Michelle Bachelet inicia novo mandato no Chile

Durante posse, socialista recebe faixa presidencial das mãos da filha de Salvador Allende e promete fazer do Chile um país mais justo. Líderes regionais, como Dilma, Mujica e Kirchner, participaram da cerimônia.

A socialista Michelle Bachelet assumiu nesta terça-feira (11/03) a presidência do Chile, tornando-se a primeira líder chilena a obter um segundo mandato desde a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Ela já havia governado entre 2006 e 2010.

Com uma agenda de governo ambiciosa para os próximos quatro anos, Bachelet foi empossada numa cerimônia realizada no Congresso Nacional, na cidade de Valparaíso, e recebeu a faixa presidencial das mãos de Isabel Allende Bussi, filha do ex-presidente Salvador Allende e presidente do Senado.

Durante seu discurso de posse, a presidente prometeu fazer do Chile um país mais justo. “O Chile tem apenas um adversário e ele se chama desigualdade. Só unidos podemos enfrentá-lo”, afirmou. “Quero que no dia em que eu saia dessa casa [governo], vocês sintam que a sua vida mudou para a melhor, que o Chile não é só uma lista de indicadores ou estatísticas, mas uma pátria melhor para se viver, uma sociedade melhor para todo o seu povo.”

A agenda de governo de Bachelet impõe uma meta de 50 medidas para serem realizadas durante os seus cem primeiros dias no Palácio da Moneda. Entre as prioridades estão o estreitamento de laços com governos na América Latina e a aproximação com movimentos sociais.

Cooperação regional

Líderes regionais de toda a América compareceram à cerimônia de posse de Bachelet, entre eles os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Argentina, Cristina Kirchner, e o vice-presidente dos EUA, Joe Biden. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, cancelou sua viagem em cima da hora.

Ainda no primeiro dia de seu governo, Bachelet se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e fechou um acordo de cooperação que permitirá a integração de um diplomata brasileiro na missão chilena no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Chile é membro não-permanente até 2015.

“Este é um primeiro passo muito significativo e simbólico da intensidade das relações que queremos dar aos vínculos entre o Brasil e o Chile”, disse o chanceler chileno, Heraldo Muñoz.

RM/ap/dpa/rtr

Fonte: DW.DE

6 Comentários

  1. Eis ai um país como exemplo a ser seguido por toda a america latina, espero que essa governanta seja ambiciosa para colocar o Chile em um cenário mais global.

  2. o vice presidente americano cancelou a viagem rsrs ,persona não grata !!
    muito boa atitude da presidente do chile em começar esse acordo de cooperação com o brasil !!!

  3. O primeiro grande desafio é realizar a reforma tributária primeiro pois todo o resto depende disso. Se vai acontecer é outra história pois será preciso aumentar a arrecadação do Estado para que todo o projeto de Bachelet tenha possibilidades mínimas de avançar.

    E, coisa interessante, “no primeiro dia de seu governo, Bachelet se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e fechou um acordo de cooperação que permitirá a integração de um diplomata brasileiro na missão chilena no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Chile é membro não-permanente até 2015”.

    Alguem aí avisa a BBC de que a influência do Brasil ainda continua tão forte quanto antes.

Comentários não permitidos.