Senado dos EUA aprova sanções à Venezuela

Senador dos EUA Marco Rubio, esquerda e o Governador da Florida Rick Scott ao seu lado, ambos falavam numa conferência de imprensa na última sexta-feira em Doral, que atraiu centenas de venezuelanos residentes nos EUA . / AP

O Comitê das Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira uma resolução que rejeita “a repressão violenta das manifestações pacíficas na Venezuela” e pede ao presidente Barack Obama impor sanções ao governo de Nicolás Maduro.

A citada resolução, aprovada por unanimidade pelos membros do Comitê durante uma sessão privada, será encaminhada ao plenário do Senado, informou, em comunicado, o senador republicano Marco Rubio. Posteriormente, o escritório do democrata Bob Ménendez, que preside o comitê, também confirmou essa informação.

A resolução, apresentada no final de fevereiro por Rubio, Menéndez e pelo senador democrata Dick Durbin, “pede ao presidente (Obama) impor imediatamente sanções específicas”.

Concretamente, a resolução pede medidas como “a proibição de vistos e o congelamento de ativos” contra “indivíduos que tenham planejado, facilitado ou perpetrado violações graves de direitos humanos contra os manifestantes pacíficos, os jornalistas e outros membros da sociedade civil na Venezuela”.

O texto também “deplora o uso de força excessiva e ilegal contra os manifestantes” e o “inescusável uso de violência e acusações criminais politicamente motivados para intimidar à oposição”, pedindo ao governo da Venezuela “desmantelar” os grupos armados conhecidos como “coletivos”.

Além disso, os senadores solicitam ao governo venezuelano que permita “uma investigação imparcial a cargo de um terceiro sobre a “violência ilegal e excessiva cometida contra as manifestações pacíficas em múltiplas ocasiões” desde fevereiro.

Por último, a resolução aprovada hoje pede ao presidente dos EUA “trabalhar com outros países no continente para encorajar de forma ativa um processo de diálogo entre o governo da Venezuela e a oposição política, através dos bons ofícios da Organização dos Estados Americanos (OEA), para que as vozes de todos os venezuelanos possam ser levadas em consideração”.

Antes de a resolução ser aprovada, Rubio assegurou que, apesar da crise ucraniana ter desviado o foco da crise na Venezuela, o problema em Caracas é “sério” e que os manifestantes levam em consideração as declarações vindas dos EUA.

“O fato dos Estados Unidos e do Senado americano ter reconhecido o que está ocorrendo na Venezuela e ter se pronunciado, como fizemos aqui hoje, importa para esta gente (os manifestantes). Eles se sentem inspirados e percebem que não só não foram esquecidos, mas que nos importamos e que estamos ao seu lado”, ressaltou Rubio.

Na última semana, a presidente do Comitê Nacional Democrata, Debbie Wasserman Schultz, revelou que o governo dos EUA está considerando impor sanções a alguns funcionários venezuelanos, principalmente aqueles considerados culpados pela repressão dos protestos nesse país “e que têm contas bancárias e viajam aos EUA”.

EFE

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. depois dos yankes terem tentado um golpe na Venezuela com a ajuda desses black block do face noia apoiados por partidos golpistas !!!!
    agora tentam dar apoio aos golpistas através de sanções
    os yankes acabaram de perder na OEA e agora a unasul vai cuidar para que os golpistas fiquem longe da democracia venezuelana .

    • Que democracia, idiota ???… chamar o esquerdopatismo surreal bolivariano impingido a venefavela de “democracia” é de uma estupidez canina… quer dizer… pra vc vale… 🙂

    • Meu caro, muita verdade nessas tuas poucas frases.
      Mas sabemos que isso não será aceito, por que infelizmente uma boçalidade que procura luz tentando obscurecer o lúcidos jamais aceitará uma democracia em que se sintam perdedores já que queiram ou não são minorias, a democracia desses teleguiados e abostados é aquela em que sua minoria de idiotas reacionários tem poder para suprimir.
      Eles costumam confundir democracia com ditadura seu tipo de governo preferido (desde que seja a ditadura dura e ditada por eles),

  2. Por Luncena
    .
    .
    Assim como foi com os cubanos radicados na Florida(EUA) é a vez de alguns venezuelanos americanófilos.
    .
    Se essa moda pega,á os americanófilos tupiniquins ( 5º colunas ),vão fazer a mesma coisa.
    .
    Para que serve os 5° colunas pro-ianque ?…. é para isso mesmo…rsrsrsr,,
    .
    Para alguns e ao tio Sam, a representatividade da Venezuela estão lá na Flórida e tem peso,já a opinião do voto da maioria que moram na Venezuela; não significa nada !
    .
    Esse tipinho de politicagem que tem aqui nos trópicos em que o texto demostra,também tem lá na terra no Pato Donald !…..é incrível !!! ….. :O 🙂

    • Só avisando que Miami e muito longe ´para a galera ir de jangada 😀 portanto devemos fazer de tudo para deter a loucura bolivariana que nós propoe o Helvecio 😀 😀

      • O lucenático não nasceu para ser engraçado… ele é uma piada pronta mas de gracejo ele não entende NADA… é um pastel de vento… sem graça, sem graça alguma… 🙂

  3. È a mesma tática que os EUA usam em outros países.

    Incentivam desordem e protestos forçados e violentos. Quando o governo tenta combater esses grupos financiados é ameaçado pelos EUA com sanções, pois esses grupos representam interesse dos EUA.

    Brasil tem que tomar cuidado, pois em breve isso pode chegar aqui.È a nova política dos EUA para derrubar governos que não representam seus interesses.

  4. Nada como uma eleição presidencial para motivar as pessoas.

    Para quem não sabe Mark Rubio é um dos pretensos candidatos a concorrer a presidência dos EUA no ano que vem. Está tentando garantir a Flórida para sua campanha.

    E que título bunitinho esse da matéria. Pena que não tem nada disso no texto pois quem decreta sanções nos EUA é o Executivo. É por isso que “A resolução, apresentada no final de fevereiro por Rubio, Menéndez e pelo senador democrata Dick Durbin, ‘pede ao presidente (Obama) impor imediatamente sanções específicas'”.

    PEDE AO PRESIDENTE.

    E são as mesmas sanções tolas adotadas contra a Rússia: nada de visto e congelamento de ativos.

    Será que o congresso dos EUA sabe que a Venezuela é um destes países que está abandonando o Dólar como moeda em transações comerciais?

    Mas o pedido serve como pressão política interna pois Obama expulsou alguns diplomatas venezuelanos a poucos dias. Agora, para não ficar refém de parte do congresso, é possível que adote as sanções.

    Não há uma gota de preocupação com a população venezuelana nessa ação do comite do senado. É a campanha para presidente dos EUA que já está andando. E só.

  5. Pior merda que os gringos poderiam ter feito. A Venezuela já estava afundando mesmo, para que gastar munição?
    Agora, depois de mais de uma década afundando na lama bolivariana, o Mercosujo e as viúvas da URSS vão ter a desculpa que tanto, mas que tanto, taaaaannnto esperavam para jogar na mídia já censurada pelo governo.
    Aguardem o pronunciamento, “…e a culpa vai para…tchan, tchan, tchan, tchaannnn, os burgueses-facistas-imperialistas-inimigos do povo e da revolução”. Êêêêêêêêêêê.

    • Também concordo contigo, amigo… os esquerdopatas se vomitam todos sozinhos… não precisam de ajuda para afundar… se bem que merda não afunda, boia… 🙂

    • E-XA-TA-MEN-TE caro Melkor! É o doce que faltou para o Maduro ficar até apodrecer! (tudo bem q ele pode cair antes com uns cutucões hehehe 😀 )

      E uma observação: AINDA BEM que esse rolo lá na Europa está acontecendo na Ucrânia, país em que o Brasil tem parceria estratégica!! Se fosse um país com uma relação nula ou quase nula com o Brasil, com certeza (e com assessoria do nosso proto-deus) estaria nossa PresidentE mascando borrachada contra a esquedralha Americana ( 😀 ) e alavancando aplausos e votos da nossa população bostérica que se acha a nova ‘crasse média’ do país.

    • Boa linha Melkor…

      Os USA estão agindo errado, assim faz a população ficar ainda mais coalizada com o governo que deseja derrubar… Pois com sanções é sempre o povo quem sofre, e no sofrimento se unem às promessas do demagogo, já vimos isso antes, melhor mudar metodologia se quiser resultados melhores à próprio favor!!

      Essa coisa de “Mostrar o quanto é grandão” com o mando e desmando, ameaço e te faço sofrer só vai deixar ainda mais tempo o regime de governo no poder, não importa qual seja!

      Os métodos tem que mudar, em tempos de comunicação global e “Ditadura do Politicamente Correto” é melhor ser visto como “Salvador” do que como “Impositor” de sofrimentos ao povo, assim a massa da Venezuela não os seguirá!!! Velhas formas de imposições da vontade serão sempre refutadas pela massa, então é melhor encontrar outros métodos mais “Justos” aos olhos do povo…

      Estão aprendendo com os erros dos outros aí em Brasilia?? Não né… pelo menos os USA agem, seja errado ou certo, e no cerrado só vejo marasmo internacional!

      Valeu!!

  6. Meu temor é que a Venezuela seja de saco de pancadas ideal para receber a toda frustração Yanke em relação a sua fraqueza em relação a Crimeia.
    Como a maioria dos valentões quando apanham do mais forte precisam desforrar em alguem mais fraco para levantar seu moral e mostrar a comunidade que não é um merda qualquer, é O merda .

Comentários não permitidos.