Defesa & Geopolítica

Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) está sucateada

Posted by

Transall C-160 – Fabricado em 1963 tem tecnologia ultrapassada e falta peças de reposição.

Aviões e helicópteros que não levantam voo, veículos de combate avariados e militares sobrecarregados: relatório aponta graves problemas nas Forças Armadas da Alemanha.

Um Exército moderno, visto internacionalmente como um parceiro confiável para o gerenciamento de crises: é dessa maneira que a ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, gosta de apresentar as Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr). A realidade, no entanto, é bem diferente.

De acordo com um relatório apresentado nesta quarta-feira (24/09) pelo inspetor-geral da Bundeswehr, Volker Wieker, as Forças Armadas alemãs sofrem com equipamentos militares ultrapassados, soldados sobrecarregados e uma lista extensa de veículos de combate e de transporte avariados.

Alguns membros da Comissão de Defesa do Bundestag (câmara baixa do Parlamento) ficaram perplexos. “Não sou o único que quase caiu da cadeira com essas informações”, disse o deputado Alexander Neu, do partido oposicionista A Esquerda, após a reunião em que foi apresentado o relatório, nesta quinta-feira (25/09).

O encarregado para as Forças Armadas do Bundestag, deputado Hellmut Könighaus, disse temer que a Alemanha possa atender apenas parcialmente seus compromissos internacionais. “Justamente nas áreas nas quais sempre oferecemos ajuda, como transporte aéreo e serviços médicos, alcançamos uma sobrecarga que nos impossibilita a substituição de equipamentos e também de pessoal”, alertou, em entrevista à emissora RBB.

Além de soldados sobrecarregados e armamento defasado, diversos dispositivos militares estão parados à espera de conserto, pois os recursos para aquisição de peças de reposição foram reduzidos significativamente.

Segundo a imprensa alemã, no máximo 25 dos 57 aviões de transporte Transall C-160 – modelo da década de 60 e, portanto, mais velho que a grande maioria dos soldados – estão aptos para uso. A tecnologia está ultrapassada e vulnerável. Peças de reposição podem ser obtidas apenas de carcaças de máquinas aposentadas.

Os C-160 são usados também para o transporte de materiais em missões internacionais, como agora para a região afetada pelo surto de ebola, na África. Mas, quando completamente carregadas, as aeronaves voam apenas 1.200 quilômetros.

O orçamento para consertos e peças de reposição foi cortado significativamente. A maioria das aeronaves das Forças Armadas não pode decolar.

Os problemas fizeram com que seis instrutores do Exército alemão ficassem presos na Bulgária porque a aeronave – que já era uma substituta – aguarda por peças de reposição. Eles deverão treinar forças curdas que lutam contra o “Estado Islâmico”. Já a aeronave que deveria transportar cerca de 600 toneladas de equipamentos militares para os curdos no norte do Iraque ainda nem decolou de Leipzig, também por falta de peças de reposição.

A situação gerou mal-estar até com o líder dos curdos, Massud Barsani. Além de chegar sem o carregamento e sem os instrutores, a ministra Von der Leyen ainda teve que ouvir de Barsani que a qualidade dos armamentos fornecidos pelo Ocidente poderia ser muito melhor, e a quantidade, maior.

NH 90

CH-53

Tiger UH

Além dos Transall, vários outros equipamentos estão sucateados. Menos de um quinto dos helicópteros Sea Lynx, usados em missões que combatem a pirataria no Chifre da África, podem levantar voo. Já os helicópteros de transporte, dos modelos 90 e CH 53, usados primordialmente em missões da ONU, estão praticamente reduzidos a um décimo do contingente total. Caças estão restritos a 20%, e os tanques, à metade.

A extensa lista de avarias:

=>  Helicóptero Tiger  ————— >  de 31, apenas ——- >  10 disponíveis
=>  Helicóptero 90  —————— >  de 33, apenas ——- >   8 disponíveis
=>  Helicóptero Sea King  ———– >  de 21, apenas ——- >  3 disponíveis
=>  Helicóptereo Sea Lynx  ——— >  de 22, apenas ——- >   4 disponíveis
=>  Helicóptero CH 53  ————-  >  de 82, apenas ——  >  16 disponíveis
=>  Caça Eurofighter  —————  >  de 109, apenas— —  >  42 disponíveis
=>  Caça Tornado  ——————- >  de 89, apenas ——- >  38 disponíveis
=>  Corveta K130  ——————-  >  de 5, apenas ——— >     2 disponíveis
=>  Submarino U212  —————  >  de 4, apenas ——— >     1 disponível
=>  Fregata  ————————–  >  de 11, apenas ——– >     7 disponíveis
=>  Tanque Marder  —————-   >  de 406, apenas — — > 280 disponíveis
=>  Tanque Boxer  ——————   >  de 180, apenas —— >   70 disponíveis

PV/dpa/afp

Fonte: DW.DE

17 Comments

shared on wplocker.com