Chefe do Comando Sul dos EUA, General John Kelly, diz que “Venezuela caminha para a catástrofe”

South commandO General John Kelly, Chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, afirmou que a Venezuela corre o risco de “entrar numa espiral de violência” e cair numa “catástrofe democrática”.

O Senado está pronto para aplicar rapidamente medidas punitivas ao Governo de Nicolás Maduro, vontade que deixou bem clara numa resolução solicitando a Barack Obama que autorize a proibição de vistos e o congelamento de contas bancárias a venezuelanos que tenham participado, direta ou indiretamente, em violações dos direitos humanos na Venezuela.

General diz que a Venezuela “caminha para a catástrofe”     

Luís Manoel Cabral, DN Globo, 14/03/2014

 O General John Kelly, Chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, afirmou que a Venezuela corre o risco de “entrar numa espiral de violência” e cair numa “catástrofe democrática”.

“A situação na Venezuela está a desmoronar-se diante dos nossos olhos e, salvo ocorra um milagre, que faça com que a oposição ou o governo abrandem as suas posições, vai caminhar para uma catástrofe econômica e democrática”, afirmou o General John Kelly, Chefe do Comando Sul dos Estados Unidos – que engloba toda a América do Sul, América Central e Caribe – sobre a deterioração da crise na Venezuela.

Segundo o jornal espanhol “El País”, a instabilidade na Venezuela tem levado Kelly a comparecer inúmeras vezes no Comitê dos Assuntos Armados do Senado norte-americano, onde o general manifestou ontem a sua preocupação com a “degradação” do regime democrático na Venezuela e a confiança em que sejam os próprios venezuelanos a “resolver” a situação antes que esta se “descontrole e se precipite numa espiral de violência”.

O general afirmou que não efetuou nenhum contato com as forças armadas venezuelanas adiantando que, por enquanto, os seus comandantes parecem leais ao presidente Nicolás Maduro. No entanto, sugeriu que “provavelmente haverá divergências entre os militares sobre o rumo a ser seguido durante a crise”. Kelly chamou a atenção para o fato de, até agora, Maduro ter apelado à polícia e não ao exército para lidar com os protestos dos cidadãos o que, segundo o general, “diz muito sobre a visão que o governo venezuelano tem sobre o papel dos militares”.

A situação na Venezuela preocupa o Capitólio e a prova disso é que na quarta-feira, o secretário de Estado John Kerry, foi questionado sobre a política da Administração em relação à crise nesse país. O chefe da diplomacia norte-americana reconheceu que os EUA poderão avançar com sanções mas, por agora, prefere que os outros países da região promovam o diálogo entre os opositores.

O Senado está pronto para aplicar rapidamente medidas punitivas ao Governo de Nicolás Maduro, vontade que deixou bem clara numa resolução solicitando a Barack Obama que autorize a proibição de vistos e o congelamento de contas bancárias a venezuelanos que tenham participado, direta ou indiretamente, em violações dos direitos humanos na Venezuela.

Foto: General John Kelly no Comité dos Assuntos Armados do Senado norte-americano

Fonte: Diário de Notícias Globo 

17 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Claro né general…rsrsrsr…esse não foi o plano desde o início ? 😉
    .
    Nos EUA esses movimentos é muito difícil de acontecer pois,em um país onde se instalou um regime policialesco,é inadmissível que a população consciente venha se manifestar;Ocupe Wall Street foi massacrada pela mesma imprensa americana,que quer controlar e manipular as informações pública,é a mesma que hipocritamente,mostra os abusos que a população civil sofre na Venezuela;Síria,Ucrânia más quando se trata das sujeira de casa,se calam.
    .
    Agora vê esse general ianque que colaborou para colocar mais lenha na fogueira,só os pobre coitados de inteligência para cair no conto do general. 😀 😀

  2. Talvez haja a ação de agitadores sociais na Venezuela, porém desde a queda do preço do barril do petróleo tanto Chavez como o Maduro passam por maus lençóis, 90% não passa da mais pura incompetência administrativa.
    Se vc for um leitor e um observador perceberá que a petrobrás e alguns setores de nossa infraestrutura sofrem de um processo de ” Venezuelização “, ou seja estes governos de esquerdas são excelentes para detonarem os outros mas quando põem a mão na massa esbanjam incompetência.

    • Brazuk, como sempre, esbanjando analises primorosas… azisquerda são o subproduto do nada… talvez sejam a antimatéria do universo conservador… tudo que eles fazem é o avesso do que se há de fazer… Marcuse estaria orgulhoso dessa gente vermelhinha incompetente… fazem exatamente o que foram programados para fazer: destruir o mundo ocidental… para que ???… nem eles sabem… deem uma olhada nesse vídeo e tomem consciência da verdade dos vermelhinhos: https://www.youtube.com/watch?v=18NZZn00L-Q … por isso os chamamos de idiotas úteis…

  3. vamos ver como será quando a base Russa estiver pronta lá…..mas já posso antever como será o resultado a julgar pelos desfechos na síria e ucrania..tanto a Rússia..como o Brasil(cujo maior cliente agora é a China e não mais eles)…….como a argentina e qualquer outro pais…não precisam mais do ocidente…ninguém precisa mais do ocidente pra nada….ninguém precisa mais ser dependente do ocidente pra nada…ninguém é mais dependente do ocidente a não ser os países que eles conseguiram conquistar e implantar seus governos fantoches como o Paraguai ou Honduras…

    existem outros mercados muito mais vorazes e aquecidos do que a cambaleante “america” e seus teleguiados por ai…as coisas mudaram…tudo muda algum dia senhores…nada é para sempre…pois como eu já disse o mundo caminha irreversivelmente rumo a multipolaridade e diversificação dos mercados…..os mercados não se centram mais nos eua/ocidente como nas décadas passadas…como diz um certo bordão: “isto não te pertence mais”…

    o mundo se encaminha para a multipolaridade…a hegemonia e os interesses dos eua/ocidente perderão força e influencia…não serão mais como antes…perderão lugares de influencia e domínio..perderão aliados….a cada dia mais os eua e o ocidente perdem áreas de influencia , poder e controle…perdem negócios….como ex aqui…cujo maiores consumidores de nossos recursos e commodities são a China e não mais os eua como antigamente… os eua estão correndo contra o tempo..correndo para fincar poder,influencia e controle por meio de golpes de estado esquematizados aonde podem..pois sabem que daqui a algumas décadas o mundo se tornara multipolar e o mercado mundial diversificado e não mais apenas centrado neles e no ocidente…..a Rússia e a China não estão pra trás não…enquanto que os ocidente tem no bolso a Arábia saudita a Rússia e a China tem o Iran e a síria no bolso…enquanto os eua tem Honduras no bolso a Rússia tem a Nicarágua…enquanto os eua tem o Paraguai,o Chile e a Colômbia no bolso a Rússia tem a Venezueira, o Equador,a Argentina,o Uruguai e a Bolívia no bolso…e nós rumamos a África e a América latina…a Angola e a Cuba…ao Atlântico Sul..para consolidar nossos interesses e conquistar mercados..os Brics são o futuro…o ocidente perdera terreno…perdera mercados para nós….estamos chegando com tudo… sorry……

      • Amigo Tirelles, infelizmente tenho que discordar de vc… os bolivarianos estão fechados sim, com os euroasiáticos… tenho informações que o tal porto de Mariel seria usado por embarcações russas em uma eventual necessidade de enfrentamento com os yankes… agora, se os EUA permitirão essa tentativa imperialista dos russo é outra história…

      • Complementando, se bem que acho que o Charles não tem convicção do que diz, apenas citou esse fato por puro achismo e conveniência de raciocínio… ele não tem essas informações que diz ter… estudando o gajo podemos perceber isso… puro factoide… mas tudo isso é produto da formação dos brics… mas economicamente, esse grupo não tem como subsistir.. há muitos interesses conflitantes… só retóricas…

  4. só a rede esgoto de televisão para dar voz aos golpistas yankes querendo desestabilizar a américa latina
    também esperar o que dessa nossa imprensa sionista
    quando sera que esse pais yanke vai parar de cuidar da vida dos outros e olhar para o rabo deles mesmos que é o mais sujo e nojento do mundo todo

    • Você nem sabe o que é um sionista Tonho, pára de falar besteira senão vai continuar a ser o alvo de escárnio por aqui.

      • Pergunta pra ele se algum dia ele viu um sionista de perto… vai tomar um susto… ele confunde sionista com judeu ortodoxo… é burro demais… ele e o lucena são dois lunáticos… perfeitos para uma camisa de força… como são idiotas, JESUIS !!!… 🙂

  5. O circo esta formado.
    Eles ateiam fogo e ficam ao largo sufocando a economia aguardando generilizações violentas para depois virem com uma quentinha na mão sorrindo dizendo quero te ajudar.
    O olho grande Yankee no xisto imundo Venezuelno é a meta e a Venezuela com seu Bolivarianismo furado deixa na reta.
    Veremos então qual sera o posicionamento do Brasil que querendo ou não querendo faz parte dessa bagaça.
    Lembrando que ao Irmão Caim do Norte o mel pinga na cereja do sorvete e numa cajadada so abate dois Gambás Venezuela e Brasil.
    Não seria tão facil assim quanto pensa a ganancia Yankee sempre travestida de humanitarismo,direitos humanos e falsa moralidade.
    Pois que venham e verão de vez a America do Sul ser consolidada com armamentos Russos e Chineses.

  6. Se a situação na Venezuelsa vier a se intensificar e isso é inevitavel Maduro corre o serio risco de ser assassinado ou deposto pois o Comando Militar Venezuelano não vai querer perder o status adiquirido com Chavez e nem as regalias caso a oposição assumi-se o poder.
    Golpe a vista.

    • O único golpe que eu antevejo é a do povo oprimido contra os opressores bolivarianos… o resto é mimimi de melancias…

  7. Esses imperialistas, facistas, sionistas, inimigos do povo e da revolução.Kkkk. Sempre se intrometendo em assuntos dos outros. Sempre querendo desestabiliar (kkkkk) a américa latina. (como se a américa latina precisasse de ajuda para isso).
    A Venezuela está muito bem, obrigado. KKKKK. Obrigado a fechar a imprensa livre ( porque livre=golpista), obrigado a se sujeitar ao regime de ódio de Cuba. Obrigado a retroceder 30 anos economicamente em nome de um socialismo fanático e retrógrado.
    Não, obrigado. Prefiro uma américa latina sem o regime cubano do cão.

Comentários não permitidos.