OEA aprova declaração de solidariedade e apoio à Venezuela

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta sexta-feira por maioria uma declaração conjunta na qual reconhece e “apoia” o diálogo iniciado pelo governo na Venezuela e pede a continuação do mesmo, o respeito aos direitos humanos, além de expressar seu apreço pela não intervenção nos assuntos internos do país.

Com 29 votos a favor e 3 contra (EUA, Canadá e Panamá), os embaixadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) votaram, ponto por ponto, várias propostas até validar uma declaração intitulada “solidariedade e apoio à institucionalidade democrática, ao diálogo e à paz” na Venezuela.

No texto, o Conselho Permanente expressou seu “reconhecimento, o apoio pleno e o incentivo às iniciativas e aos esforços do governo democraticamente eleito da Venezuela e de todos os setores políticos, econômicos e sociais para que continuem avançando no processo de diálogo nacional, para a reconciliação política e social”.

Esse diálogo deve ser realizado “com pleno respeito às garantias constitucionais de todos e por todos os atores democráticos”, acrescentou o texto.

Além disso, a declaração mostra sua “mais enérgica rejeição a toda forma de violência e intolerância e faz o pedido de paz, tranquilidade e respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais – incluindo os direitos à liberdade de expressão e reunião pacífica, circulação, saúde e educação – a todos os setores”.

Na declaração, os embaixadores expressam suas “condolências às vítimas”, “fazem votos para que as investigações tenham uma rápida e justa conclusão”, e mostram “seu respeito ao princípio de não intervenção nos assuntos internos dos Estados e seu compromisso com a defesa da institucionalidade democrática e do estado de direito, de acordo com a Carta da OEA e o direito internacional”.

Por último, o Conselho expressa seu “interesse de se manter informado sobre a situação e o diálogo instaurado na Venezuela”, apesar de não estabelecer nenhum mecanismo concreto de acompanhamento do mesmo. “É uma vitória para toda a América Latina”, declarou o embaixador venezuelano, Roy Chaderton, satisfeito após a votação.

A embaixadora dos EUA, Carmen Lomellín, considerou que a declaração é uma “vitória para todas” as nações do continente, e não só para a Venezuela, já que “vários países não queriam que fosse realizado o diálogo”, e “o fato de se poder discutir já é um avanço”.

O embaixador do Panamá, Arturo Vallarino, opinou que a solicitação de solidariedade para a Venezuela e para a “continuação” do diálogo “pode ser interpretada como parcial em relação ao governo” venezuelano.

“O Panamá considera que a OEA deve ter uma atitude mais dinâmica e acompanhar a situação, e não somente declarar seu interesse em se manter informada sobre o diálogo já instaurado”, afirmou o país centro-americano em uma nota de pé de página, um recurso que também usaram EUA e Canadá para expressar sua inconformidade.

EFE

 

Fonte: Terra

Venezuela comemora declaração da OEA: “vitória da dignidade”

O governo da Venezuela comemorou nesta sexta-feira como uma “vitória da dignidade” a declaração de solidariedade do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), que pede a continuação do diálogo e lamenta as mortes no país, com 29 votos a favor e 3 contra, de EUA, Canadá e Panamá.

“Mais do que da Venezuela, acho que é uma vitória da dignidade da América Latina e do Caribe”, disse o chanceler venezuelano, Elías Jaua, durante um contato telefônico com o canal estatal VTV, no qual também afirmou que essa declaração é “a favor da paz, do diálogo e da institucionalidade democrática” no país.

O ministro das Relações Exteriores disse que “todo o aparelho de propaganda montado contra a Venezuela foi sendo desmoronado pela moral e pela verdade do povo venezuelano”.

Acrescentou que agora o mundo sabe que o país sul-americano “não enfrenta manifestantes pacíficos”, mas uma “corrente violenta que tenta derrubar o governo legítimo e constitucional de Nicolás Maduro”.

Jaua reiterou que nesta sexta-feira se expressou a dignidade de todo o continente “com a lamentável exceção” do Panamá, que assumiu – disse – “posições abjetas”. O governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, rompeu relações com o Panamá na última quarta-feira.

Em nome de Maduro, o chefe da diplomacia venezuelana agradeceu os países que apoiaram a Venezuela por sua solidariedade, “especialmente” aos países do Caribe que se expressaram – declarou – apesar “das pressões” dos Estados Unidos.

Jaua afirmou que o governo venezuelano “não se surpreende” com a falta de apoio dos Estados Unidos e do Canadá e que, no caso do Panamá, “o império” – forma como chama os EUA – tem “seu centro e sua articulação” e assinalou que “foi de lá que saiu todo esse movimento para derrubar o governo legitimo da Venezuela”.

O ministro das Relações Exteriores disse que na reunião de chanceleres da União das Nações Sul-americanas (Unasul), que será realizada na próxima quarta-feira em Santiago do Chile para tratar da situação da Venezuela, é esperada “uma declaração contundente” e na qual vai comparecer “com todas as expectativas, e muito mais depois dessa heroica vitória”.

Além disso, antecipou que a Venezuela avaliará nessa reunião “qualquer tipo de apoio para o acompanhamento do diálogo promovido pelo presidente” Maduro através da conferência nacional da paz, inaugurada na semana passada.

O Conselho Permanente da OEA aprovou nesta sexta-feira por maioria uma declaração conjunta na qual reconhece e “apoia” o diálogo iniciado pela Venezuela e pede a continuação do mesmo, o respeito aos direitos humanos, além de expressar seu apreço pela não intervenção nos assuntos internos do país.

O texto expressa o “reconhecimento, o apoio pleno e o incentivo às iniciativas e aos esforços do governo democraticamente eleito da Venezuela e de todos os setores políticos, econômicos e sociais para que continuem avançando no processo de diálogo nacional, para a reconciliação política e social”.

Além disso, mostra sua “mais enérgica rejeição a toda forma de violência e intolerância e faz o pedido de paz, tranquilidade e respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais – incluindo os direitos à liberdade de expressão e reunião pacífica, circulação, saúde e educação – a todos os setores”.

A reunião da OEA foi realizada para analisar a onda de protestos contra o governo que a Venezuela vive desde 12 de fevereiro e que, em alguns casos, se tornaram violentos, ao causar pelo menos 19 mortes, 318 feridos e 1.103 pessoas presas, segundo dados oficiais.

EFE

 

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. Duas conclusões:

    1 – A OEA ao realizar esta reunião a portas fechadas para a imprensa, mostra o quanto está desvinculadada realidade atual do continente;

    2 – Acabou definitivamente o curralzinho norte-americano na Amérci Latina. Agora, creio eu, ações mais duras/radicais poderão ser adotadas para impulsionar algumas aventuras golpistas contra democracias locais.

    • Engana-se meu caro.Apesar de manipularem a posição do Brasil é posição de minerva pois somos potencia nesse pardieiro.basta o Brasil dizer a OEA que não lhe doara mais dinheiro para eles abrirem as pernas e ficarem quietinhos como ficaram no caso das hidreletricas Amazonicas e como ficarão se viermos a jogar duro com indigenas.Ai os EUA manipularão a ONU e seus aliados capaxos.
      Aqui na OEA se o Brasil não estiver de acordo não tem capeta que realize.

  2. A democracia está indo pelo ralo na América Latina. Nada de novo, tendo em vista que democracia e socialismo são antônimos.
    Muito bom que os EUA não estejam intervindo na Venezuela, ao contrário do que o governo quer fazer parecer, caso contrário seria ainda mais fácil atribuir a culpa dessa aventura utópica aos “fascistas inimigos do povo e da revolução”.
    Socialismo é assim: pimenta nos olhos dos outros é refresco. Sequestram, matam, guerrilham, protestam, promovem greves, quebra-quebra, etc, e quando se vêm do outro lado, é ingerência externa. Sempre é ingerência externa, burguesa, facista. Prática comum para justificar sua própria incompetência.
    O câncer do século XX não verá o despertar do século XXII e por uma razão naturalmente simples, o ser humano é inteligente.

    • Melkor me aponte um pais que existe a verdadeira democracia.Quem é ele onde ele esta?Não existe democracia como não existe socialimo,é pura hipocrisia acreditar nisso.São essencias filosoficas e suas praticas são o capitalismo e o comunismo dois cancros da humanidade.
      Nem na Grecia antiga

      • Maluquinho, invariavelmente os comentários desse blogs descambam para a política partidária, infelizmente.
        Digo infelizmente porque a maioria acha que ser doutrinado é ser politizado, e aí a cegueira descamba loucamente.
        Tudo é dividido entre esquerda e direita, sendo que os de esquerda tomam para si todas as beneces e louros do mundo moderno. E a propaganda é muito eficiente neste sentido. E os demais, contrários ao sistema, são sempre taxados de facistas, traidores, entreguistas, burros, e por aí vai. Isso porque a política de ódio do socialismo não admite questionamento, não admite adversários reais, não admite opnião divergente. Isso é fato.
        Eu não sou tapado de dizer que as democracias são perfeitas, porque não vivo em cima de livros e folhetos doutrinários, nem de histórias de heróis fabricados. Também não sou tapado de me referenciar somente pela ilha da fantasia chamada Brasil, onde muita gente acredita ser o melhor lugar do mundo para se morar. Mas uma coisa é você buscar o bem, buscar a liberdade, buscar a democracia, buscar a paz social através da livre competição (para isto tem que haver igualdade na educação de qualidade), e outra coisa é buscar a guerra social, a repressão, a ditadura, a destruição dos valores morais, da religião, da vontade individual, da moral, etc, para se viver ao redor de um centro escravisador.
        Por pior que seja uma democracia, com eu ainda tenho liberdade de escolha, eu jamais buscarei um socialismo. O socialismo é um regime de ódio, escravisador e hipócrita.
        Exemplos desse último adjetivo, e dos demais, não faltam. Um exemplo recente é o de um pessoa que diz que lutou pela democracia, lutou pelos direitos individuais, lutou pela liberdade de imprensa, etc, tem com ídolo uma das maiores escórias da América Latina. Para ele a luta só é meritosa se for pelo socialismo.
        Eu me refiro ao nosso ex-presidente e ao ditador socialista Fidel Castro. Esqueça o conto de fadas que a propaganda socialista pinta dele, Fidel, e procure ver a verdadeira história desse animal. O Cara que diz que lutou pela democracia (diretas já, lembra?) se abraça com um ditador assassino que só largou o osso porque nem em pé ficava mais. Mesmo assim entregou o cetro e o trono para a família, assim como na Coréia do Norte. Ou seja, ditadura, repressão, não! A menos que seja socialista.
        Fico imaginando o que devem estar pensando os profissionais da mídia no Brasil, que tando defendem os terroristas, vendo o que está acontecendo na nossa vizinha.
        O socialismo está afundando a América Latina e eu poderia levantar dados da economia, segurança e educação que comprovam isso, mas estou pensando em criar um blog só para isso. É muita matéria.

      • Boa ideia, amigo… seria uma grande salto de qualidade para os estudantes do assunto… se puder,faria muita diferença… parabéns pela iniciativa… que vc tenha sucesso… saudações..

      • OK meu caro e pior ainda Melkor confundem doutrina com filosofia.A muito digo que esse mundinho bi-polar de um lado vermelhinhos garantidos e do outro azulzinhos caprichosos muito mal fez e muito mal faz ao Brasil e aos Brasileiros.Sempre o que vemos é uma quadrilha descer a rampa e outra quadrilha subi-la.
        Ja falei muito sobre isso que o atraso da America Latina em relação a America do Norte se origina no colonialismo onde os do norte foram colonizados de forma expansionista e nós de forma extrativista.O modo como colonizaram a America Latina traz reflexos ate os dias atuais onde valorizaram o Trairabóia e marginalizaram os anceios por liberdade.
        No caso do Brasil a maior cagada foi quando deixamos de ser uma monarquia-parlamentarista que caminhava para o presidencialismo-parlamentarista e passamos a ser uma republica de ratazanas e suas cortes.
        Existe uma minoria entre nós que prefere ver o Brasil e os Brasileiros subjugados a dominadores unicamente por ideologia.
        Modelos politicos afundam em todo planeta meu caro porque geram organizações criminosas a escravizarem póvos.
        Ja passo da hora de experimentarmos modelo profissionalizado sem estabilidade assim se tem melhor qualidade de serviços e se faz oportunidades.
        Seja quem for seja qual for a tendencia no poder apenas sera uma nova organização criminosa a roubar e escravizar o povo.
        Nossa economia não é alicerçada encima de nossas industrias,produções e sim encima de CARGA TRIBUTARIA que alimenta o mercado atravez do consumo e tributos.
        Acabar com impostos que lindo não é kkkk faça isso no Brasil e o pais QUEBRA.Nossa industria ganaciosa é zero a esquerda.
        Lembre do que eu falava a anos atraz e todos desdenhavam que titulos e papeis não serviriam mais nem para limparem bundas,que o Euro ia cair e a Europa ia quebrar e os EUA tambem.
        So otario vai embarcar nessa tentativa de reviver-se guerra-fria com a finalidade de reanimar hegemonia.

      • Democracia Maluco?? estamos longe de uma democracia. Pois democracia não e populismo, não e excesso de plebiscitos como na Venezuela (que esta na merda)Democracia e o fortalecimento das instituições democraticas de direito, que representem seus cidadãos.
        Não, o que vivemos hoje se chama INEPTOCRACIA, um sistema de governo onde os menos capazes de liderar são eleitos pelos menos capazes de produzir, e onde os membros da sociedade que tem menos esforço pessoal (estudo e trabalho) são recompensados com esmolas populistas disfarçadas de serviços sociais (basta ver a qualidade de tais) disfarçadas pagos pela capacidade produtiva confiscada de um número cada vez menor de produtores.

      • Fale Capa, como eu disse, não acredito que haja uma democracia plena em nenhum lugar, mas sempre a luta para se chegar lá.
        Apesar de tudo, pelo menos o Brasil e o Chile são os que estão mais próximos do que seria uma democracia. Mas as nuvens negras do ódio socialista estão nos cercando.
        Mas este câncer vai acabar porque, como disse em outro comentário, o ser humano é inteligente.

      • O Melkor tem uma da melhores mentes com quem nos relacionamos, Fábio… dá gosto trocar informações com gente civilizada como vcs… parabéns…

      • Com certeza Amigo olhos Azuis, vcs dois e mais o Lord Vader, são uma aula de resistência nos comentários 😉

Comentários não permitidos.