Caça chinês J-15 entra em produção em massa

Vassili Kashin Em setembro, a televisão chinesa apresentou uma reportagem sobre a visita do presidente do Conselho Militar Central, Xi Jinping, ao porta-aviões Liaoning. Pela primeira vez foram mostradas imagens do caça embarcado J-15, pintado de cores da aviação da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. Por conseguinte, especialistas já podem avaliar as…

A resposta de Dilma com apoio internacional, principalmente da Rússia

A presidenta Dilma Rousseff classificou a interceptação das comunicações pelos EUA como um atentado à soberania nacional. Na terça-feira 17, a presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem oficial que faria aos EUA, em outubro. A decisão foi tomada depois de ela ser avisada por Barack Obama de que não haveria tempo para a apuração da…

Cartografía de la crisis económica mundial

GERMÁN GORRAIZ LOPEZ- Analista El fenómeno de la globalización económica ha conseguido que todos los elementos racionales de la economía estén interrelacionados entre sí debido a la consolidación de los oligopolios, la convergencia tecnológica y los acuerdos tácitos corporativos, por lo que la irrupción de la crisis económica en la aldea global ha provocado la…

Yakovlev Yak-130 em demanda no mercado internacional

Yakovlev Yak-130 Este ano, o primeiro grupo de pilotos concluiu o curso de treinamento em aviões Iak-130 na Escola Superior de Aviação Militar de Borisoglebsk, na região de Voronej, localizada no sul da Rússia. Os pilotos recém-formados confirmaram que a aeronave é de fácil operação. “Concebida para ensinar, essa aeronave perdoa muitos erros ao piloto.…

Alemães consagram Merkel nas urnas

Quando se tornou a primeira mulher a governar a Alemanha, muitos questionaram se ela teria força para ficar no poder. Mas sua liderança, sobretudo na crise do euro, deu-lhe prestígio para um amplo triunfo eleitoral. Quando Angela Merkel se tornou a primeira mulher chefe de governo da Alemanha, em 2005, não eram poucos os que…

“A Bolívia é a nossa Síria”

Os funcionários da embaixada brasileira em La Paz, capital da Bolívia, inventaram uma palavra que não existe no vocabulário. É “unbolivable”, corruptela do inglês “unbelievable” (inacreditável). “Quando um problema atinge a escala do inimaginável, e por lá acontecia isso com frequência, a gente usava essa piada”, conta Eduardo Saboia, 46, ao repórter Morris Kachani. Ex-encarregado…