O Cyclone-4 – a ACS (Alcântara-Cyclone Space) e a Crise na Ucrânia

Rafael Garcia

O primeiro foguete construído para a empresa binacional ucraniano-brasileira que tenta entrar no mercado de lançamento de satélites está 90% pronto, e sua construção não está sendo afetada pela turbulência política em Kiev, afirma a direção do projeto, com sede em Brasília.

A ACS (Alcântara-Cyclone Space), estatal na qual os governos dos dois países investiram US$ 230 milhões cada um até agora, diz que mantém seu calendário prevendo o lançamento de estreia para 2015, a partir de Alcântara, no Maranhão, “podendo sofrer pequena variação”.

“Esse projeto é um projeto de Estado”, afirma o brigadeiro Wagner Santilli, chefe de relações corporativas da ACS. “Uma situação política de momento nada tem a ver com isso. O projeto tem uma assinatura entre os dois governos e está indo para a frente.”

Segundo a direção da empresa, contatos com engenheiros que produzem o foguete na Ucrânia continuam ocorrendo sem perturbações, e atrasos recentes no projeto se devem apenas a “problemas de reembolso”.

A ACS foi criada a partir de um acordo assinado entre os países em 2003 prevendo o lançamento do primeiro foguete –o modelo Cyclone-4, ainda em desenvolvimento–em 2007. O programa sofreu sucessivos atrasos devido a problemas como disputa de terras com comunidades quilombolas de Alcântara e esgotamento de verbas em Kiev.

INVESTIMENTO E LUCRO

Segundo Santilli, as obras da base que abriga a plataforma de lançamento no Maranhão estão 40% prontas.

Questionada pela Folha, a empresa não respondeu quanto investimento ainda será necessário para terminar o projeto. Em 2010, analistas já apontavam que, se ultrapassasse o valor de R$ 1 bilhão, a ACS se tornaria uma empreitada cara demais para obter lucro a curto prazo.

A empresa não arrisca dizer se a turbulência na Ucrânia pode repercutir mal entre futuros clientes. A Ucrânia havia deixado em aberto a possibilidade de transferir ao Brasil a tecnologia dos foguetes, mas nunca cravou um acordo nisso. A reportagem da Folha não conseguiu contatar a contraparte ucraniana da ACS para comentários.

Folha de São Paulo

18 Comentários

  1. Com crise ou sem crise ja estava melado agora melou mais ainda.
    Não é so a falida Ucrania que não tem condições de executar seus compromissos mas o vertedouro de dinheiro publico mamado por civis e militares que a Alcantara-Cyclone se transformou.
    A muito falo que deveria-se fazer uma profunda e minuciosa DEVASSA la.Vão usarem a crise na Ucrania para encobrirem OS ROMBOS.

  2. E a novela tupiniquim que têm como astros principais: Tartarugas, Antas, Lesmas, Engenheiros espaciais brasileiros que nunca mandaram nada ao espaço e nobres Quilombolas moradores iletrados do mato mas que têm exótica autoridade no nosso programa espacial…

    Propino$$$space

    Continua…

    “Esse projeto é um projeto de Estado”, afirma o brigadeiro Wagner Santilli

    Que engraçado ele esqueceu de acrescentar … ser um projeto no Estado de Parandoparado.

    E se já passados mais de 10 anos da criação desse projeto só há 40% da futura base pronta, como as tartarugas em menos de 2 anos vão concluir os restantes 60% para o lançamento em 2015?
    E isso que parece que as tais obras andam paralisadas, ou até abandonadas.

    Tudo indica que o próximo capítulo desta novela Propino$$$space terá como subtítulo:

    “rrrrrre-re-re-re-re-re-programado”

  3. Tomara que esse lançamento de estreia para 2015,seja o último dessa parceria,esse O Cyclone-4 é altamente perigoso e poluente e sera mais um desperdício de verba do combalido Programa Espacial Brasileiro !
    Pensei que haviam aprendido depois daquela piada chamado Marcos Pontes,mas pelo contrário,estão tentando superar com mais uma mancada colossal !

  4. Esse projeto ‘ACS” n vai acabar … o q vai de fato terminar e essa parceria com a Ucrânia.(q n demore mt .. e q o rompimento seja imediato ) … q sempre provou ser um atraso de vida cercado de atrasos e sabotagens .. seja interno ou externo ……mt melhor seria uma parceria com os russos .torcendo por isso ..e claro e preciso urgentemente mudar o atual comando q controla o programa espacial brasuca .. .. .vamos ver o q vai ser

  5. com toda certeza os cientistas brasileiros aprendem muito sobre esse tipo de foguete com os cientistas da ucrania , vai dar certo .

  6. A maquina de lavar dinheiro do partidão na Ucrania, parece que emperrou.
    O desgoverno desta cambada trasformou nosso programa espacial em mais um propinoduto sem fundo.
    Isto e igual submarinmo nuclear, transposição do São Francisco, Ferrovia tansnordestina, não e para ficar pronto nunca, e para ser arrastado, e lucrativamente custoso para o estado, os partidos e empreiteiras financiadoras de campanha agradecem.
    E vem mais um por ai…TREM BALA

    • Meu caro Capa preta, já abandonei espectativas positivas a respeito do nosso país, nesse lixo chamado Brasil todo mundo faz o que quer da maneira que quer, e sempre o povo leva a pior. O mundo nos enxerga como uma grande economia, mas nós que vivemos aqui sabemos que é tudo farsa, mas calma…uma hora a máscara cai, aí, eu quero ver, pois esses pseudo investimentos vão ter custo… infra estrutura precária, não teremos um crescimento sustentável, logo iremos a bancarrota.

      • Acho que antes de falar mal do Brasil, deve-se primeiro olhar para os países vizinhos e depois para o restante do mundo. Vai ver que muitos países (quando eu falo muito, são muitos mesmo), encontra-se em piores condições que a nossa.

        Eu por exemplo, amo meu país e apesar de todos os problemas eu não o troco por nenhum outro. Há não ser, que surja uma oportunidade de emprego ou estudo em outro país, mas com certeza em breve estaria de volta.

      • Com certeza… foi só os esquerdopatas voltarem do exílio que começou a roubalheira pra valer… quem viveu essa época sabe muito bem o era isso… foi uma década totalmente perdida… demorou para nos levantar parcialmente, tudo com ajuda do plano real, que não era uma maravilha mas foi o que pode ser feito… qnto ao desgoverno, ele foi maquiado no governo do molusco mas agora tá aparecendo forte no governo da presidanta… não dá para varrer tudo para debaixo do tapete… um hora a caca aparece… vc vai ver depois da tal copa, qndo a fatura chegar… a vaca vai pro brejo… o pessoal do PMDB tá querendo cair fora… e o molusco pode trair a poste e dar uma de que não tem nada a ver com isso, que avisou a poste disso, daquilo… rsrsrsrsrsrs… ele é craque na trairagem…

      • Em 6 anos, 73 a 79, o governo militar construiu a barragem de sobradinho, no rio São Francisco, e a hidrieletrica de Itaipu.

  7. Blue Eyes, você por acaso tem uma lista dos ditos exilados políticos, quantos anos permaneceram no exilio e em quais países?
    Sempre tive essa curiosidade.

    • Não tenho… mas garanto que muitos dos esquerdista que hoje arrotam marx passaram por Havard e outras instâncias especializadas em engenharia social… por mais paradoxal que possa parecer… hoje eu acredito que o fabianismo americano é pai do socialismo tupiniquim que por mais que não entendamos ao certo, tem ligações com os euroasiáticos e os petrodólares… é um angu de caroço, meu caro… é de arrepiar cabelo de careca… rsrsrsrsrs… por isso que é muito difícil uma análise geopolítica séria nos dias de hoje… mas gosto mesmo é de rir dos idiotas úteis vermelhinhos que acham que não são os americanos que mandam hoje no Brasil… rsrsrsrss… realmente não mandam, não nos moldes do século passado… mas é muito pra cabecinha deles… mas uma lista dessa seria reveladora… acho que não seria difícil obtê-la com uma pesquisa paciente… saudações…

  8. Alcantara-Cyclone é PROPINODUTO e desvio de verba publica.Nisso tudo mamam MILITARES e CIVIS.
    A cupula militar deste atual governo é uma vergonha so tem RATAZANAS.Deveriam todos serem fuzilados,evergonham as Forças Armadas Brasileiras a unica entidade que sempre foi ilibada e isenta de ilicitos porque é ela não so a guradiã do territorio e dos interesses do Brasile dos Brasileiros mas tambem a Guardiã e intrumento Cumpridorda Constituição Federal.
    O quadro atual no Brasil justifica ate uma intervenção profunda nesse PUTEIRO corrupto que transformou o Brasil em um sistema que é uma verdadeira ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.
    Onde estão as entidades idoneas e os orgãos idoneos deste pais que não tomam uma atitude mas para fazerem COVARDIAS com o povo defendendo a politicagem corruptas fazem não é mesmo.
    Se liguem FDPs a grande maioria de nossos soldados,nossas forças de segurança e nosso povo estão de CULHÃO CHEIO de tudo isso.Ja brincaram de mais seus traidores.Merecem todos mesmo serem passados a fio de espada pra o bem estar e felicidade geral da nação.

1 Trackback / Pingback

  1. socialeum.com

Comentários não permitidos.