Rússia veta resolução da ONU contra referendo na Crimeia

No total, 13 países aprovaram medida, e Pequim se absteve. Rússia e China estão entre 5 países com poder de veto no órgão

Reuters

A Rússia vetou neste sábado (15) um esboço de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que declara que o planejado referendo sobre o status da região ucraniana da Crimeia “pode não ter validade” e pede que nações e organizações internacionais não o reconheçam.

Hoje: Sob forte presença militar, Crimeia se prepara para referendo

AP

O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, à esq., conversa com Samanta Power, embaixadora dos EUA na ONU, antes de reunião

Após reunião de 6 horas: EUA e Rússia fracassam em chegar a acordo sobre Crimeia

“Este é um triste e marcante momento”, disse Samantha Power, embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, após o voto dos 15 membros do Conselho de Segurança.

O veto russo ao esboço da resolução, feito pelos Estados Unidos, já era esperado. Moscou, que enviou forças militares para a Crimeia, apoia o referendo de domingo, o qual pode transferir o controle da região da Ucrânia para a Rússia.

No total, 13 países votaram a favor, a Rússia votou contra enquanto a China se absteve. A Rússia e a China estão entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito a veto.

Entenda: Quais são as motivações da Rússia na crise da Ucrânia?

Gerard Araud, embaixador da França na ONU, disse estar incrédulo sobre o que chamou de anexação da Crimeia pela Rússia, com o pretexto de proteger russos na região. A breve resolução observou que o referendo não foi apoiado pelo governo da Ucrânia, em Kiev.

“Este referendo não pode ter validade e não pode formar a base para qualquer alteração do estatuto da Crimeia”, diz o rascunho. O Conselho exorta “todos os Estados, organizações internacionais e agências especializadas a não reconhecer qualquer alteração do estatuto da Crimeia com base neste referendo”.

Obama: Referendo sobre separação da Crimeia da Ucrânia viola lei internacional

A votação de domingo, vista como ilegal por Kiev, levou a pior crise Ocidente-Oriente desde a Guerra Fria, e elevou as tensões não apenas na Crimeia, mas também no leste da Ucrânia, onde duas pessoas morreram em confronto na sexta-feira.

Fonte: Último Segundo

 

6 Comentários

  1. Como se ninguém esperasse isto.

    Quem vai resolver este embróglio são EUA e Rússia.

    ONU, G7 (rsrsrs), UE, vão estar ali pró forma. E só.

  2. E agora José para aonde?
    Agora a Maria vai dar xilikinhu descabelando a peruca e arrancando as calçinhas pela cabeça.
    Que os confrontos internos se itensifiquem e que a Russia transforme aquela merda da em varias Republiquetas ai ficara a lição de não mais quererem manipularem os outros.
    Na Bosnia os FDPs cagavam e andavam pois ocorria um conflito etnico e se exterminavam descendencia Arabe.Para posarem de bonzinhos e arautos da liberdade esperaram ate o ultimo momento.Bando de abutres imundos.

  3. E não adianta instalarem bases Ocidentais na Ucrania ficarão a merce do controle Russo no mar negro kkkkk Bando de babacas kkkkk

  4. Então queriam toda a Ucrânia jogando no tapetão da ONU… Não custa tentar, mas só com os russos dormindo, fizeram bem em tentar!!

    Esquece, o referendo será feito e já sabemos o resultado, metade pra cada!!

    E ONU precisa de reforma imediata… Fica a dica!

    Valeu!!

  5. ONU quem é vc? Ouvi dizer que vc quer q os países sub-desenvolvidos legalizem as drogas (pq o controle delas é caro) e mandou ‘soltar’ os presos de nossas cadeias. Agora quer mandar na vontade democrática de um povo? ONU QUEM É VC? O que aconteceu? Ou só agora vc realmente mostra a que veio?

    Vamos liberalizar as drogas num país de grande consumo, e vamos ver um SURTO ainda MAIOR de pessoas drogadas (são doentes, é uma problema Grave de saúde publica!), e claro, vamos injetar ainda mais dinheiro na ‘iniciativa privada’ de pessoas que Matam quando não recebem o que vendem.

    Vamos deixar que pessoas que podem ser psicopatas nas ruas, pq o Estado não sabe (não quer) as ressocializar da maneira correta (aqueles q não sao psicopatas, diga-se), tampouco consegue evitar que os jovens entrem no mundo…das drogas, ‘amigos’ dos traficantes assassinos, e não da escola, da educação, do progresso — não pq simplesmente n querem, mas pq o Estado nao consegue fazer esse papel aproximador (não consegue ou não quer?);

    Agora vc me diz que é contra a vontade de um povo constituído de forma democrática, de um País tomado por Neonazis e Fascistas, que querem alistar um povo que NÃO QUER ir para uma guerra — porque o povo é Contra os neonazis. ONU, o que, ou quem é vc?

    Editores, peço desculpas pelo caps lock, é pq… fico revoltado.
    Abraços. Q Deus tenha piedade da ONU.

  6. Teve um episódio (não me recordo do que se tratava) em que os EUA exerceram o seu poder de veto durante a votação.

    Eu não me recordo qual foi o evento mas, os EUA votou contra e mais um ou dois países se absteve…

    E agora vemos praticamente o contrário.

Comentários não permitidos.