Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) está sucateada

Transall C-160 – Fabricado em 1963 tem tecnologia ultrapassada e falta peças de reposição.

Aviões e helicópteros que não levantam voo, veículos de combate avariados e militares sobrecarregados: relatório aponta graves problemas nas Forças Armadas da Alemanha.

Um Exército moderno, visto internacionalmente como um parceiro confiável para o gerenciamento de crises: é dessa maneira que a ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, gosta de apresentar as Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr). A realidade, no entanto, é bem diferente.

De acordo com um relatório apresentado nesta quarta-feira (24/09) pelo inspetor-geral da Bundeswehr, Volker Wieker, as Forças Armadas alemãs sofrem com equipamentos militares ultrapassados, soldados sobrecarregados e uma lista extensa de veículos de combate e de transporte avariados.

Alguns membros da Comissão de Defesa do Bundestag (câmara baixa do Parlamento) ficaram perplexos. “Não sou o único que quase caiu da cadeira com essas informações”, disse o deputado Alexander Neu, do partido oposicionista A Esquerda, após a reunião em que foi apresentado o relatório, nesta quinta-feira (25/09).

O encarregado para as Forças Armadas do Bundestag, deputado Hellmut Könighaus, disse temer que a Alemanha possa atender apenas parcialmente seus compromissos internacionais. “Justamente nas áreas nas quais sempre oferecemos ajuda, como transporte aéreo e serviços médicos, alcançamos uma sobrecarga que nos impossibilita a substituição de equipamentos e também de pessoal”, alertou, em entrevista à emissora RBB.

Além de soldados sobrecarregados e armamento defasado, diversos dispositivos militares estão parados à espera de conserto, pois os recursos para aquisição de peças de reposição foram reduzidos significativamente.

Segundo a imprensa alemã, no máximo 25 dos 57 aviões de transporte Transall C-160 – modelo da década de 60 e, portanto, mais velho que a grande maioria dos soldados – estão aptos para uso. A tecnologia está ultrapassada e vulnerável. Peças de reposição podem ser obtidas apenas de carcaças de máquinas aposentadas.

Os C-160 são usados também para o transporte de materiais em missões internacionais, como agora para a região afetada pelo surto de ebola, na África. Mas, quando completamente carregadas, as aeronaves voam apenas 1.200 quilômetros.

O orçamento para consertos e peças de reposição foi cortado significativamente. A maioria das aeronaves das Forças Armadas não pode decolar.

Os problemas fizeram com que seis instrutores do Exército alemão ficassem presos na Bulgária porque a aeronave – que já era uma substituta – aguarda por peças de reposição. Eles deverão treinar forças curdas que lutam contra o “Estado Islâmico”. Já a aeronave que deveria transportar cerca de 600 toneladas de equipamentos militares para os curdos no norte do Iraque ainda nem decolou de Leipzig, também por falta de peças de reposição.

A situação gerou mal-estar até com o líder dos curdos, Massud Barsani. Além de chegar sem o carregamento e sem os instrutores, a ministra Von der Leyen ainda teve que ouvir de Barsani que a qualidade dos armamentos fornecidos pelo Ocidente poderia ser muito melhor, e a quantidade, maior.

NH 90

CH-53

Tiger UH

Além dos Transall, vários outros equipamentos estão sucateados. Menos de um quinto dos helicópteros Sea Lynx, usados em missões que combatem a pirataria no Chifre da África, podem levantar voo. Já os helicópteros de transporte, dos modelos 90 e CH 53, usados primordialmente em missões da ONU, estão praticamente reduzidos a um décimo do contingente total. Caças estão restritos a 20%, e os tanques, à metade.

A extensa lista de avarias:

=>  Helicóptero Tiger  ————— >  de 31, apenas ——- >  10 disponíveis
=>  Helicóptero 90  —————— >  de 33, apenas ——- >   8 disponíveis
=>  Helicóptero Sea King  ———– >  de 21, apenas ——- >  3 disponíveis
=>  Helicóptereo Sea Lynx  ——— >  de 22, apenas ——- >   4 disponíveis
=>  Helicóptero CH 53  ————-  >  de 82, apenas ——  >  16 disponíveis
=>  Caça Eurofighter  —————  >  de 109, apenas— —  >  42 disponíveis
=>  Caça Tornado  ——————- >  de 89, apenas ——- >  38 disponíveis
=>  Corveta K130  ——————-  >  de 5, apenas ——— >     2 disponíveis
=>  Submarino U212  —————  >  de 4, apenas ——— >     1 disponível
=>  Fregata  ————————–  >  de 11, apenas ——– >     7 disponíveis
=>  Tanque Marder  —————-   >  de 406, apenas — — > 280 disponíveis
=>  Tanque Boxer  ——————   >  de 180, apenas —— >   70 disponíveis

PV/dpa/afp

Fonte: DW.DE

17 Comentários

  1. Ângela, Ângela!
    Eu pensei que o problema se resumisse aos Transal. Para isso eles estavam, há alguns anos, avaliando o An-70, depois desistiram.
    A situação pelo jeito está feia, mas em se tratando de Alemanha, acho que vão resolver isso logo.

    • Será que os alemães estão sendo orientados pelo mag, zé dirceu e gilberto carvalho, a cúpula do petê, a como destruir as forças armadas de um país ???…

  2. por LUCENA
    .
    .
    Para que se preocupa … ? …..se o grosso da sua defesa está nas mãos do tio Sam, aliás, está na Alemanha uma das maiores bases miliar americana fora dos EUA, a Alemanha hoje é um paiol dos EUA no qual está mutas bombas atômica estocadas.
    .
    É assim que muitos americanófilos adoraria para o Brasil … 😉

    • correto lucena , é ate ridículo querer da Alemanha transformada em tropa de transporte medico e de material
      e essa não ter poder efetivo no seu próprio território
      os russos foram homens a abandonar a Alemanha
      já os estados unidos continuam a deitar rolar sobre os espólios da segunda guerra mundial

      Alemanha livre já !
      rs

      • Como eu já havia dito em outra ocasião, esquerdistas não pensam. E não pensam porque simplesmente não possuem capacidade intelectual para tanto. Assim, vivem de slogans. Querem censurar os meios de comunicação: “Lei de Medios já”. Não querem trabalhar, já que são intrínsecamente preguiçosos “Greve já”. E por aí vai…..

      • Palavras, são palavras.
        Dureza…

        A Alemanha possui um governo conservador. E por aqui, o maior programa de compras militares já vivenciado pelas nossas FFAA está em curso, providenciado por um governo de… Esquerda!

      • “os russos foram homens a abandonar a Alemanha”

        Do que você está falando?

        Os russos abandonaram a Alemanha pq estavam completamente falidos e prestes a passar fome.
        Foram embora pq fracassaram.

      • Fazer o que, caro Deagol… felizmente não somos cegos ou surdos… temos que ler essas sandices e nos esfalfarmos de rir… 🙂

      • “os russos foram homens a abandonar a Alemanha”

        Pééééééeimmmmm! Resposta errada!

        Os russo saíram da Alemanha porque o governo oriundo da reunificação alemã EXIGIU a saída das tropas russas de seu território, lembrando que a guerra fria foi vencida pelo bloco ocidental, e o chanceler da nova Alemanha reunificada era Helmut Kohn. A finada RDA era do Pacto de Varsóvia. Já a nova Alemanha reunificada era e continua sendo membro da OTAN.

        E sabe o que os alemães fizeram com as instalações herdadas dos russos? Passaram o trator em cima, pois nada se aproveitava. Sem falar na degradação ambiental deixada pelos russos nas instalações que anteriormente ocupavam.

  3. A coisa ta feia mesmo hein, principalmente pros helicópteros (disponibilidade baixíssima)…

    Mas é a Alemanha para a qual compartilho a mesma impressão do Japão: se quiserem, botam tudo isso aí pra funcionar rapidinho com seus recursos, tecnologia e pragmatismo… Eles sabem fazer bonito… é só querer…

    • Concordo. Se querem em dois meses estão com 100% funcionando e até atualizado. Para eles como a crise esta rondando, é apenas prioridade postergada, dando um tempo. Aqui é que se fica deitado em berço esplêndido, embora como disso o Ilya acima…este governo fez o maior programa de compras de defesa da história de nosso país, isto não tem como ser negado.

  4. Amigos,

    Há de se entender em que sentido são essas informações…

    A disponibilidade listada poderia querer dizer somente o que está pronto pra uso imediato; isto é, o que está apto a ser acionado imediatamente… Isso não quer dizer que o restante esteja encostado em um pátio virando sucata; e sim que poderia estar em diversos estados, o que poderia ser: passando por modernização, manutenção de algum nível, em reserva, e também, evidente, servindo de fonte de peças para manter outros veículos funcionais, o que é comum ( principalmente no caso de tipos mais antigos ).

    E há também a questão “custo”, sempre imperativa nesses casos… Fica difícil manter um arsenal caro como esse totalmente ativo em tempos de paz, quando decisivamente não há justificativa para tal. Mas seja como for, o mais correto é realmente haver um excedente de equipamento, para que qualquer baixa possa ser imediatamente reposta.

    Outros problemas que fogem ao controle das forças armadas também afetam a disponibilidade, tais como o caso do NH-90. Os alemães em particular foram muito críticos em relação a essa máquina, que apresentaram consideráveis problemas e cujas encomendas foram consideravelmente reduzidas ( os da marinha holandesa, por exemplo apresentaram sérios problemas de corrosão e tiveram a aquisição supensa ) . E os NH-90 seriam os substitutos dos UH-1D, que já são antigos e prestes a serem desativados.

    Há também considerável reorganização de meios… Os CH-53, por exemplo, estão em transito entre o Exército e a Luftwaffe, sendo que esta ultima será a única força a operar o modelo. Natural, portanto, que a disponibilidade seja baixa, até que pessoal seja efetivamente transferido ou adestrado.

    Enfim, o que está acontecendo ali não é exclusividade de ninguém… Acontece com praticamente todas as forças armadas do planeta…

  5. “…diversos dispositivos militares estão parados à espera de conserto, pois os recursos para aquisição de peças de reposição foram reduzidos significativamente.”

    Olha gente, lá também tem corte de orçamento. Quem diria!
    E olha que segundo a Míriam Leitão (e só ela pensa assim, junto com aquela boa gente do Instituto Millenium) a economia alemã vai muito bem obrigado.

    Esperemos agora a patrulha dos cavaleiros do apocalipse e suas manifestações medíocres do tipo: se lá é assim, imagina aqui no Brasil.

    Já vou adiantar uma das possibilidades de resposta furada desta turma: A DW não é confiável.
    Dããããã!

    E só para ficar mais interessante para essa gente do saco vazio de ideias e opiniões, adiciono mais uma notícia da inconfiável DW: Hungria suspende venda de gás à Ucrânia.
    É, parece que o inverno já chegou no leste da Europa. A não ser para quem acredita naquela tolice de gás de xisto.
    http://www.dw.de/hungria-suspende-venda-de-gás-à-ucrânia/a-17957752

  6. Q coisa em … da ate pra entender a situ dos CH-53_Stallion e um pesadelo logístico e caro …. 109 Eurofighters, apenas 8 voam .. ter n significa operar !!! pera ai!!! … estamos falando da Alemanha .!?!? ;).. a versão ”TRANCHE 1”.. e outro problema … (a um tempo atrás a própria Alemanha queria se livrar de alguns deles )… .. quanto ao NH-90TTH e um surpresa ..unidades novas q foram adquiridas a pouco tempo …. foi da Alemanha q surgiu um relatório detonando esse modelo ( sonho de alguns por aki ) … frágil.(operando com restrições) .. caro … problemático ….resultado em baixa disponibilidade .. alguns o apelidaram de ”helli de brinquedo” …o Tiger e igualmente caro e ”delicado” …. ta ok …

Comentários não permitidos.