China apresenta avançado sistema naval de defesa antimísseis

“(O Hongqi-10) conceitualmente é uma cópia do RAM germano/americano, mas quanto ao míssil, é bem diferente. O RAM pesa 72 kg enquanto esse míssil chinês pesa 20 kg, o que sugere que há uma substancial diferença no desempenho. Esse míssil está mais para o Mistral do que para o RAM, com exceção é claro que igual ao RAM esse míssil chinês conta também com um canal de orientação por radar passivo e usa o método de rolagem para controle.” Bosco

 Hongqi-10, cuja exportação versão é conhecida como FL-3000N

South China Morning Post

A China através do PLA – Peoples Liberation Army, apresentou o Hongqi-10, seu mais novo sistema naval de defesa antimísseis, em horário nobre na TV estatal.

O Hongqi-10 é um sistema de defesa de mísseis avançado de curto alcance , com uma “elevada taxa de sucesso” para destruir mísseis e aeronaves. O Hongqi-10 foi mostrado no noticiário noturno da China Central Television quarta-feira, e será instalado em navios e plataformas de lançamento móveis terrestres.

Ele irá proteger os navios de guerra contra mísseis sobre uma área limitada, e será usado ao lado de um “sistema de defesa área”, que cobre uma área maior, mas tem um tempo de resposta mais lento, destacou o jornal Global Times nesta quinta-feira.

“Como um sistema de mísseis de defesa de ponto, o HongQi-10 possui uma resposta particularmente rápida para mísseis de baixa altitude, que os sistemas de defesa da área não conseguem interceptar”, disse Lan Yun, editor-chefe adjunto do jornal Modern Ships.

Mísseis atacantes voando a apenas 1,5-10 metros acima do nível do mar, podem ser destruídos pelo novo sistema, que leva apenas 10 segundos para o lançamento, disse Lan.Hongqi-10-ship-based-missile-defence-cell-600x403

Os mísseis também podem ser usados para proteger as forças terrestres de ataques aéreos por “caças, veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro”, segundo relatório do Global Times, citando um especialista.

O Hongqi-10, cuja exportação versão é conhecida como FL-3000N, foi instalado em alguns navios de guerra da China mais avançados, incluindo as fragatas Tipo 056 e os destroyers Tipo 052D, informou a mídia chinesa.

Pequim tem aumentado seu poderio militar e alcance naval nos últimos anos, e o presidente Xi Jinping insta o país para fortalecer sua capacidade de “vencer batalhas”.

Fotos: Hongqi-10 instalado em um navio da PLA-Navy + Hongqi-10, cuja exportação versão é conhecida como FL-3000N

Fonte: South China Morning Post via  Defesa Aérea & Naval (DAN)  

1 Comentário

Comentários não permitidos.