Defesa & Geopolítica

Alemanha teria repassado tecnologia dos Submarinos U 214 para a China

Posted by

ChinaE.M.Pinto

O periódico chinês, Qianzhan citando fontes de alguns meios de comunicação estrangeiros que afirma que a Alemanha transferiu para a China as tecnologias do seu moderno submarino U-214, segundo as fontes de posse destas tecnologias a China será capaz em  pouco tempo de superar tanto a Rússia como os EUA  com uma nova geração de submarinos de ataque.

O periódico afirma que a principal ameaça que estas frotas de modernos navios vão impor nos mares se direciona a a  força de submarinos japoneses, o Japão encontra-se em disputas com a China pelas ilhas Diaoyu (conhecidas como Senkaku no Japão).

De acordo com a imprensa norte-americana, os submarinos chineses são muito barulhentos devido à sua péssima qualidade. No entanto, a China tem vindo a fazer significantes progressos  na sua modernização militar com os seus próprios esforços bem como, com a importação de tecnologia avançada do exterior.

O Submarino alemão U-214 é muito avançado e a tecnologia que fora transferida permite que os submarinos chineses possam cruzar  os mares debaixo de água a uma velocidade de 2-6 nós por mais de 3 semanas usando  um sistema AIP derivado do modelo empregado no U-214.  O AIP minimiza a necessidade do submarino subir para lançar o seu Snorkel e retirar o ar a partir da superfície. Submerso e a uma velocidade de 6 nós durante 12 semanas os novos submarinos chineses podem cobrir algo como  12.000 milhas náuticas. .

De acordo com a imprensa norte-americana, a China já tinha o domínio de tal tecnologia, incluindo o seu sistema de comando e controle de armas. Ela tem usado esta tecnologia para melhorar os atuais submarinos menos avançados  incorporando-os o sistema AIP. O sistema AIP do U-214 é considerado o melhor do mundo, além disso o conceito modular do navio que integrou os sistemas de armas e sensores trouxe a China novas capacidades ao adiquirir tais tecnologias. Com essa tecnologia, a China pode usar submarinos convencionais para fazer o que era feito anteriormente por seus submarinos nucleares mais caros.

O submarino que usa esse tipo de tecnologia é superior em sua invisibilidade. Permite ao navio maior discrição e seus motores são mais dificultosamente detectados por aparelhos de sonar e  infravermelho. Sem a tecnologia alemã, os submarinos chineses não poderiam atingir a profundidade superior a 300 metros, mas agora submarinos chineses podem ir mais fundo que os japoneses.

Fonte: qianzhan.com “US media: PLA submarine surpasses US and Russia overnight, a heavy blow as Abe” (summary by Chan Kai Yee based on the report in Chinese)

27 Comments

shared on wplocker.com