Coca Ligth surgiu lá nos anos 60. A Zero é que foi inventada por um brasileiro.”

        rsrsrsrsrs…dispensa comentários/resposta… 😀

        “Não, sr. Máquina… Cerca de 30% dos alunos são estrangeiros nas faculdades com maior diversidade…”

        então, foi como eu disse…uma boa parcela dos universitários destas universidades são de estrangeiros do mundo todo….assim como em suas empresas… 🙂

        senhor RR..não é sensato comentar coisas sem sentido ou apenas para irritar comentaristas… vale mesmo a análise critica dos fatos e gostando ou não os Brasileiros são criadores/inventores de inúmeras coisas por ai .. 😉

      • mas é impressionante como aqui gringo é celebridade e Brasileiro é cachorro….Vocês não tem noção do que seja nacionalismo? …Amor pela terra em que nasceram e onde vivem… Vivem aqui, trabalham ou tem sua aposentadoria paga pelo povo desta terra e torcem pra outro povo?… Nós jamais seremos um país grande se torcermos pro adversário…Se não valorizarmos o que é nosso, ninguém o fará…

      • A Coca Light e a Zero são duas fórmulas diferentes…

        ———————————————————–

        Não… Você disse que a maioria dos alunos eram estrangeiros…

        ( 11 de março de 2017 at 13:27 )

        “…e a maior parte dos universitários destas universidades são de estrangeiros…”

        ————————————————————

        “…não é sensato comentar coisas sem sentido…”

        Olha quem me fala isso…! rsrs O cara que diz que ‘Flanker’ é avançado e que F-35 nasce “obsoleto”… O cara que diz que defesas ativas em CCs é “paliativo”, mas ignora que essas mesmas defesas salvaram dezenas de carros israelenses e sírios nos últimos 7 anos…

        “…vale mesmo a análise critica dos fatos…”

        Concordo. E é exatamente o que estou fazendo…

  17. “_RR_
    11 de março de 2017 at 11:40”

    Antes de se iniciar uma guerra de qualquer natureza não devemos pensar no quanto o adversário tem a perder mais do que nós mas sim na consequência do que nós temos a perder…. Não é só uma questão de vencer… é uma questão de inteligência..

    • “…mas sim na consequência do que nós temos a perder…”

      Pois é… E que espécie de futuro terá um país devastado por armas nucleares…?

      Mais ou menos a perder…? Bah… Independente de valores, tudo se reduz a nada. A frase que citou contradiz tudo o que você afirma…

      • ” A frase que citou contradiz tudo o que você afirma…”

        Não…vc é que “não quer entender”… 😉

      • É provavel que os russos assimilassem o primeiro ataque como fizeram com a derrubada do caça Su24; ou seja: NADA; eles tem mais a perder que os outros com uma guerra nuclear; falta-lhes o essencial: terra agricultável para lhes garantir sustento em caso de guerra aberta com a OTAN. E isso os americanos tem; e muito. Isso é fato, não torcida organizada contra ou a favor de quem quer que seja.

  18. “_RR_
    11 de março de 2017 at 11:07

    maluco…

    Acho melhor rever suas fontes, amigo…

    A matriz da Apple está nos EUA… Novos produtos e componentes estão sendo produzidos nos EUA…”

    Errado…a a apple esta lá na Foxconn lucrando em cima do trabalho escravo e do trabalho infantil…

    “Investir na China está aos poucos deixando de ser viável por conta dos custos adicionais com mão de obra e transporte… A desconfiança com relação a bolha chinesa está provocando uma fuga em massa de investimentos daquele país…”

    A Foxconn é a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo. Sua produção é baseada em contratos com outras empresas de tecnologia. Entre seus produtos mais famosos ela fabrica o Mac mini, iMac, iPod, iPad e o iPhone da Apple Inc.; placas mãe baseada nos chips da Intel para Intel Corp.; vários outros componentes para empresas internacionais como Dell e Hewlett-Packard (HP); PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4 da Sony; o Wii da Nintendo; o Xbox 360 da Microsoft, telefones celulares da Motorola

    Maior exportador da China:

    O grupo Foxconn foi responsável por 5,9% das exportações na China no ano de 2011 e foi classificado como maior exportador do país durante 10 anos consecutivos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Foxconn

  19. “_RR_
    11 de março de 2017 at 11:21

    A estrutura para lançar consiste justamente nos lançadores e elementos de apoio ( no caso de MRBMs, são normalmente móveis )… Para conservar em estoque é que se precisa de toda uma infraestrutura para dar manutenção e estocar.

    como eu já disse eles não precisam deixar mísseis ou lançadores algum…basta apenas deixar toda a estrutura pronta…de prontidão…não precisam deixar nada em estoque por lá….

    “Levar o que…? A essa altura, é quase certo que já liquidaram tudo…”

    Claro que Sim…porque que eles manteriam um arsenal antigo?!…rs…

    “O problema não é só prédio… É grana pra manter um arsenal nuclear de trinta anos de idade…”

    manter bases militares espalhadas pelo mundo também custa muita grana…mas nem por isso deixam de mantê-las…base militar não é só prédio…

    • os custos para se manter uma base militar mundo afora não envolvem só isso..não envolvem só “prédio”..

      • E estas cadelas lhes entregam o Brasil e os Brasileiros. Serviçais traidores o pais a beira de uma guerra civil com a tropa dividida e eles alegrezinhos.deixe-os a vontade serão os primeiros a irem de ralo isso ja é consenso a muito tempo.

    • “…basta apenas deixar toda a estrutura pronta…”

      De novo… A estrutura para o lançamento de MRBMs e Tomahawks consiste nos lançadores e aparatos de apoio, que são móveis… Estes não existem mais… Terão que construir de novo…

      ——————————————————————————

      “Claro que Sim…porque que eles manteriam um arsenal antigo?!…rs…”

      Novamente, você se contradiz…

      “…para quando acharem oportuno levar tudo volta pra lá…” A Maquina ( 10 de março de 2017 at 23:00 )

      Se você acredita que eles não mantém o arsenal antigo, como pode acreditar, do nada, que mantenham um estoque dele pra mobilizar para a Europa…?

      ——————————————————————————-

      “…manter bases militares espalhadas pelo mundo também custa muita grana…”

      Justamente… Se já é caro manter bases além mar, pra que manter instalações e sítios de mísseis que violariam um tratado conseguido a duras penas e custam caro pra caramba…? Ainda mais nessa época de malogro financeiro… Só se fosse pra reequilibrar a balança em algum momento…

      Manter bases ultramarinas nem se compara com uma instalação para lidar com armas atômicas antigas, que são tão caras de manter tanto quanto o é se livrar delas…

      • “_RR_
        11 de março de 2017 at 19:14

        Manter bases ultramarinas nem se compara com uma instalação para lidar com armas atômicas antigas, que são tão caras de manter tanto quanto o é se livrar delas…”

        não é esse o foco da questão…não importa/interessa se custa mais caro ou não manter bases ultramarinas…se manter uma instalação para lidar com armas atômicas antigas é mais dispendioso ou não que base militar….as bases militares deles espalhadas pelo mundo também custam muita grana… mas nem por isso deixam de mantê-las…

        Agora nos responda Senhor RR..responda vc…porque os eua mantém bases militares espalhadas pelo mundo?

      • Se nós pensassemos como eles também teríamos, tergiversador; mas aqui as mentes fenecem perante a planificação militante dos coletivistas de araque. O MAL DO BRASIL É O BRASILEIRO que não pensa, e quando pensa, pensa sempre pro lado errado, critinamente. A GEMTE SOMOS INUTIU. 🙂

      • “Zé Ninguém
        12 de março de 2017 at 1:14

        O MAL DO BRASIL É O BRASILEIRO que não pensa, e quando pensa, pensa sempre pro lado errado, critinamente. A GEMTE SOMOS INUTIU”

        por favor..não projete sua auto imagem nas pessoas seu Zé Ninguém… 😀

      • São elas que projetam sua auto imagem em mim; por isso sou zé ninguém; se fosse ao contrário estaríamos disputando com os EUA o domínio mundial. 🙂

      • “…não é esse o foco da questão…”

        É exatamente um dos parâmetros da questão iniciei lá em cima…

        Armas atômicas fazem parte do arsenal de MRBMs e Tomahawks que foram desmobilizados pelo Tratado ‘Intermediate Range Nuclear Forces’. E isso requer instalações especificas para armazenamento e manutenção.

        ————————————————————

        “…porque os eua mantém bases militares espalhadas pelo mundo?”

        Pelo mesmo motivo que russos e chineses tentam fazer o mesmo…

      • “_RR_
        12 de março de 2017 at 8:06

        Pelo mesmo motivo que russos e chineses tentam fazer o mesmo…”

        Não se esquive…Explique…

      • “_RR_
        12 de março de 2017 at 8:06

        “…não é esse o foco da questão…”

        É exatamente um dos parâmetros da questão iniciei lá em cima…”

        Não tente mudar o foco da discussão…por favor…sem desonestidade intelectual chula enhor RR… 🙂

      • Dissuasão e ponto para projeção de força… a mesma coisa que russos e chineses buscam fazer…

        —————————————————-

        Do texto…

        “…planos para expandir as defesas de mísseis na Europa e implantar mísseis nucleares…”

        “…um sistema de curto alcance com ponta nuclear que é permitido por tratados…”

        Havia uma variante do míssil ‘Pershing II’ com uma ogiva W85… Acho que tinha uns 5kt de potência…

      • “_RR_
        13 de março de 2017 at 12:08

        Dissuasão e ponto para projeção de força…

        “…planos para expandir as defesas de mísseis na Europa e implantar mísseis nucleares…”

        “…um sistema de curto alcance com ponta nuclear que é permitido por tratados ”

        Então…são estes motivos que fazem eles manterem toda essa estrutura/aparato apesar dos altos custos…para eles não importa os altos custos para se manter toda esta infraestrutura de que falamos…pois os motivos por trás são mais importantes…se eles mantém é porque os motivos para mante-las são mais importantes e fundamentais….

  20. _RR_ é melhor voce não so rever suas fontes como tambem reciclar-se do que adianta a matriz da Apple estar nos EUA se suas linhas de montagem estão fora dos EUA.Do que adianta a matriz da Apple estar nos EUA se não cria emprego e3m solo Americano não arrecadando impostos aos cofres Americanos e gerando mão de obra especializada fora dos EUA.
    Cada vez mais Sr.OTAN se torna um defensor Globalista a justificar fatos com o obvio.
    A Apple nos EUA não passa de uma empresa de fachada.

    • Nos EUA a corrupção é legalizada. Grandes corporações enraizadas no sistema são intocaveis pela justiça.
      Trata_se nada mais nada menos do pais mais corrupto do mundo que camufla sua podridão com sua maquina midialitica globalista.
      Esse foi o argumento da plataforma Trump e assim se elegeu.
      Se ele vai realmente desmantelar o Establishment é outra coisa.
      Mas o melhor de tudo foi ver a cadelice fãnboy surtando em harakiri Baiano ao descobrir que Trump não é coxinha e sim uma mortadela calabresa que se atrapalhara por seguir a esquizofrenia protestante Yanke afastando-se de Jesus para reverenciar costumes.

    • A Apple tem instalações de desenvolvimento nos EUA, com laboratórios para testes e para pesquisas. Atualmente são dezenas de lojas no seu país, além de outros centros específicos.

      Todos os complexos da Apple nos EUA geram mais de 40000 postos de trabalho diretos…

      Defensor da agenda globalista…? Essa é nova… rsrsrs 🙂

      Justificar fatos com o óbvio…? Fatos são fatos. Antes de serem justificados, eles tem que ser explicados, sem achismo ou paixão, através de pura metodologia científica. Busque todas as fontes ( independente de lado ), analise-as, processe e compile a informação. Simples assim… É assim que se chega mais perto da verdade, e não somente com meras conjecturas, com achismos…

      Nos EUA, o lobby é uma atividade legal. O que se pode chamar de corrupção de fato ( lobby não tem conotação de corrupção na cultura americana ) é coisa mínima se comparado a riqueza que aquele país monstruoso gera… E quando descobrem, não tem muita margem pra acordo não ( e não interessa de onde é )…

      http://jornalggn.com.br/noticia/as-empresas-que-pagaram-multas-milionarias-nos-eua-por-corrupcao

      Sobre o lobby nos EUA:
      http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,nos-eua-lobistas-seguem-normas-rigidas-imp-,609495

      • Irrisorio meu caro para um corporação do quilate dela.
        Onde esta a fonte doque vc acabou de afirmar ja que Trump usou ameaça-la por não gerar nada em solo Americano

      • Eu quero que vc poste é link que confirmem tua afirmação de que a Apple arrecada aos cofres Americanos e que gera empregos e mão de obra especializada em solo Amwericano. KD ?

    • A Apple tem instalações de desenvolvimento nos EUA, com laboratórios para testes e para pesquisas. Atualmente são dezenas de lojas no seu país, além de outros centros específicos.

      Todos os complexos da Apple nos EUA geram mais de 40000 postos de trabalho diretos…

      Defensor da agenda globalista…? Essa é nova… rsrsrs 🙂

      Justificar fatos com o óbvio…? Fatos são fatos. Antes de serem justificados, eles tem que ser explicados, sem achismo ou paixão, através de pura metodologia científica. Busque todas as fontes ( independente de lado ), analise-as, processe e compile a informação. Simples assim… É assim que se chega mais perto da verdade, e não somente com meras conjecturas, com achismos…

      Nos EUA, o lobby é uma atividade legal. O que se pode chamar de corrupção de fato ( lobby não tem conotação de corrupção na cultura americana ) é coisa mínima se comparado a riqueza que aquele país monstruoso gera… E quando descobrem, não tem muita margem pra acordo não ( e não interessa de onde é )…

      ttp://jornalggn.com.br/noticia/as-empresas-que-pagaram-multas-milionarias-nos-eua-por-corrupcao

      Sobre o lobby nos EUA:
      ttp://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,nos-eua-lobistas-seguem-normas-rigidas-imp-,609495

      • Leia de novo…

        Falei em centros de desenvolvimento, que é onde está o dinheiro e a verdadeira mão de obra qualificada de alta tecnologia, além de outras instalações, e não na linha de montagem do Iphone… A Apple não é só isso…

        Mas seja como for…

        ttps://pt.wikipedia.org/wiki/Apple

        ttps://ardina.news/article/2017_01_10_10011903_apple-planeia-construir-computadores-nos-eua

      • “_RR_
        13 de março de 2017 at 15:00

        Leia de novo…

        Falei em centros de desenvolvimento, que é onde está o dinheiro ”

        mais uma vez tentando mudar o foco da discussão…lamentável sua desonestidade intelectual..é lamentável que tenha que apelar a artifícios chulos deste tipo para contornar discussões…lamentável senhor RR…

      • _RR_ ai ai Sr.Otan centros de desenvolvimento de onde se origina dinheiro e a verdadeira mão de obra qualificada kkkkk como sempre buscando justificar-se com o obvio.
        Então isso explica a desesperada geração de guerra no Sudeste Asiatico atual localização da inteligencia matematica terrestre com cidades que ja não tem para aonde crescer e ja estãocrescendo ate debaixo dagua sem falarmos do avanço arquitetonico.
        Sabe porque fiz questão de citar tais coisas,porque o avanço de uma civilização se mede por seus conhecimentos matematicos,cientificos e arquitetonicos.
        Chupa essa notalentinho vai.

      • _RR_ poste link de fonte oficial governamental que comprove o que vc afirma que a Apple gera emprego de mão de obra qualificada em territorio Americano KD vc vem sejustificar com Estadão kkkkkk depois se desfaz dos outros que se justificam com Sputnik kkkkkkk tem que rir e muito de sua retorica envelhecida e defazada a justificar ocapaxismo do Brasil kkkkkk

  21. Blue Eyes,Generoso Ptriota,Zé ninguem ou qualquer outra calçinha que use para se travestir.
    Voce me chamou de mentiroso quando citei que tentou me persuadir por-email como vc ja fez com outros para ficar aqui no Plano Brasil agredindo pessoas que vc não concorda.
    Então ninguem melhor do que o E.M.Pinto para dizer se ele não se dirigiu a mim me pedindo autorização para te repassar meu e-mail o que o aiutorizei.
    por varias vezes vc ja criou problemas aqui e por varias vezes saiu daqui corrido e ficava no Facebook arregimentanto simpatizantes para virem contigo travestidos apodrecer o PB.
    Voce é sem carater sem escrupulos não vale do que se alimenta muito menos o que defeca.
    Pare de pular encima dos meus comentarios como uma cadela no cio.
    aprenda a respeitar diversidades.
    Vc não passa de um racista xenofobico e intolerante,estas no pais errado,somos altamente miscigenados,diversificados e Brasileiro não curte vermes como voce.
    Va para Berlin de onde se origina tua decendencia e veras que nem la se criara.
    Illuminati xenofobico nazista

      • É nóizes, caro membro dazélites suburbanas; como já disseram, não fica seguindo morcego que tu acaba como ele, atolado nas próprias fezes de cabeça para baixo. E esse produz muita merda; Já viu no que vai dar. 🙂

      • Quem segue vc microbio é que acorda de cabeça pra baixo e a contatação disso eram os likes negativados que obtinham kkkkk da ate pena de bater em vc microbio.
        Agora me faz um favor apenas quero postar aqui comentarios referentes a mareias e não ter que perder tempo replicando vc micróbio humano.

  22. É notado que a parcelinha militar acostumada as estrategias Obama e Clinton de enfrentamento ira deixar Trump comas calças arriadas.
    Os caras tem diversos meios de armas letais embarcadas e ficam dando xilikinho.
    É mesmo todo fortão nofundo não pássa de um cagão.
    Acorda Brasil esses caras não reconhecem nossa soberania nautica e olham o pré-sal como um pernil boiando em aguas internacionais.

  23. Alo Administração
    Por favor ocorretor ortografico e retornem os likes pois esta era a unica forma de calar a diarréia diaria ideologica que introduzem aqui.

1 Trackback / Pingback

  1. General dos EUA acusa Rússia de ter míssil de cruzeiro que ameaça OTAN | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.