Por que o Brasil tem sido cauteloso em relação à crise na Venezuela?

Há apenas um ano e meio a presidente brasileira Dilma Rousseff defendia com firmeza o rápido envio dos chanceleres sul-americanos para um país da região em crise política para zelar pela “ordem democrática”.

“Tínhamos que cuidar para que houvesse o respeito aos princípios elementares de justiça que caracterizam a democracia”, afirmou publicamente a presidente, em nome da Unasul (União de Nações Sulamericanas), em 22 de junho de 2012.

O país a que ela se referia era o Paraguai, cujo presidente esquerdista Fernando Lugo acabava de ser destituído em um julgamento político fulminante, qualificado de “constitucional” por alguns e de “golpe de Estado” por outros.

Mas agora que a Venezuela, outro país da região – e também membro do Mercosul -, vive sua própria crise política, com mais de 20 mortos e centenas de feridos nas ruas, o Brasil parece ter adotado uma atitude muito mais cautelosa.

O governo brasileiro foi criticado por não se pronunciar sobre os grandes protestos na Venezuela.

“Não cabe ao Brasil discutir a história da Venezuela, nem o que a Venezuela deve fazer, porque isso seria contra o que defendemos em termos de política externa”, afirmou Rousseff recentemente para a imprensa.

Depois, ela defendeu o “diálogo” e o “consenso”, evitando qualquer tipo de crítica à forma como o governo de Nicolas Maduro reagiu aos protestos de rua e às denúncias de repressão contra opositores.

Toda essa discrição em relação a um país que Brasília promoveu a sócio comercial-chave e no qual possui interesses multimilionários rendeu críticas dentro e fora do Brasil à postura do governo Rousseff.

“O Brasil está atuando da pior forma, porque não está revelando liderança nenhuma”, disse à BBC Mundo o ex-chanceler brasileiro Luiz Felipe Lampreia.

“Não está propiciando nem o diálogo nem a intervenção de observadores internacionais”, disse. “Pelo contrário, está favorecendo a repressão, não de uma maneira explícita, mas na prática isso é o que resulta da posição brasileira”.

Papel muito grande

Desde a deflagração da crise venezuelana no mês passado, o Brasil expressou suas posturas a respeito do tema por meio de entidades regionais como a Unasul e o Mercosul, o bloco que integra junto com a Venezuela, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Esses comunicados não continham críticas a Maduro. Pelo contrário, traziam declarações a seu favor e repudiando “todo tipo de violência e intolerância que tente atentar contra a democracia e as instituições”, segundo os termos usados pelo Mercosul.

Nos comunicados do Brasil sobre a Venezuela nas últimas semanas as críticas a Maduro que alguns esperavam não vieram.

O governo venezuelano afirma que, por trás dos protestos contra a situação econômica ou contra a insegurança no país, haveria uma tentativa de golpe de Estado. Caracas usou as declarações regionais como atos de apoio à sua posição.

Na semana passada, Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais de Rousseff, relativizou a gravidade da situação na Venezuela após viajar a Caracas e reunir-se com Maduro.

“Estive aqui em outros momentos, como em 2002, e vejo que aquela época de crise era muito mais grave que agora. Mas a dimensão dada neste momento (para a crise), especialmente pelos meios de comunicação internacionais, transmite uma imagem de algo maior do que é”, disse Garcia segundo a agência Brasil, que é estatal.

Ele também indicou que Maduro teria dito que o “Brasil pode cumprir um papel muito grande na busca por uma solução de paz”.

A BBC Mundo tentou entrar em contato com Garcia para abordar o tema, mas o contato não foi possível até o fechamento desta reportagem.

‘Consequências’

O Brasil trabalhou nos últimos dias para organizar uma reunião de chanceleres da Unasul nesta quarta-feira no Chile – um dia após a posse da presidente Michel Bachelet – para discutir sobre a Venezuela.

Rousseff anunciou na terça-feira que essa reunião criará “uma comissão que pode (ter) representantes de todos os países da região, e fazer a interlocução para a criação de um ambiente de acordo, consenso e estabilidade na Venezuela”.

Mas ainda não está claro se dessa forma se poderá chegar a uma solução para a crise.

Enquanto o chanceler venezuelano, Elias Jaua, afirmou que será “uma reunião bem positiva”, a aliança opositora MUD (Mesa da União Democrática) pediu à Unasul que veja “com objetividade” os graves acontecimentos que o país vive.

Opositores venezuelanos, como o ex-candidato à Presidência Henrique Capriles, haviam pedido uma presença mais ativa do Brasil na crise.

“O governo brasileiro está dando as costas ao povo venezuelano”, afirmou Capriles em declarações ao jornal Folha de S.Paulo no início do mês.

Porém, outra pergunta em aberto é se a administração de Rousseff está disposta a liderar uma missão mediadora à Venezuela – uma ação que pode ser interpretada como uma tentativa de evitar que os Estados Unidos influam na crise.

Na semana passada, Maduro rompeu relações políticas, comerciais e econômicas com o Panamá, depois que o país solicitou uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir a violência na Venezuela.

E o chanceler Jaua indicou que essa medida incluía suspender a revisão do pagamento de uma dívida multimilionária com exportadores panamenhos.

Alguns analistas dizem acreditar que, desse modo, Caracas enviou uma mensagem aos demais países da região que possam eventualmente adotar uma posição crítica a respeito de sua crise, incluindo o Brasil.

Os laços políticos e econômicos entra a Venezuela e o Brasil se estreitaram desde a década passada com as presidências nesses países de Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, respectivamente. Rousseff conseguiu incorporar Caracas como membro pleno do Mercosul.

Mas até o ano passado, segundo cálculos privados, também havia pagamentos atrasados na Venezuela para exportadores brasileiros superiores a US$ 1,5 bilhão – um assunto que o próprio Garcia tentou solucionar em uma ida a Caracas em outubro do ano passado.

Além disso, nos últimos meses subiu para mais de US$ 2 bilhões a dívida de Maduro com construtoras brasileiras que realizam obras de infraestrutura e saneamento na Venezuela, segundo o jornal brasileiro Valor Econômico.

“A posição do Brasil (sobre a Venezuela) pode ter um caráter ideológico, mas também um caráter pragmático muito grande”, disse Thiago Aragão, analista para região da consultoria Arko Advice, sediada em Brasília.

“O Brasil tem grandes negócios com a Venezuela”, afirmou à BBC Mundo. “E sabe como os outros governos da região que as críticas ao governo venezuelano geralmente trazem consequências”.

BBC Brasil

Fonte: Terra

65 Comentários

  1. a resposta para esse texto seria : o governo não se pronunciou pois o protesto em favor do governo venezuelano é muito maior do que os black bloc apoiados pelo estados unidos
    aqui no brasil esses mesmos vândalos fizeram protestos e não vi nenhum pais do mundo sendo obrigado ou fazendo sugesta como esse texto fez
    mesmo assim o brasil vai ajudar a democracia venezuelana na reunião da unasul
    os estados unidos estão atacando todas as democracias da américa latina
    o correto seria sanções latinas contra os anglo sionistas !!!

    • O texto esta correto , o governo brasleiro nao se pronuncia porque tem medinho do maduroapodrecendo dar calote nas empreiteiras da banania e em segundo lugar temem dar um apoio explicito a venefavela e tambem sofrer um boicote americano ,que alias sao uns manes,pois ja deveriam ter empalado o lixo venezulano faz tempo kkkkkkk,imaginem ,seria a gloria, seria um otimo ano para os mais desenvolvidos, ja ganharam a Ucrania de presente (putin muy amigo fez este favor kkkkk),agora ferram a venefavela,colocam lah um administrador FORMIDAVEL ,orienta o cara a calotar a banania kkkkk e despues contam a esmola que vai pra cuba, seria a GLORIA , Mas ja me dou satisfeito com a conquista involuntaria de toda europa oriental kkkk, MUCHAS GRACIAS PUTIN . #felizebebado kkkkkkk, chuuuuuupa tonho da lua, aioaioaioaioaio

      • TERAPODE voce é uma caixa de escremento Yankee.
        O governo Brasileiro não se pronuncia porque a Dilma teme as vozes das ruas daqui e esta mais preocupada com a reeleição.Ela não pode nem se quiser endossar a represão la porque vai de encontro a constituição daqui.
        Expresse-se com argumentos ao inves de despejar tua diarréia capaxo.

      • CLARO QUE NÃO KKKK

        o cara confunde a Libia com Libano, pensa que existe URSS ainda, diz que a Venezuela cresce mais que a Alemanha e chama a Venezuela de DEMOCRACIA.

        da p/ leva-lo a serio?

      • por LUCENA
        .
        .
        sionismo; é o autêntico neonazista,ante-semita,terrorista fascistas; vermes e parasitas; que estão colocando em prática as mesma doutrinas que Stalin utilizou para surrupiar as terras dos Ucranianos por exemplo e hoje, os sionistas,fazem o mesmo com os palestinos. 😉

      • RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSS… tenho que concordar com o Franco… só tem JÊNIO verme-lhinho por aqui… na “véia”, Fábio… rsrsrsrsrsrsrrs… o lucenático é PIADA PRÓNTA…

      • por Lucena.
        .
        .
        Pulguento,realmente você é um bárbaro…hahahah
        .
        Para você, necessariamente todo sionista é judeus..hahahah..é compreensível, vindo de um renomado nazistazinho de meia-tigela…hahahah

      • Nazista eu ?kkk
        Não Lunático, eu não tenho nenhum apreço por ideologias coletivistas fanáticas, este e seu departamento.
        Muito menos tenho qualquer simpatia pelo NACIONAL SOCIALISMO.

    • Pé de Cão.
      Venezuela, 2013-33 mil assassinatos.
      Brasil 2013-54 mil assassinatos.
      Dados oficiais.

      Se estas porcarias de governos populistas, que estão no poder há mais de uma década no Brasil e há duas décadas na Venezuela, investe tanto no social como dizem, e “diminuiram as desigualdades como nunca antes”
      Porque estes numeros de homicídios recordes? em muitas guerras declaradas não temos numeros assim.
      As “ixxxquerdas iluminadas” sempre afirmaram que os numeros da violência estavam ligados a desigualdade social pura e simples, então porque em dois países governados há tamto tempo por partidos de esquerda, e que se gabam de “terem excelentes programas sociais, que diminuiram a desigualdade” temos estes numeros recordes de violência?

      • para o teropodre a russia perde ao ganhar a crimeia ,já o tiraleite quer saber o que é o sionismo resposta : é tudo que não presta !!!!
        já o rogerio só joga sujesta , não passa de um buxicheiro!!!
        capa preta agora que ele percebe que morre na américa latina são números de guerra ,mas antes além de homicídios se morria de fome como na etiopia ,mas isso você finge não ver
        terminando texto ridículo ,que não vai mudar em nada o fato do brasil pais que conduz a américa latina a auxiliar o governo atual venezuelano ,pode chorar a vontade !!!

      • QUE FALTA FAZ UMA EDUCAÇÃO CONSERVADORA !!!… evita retardo mental como o teu, “pé de alface”… rsrsrsrsrsrsrs…

  2. “Pelo contrário, está favorecendo a repressão, não de uma maneira explícita, mas na prática isso é o que resulta da posição brasileira”.

    mas é lógico…. nosso governo vai dar tiro no pé agora? 😀

    “Dilminha, seu topless não sobe mais meu pingolim” (by 1maluquinho)

  3. por Lucena
    .
    .
    Esse filme já vimos,ele passo no Egito.
    .
    Só falta vir um general pro-ianque e instituir a democracia à la ianque e assim,os “democráticos” irão aplaudir-lo pois, a onda agora é fazer golpes de estado democráticamente…srsrsr…onde o voto popular e democrático não vale mais nada para alguns governos párias e neo-tirânicos !

    • Telhado de vidro, vermelho nao arrote asneiras ,qual player nao trata seus dominados com chicote e angu $ sua amada russia faz atitudes identicas, ou a sua memoria de ciclideo nao registrou esta informaçao $

      • Na veia bostérica da madame mim esquerdopata… RSSRSRSRSRSRSRSRS… tá bom de pontaria, ein amigo ???… 🙂

      • por LUCENA
        .
        .
        è impressionante a sua “capacidade” de balizar os valores,só porque o governo russo se apropriou das coisas dos ucranianos ogo se justifica as mesmas coisas que a vaca sagrada dos cabeças de vento assim o ação..hahahha…que capacidade interpretativa é a sua..hahahha
        .
        Você sabe o que é um ciclídeo,pelo menos ele tem na cabeça cérebro,já um animal como você,deve ser da categoria dos molúsculos,aqueles que tem na cabeça o estômago um único orifício que serve de boca e ânus..hahahahah…é você ..hahahah

      • O unico molusco que nao possui um TIPO primitivo de celebro eh o seu amado GURU 19 dedos,kkkkkkkk Ja a pratica de defecar pela boca , ela eh comum nos cumunistas kkkkkk,vou ter um derrame de tanto rirrrrr, vc e tonho sao clones $

      • por LUCENA
        .
        .
        É impressionante a sua “capacidade” de balizar os valores,só porque o governo russo se apropriou das coisas dos ucranianos e com isso,se justifica as mesmas coisas que a vaca-sagrada dos cabeças de vento assim o façam..hahahha…que capacidade interpretativa é a sua..hahahha..seus valores civilizatórios realmente não existe..rsrsrs..e o que há são idéias comportamental, extremante deturpada;digna de todos extremistas com ideias medievalísticas..hahahah
        .
        Você sabe o que é pelo menos um ciclídeo ?….,pelo menos ele tem na cabeça cérebro,já um animal como você,deve ser da categoria dos molúsculos,aqueles que tem na cabeça o estômago e um único orifício que serve de boca e ânus..hahahahah…é você ..hahahah

      • o teropodre não sabe nem quanto custa um pao para se sobreviver ,em se tratando de geopolítica não passa de um pequi estragado
        já o soinho azul esse só sabe ficar pagando sapo de amiguinho deles ,mas o zoinho sabe que o teropodre é apenas um idiota utilizável rsrsrs
        mas isso é reflexo de uma suposta direitalha tao raquítica que aceita até mocotreva ´pois se não tem tu vai tu mesmo rsrs
        na verdade é uma junção de um bando de frustrados que não elegem nem para sindico de condomínio rsrsrs

  4. Rsrs… a BBC pensa que todo mundo é bobo lançando este artigo armadilha.

    A resposta do governo brasileiro já foi dada com a convocação da UNASUL, deixando claro quem deve se envolver no caso venezuelano.

    E não adianta comparar com o que ocorreu no Paraguai pois neste caso o golpe foi rapidíssimo, com o Fernando Lugo mostrando-se incapaz de enfrentar a disputa política interna. Caiu por ser um fraco. O Brasil agiu corretamente ao anular a contaminação paraguaia via suspensão no Mercosul. O resto é judis sperneantis.

    O caso venezuelano, por mais que a BBC queira, não tem correlato com o que ocorreu em Julho de 2013 no Brasil. São manifestações que começaram pacíficas, em boa parte encabeçadas por movimentos estudantis, organizados, e que, pra variar, começaram a ser violentas a partir do momento em que os movimentos radicais da direita venezuelana resolveram aparecer também. E, seguindo o script determinado pela imprensa de oposição, culparam o governo pelas mortes e tentam agora anabolizar as demandas. O que ocorreu no Brasil foi resultado de movimentos que começaram com o pessoal do “Movimento Passe Livre” que tomou corpo, e depois houve aquela bela colaboração da PM de São Paulo, descendo a borracha em manifestação pacífica. Padrão ditadura. O resto foi catarse.

    Na Venezuela nem o Henrique Capriles havia se pronunciado até a pouco porque sabia que era movimento parcialmente espontâneo, independente e não vinculado a oposição. Não poderia queimar seu capital político nesse tipo de manifestação. Mesmo agora Capriles está sendo bem cauteloso quanto ao apoio que vem dando ao mais novo mártir de playstation Leopoldo Lópes. Estranhamente, mais um playboy venezuelano educado nos EUA e que acha que o país está afundando. Nem o discurso é original.

    Mas no futuro imediato dá para adivinhar algumas coisas:

    – as carpideiras de sempre vão chorar loas porque o Brasil não faz nada contra a Venezuela. Inclusive aqueles que apoiam a Rússia contra a Ucrânia, numa mostra de incoerência fantástica;
    – alguém vai falar de papel higiênico, mesmo porque não tem outro argumento para usar contra a Venezuela;
    – alguém vai falar de desabastecimento, mesmo surgindo na imprensa notícias, a mais de trinta dias, falando sobre o bloqueio de estradas no interior do país mostrando que partidários de Leopoldo Lopez estão atrapalhando o sistema de abastecimento;
    – obvio do óbvio, as expressões banania (sem acento mesmo), aparelhado, ditador, petralha, serão as manifestações orgasmáticas de quem não gosta da ação do atual governo brasileiro;
    – algum “j”ênio vai bradar “AQUI NÃO!”, como se fosse o novo lema do Brasil..

    E já adianto as próximas manchetes da tal imprensa especializada:

    -The Economist: Brasil apoia golpe na Venezuela e compromete crescimento mundial

    -The Independent: Crise na Venezuela é culpa do Guido Mantega

    -Folha de São Paulo: Dilma apoia Venezuela contra liberdade de expressão

    -Estado de São Paulo: Dilma impotente frente ao bolivarianismo de Maduro

    -O Globo: EUA não são responsáveis pela crise na Venezuela.

    – No monte das três oliveiras: apocalipse now.

    E por aí vai.
    A Venezuela tem problemas sim, mas aqui no Brasil temos um problema maior que é o sequestro do discurso sobre o que ocorre lá. É proibido fazer comentário favorável a Venezuela. Talvez estes preocupadíssimo brasileiros, que tanto falam em melhorar a educação brasileira, deveriam se manifestar sobre como a Venezuela praticamente erradicou o analfabetismo e nós, soberbos, não conseguimos fazer essa praga desaparecer.

    Abs

    P.S.:E o Lampreia que volte a insignificancia da turma do “aquitirasapato”.

    • Viajando na maionese ,sua hipocrisia chega ser de uma imbecialidade montruosa , quando se fala da manifestaçao da crimeia contra o governo de kiev (justa em certos pontos) vcs entram em transe , mas quando os venuzelanos que estao dependendo de favores brasileiros e equatoriano para comerem e limparem a bunda fazem manifestaçao ,os VERMESlhinhos colocam fezes pela boca dizendo que sao black s disso e daquilo, vao se acostumando ,com uma ideologia parasita e burra ,nao se vai longe (nao adianta citar a china,ela ta mais pra facista doque cumuna ).

    • Erradicou mesmo o analfabetismo? Sei não viu? Uma coisa é ensinar a assinar o nome. Alfabetizar são outros 500.Lembrando que a ONU não costuma fazer auditoria, confiando quase exclusivamente nos dados que o próprio país fornece.

      No mais eu sinto muito mas:

      – Não houve golpe no Paraguai, e a atuação do Brasil foi a pior possível. Seja antes, quando foi cúmplice silenciosa da tentativa do então chanceler venezuelano, o mesmo Maburro que hoje (des)governa o país, em incitar os militares locais a dar um golpe, seja depois quando agiu para suspender o Paraguai do MERCOSUL para enfiar a Venezuela pela janela. Pode ter certeza que vamos pagar a fatura….

      – Os EUA não estão desestabilizando a Venezuela mas simplesmente o povo de lá está se cansando de tamanha incompetência administrativa. E sim, o desabastecimento é real e não uma ação ” Dazelite e duzamericanú”

      • Os EUA não estão desestabilizando a Venezuela mas simplesmente o povo de lá está se cansando de tamanha incompetência administrativa. E sim, o desabastecimento é real e não uma ação ” Dazelite e duzamericanú”
        .
        Em resumo,para os 5º colunas,os americanófilos de plantão,acham que o governo americano tem o dever sagrado de interferir nos outros países por acharem que o governo eleito pela maioria,não é capaz,que é o caso da Venezuela más; segundo a ótica de visão réptil americana…hahahahah

  5. Os EUA estão patrocinando os movimentos na Venezuela para que o Maduro possa cair e assumir um governo fantoche que atende interesse dos EUA.

    O protesto na Venezuela não é tão legítimo com se pensam. È por isso que o Brasil não quer se envolver diretamente..

    Querendo ou não, Maduro é um presidente legítimo eleito por maioria dos Venezuelanos, ele não é um ditador.

    O mesmo golpe que aconteceu na Ucrânia pode se repetir na Venezuela…

    • O mesmo fez putin com o fantoche deposto na ucrania,kkkkkk,estao cercando seus galinheiros kkkkk, so acho que a AMERICA deveria ser menos sutil !

    • O fato de ter sido eleito democraticamente não dá a nenhum presidente um cheque em branco, nem mesmo para ser uma notório incompetente como o Maburro.

      • tiraleite tentando justificar o injustificável ,rsrsrs ,foi o que restou
        já o teropodre so ele não percebe que quem esta perdendo território é a ucrania que além de perder a crimeia continua com 80 por cento de russos em seu pais ,para de ser ridículo pequi estragado !!!

  6. As razões são várias.
    Primeiro os governos compartilham do mesmo amor pelo regime do ódio, perseguição, censura, guerra de classe para implantar o poder centralizador de partido único totalitário.
    Segundo porque ele tem medo de que os empresários brasileiros, com projetos lá, fiquem sem receber o que a Venezuela deve.
    Terceiro, estamos em ano eleitoral, esse governo espantalho que temos não teve a coragem sequer de assumir uma posição clara sobre a situação. Se pronuncia somente pelo Mercosujo e Unasuja. O governo tem medo de mostrar sua posição a fovor da opressão de opositores.

    • Calou a corja ESQUERDALHA que vomitou logo acima, amigo… será que eles tem papel toalha para limpar a lambança que fizeram nessa honrosa página ???… 🙂

  7. Até aí nosso governo não ta errado.
    Pra que vamos nos meter lá? Fique Maduro ou entre a oposição se o Brasil ficar quetinho vai negociar com o vencedor. Se tomar partido agora será o mesmo que atirar no escuro e se errar já viu perde espaço no mercado venezuelano. Mas é isso que alguns querem que o Brasil aposte em um dos lados e que esse perca a disputa só para depois reclamar da escolha do nosso governo.

      • Você é comunista? Capitalista você não é!
        Negócios são negócios. Apoiar um candidato aliado é um ótimo negocio quando esse ta para ser eleito. Mas você com todo esse discurso de “anticomunista” não nota isso não é?
        Agora que o barco ta afundando, que se dane o Maduro e sua turma e que venha o próximo presidente, é assim os capitalistas baralham. Não é bonitinho nem agradável, mas não é para ser, é para ser eficiente e só.
        Depois de tantos anos “admirando” os Estados Unidos, não aprendeu nada?! Nunca notou que eles apóiam o golpe, mas quando a coisa aperta, eles são os primeiros a cortar qualquer ajuda? E olha que eles fizeram isso aqui com os nossos ditadores, apoiaram e incentivaram o golpe e depois que a coisa ficou feia para os militares traidores o governo americano saiu de perto. E nem assim aprende!

      • Não seja RIDICULO, jamais apoiaria um regime desses nem por toda prata do mundo, os fins não justificam os meios nem aqui nem nos EU ou em qq lugar. Quanto a admirar os EU, bom eu admiro vários países inclusive a Rússia, eles tem coisas boas e coisas ruins, vc nunca leu um texto meu elogiando a Guerra do Afeganistão, a 2º guerra do Iraque, a base Guantanamo, o apoio aos sauditas ou o ataque a Líbia.

        E isso tudo partindo do pressuposto pragmatismo do governo, coisa que é impossível. Queriam fazer um AL bolivariana sim e falharam, graças a Deus, um a um esses imprestáveis vão sair do poder.

      • “Nunca notou que eles apóiam o golpe, mas quando a coisa aperta, eles são os primeiros a cortar qualquer ajuda”

        Ser a favor de uma coisa dessas diz muito do seu carater.

      • E sua falsidade também me diz muito a seu respeito.
        E só no mundo das fadas e duendes que os “os fins não justificam os meios”… no mundo real é cão comendo cão, mas como posso esperar que um garoto nutrido com leite e pera possa imaginar o que é o mundo real?

  8. São mui amigos do foro de São Paulo e como se sabe companheiro é cumpanheiro.
    O governo maduro é a coisa mais bizarra que eu já vi por estas bandas ele há muito vem fazendo para ser expulso da presidência da república .
    O pt é um partido canalha que tem a cara de pau de fazer vaquinha pra bandido mensaleiro e não me espantaria se desse TODO tipo de apoio à maduro.

  9. Enquanto a esquerda latrina ensistir em isolar a AMERICA vitaminada,serao vitimas des as manifestaçoes espontaneas mas, apoiadas pelo imperio PRIMAS !

  10. O Brasil não.
    O governo tem sido vacilão porque foi cabo eleitoral da múmia do chaves e também do girafales, simples assim.

  11. O Brasil apoia esta merda de regime autoritário, porque o partidão no poder no Brasil, sonha em exercer os mesmos métodos de desconstrução social. Puro medo de assim como la, a REAL entupir as artérias de suas veias ensebadas socialistas, e termos a mesma convunção social de revolta por cá( Ano passado foi quasse, por um triz)

  12. Levando-se em conta que nossa FAB tem um número ridículo de caças para tomar conta de nossos milhões de Km² de terra e mar. E que há dezenas de países de força econômica menor que a nossa com Forças Aéreas mais significativas e efetivas.
    E que nossas FA se igualam e ficam medindo forças de “dissuasão” (parece até que com satisfação) com países vizinhos merrecas e de forças insignificantes.

    Então… A nossa Presidanta (a fichada, rsrsrs!), desta Putênfia (do carnaval e do futebol) , tem mesmo é que andar com o rabo escondido no meio das pernas.
    Pois não temos cacife para descarregar 500 tanques pesados de guerra nas ruas de Caracas, ou de qualquer outra tranqueira. Já que nem mesmo um único, somente um único, C-5 Galaxy existe em nosso exército ou fab.
    Então ela tem é que ficar quietinha mesmo.

    E quanto a nossa Marinha de Guerra, hoje, quantas escoltas no estado da arte possui?
    24… com seis cuidando do sul, seis no sudeste, seis no nordeste e seis no norte.
    Claro que não, isso só em sonho, dentro de outro sonho, dentro de outro sonho.
    Nada de nada… nenhuminha ao menos. O que possui seria tudo alvo.

    Nosso Brasil tem que urgentemente tomar litros e litros de Xarope Cimancol…
    Sem forças armadas a altura de sua economia, e com bandidismo fervilhando, não temos moral perante ninguém. E Venefavela, Paraguai, Bolívia, Argentina, Colômbia, MerrecaSul e uma tal coisa esquisita chamada Unasul que se explodam.

    Eita!!!!!

  13. “Alguns analistas dizem acreditar que, desse modo, Caracas enviou uma mensagem aos demais países da região que possam eventualmente adotar uma posição crítica a respeito de sua crise, incluindo o Brasil”
    -___________________________________________________________

    Vão nos dar o calote mesmo, e não! não será nas empreiteiras malandras que financiam poiticos de tudo quanto é canto.
    Explico.
    O partidão esta lavando dinheiro a torto e a direito nestes paisecos socialistas, ditaduras com pouco controle de contas publicas, como Cuba, Zâmbia,Bolivia Venezuela, Equador etc.
    Estes paises são verdadeiras lavanderias de dinheiro do partidão, a PF da operação satiagraha estava perto de prender doleiros ligados a Daniel Dantas e altos membros do Petê, com Zé Dirceu,e marco Aurelio Garcia< mas logo tomou um "cala-te boca" do geoverno federal (depois disto a PF nunca mais foi a mesma, sucateamento total) e um negocio da china pro partidão, o financiamento vai, e volta parte dele para seu "financiamento de campanha"
    E NÃO, não são empreiteiras como Odebrecht entre outras que vão tomar este calote, pois elas já receberam o delas, sabe como ? TODAS AS OBRAS NESTES PISES LATRINOS, FORAM FINANCIADAS PELO BNDES,como o porto de Muriel em Cuba. Ou seja, dinheiro de banco publico estatal, seu dinheiro de impostos meu caro trouxa cidadão de bânania, os castro Maduro e cia, devem para o estado brasileiro, não para as empreiteiras brasileiras.
    Quem acredita que eles vão pagar esta joça um dia, basta lembrar dos 900 milhões "perdoados pela gerentona do Petê" a países africanos (muitos deles ditaduras sanguinárias)
    Ou acredita que as zonas adimistrativas que são os clubes de futebol brasileiros, vão pagar os estádios padrão FIFA construídos com finaciamento BNDES.
    BRASIL SE APERTAR…ESPANA.

  14. por Lucena
    .
    .
    Não adianta espernear e dá golpe baixo,o povo latino,como muitos sem-noção,que por pelego de todo apaixonado pela submissão,em especial as doutrinas do Tio Sam,chama de “américa latrina”;a nação latina tem por tradição e pela sua cultura ter ideologia de esquerda pois,pela sua tradição e formação,toda ela sempre foi mais de esquerda do que de direita,como é a cultura saxônica e nórdicas.
    .
    Até durante o período das ditaduras que foram patrocinadas pelo Tio Sam,estas o foram não por questões de convicções ideológicas más, pelo apego ao poder por agentes que foram pincelados pelas suas atitudes corruptíveis.
    .
    Quantos agentes implantados pela CIA que não passavam de fantoches e assim sempre se subemendo aos caprichos as lascivas do império americano na América Latina e que hoje daquilo tudo sossobrou os resquícios tóxicos daquelas ditadura,onde meia dúzias de sem-noção vivem inconformado com ambiente democrático onde o povão é quem escolhe de forma democrática seus líderes.
    .
    Como o povão latino, desde pequenino; nasceram em um ambiente onde a sua cultura fora criada em meio ideológico de esquerda,basta verificar que a igreja católica é de maioria na sociedade latina,esta sempre catequizou os latinos com a sua “teologia da libertação”,mostrando que as tiranias pelas classes dominantes (poder econômico),poder ser quebrada e que isso é tirania,uma coisa que nunca irá acontecer na sociedade saxônica,onde ainda há súditos e submissão,uma coisa que os latinos não aceitam.
    .
    O povo latino pela sua natureza,sempre buscou viver plenamente a liberdade,isso ás vezes trás certos problemas quando vivem em comunidade más,faz parte do povo latino esse comportamento,bem diferente dos saxônicos,mais submissos.
    .
    Nunca por mais que seja corruptível,submisso que possa ser o fantoche ditador,este governo nunca terá exido;basta observar o legado das últimas ditaduras pro ianque na America Latina,a única coisa de legado que ficou foram as torturas e a opressão que ficou na mente do povo latino.
    .
    Hoje quando se apresenta as eleições para presidente,e que a oposição é incompetente por não conseguir colocar uma alternativa democrática a este governo que ai está,vem as viúvas da ditadura com seus projetos de tiranias e do golpe baixo más,não adianta mais uma vez,por incapacidade da oposição,os projetos petista vai continuar,pelo voto populas nas urnas,democraticamente .
    .
    Quem mandão serem incompetentes !!! .. e a unica coisa que sobrou foi isso ?…o banditismo barato ,daqueles de quem sempre ganhou com a corrupção e mamou nas tetas do estado,até durante nos tempos da ditadura… 😉 🙂
    .
    Hoje estão ai as viúvas das ditaduras,com seus traseiros gordos,muitos vivendo de aposentadorias e pensão ,reclamam do governo e suspiram de saudade, aqueles tempos de 64;onde estes pobre coitados de hoje, valiam mais do que aquilo que o gato enterra… 😀 😀 😀

    • corrigindo.
      .
      .
      Não adianta espernear e dá golpe baixo,o povo latino,como muitos sem-noção,que por pelego de todo apaixonado pela submissão,em especial as doutrinas do Tio Sam,chama de “américa latrina”;a nação latina tem por tradição e pela sua cultura ter ideologia de esquerda pois,pela sua tradição e formação,toda ela sempre foi mais de esquerda do que de direita,que este ultimo,é o caso da cultura saxônica e nórdicas,ou seja,a cultura latina na esfera ideológica,é bem diferente da saxônica.
      .

  15. Infelizmente esse nosso governo mais uma vez comete uma cagada.A primeira foi quando a Colombia pediu ajuda e Lula e ele não deu e hoje tem-se bases Americanas na Colombia.
    Existem rumores de compra de F16 pela oposição Venezuelana que estariam guardados em bases na Colombia proxima fronteira com a Venezuela e o Brasil despreparado,desguarnecido e fazendo jogo ideologico.
    Enquanto tivermos na America do sul uma parcela vendida entreguista e uma parcela medieval Albanizada sempre a democracia e a liberdade estarão ameaçadas e sempre não hevera progresso e prosperidade e nem direitos iguais e justiça.
    Não teriamos bases Americanas na Colombia com governo de direita no Brasil ou teriamos bases Americanas la e aqui?Lembram de quando a Policia Federal Brasileira pediu base militar Americana no RJ?
    Quando nos livraremos dos entreguistas vendidos e tambem dos narco-latrinos?

    • Vc sabe a resposta… o governo mais patriota que tivemos na República foi a da “direita” com os militares… o resto foi entreguismo puro dos esquerdalhas a internacional comunista golpista e ladra… deu no que deu… nessa merda atual…

  16. O BRASIL no campo de reequipa/ militar está so fazendo cagada.Poderia fazer compra de prateleiras p repor os caças desativados, os Mirages, c Su-35″S” ou os BM…e mais subs uns 15 , países menores tem + subs q o BRASIL, pq?Cito:C.do Norte(70), os judeuss(9?) ,Irão (14 ou + )…O n políticos são um entendidos em compras de ekipa/ militares…vamos ter de alugar caças tampões…nem parece q somos um paíse sério, ou ñ?!A 8ª economia do planeta…ou tbm isso é mentira? Só PODE! Trágico.Sds.

Comentários não permitidos.