O Porta Aviões que o Brasil quer e a Aviação Naval da Marinha do Brasil

NAe São Paulo (Foto: Marinha do Brasil)

Roberto Valadares Caiafa

O NAe (navio-aeródromo) A-12 São Paulo foi adquirido da França e colocado em serviço pela Marinha do Brasil no final do ano 2000, substituindo o veterano A-11 Minas Gerais, um projeto da 2ª guerra mundial reformado na Europa no pós-guerra antes de ser incorporado à esquadra em 1961. Dois anos depois, em julho de 1963, seu futuro substituto, o então Foch, entrava em serviço na Marinha Francesa.

Para compor a ala aérea embarcada do NAe São Paulo, a Marinha do Brasil adquiriu 23 jatos navais A4K/KU Skyhawk do Kuwait, e treinou seus aviadores navais em asas fixas dividindo sua formação entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha Estadunidense (US Navy). Surgia o Esquadrão VF-1

Um resumo bem sucinto de 14 anos de operação do navio, sendo que os últimos não foram livres de problemas como incêndios, explosões e baixas na tripulação, durante um longo e atribulado período de manutenção geral (PMG) iniciado em 2005.

Em que pese sua baixa disponibilidade atual, causada por problemas com os geradores principais de bordo, o NAe São Paulo deverá continuar nos planos da Marinha do Brasil por pelo menos mais 15 anos, período em que seu convoo deverá receber “novas” aeronaves atualmente sendo modernizadas, 12 jatos AF-1 Falcão, e turboélices bimotores COD/AEW do modelo Tracker/Tracer remotorizados.

A ala aérea do navio se completará com helicópteros MH-16 Sea Hawk e EC725 UH-15A (antisubmarino e anti-superfície) atualmente sendo entregues para serviço.

Espera-se que o navio adquira a capacidade de lançar e recolher suas aeronaves à noite, recebendo para isso novos sistemas eletrônicos e sensores de fabricação brasileira.

AF-1M modernizado

O AF-1M modernizado terá novos aviônicos e uma cabine digital dominada por dois mostradores MFD (Imagens: EDS)

Segundo recentes declarações do ministro da Defesa, Celso Amorim, o Brasil planeja a construção de um novo navio-aeródromo em um prazo de 15 anos, e os estudos fazem parte do Programa de Reaparelhamento da Marinha (PRM) 2006-2025.

E o motivo para se alongar a vida do NAe São Paulo, investindo-se em mais uma custosa e demorada manutenção e atualização, tem muito a ver com o fato de a Esquadra não dispor, na atualidade, de condições para tocar dois projetos dessa magnitude, comparando-se o ProNae lado a lado com o ProSub em termos financeiros (orçamento), industriais e de pessoal (engenharia) para a construção de itens novos.

Trocando em miúdos, a Marinha precisa concluir seu programa do submarino nuclear, colocando os quatro Scorpenne convencionais e o SBN em serviço na base de submarinos e estaleiro em Itaguaí, para depois voltar seus esforços na obtenção de um novo NAe, algo previsto para 2025 aproximadamente.

Trata-se de um pragmatismo de planejamento absolutamente consciente frente às dificuldades impostas por orçamentos insuficientes e ainda por cima, expostos a cortes e contingenciamentos pelo Governo Federal.

Estaleiro e base naval de Itaguaí

A construção do Submarino de Propulsão Nuclear (acima) são metas prioritárias da Marinha antes que a Esquadra possa iniciar a construção de um novo NAe. A solução será alongar a vida útil do São Paulo em mais 15 anos (Fotos: Roberto Caiafa)

O Futuro

Maquete do PA2, exibida pela DCNS na LAAD – Proposta francesa de um substituto para o NAe São Paulo (Foto: Roberto Caiafa)

As duas opções de projeto que a Marinha do Brasil estuda são a de um NAe convencional clássico e mais pesado, de convoo angulado com lançamento/recolhimento por catapulta e aparelho de parada, como a proposta PA2 apresentada pela francesa DCNS (um Charles de Gaulle de propulsão convencional), ou um NAe de rampa sky-jump e mais leve, caso do Cavour da Marinha Italiana, construído pela Fincantieri.

NAe de rampa sky-jump Cavour da Marinha Italiana – Fincantieri

Existem também propostas de estaleiros britânicos e russos para a construção conjunta de um NAe.

A fabricante de aeronaves de combate Saab, vencedora do Programa FX-2 da Força Aérea Brasileira com o caça Gripen NG, oferece o desenvolvimento conjunto do Sea Gripen, versão navalizada do jato e destinada a substituir os AF-1 modernizados a partir de 2026/28, operando no convoo ou sky-jump do futuro navio.

Sueca Saab Sea Gripen

A Sueca Saab propõe o Sea Gripen tanto para operar no novo NAe previsto para sair em 15 anos (acima – imagem: Saab) quanto para emprego no NAe São Paulo após o término da sua modernização/revitalização.

 

 Fonte: Tecnologia & Defesa

 

 

 

58 Comentários

  1. Antes de minha opinião tenho que retificar algumas partes do texto:
    Extender a vida = empurrar com barriga até não dar mais
    Serão feitas melhorias no Nae SP até a desativação = iremos ( políticos e afins) lavar dinheiro pintando ele até ele desmontar
    Bom agora posso dar minha opinião baseada em um cenário ideal de nossas forças e não no cenário real. Um NAe é de extrema importância para nossas forças, nossa política até então tem sido de abrir as pernas, mas se um dia houver um posicionamento sério de nosso país frente as outras nações, teremos inimigos, e isso significa que precisaremos de um NAe capaz de projetar força em mares distantes, com a avionica embarcada de alto nível e sistemas avançados de radar e defesa, além é claro de uma esquadra modernizada que o proteja. Bom, “nosso” NAe está em péssimas condições, seriam necessários investimentos sérios para restaurá-lo e colocá-lo e funcionamento real, sem contar que seus aviões de caça não passam de patos no céu a espera de um “tiro” de tão atrazados que são em relação ao avanço dos sistemas anti aéreos do globo. Ou seja , como o investimento no São Paulo não ocorrerá pois pra pô-lo de pé ” necessário seria nascer de novo” o melhor que podemos fazer pra tirar a defasagem, seria um ProNae levado a sério, bem como a reestruturação de toda nossa armada. Sds

    • Fechou a questão, ARC… se nossos “cumpanheiros” tiverem um mínimo de patriotismo e seriedade com a nação e esquecerem esse projeto falido do bolivarianismo populista esquerdopata, nós, com pouco tempo e inteligentemente, sairíamos do ostracismo para a relevância geopolítica de fato e não de retóricas… saudações…

  2. Enquanto devaneiam com o ovo que a galinha ainda nem botou e que nem mesmo prestara para capacitar o pais a um real poder de dissuasão e que não passa de sonho aficcionado de emplumadinhos aristocratizados e suas cartilhas defasadas made in OTAN vejam essa reportagem publicada no DefesaNet por Vianney Jr, Analista de Defesa e Aeroespaço

    FX2 ENTRE A CONCORRENCIA E A LINHA DE VOO,O CONTRATO.

    Vianney Jr, Analista de Defesa e Aeroespaço
    Tanto embora muito ainda haja a ser acompanhado, a ação dos senadores da CRE – Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, trouxe ao grande público a mais abrangente discussão, até o momento, sobre o programa de reequipamento e modernização da Força Aérea Brasileira, o F-X2. As perguntas diretas, e por vezes contundentes, lideradas pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da comissão, demonstraram uma postura compatível com o que espera o contribuinte, a prestação de contas e a transparência no que se refere à compra dos 36 caças Gripen NG, ao custo anunciado de 4,5 bilhões de dólares. De forma mais ampla, prestou-se ao tema da Defesa, um valioso serviço de desmistificação dos investimentos militares, revelando o outro lado da moeda. No caso, o retorno gerado pela elevação do padrão industrial e nível de excelência profissional no País.

    Muito além da Guerra

    A senadora Ana Amélia (PP-RS), foi muito feliz ao desvincular os investimentos nos caças como uma questão unicamente bélica. “Nós estamos em um ousado projeto, que não é apenas de Defesa. Eu penso que a absorção tecnológica numa área tão refinada e tão especializada como essa, dá ao Brasil um salto de qualidade e de acesso à tecnologia no desenvolvimento industrial e econômico do País, que é incalculável”, definiu a Senadora. Trouxe à luz, toda a esteira de desenvolvimento e capacitação que os projetos militares deixam ao dia a dia de toda a sociedade. A indústria aeronáutica, por si só, notabiliza-se pela qualificação dos postos de trabalho.

    O comandante da aeronáutica estimou que 2.000 a 3.000 empregos diretos, além de 22 mil indiretos deverão ser criados em razão da produção de 80% do novo caça em território nacional, número que leva em conta a fabricação das aeronaves para a própria Suécia, e eventualmente para a Suíça, além das encomendas de exportações diretas a partir do Brasil. No aspecto da propriedade intelectual, cerca de 40% do projeto será desenvolvido por engenheiros brasileiros, segundo a empresa sueca SAAB, responsável pelo design do Gripen. Em suma, o contrato contemplará compensações (offset na linguagem de aquisições militares) da ordem de 170% de seu valor. Dentre as vantagens intangíveis, a qualificação necessária ao ingresso no seleto grupo de fabricantes de aviões supersônicos. A conquista desta e outras expertises é esperada refletir-se na qualidade das já conceituadas aeronaves fabricadas pela Embraer, que cada vez mais ocupam espaço no mercado internacional.

    O Relatório da FAB

    O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, fez-se acompanhar do Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC – Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, responsável pela confecção do relatório da Aeronáutica (concluído em janeiro de 2010) ao então Presidente Lula, e que segundo a FAB, balizou tecnicamente a decisão final da Presidente Dilma. Aqui vale lembrar o trabalho desenvolvido por dois destacados antecessores, Brigadeiro Fernando Cima, hoje na reserva, e o Major-Brigadeiro-do-Ar Carlos Baptista Jr., no momento deixando o COMDABRA – Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, e assumindo a DIRMAB – Diretoria de Material Bélico Aeronáutico.

    A apresentação do Brigadeiro Crepaldi construiu o mais relevante argumento no que pese à decisão no F-X2, repetido por várias vezes ao descrever a jornada do piloto brasileiro, de cadete à operacionalidade: o de cumpri-la em uma aeronave “desenvolvida e fabricada no Brasil”. “Não há defesa eficiente sem a participação da indústria nacional. Com o Gripen NG o Brasil dará o primeiro passo para o desenvolvimento de um caça de 5ª geração, além de permitir o domínio de novas tecnologias e, posteriormente, exportar tecnologia”, destacou o presidente da COPAC.

    Pingos nos “i”s

    Mesmo com este forte argumento do voo em aeronave “desenvolvida e fabricada no Brasil”, o Ministério da Defesa havia derrapado no tom das explicações iniciais quando do anúncio da decisão pelo Gripen NG. Muitos foram os superlativos usados para descrever o caça escolhido.

    O próprio hotsite hospedado no domínio da FAB, na internet, ainda exibe o título de “Aeronave de Combate Mais Avançada do Mundo”! Talvez algum superlativismo inicial tenha sido oriundo do peculiar sentimento brasileiro de necessariamente se ter o melhor, o maior… Bem, nesta escolha, não é o caso. Numa grosseira analogia “automotiva”, um carro com configuração para sete passageiros não é necessariamente a melhor escolha para uma família de pai, mãe e um único filho, simplesmente por oferecer quatro assentos extras. Tudo é uma questão de adequação, e aqui, o argumento central da apresentação do presidente da COPAC indica um caminho convincente e justificável.

    Mas aí, exatamente, a Audiência Pública da CRE deu oportunidade a esclarecimentos em pontos de suma importância, como por exemplo, o cronograma de desenvolvimento da aeronave.

    Quanto ao frequente questionamento de que o caça sueco seria um “avião de papel”, o Tenente-Brigadeiro Saito respondeu aos senadores que o Gripen NG deverá ter seu protótipo construído provavelmente em 2015.

    O Comandante da Aeronáutica disse, no entanto, não acreditar em gargalo tecnológico uma vez que o novo caça a ser desenvolvido é um “derivativo do Gripen C/D”, em voo desde 1997, e hoje em operação em seis países (Suécia, República Checa, Hungria, África do Sul, Tailândia, e uma aeronave na Escola de Pilotos de Teste – ETPS, no Reino Unido).

    Sempre com uma postura bastante disponível, o Tenente-Brigadeiro Juniti Saito procurou traduzir ao linguajar comum, termos técnicos, fazendo uma exposição muito acessível ao contribuinte interessado em compreender o processo de compra dos caças. Neste particular, não se furtou a estender esclarecimentos sobre o eventual interesse do desenvolvimento de uma versão naval para a Marinha do Brasil, capaz de ser operado a partir de porta-aviões, como o NAe São Paulo, pertencente à Esquadra Brasileira. E atende ao futuro porta-aviões em desenvolvimento dentro do PRONAE (Programa de Obtenção Navio-Aeródromo).

    Um Caça entre Gerações

    Ao ser indagado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) quanto ao significado prático de “Geração” de uma aeronave de combate, o Comandante Saito valeu-se da licença poética ao chamar o Gripen NG de um caça de geração “4.6”, uma vez que em sua avaliação, as características do avião, após concluído, o posicionarão em uma escala de desenvolvimento entre um caça de 4ª e um de 5ª geração (operacionalmente disponível apenas nos Estados Unidos).

    Quem Protege os Céus do Brasil até a Chegada do Gripen NG?

    Outra preocupação dos senadores foi esclarecer como fica a defesa do espaço aéreo brasileiro até a chegada dos Gripen NG. O inventário atual de aviões de combate a jato da FAB é de 57 caças F-5 para a defesa aérea, 43 aeronaves A-1 de ataque-ao-solo, a serem desativados a partir de 2025 e 2030, respectivamente.

    Com a desativação das aeronaves de interceptação Mirage 2000C/B em dezembro de 2013, os caças F-5 assumiram esta tarefa. “Naturalmente não é a aeronave ideal, mas cumpriremos [a missão de defesa aérea] da melhor maneira possível”, explicou o Comandante da Aeronáutica.

    Como forma de mitigar o gap gerado na capacidade de defesa do espaço aéreo brasileiro, já avançam as negociações para um leasing de caças da versão em operação, Gripen C/D, diretamente oferecidos pela Flygvapnet, a Força Aérea da Suécia. Este contrato abrangeria algo entre 10 e 12 aeronaves, a chegarem a partir do segundo semestre de 2015, ou primeiro semestre de 2016, uma vez que os primeiros caças Gripen NG do programa F-X2 só seriam entregues no final de 2018, mas mesmo assim “só poderemos estruturar um esquadrão a partir de 2019 ou 2020”, afirmou Saito.

    Postura Republicana

    Afora as questões de natureza tecnológica, operacional e técnica, os senadores Ricardo Ferraço, Aloysio Nunes Ferreira, Ana Amélia e Eduardo Suplicy exploraram os tópicos relativos ao incentivo à indústria nacional, geração de emprego e renda, e os itens atinentes ao orçamento e financiamento previstos para o F-X2. Quando indagado sobre o efetivo desembolso de valores referentes à compra das 36 aeronaves, o Tenente-Brigadeiro Juniti Saito explicou que entre as cláusulas contratuais em discussão, está contemplado o início do pagamento do financiamento, entre 6 a 8 meses após a entrega da última aeronave, a princípio prevista para 2023.

    Senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da CRE conduz os trabalhos

    Também discute-se o escalonamento dos pagamentos, que devam ficar ao redor de parcelas anuais de 500 milhões de dólares, durante 9 anos até a quitação total. Para uma simples referência, estas parcelas representariam algo em torno de 10% do orçamento anual da Aeronáutica.

    O senador Aloysio Nunes Ferreira manifestou sua preocupação quanto à demora excessiva nas decisões, e quebra da continuidade da alocação de recursos para os programas de Defesa, alertando para o prejuízo que tais condutas podem causar ao Brasil, quer pela diminuição de efetividade de suas Forças, quer pelo enfraquecimento e defasagem da indústria nacional.

    Vide a matéria: Quando o Interesse do Estado perde para o Projeto Eleitoral Link

    Com uma intervenção técnica, a senadora Ana Amélia manifestou sua preocupação com a garantia de recursos, e lembrou que por se tratar, o F-X2, de contrato internacional, não há possibilidade de contingenciamento. Em suas colocações, o senador Aloysio Nunes Ferreira cobrou de seus pares ressonância do tema no mundo político, e fez alusão ao papel primordial da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional nesta seara.

    Ponto marcante desta Audiência Pública, a louvável demonstração do Parlamento com uma perceptível postura mais dinâmica no envolvimento com as questões de Defesa, dando prova de que o acompanhamento de tais matérias tem migrado de uma mera formalidade, para o bom debate dos projetos de interesse do País nesta área. Sim, o Brasil tem grandes déficits sociais, mas a iniciativa do Senado, apoiada pela Força Aérea, contribuiu para fazer despertar no cidadão comum brasileiro a compreensão de que Defesa é também importante, assim como o são a Saúde, a Educação. Talvez menos perceptível no dia a dia de um povo tão carente, mas certo é que os investimentos neste setor contribuem para o desenvolvimento do País, além de garantirem o exercício pleno da soberania sobre seu território e suas riquezas, para o bem comum de todos os brasileiros.

    É pois, um ato republicano cobrar das Comissões, tanto no Senado como na Câmara dos Deputados, que cumprindo com suas atribuições legais, e em defesa da instituição FAB, se comprometam em acompanhar de perto o desenrolar dos capítulos decisivos do F-X2, e garantam a alocação de recursos para sua conclusão, uma vez que o mesmo implicará em grande parte no futuro da própria Força Aérea Brasileira pelos próximos 40 anos, no mínimo.

    DefesaNet

    • Aquele relatoriozinho da FAB que dava preferencia ao Gripen e toda a midia,blogs e sites do genero e a maioria de comentaristas difundiram que ele não existia e que era mentira AGORA OFICIALMENTE SURGE COMO O RESPONSAVEL PELA ESCOLHA…Parabens a COPAC excelente e minucioso trabalho altamente profissionalizado.

    • Olá 1Maluquinho

      Eu ainda acho que a escolha do caça foi puramente econômica. Não teve nada de técnico, e nem de político. Era o avião mais barato, mesmo que tenha de ser anabolizado. Ponto.

      Quanto ao artigo que você apresentou acima, eu acho que fica difícil para alguém que viu a sabatina concordar com o conteúdo. Foi uma perda de tempo para o pessoal da FAB.

      Dos senadores, apenas o Senador Ricardo Ferraço fez questionamentos pertinentes, o resto foi apenas isso: resto.

      E no caso específico da Ana Amélia foi pior, sob meu ponto de vista, porque chegou bem atrasada (e foi ela que convocou a sabatina), e fez perguntas elaboradas justamente pelo Defesanet. Nada contra esta prática, mas então, para ser mais coerente com a própria função, deveria ter levado questionamentos de mais ógãos de imprensa e não de apenas um que, pra variar, é do seu estado. Daí o motivo das loas do texto acima para a senadora. Só purpurina.

      O próprio Defesanet fez um hangout dias antes (ou depois?), com o pessoal do COPAC e do comando de aviação de caça, em que se esclarece muito mais o assunto do que aquela sabatina.

      • Não meu caro.Apos eliminarem o preferido dos pilotos que sempre foi o SU35 a FAB atravez do COPAC realizou um trabalho minucioso e a conclusão foi que o pacote NG era o melhor.
        Conversei a uns anos com um oficial controlador de comando que estava na equipe de avaliação e jamais me esquecerei de como os pilotos que avaliaram em testes o prototipo NG o apelidaram “O Pequeno Notavel”
        Não é somente parte economica,industrial,tecno-cientifica mas abrange tambem outras coisas.Esse caça foi feito por Deus perfeitamente para o perfil dos caçadores Brasileiros.
        Alem de ser rustico,robusto embarca alta tecnologia hi-tec e assimetricamente é adaptavel as diversidades Brasileira e de multiplas configuraçãos.
        Escute o que estou te dizendo este caça nas mãos de nossos pilotos surpreenderão o mundo e o teremos em versão que ate Suecos terão de comprarem de nós.
        Nenhum outro concorrente nem mesmo os Russos que abririam e nos venderiam o que jamais abriram e venderam para ninguem nos ofereceram e nos dariam PROPRIEDADE INTELECTUAL que é a unica forma de se obter auto-suficiencia.

      • 1maluquinho, não poderei deixar passar! Olha o pleonasmo! kkkkk

        Agora, falando sério, o que você diz tem muito nexo, pelo menos dentro daquilo que tenho acompanhado com relação à FX-2.

      • Em 2012 eu afirmei aqui neste espaço que o caça ja havia sido escolhido e seria mantido em sigilo ate 2014 é so rever materias antigas.Te confesso que fui surpreendido pelo anuncio no começo do ano e aguardava para o fim do ano.
        As movimentações da industria ja indicava isso e quem melhor do que eles para saberem onde investirem riscos!W quem melhor que pilotos e tecnicos para saberem qual o caça mais adequado e o pacote mais vantajoso.
        Apesar do lobby aberto do Saito pelo F18 o trabalho do COPAC foi altamente tecnico e profissional.
        Apenas espero que sejamos mais audaciosos e compremos ou consecionamos SU35S ou SU30MS com introdução de manutenção e serviços.
        Mas ja rola projeto NG bi-turbina e com maior autonomia de voo,um caça maior de supremacia aerea.

      • Roberto os grandes fabricantes de caças ja estão assustados de o quarto maior fabricantes de aeronaves do mundo botar no mercado um caça moderno,versatil e economicamente acessivel a paises com menos recursos.Eles apenas terão a opção 6G não tripulada e mesmo assim esbarrarão na duvida de pra quem vende-la.
        Hoje guerras entre players sera cibernetica e foguetadas de todos os tipos.Navios,aviões e carros de combate serão para secundarios lutarem entre si alimentando economias de produtores.
        A unica arma ainda viavel são os submarinos por serem praticamente imperceptiveis.
        O Brasil com muitos submarinos diesel,plataformas de defesa costeiras e esquadrões de SU34 tornaria o Atlatico Sul um tormento para qualquer potencia militar.
        Não tema,eles jamais jogarão armas atomicas contra nós pois necessitam de nosso territorio descontaminado pra sobreviverem.

      • Olha, eu ainda estou para acreditar nesse negócio de 6g.

        Não acho tecnologicamente impossível, mas exige um volume de recursos que não é brincadeira como, por exemplo, satélites e banda dos espectro eletromagnético em escala jamais vista. Mas vamos deixar o tempo passar um pouco pra ver como a coisa anda.

        Sobre Brasil, penso da mesma forma, porém sou a favor do porta-aviões+SU-34.

        Abs

      • Quanta tietagem ,quanta asneira, escreve como se fosse o senhor das informaçoes, desconhecendo que Ha outras formas de deixar uma naçao latrina de joelhos e de quatro,que alias os vermelhos ja se movimentam de quatro, toda estas explanaçoes para fazer propaganda para a industria de armamento russas kkkk ,bosteridade pura ,uma intestinaçao das mentes vermelhas kkkkkk um pandego !

      • hahahaha eis que surge o adorador do Diabo Yankee que muda de nick pra postar seu velado capaxismo.
        Não existe no mundo nenhum caça capaz de desempenhar funções navais que o SU34 desempenha.Voce é mais um que prefere o Brasil na idade da pedra caçando submarinos com turboelices para abate-los com helicopteros kkkk Pterodátilo kkkk

      • O nick do cara já diz tudo, rei das informações? Ele é muuuiiito mais é um maluco de fato e de verdade.

  3. Aproveitem e reciclem vossas mentes e entendam a diferença de se comprar algo para a de obter independencia tecnologica atravez da propriedade intelectual e a capacitação industrial.Então pombinhas a Gripinha pegou justamente por preencher na integra os anseios e as exigencias do Brasil.
    E mais florzinhas ja rola ja vai pra 2 anos não so projeto Sea Gripen mas tambem Bi-Turbina e com mais autonomia,que no caso sera fabricado APENAS AQUI NO BRASIL.
    Sem mais,carinhosamente…Beijinhos em vossas bundas.

  4. A MD não tem condição de bancar um porta-aviões de verdade. E agora eu faço coro com algumas pessoas, para que?
    Tendo em vista nossas prioridade, um investimento em defesa de costa de longo alcance, radares de longo alcance, aeronaves de patrulha de longo curso, e submarinos seria um investimento mais inteligente.
    Manter um porta-aviões é muito para um orçamento contingenciado. Manter 3 então é utopia. 3 para que se tenha 1.5 operacional.
    Acho que não precisamos disso por enquanto. Talvez um dia quando o cidadão e os congressistas tiverem noção da importância do MD e a economia não estiver indo pelo ralo da esmola social(ista).

    • Hummm ta entendendo heim.
      Primeiro deve-se de pronto capacitar-se em deficiencias para depois sonhar.
      Os boçais por pura idiotia capaxo-ideologica ainda estão na idade da pedra de interceptarem submarinos com turboelices e afunda-los com helicopteros,quando se tem o SU34 que faz tudo isso e muito mais inclusive ataque subaquatico.Se existisse um similar Ocidental ao SU34 e as plataformas de defesas Russas as franguinhas emplumadinhas da MB estariam tendo anais abortos dando xilikinhuspor eles.Mas como não tem preferem a idade da pedra,condicionada e chipada.
      Os caras estão louquinhos por co-produções,joint ventures por terem dificuldades orçamentarias e nós não temos capacidade de tirarmos proveito disso porque os boçais pensam que tudo viria com pactos ideologicos.
      aquele que não coloca acima de tudo a prioridade nacional e aceita condicionamentos esta fadado a ser mero serviçal.
      O Brasil não precisa somente capacitar e equipar suas forças armadas mas precisa tambem de uma profunda mudança de mentalidade e de dar oportunidades a jovens comandantes comprometidos somente com incondicional,imparcial patriotismo.

    • Melkor,

      1maluquinho,

      O problema é que não se controla o mar sem negar o espaço aéreo sobre ele…

      Daí que a aviação baseada em terra, por mais poderosa e bem dotada que seja, tem um desempenho limitado nesse sentido, pois simplesmente não se pode manter caças e aeronaves ASW patrulhando o tempo todo, haja visto as limitações inerentes a esses equipamentos…

      Submarinos, apesar de serem excelentes meios de negação do uso do mar, nada podem fazer no que diz respeito a negar o uso do espaço aéreo. Não podem, portanto, defender o mar contra quem possui poderio aéreo. São, essencialmente, armas de caça, que logram surpreender um adversário desavisado.

      Aí entram os porta-aviões e os outros meios de superfície ( destróieres, corvetas, fragatas, etc ).

      Um porta-aviões, ao levar o poderio aéreo mar adentro, encurta o tempo de reação a uma determinada ameaça, além de levar esse mesmo poderio a uma distância que a aviação baseada em terra jamais poderia ir, o que amplia a projeção de força.

      E os outros meios de superfície, dotados de sistemas anti-aéreos, podem negar o uso dos céus, além de prover um complemento aos demais meios de vigilância baseados em terra, mostrando a bandeira nas zonas de interesse e dissuadindo com sua presença.

      • _RR_ pode-se patrulhar o mar com drones ate com mais autonomia que caças ou helicopteros.
        O ideal para o Brasil é um sistema de monitoramento aeroespacial e quem nos forneceria um com transferencia de tecnologia?Somente a Russia se predispõe a vender ou desenvolver conjuntamente com o Brasil um sistema de defesa aeroespacial.
        Meu caro esse é o filé mignon que Americanos ainda nutrem esperanças e que jamais levarão.Europeus por mais que busquem fazerem o melhor possivel para levarem este bilionario contrato não tem condições de nos servirem na integra com um sistema altamente integrado,multiplo.O problema que a oferta Russa é muito cara mas é a melhor do mundo e eles jamais venderam e talvez não a venderiam a ninguem.Aceitam modificações.
        Eu ja tinha postado o link oficial dessa materia a tempos nem lembro como encontra-lo mais.É muito complexo,misto e integra as tres forças e serve não so para a Amazonia Azul como para todo o territorio nacional.
        Essas negociações existem desde 2008 e tramitam no mais alto sigilo e segredo.Nada e nem ninguem tem acesso a isso.
        Voces malham muito o Brasil mas nem no FX2 o bando de vendidos,trairas,que se vendem por cents conseguiu acesso as informações referentes ao FX2 e no final comemoravam quando de subito mandaram a naba por dentro de seus tonhos.
        Parabens aos meios responsaveis não so pelo profissionalismo mas pelo show de discrição.
        Eu sempre disse pra voces que no Brasil é filosofia militar trabalhar-se em segredo e que isso independe de qualquer coisa.Quando se adentra segurança nacional o buraco é muito mais embaixo.

      • Então, caro lunático, porque sua musa dentuça não compra logo essa tão oferecida tecnologia de detecção para nosotros ???… didin para os castros e maduros tá sobrando…

      • 1maluquinho,

        Por mais que existam meios de vigilância aéreos e espaciais, ainda existe a necessidade dos meios de superfície para complementa-los. Afinal de contas, podem ocorrer situações nas quais não se terá cobertura total de drones e satélites, ou pode ocorrer mesmo deles ficarem indisponíveis por qualquer fator…

        Drones são essencialmente meios para completar a consciência situacional da rede de defesa; uma rede da qual o “punho” atualmente são as embarcações e as aeronaves armadas, sendo estas ultimas convencionais ( P-3, Su-34, Sea Hawk, etc ) ou UAVs lançados de terra ou navios ( Fire Scout, MQ-1, etc ). UAVs realmente podem executar vigilância armados sobre o mar, mas ainda assim não podem faze-lo da mesma forma que navios, que podem ir longe e permanecer “on-station” muito mais tempo que qualquer drone… Um destróier da classe Arleigh Burke, por exemplo, pode manter-se até 60 dias no mar de forma ininterrupta…

        Navios com grande autonomia, que possam permanecer longos períodos no mar e salvaguardando as águas se fazendo presentes, sempre serão necessários; até mesmo pelas funções específicas que podem cumprir. Um drone, por exemplo, não pode abordar uma embarcação… Por tanto, apesar de poder ser utilizado como forma ampliar a consciência situacional de uma patrulha e contribuir para o exercício do poderio naval, não pode exercer o poderio naval por si mesmo…

        Há uma diferença enorme entre ter o poder mobilizado no local a ser defendido e ter que mobiliza-lo de terra para alcançar o objetivo.

        Sempre haverá a necessidade de levar e manter o poder nas águas. E isso não é conseguido apenas por sistemas baseados em terra…

      • Meu caro _RR_ o que ainda existe de necessidade de meios de superficie é tirar dinheiro publico essencial a outras areas simplesmente para alimentar os sonhos de emplumadinhos aristocratizados que ejaculam nos conveses pomposos em fardas de gala.
        Superficie para patrulha e interceptação secundaria e não necessariamente para confronto.Navios hoje não passam de sonho de consumo de submarinistas,caçadores e artilheiros.
        No caso do Brasil somente para proteger o banheirão SP se usa boa parte da esquadra e mesmo assim todos eles ja cansaram de serem afundados em simulações por nossos enferrujadinhos.
        O que a DCNS não deve rasgar pra esse comando da MB heim?

      • Vamos negar espaço com o que kkk AF-1M,F5,Rafales,F18,Gripens,Helicopteros Americanos,Ingleses ou Franceses kkkkk.
        Realmente a estrategia militar Brasileira atual simplesmente por pura xenofobia-ideologica e capaxismo prefere deixar o pais na pré-historia com envelhecidas cartilhas amarelas Made In OTAN debaixo dos braços.
        Desconhecem totalmente o que é e como realizar ASSIMETRIA.
        A idiotia é tanta que usam o termo em palestras sem ao menos saberem o que representa e como usa-lo.
        São uma vergonha para as Forças Armadas do Brasil.
        Pré-historicos,verdadeiras mumias paraliticas a viverem de saudosismos.Pararam no tempo e ortodoxos contentam-se explicitamente com isso.
        O dinheiro do contribuinte Brasileiro não é capim pra servir de ração a burros e muito menos esterco para adubar suas hortas.

      • Basta apenas um unico NAe Americano sozinho sem escoltas a 400 km da costa Brasileira pra fazer toda a MB entrar terra adentro e a FAB simplesmente desaparecer.
        Com a espertiase adiquirida na construação de submarinos convencionais a diesel muito mais silenciosos e imperceptiveis que atomicos,bem armados e modernos,SUs34 e plataformas de defesa costeira distribuidos estrategicamente e mais o apoio da FAB com caças e sistema de defesa e monitoramento aeroespacial tornariamos o Atlatico Sul um tormento para qualquer potencia da Terra ou mesmo coalisão.
        Se a Argentina tivesse apenas 8 submarinos diesel modernos e 30 caças novos expulsaria em um dia a UK das Malvinas e interceptaria no meio do Atlatico qualquer força tarefa Angla.
        Basta a criação da OTAS e transformar as Malvinas em Base que teriam não so apoio regional geral apenas o Chile indeterminado mas com pressão do Brasil cederia.Teriam tambem apoio dos BRICS e ja era Malvinas.
        Vão jogarem bombas atomicas?Vão jogarem porra nenhuma se jogarem apenas uma tomarão tantas por dentro da cara que nem saberão de onde elas vem.
        De lamuja anexação das Guianas e zéfini.
        Expulsarmos e banirmos de vez o Colonialismo DO NOSSO QUINTAL.

  5. Não há como alongar a vida do NAe São Paulo, ele já esta morto ! Sera um gasto inútil que só ira esvaziar os cofres da Marinha !

    • Ou será o contrário?
      Nossa marinha está nadando e mergulhada em tanto dinheiro, que bem diferente da marinha da China, EUA, França etc, ela pode se dar ao luxo de manter um NAe que não serve nem para defender nem para atacar. Caso único esse da nossa marinha né? rsrsrsrs!!!!!

      Pois a princípio ninguém fica investindo numa arma que na hora H não poderá ser usada.
      É símbolo de desperdício e até de burrice e estupidez.
      Quem adquire e mantém um revolver pifado?

      E no fim das contas tudo está levando a crer, como disse mais ou menos um colega acima, que esse nosso NAe é apenas mais um tipo de propinoduto brasileiro. Já que é o verdadeiro elefante branco e encalhado. E dá-lhe pintura e rebite nele.
      Já os seus A-4 modernizados e por modernizar ainda… eita, as super jacas de museu voadoras, dá até preguiça de comentar.


      Que venham dois NAe novos, modernos e plenamente operativos, mas que isso seja em cinco anos, e não em 1347 anos e lá vai cacetada. Mas… e no fim das contas, com as novas armas aéreas e espaciais, essa história bilionária de ter Porta Aviões vale a pena mesmo?
      Como outros, preferia que essa montanha enorme de dinheiro fosse investida em outros tipos de armas.

  6. Quem quer faz !! Basta foco, seriedade e responsabilidade até mesmo para com o país! A China comprou uma carcaça de um NAe toda enferrujada ex-URSS e praticamente a reconstruiu adquirindo know-how e agora “tocando terror”…rs nos mares com vários outros projetos pra vir.
    Aqui não conseguimos manter uma velho NAe convencional funcionando enquanto a politicalha fica enchendo a boca que estamos entre as 10 maiores economias mundiais… Brasil PuThênfphia e por ai vai….. bando de canalhas, corruptos e o pior… incompetentes que não conseguem sequer projetar de fato a nação como um importante player mundial.
    Abraço,

    • Henrique nossas industrias capazes hoje fazem parte do seleto pool da Quadrilha dos Irmãos Petralhas e cagam e andam para o Brasil e os Brasileiros.Importam-se apenas com contratos e vantagens.
      A Odebrecht ja é quase dona do Brasil.

  7. Fica dificil comentar sobre devaneios da uma putenfia latrina ,ainda mais sabendo que esta fossa vai mergulhar em dividas apos a copa e olimPIADAS ,daqui a trinta anos ,a maioria dos navegadores ja estara morta ou sem dominio das atitudes , este futuro futustico ja deveria ser realidade desde a decada de 90 ,dizem que sonhar nao custa nada ,mas nneste caso custa dignidade e infantilidade !

    • Fica dificil é de entender como a moderação deste espaço permite um inergumino como voce vir aqui cagar ja que não tem nada a acrescentar.

      • Se permitem vc, caro melancia… deixa de ser ranzinza… no fundo vc “goxta”… e o teropode não falou nada que já não tenhamos certeza que assim é… controle sua neura…

      • Voce sempre mariquinha heim Toinzinhu Azul sempre defendendo aqueles que copulam com voce.
        São uns babacas ao pensarem que podem influenciarem alguem com capaxismos em um espaço frequentado em sua maioria por patriotas e não por bostéricos servidores de ideologias.
        Toma vergonha na cara traira capaxo.Não sirvo a FDPs nenhum e sim unicamente e incondicionalmente a Bandeira do Brasil coisa que voce desconhece e sentimento que nunca teve.
        Faz meinha voce e seus machos.

      • O bostérico ficou nervozinha… rsrsrsrsrs… então só é patriota quem toma Gardenal ???… rsrsrsrssrs… deixa de ser tolinho… aqui, realmente, não tem gente bobinha… não há um que acredite que vc é mais servidor desta Pátria que os demais… quero ver bonzão é na hora do pega-pra-capar se toda essa retórica mambebe se faz presente… vai ter que conferir se os fundos da cueca permanece limpo antes de se alistar… é nessas horas que se prova o macho … PS: vc que é entendido no assunto, me responda: o que é “meinha” ???… é o que vc praticava qndo era “di menor” na fundação casa ???… 🙂

    • Assino embaixo. Ótimas reflexões.

      E do jeito que a coisa vai a passo de eternos adiamentos e de lesma nas FA, acho que grande número dos comentaristas aqui do Plano Brasil vão morrer antes de que elas deixem de fazer parte das forças nanicas do mundo.
      Talvez algum bebê, na incubadora, que esteja acompanhando o site num smartphone na mamadeira, ainda consiga a proeza de ver o Brasil com uma Defesa de verdade.

      36 caças novos para 26 estados, num país de milhões de Km², dá menos de um Gripen por estado… patético.
      Se fosse dito ao comandante da USAF que ele, hoje, teria apenas cerca de 40 velhos aviões supersônicos F-5, para defender todo o espaço aéreo dos EUA, ele cairia na risada e após daria um soco bem dado no nariz do político que lhe coloca-se essa condição.

      Apenas 5 submarinos a diesel para atuar em boa parte do Atlântico Sul para defender o Brasil. Outros oceanos nem pensar. Isso é estratégia de defesa de nossa Marinha… patética.

      Nossas mentes políticas e militares em Brasília brincam de Defesa… Com quantificações de armamentos para um país que fosse uma irrelevância econômica e geográfica no mundo… e com prazos de aquisição que tornam tudo desqualificado. A quem eles pensam que enganam… a todos os brasileiros?
      Não, nem todos são vendidos, traidores da Pátria e pilantras neste país.

  8. É como disse um companheiro lá na matéria do Merkava: dinheiro pra investir nós temos… nos falta é um governo que priorize o Brasil !!! Tem gente com muito, mas muito menos mesmo, fazendo muito, muito mais!

    • Esta certo Mauro dinheiro tem e não so isso temos tambem a maior carteira de credito que são nossas riquesas e nosso potencial.
      O Brasil é um pais estrategico em multiplos sentidos e não falta quem queira negociar conosco e nada é invendavel ou inegociavel.O problema é uma minoria vendida e outra minoria bandida.
      Tudo o que se idealiza a longo prazo neste pais visa a manutenção de propinas e desvios por longo tempo.
      O Brasil precisa de ser depurado e devassado desde la de cima ate la embaixo mas por quem se tudo esta interligado num sistema que é uma verdadeira organização criminosa.A unica forma de mudar tudo isso é todos se cansando,se unindo e dando um basta nisso tudo.

    • Resumiu a questão meu caro.
      Temos um PIB monstruoso, não nos falta investimento estrangeiro, e temos motivos de sobra para justificar tal investimento, se investissimos o religioso 2% teríamos quase R$ 85 bilhões anuais para defesa!!!
      Mas…isso aqui é Brasil, a única coisa levada a sério aqui é sacanagem, futebol e cerveja. Sds

      • A China em 2012 construiu 12 mil quilometros de ferrovias no Brasil meu caro.O mais avançado laboratorio petro-oceanico do mundo foi e esta sendo construido com dinheiro Chines.A pesquisa e prospecção no pré-sal so é possivel pelo investimento Chines e pela associação na extração tanto na bacia de Santos como na de Campos.
        Parecem que esses dados são segredo de Estado pois jamais são mencionados pela midia comprada e vendida e nem usados pelo governo.
        Esses filhos das putas quebraram a Petrobras que vive vendendo titulos e facilidades do ovo que a galinha ainda nem botou aos quatro cantos principalmente a Americanos.Quando eu falava que eles quebravam a Petrobas a uns dois anos partidarios capaxos vinham com argumentos e dados mentirosos demonstrarem El Dourado.
        A Petrobras não é mais Brasileira a tempos e sim uma empresa de capital aberto com status de Estatal onde por enquanto ainda nos restara poder de veto.
        Fuderam o Brasil e compram os pobres coitados com bolsismos e os pobres coitados são maioria eleitoral.
        Depois de um analfabeto mentir chorando enquanto roubava xaninhas no poder não passa de menstruação.Resta ainda um negão para cagar na entrada ou na saida e depois um pastor evangelico para roubar em nome de Jesus e ainda tirar-nos o que ainda resta-nos de liberdades.

      • ARC no ultimo dia de expediente no congresso antes do ressesso de final de ano em 2011 a Presidencia da Republica recebeu autorização sem estudo sem debate de retirar 65 bilhões da AGU (Arrecadação Geral da União) dinheiro por fora do OGU (Orçamento Geral,da União) para ser investido em que?
        Hoje sabemos que 1 bilhão de dolares foram pra Cuba so pra construir um moderno porto que o governo diz beneficiar seu seleto pool privado.Fora o que distribuiram sabe-se la a quem para comparem simpatias externas enquanto morrem por ano um total de 160 mil Brasileiro numa estatistica violencia/desestrutura por ano.
        O trabalhador Brasileiro alem de ser escravizado é massacrado por esta Organização Criminosa que ja governa o Brasil a muito tempo e que tornou-se ainda mais voraz e FDP.Se usarmos nosso direito de protestar eles atiram sobre nós os cães do Estado para darem tiros,tapas na cara e jogarem bombas em mulheres e adolescentes.Nos marginalizam como terroristas e tentam impedir protestos produzindo leis ditatorias.
        Ate qiando nosso povo ainda vai engolir tudo isso?De que lado estão aqueles que são constituidos para defenderem os interesses do Brasil e dos Brasileiros?Sera que os interesses do Brasil e dos Brasileiros é os dessa organização criminosa?

  9. Isto mostra o quanto são mediocres, populistas e despreparados nossos dirigentes politicos, começo a achar que ter um Ministério da defesa entregue a politicos civis e um atraso para nossas forças armadas.
    Senão vejamos, NOSSAS 9 ESCOLTAS ESTÃO EM FIM CRITICO DE VIDA UTIL, as substitutas já deveriam estar sendo construidas, temos 8 mil quilometros de costa maritima, e uma marinha que e menor que muita guarda costeira de país com 1/3 de nosso território.
    E os megalomaniacos co partidão, no mundo do algodão doce, querem construir uma casa pelo telhado, sem escoltas decentes de cobertura(principalmente com capacidade anti-aérea) 3 porta aviões são apenas alvos boiando no mar, não importa o que ponham em cima.

    • CAPA PRETA não seja instrumento dos outros meu caro.
      Não so temos politicos ladrões,sempre tivemos politicos ladrões,a unica diferença e isso voces não falam nada É QUE TEMOS UM COMANDO DAS FORÇAS ARMADAS TÃO TRAIRA E TÃO LADRÃO COMO OS POLITICOS E FAZEM OS JOGOS DELES E ESTÃO NO SISTEMA.
      Vazou uma informação ano passado de um alto oficial da MB que havia denunciado ao Jornal da Band que toneladas de cobre haviam sido desviadas de dentro da Ilha das Cobras a mais importante base da MB e guardada pelo CFN.Isso teria ocorrido no inicio do ano passado e a informação foi vazada no segundo semestre.O que se fala disso?
      Nesse pais so tem FILHOS DA PUTA,traidores,bandidos safados e eles estão em toda parte não so no meio politico não,infelizmente no meio militar tambem.Existe um descontentamento enorme nas Forças Armadas por causa destes imundos.Nada disso sai na midia.
      A hora que nossos soldados se unirem a nosso povo e o bicho pegar não restara nenhum micróbio mais no Brasil,escreva o que te digo para se lembrar de minhas palavras.

  10. eu acredito é nos técnicos oficiais da marinha ,se eles dizem que vai ser desse jeito é porque tem condições de usar o são Paulo
    podem ter certeza se não desse eles seriam os primeiros a avisar ,
    mas em alguns sites eu vejo uma turminha que não passou nem pela majoração achar que entende mais que um oficial que passou a vida toda no mar

  11. Isso nunca saiu em midia nenhuma mas existe.Tem pessoas,militares,que estão presas a muito tempo por causa da compra do NAe SP quando os que deveriam estarem presos não estão.Veja se conseguem terem acesso a essa informação.

Comentários não permitidos.