Alemães consagram Merkel nas urnas

Quando se tornou a primeira mulher a governar a Alemanha, muitos questionaram se ela teria força para ficar no poder. Mas sua liderança, sobretudo na crise do euro, deu-lhe prestígio para um amplo triunfo eleitoral.

Quando Angela Merkel se tornou a primeira mulher chefe de governo da Alemanha, em 2005, não eram poucos os que duvidavam que ela tinha sede de poder suficiente para o cargo. Ninguém diria que ela teria força até para um terceiro mandato, façanha que só dois chanceleres federais conseguiram até agora: Konrad Adenauer (1949-1963) e Helmut Kohl ​​(1982 a 1998), ambos democrata-cristãos, como ela.

Mas Merkel não se tornou chanceler por acaso. Ela demostrou sua vontade de estar onde está muito antes de ter assumido o governo pela primeira vez. No meio de um escândalo em torno do financiamento de seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), em 1999, ela se distanciou publicamente de seu mentor político, Helmut Kohl, em um artigo escrito para o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.

Pouco tempo depois, assumiu a presidência da legenda. Experiência política no Executivo ela já havia obtido nos tempos em que integrara o gabinete de Kohl, onde fora ministra da Juventude e também ministra do Meio Ambiente

Figura simbólica na Europa

Seu instinto de poder e sua habilidade tática fizeram com que se tornasse uma das políticas mais importantes da atualidade não só da Europa, como do mundo.

“A Alemanha vai sair mais forte desta crise”, prometeu aos alemães seguidas vezes. E, de fato, as estatísticas econômicas e sobre o desemprego parecem confirmar o prometido.

No exterior, ela vem atuando como uma severa defensora dos interesses alemães. Seja depois do G8 ou após uma cúpula da UE, ela sempre transmite a impressão de que, com ela, a economia alemã está em boas mãos. Já no mundo anglo-saxão, em que os alemães sempre gostam de prestar atenção, Merkel é considerada a mulher mais poderosa do mundo.

Durante a crise econômica e financeira europeia, ela se tornou um símbolo da política de resgate do euro. “Não só a Alemanha, mas também a Europa deve sair mais forte da crise”, afirmou certa vez. Merkel liderou uma política de ajuda europeia prevendo ajuda financeira somente mediante condições estritas – uma maneira, segundo ela, de fazer da Europa mais competitiva.

Mudanças na CDU

Merkel também impôs seu estilo não só no nível europeu, como também em sua própria casa política, a CDU. Seus muitos rivais internos foram abandonando o barco um após o outro. Uns desistiram, outros foram colocados de escanteio ou tropeçaram em escândalos.

Para a chanceler, fraqueza política ou deslealdade são critérios de exclusão. Política é saber mexer com o poder, e Merkel usa o poder que possui para alterar o programa de seu partido e manter a CDU no centro do espectro político. Temas como obrigatoriedade do serviço militar, energia nuclear e o papel tradicional da família formam o âmago da doutrina democrata-cristã. Merkel mudou isso em 2011, com a decisão, por exemplo, de banir a energia nuclear da Alemanha, pioneira no setor.

Críticos a acusam de oportunismo, afirmando que, sob sua liderança, a CDU perdeu seu perfil tradicional e ganhou nuances social-democratas. Isso teria levado alguns membros da agremiação democrata-cristã a deixar o partido e aderir à legenda recém-fundada, eurocética e mais à direita, Alternativa para a Alemanha (AfD). Entre os jovens, o caminho escolhido por Merkel parece ser bem aceito. Numa pesquisa de opinião realizada entre menores de 18 anos, a CDU pulou de um terceiro lugar em 2009 para a liderança na preferência entre crianças e adolescentes.

Firmeza em tempos de crise

Há anos, Merkel goza de um nível relativamente elevado de apoio entre os alemães, obtido através de uma inteligente estratégia de imagem. Durante tempos de crise, a chanceler alemã soube passar uma imagem de firmeza, aproveitando o anseio do povo alemão por estabilidade e orientação.

“De forma imparcial e sóbria, séria e autêntica, ela transmite a sensação de trabalhar a serviço dos eleitores e não de si mesma”, opina o cientista político Karl-Rudolf Korte.

Externamente, Merkel também transmite sinais de estabilidade. Durante anos, seu penteado só se modificou ligeiramente. Seus trajes só diferem na cor, mantendo o mesmo velho estilo de blazer, geralmente usado sobre uma simples calça preta. Não importa a tempestade que esteja atingindo o mundo, nos telejornais o eleitor vê sempre a mesma Merkel –irradiando sua tranquilidade.

O exemplo mais recente dessa política de imagem pode ser visto próximo à estação ferroviária central de Berlim. Um outdoor de 2 mil metros quadrados mostra as mãos de Merkel em formato de losango, uma postura típica da líder alemã, acompanhada da frase “o futuro da Alemanha em boas mãos”.

Resguardo da vida privada

O outdoor é um exemplo de uma campanha eleitoral em que a CDU apostou todas as cartas na pessoa da chanceler. Por isso, Merkel teve que revelar um pouco mais de sua vida privada ou, melhor dizendo, apresentar para a opinião pública alguns poucos e bem dosados aspectos de sua privacidade. Como quando ela apareceu, nas férias de verão, como a “vovó Merkel”, junto dos netos e do marido, Joachim Sauer.

Entretanto, até hoje são raros os detalhes da vida pessoal da chefe de governo alemã que chegam ao conhecimento público. Só é conhecido que Merkel e seu marido moram em um apartamento no centro histórico de Berlim.

Eles costumam passar seus dias livres na região de Uckermark, uma área rural entre Berlim e o mar Báltico. Lá, ela passou a infância e é onde ainda mora sua mãe. Seu pai, teólogo, morreu em 2011. “Merkel faz propaganda usando sua personalidade, mas realmente não conseguimos saber muitas coisas de sua vida privada”, reconhece Korte. No final das contas, o que importa mesmo é aquilo que Merkel revela enquanto chanceler.

Fonte: DW.DE

20 Comentários

  1. Essa sim, é uma estadista… CONSERVADORA CRISTÃ, está fazendo um ótimo governo e se ela diz que a Europa vai se levantar é porque a Alemanha é quem vai fazer isso acontecer… serve de lição aos ESQUERDALHAS brasileiros que se arvoram em enfrentar os EUA da boca para fora mas são dependentes em tudo de W.D.C… não trocam as calcinhas sem conhecimento prévio dos yankes, ao contrário da Alemanha, que mesmo com instalações militares americanas em seu território, tem política internacional própria… a poste quis fazer graça com a Merkel e tomou um direto no queixo… rsrsrsrsrsrsrs…


    Mal colocou o pé na Alemanha, achando-se a dona da cocada preta, Dilma levou uma chapoletada da Chefe de Estado alemã, Angela Merkel.

    Dilma foi à Alemanha “tirar satisfações” com a Chefe de Estado alemã pelo despejo de dinheiro no Brasil, o que seria prejudicial à economia brasileira.

    Diante da arrogância da Dilma, e poucas horas antes da chegada da Chefe de Estado alemã, Angela Merkel deu uma entrevista à TV alemã mandando um recadinho à Dilma!
    – Essa senhora vem à Alemanha nos dizer o que temos que fazer? Ora, a Alemanha vai bem obrigado apesar de tudo. Mas eu vou aproveitar para dar um conselho a ela: antes de vir aqui reclamar das nossas políticas econômicas, por que ela não diminui os gastos do governo dela e os juros que são exorbitantes no Brasil?
    Se eu posso emprestar dinheiro a juros baixos e o meu povo pode ganhar juros absurdos lá no país dela, eu não vou ser quem dirá ao meu povo para não fazer isso.
    Ela que torne a especulação no país dela menos atraente.

    Toma, Dilma!
    E toma o povo brasileiro que acredita nas bravatas da presidentA” (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120318024902AA6Fsxj) …

    Realmente, esse não é um país sério… se fosse, não teríamos baba ovos vomitando asneiras como o pata de gazela acima… rsrsrsrsrs… mas ele, até que é eficaz… qndo sai alguma coisa que vá contra os interesses do partidão no PB, corre e vomita uma sandice logo na entrada, para enojar os transeuntes… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

      • Paulo também, e Judas e Pedro… mas Hitler, logo um socialista ???… não é o que os livros de história contam… eu diria que mais próximo a Hitler estaria lula, dilma e et cumpanheiros, pois ideologicamente ambos são materialistas, socialistas e não ligam para os meios, desde que os fins sejam atingidos… a história não deixa que pessoas da sua índole prosperem… por mais que tentem desvirtuar os fatos… pode tentar o qnto quiser… os seus ídolos NUNCA passaram de arremedos de lideres com estrela própria… todos fabricados… e aparentemente na China…. será que soltam pecinhas ???… rsrsrsrsrsrs…

      • Blue Eyes,

        Hitler e o nazismo eram direita amigo Blue Eyes, extrema direita, nunca praticaram nenhum tipo de socialismo, nome de partido é só propaganda pra babaca eleitor acreditar, e eles certo não iriam colocar um nome que chama-se a atenção para a monarquia que tinha caído, ninguém votaria em um partido que trouxesse a imagem na mente do eleitor da monarquia que perdeu a guerra e assinou o tratado de Versailles!!

        A moda na época era a esquerda, o partido comunista crescia demais, a direita precisava de algo pra para o crescimento dos comunistas, e então encontraram o que precisava pra virar o jogo contra os comunistas, e assim pra ter votos decidiram colocar socialismo no nome do partido… nada mais que isso, uma manipulação de marketing e propaganda, que se mostrou muito eficiente, pois o partido venceu os comunistas e também os socialistas nas urnas mas não o bastante pra assumir o poder por si só, precisavam de ajuda da chancelaria pra ter poder de fato, Hidenburg era contrario mas o peso dos votos que o partido recebeu nas urnas forçou-o a aceitar Hitler na chancelaria, e com isso o partido nazista assumiu de fato o poder em 1933.

        E foram os empresários, banqueiros e industriais os que mais ganharam com o nazismo no poder, não o povo, não o operário, o povo perdeu direitos e teve deveres aumentados, principalmente para o trabalho nas fabricas e na agricultura, a classe operaria foi reduzida quase ao trabalho escravo, enquanto que os inimigos políticos, e os capturados em guerra eram de fato escravos… e quem ganha com o trabalho escravo ou com poucos direitos trabalhistas?? Os ricos empresários obviamente, e quem ajuda a elite econômica em tudo e por tudo, desprezando os pobres ou a classe baixa o que é?? Direita Politica!

        Todas as faculdade de ciências politicas do mundo são unanimes nisso, nazismo é um movimento da extrema direita politica, só isso que os cegos e fanáticos ideológicos não querem assumir, que o filho é deles, é direita politica!

        E você que sempre fala contra o assistencialismo de estado, TAMBÉM NÃO SABE OU FAZ DE CONTA QUE NÃO SABE, que são os conservadores cristãos MONÁRQUICOS os países que mais tem assistencialismo de estado no mundo, veja as nações monárquicas da Europa, são eles os que mais tem mais “estado assistencialista” e monarquia é direita, é a maior expressão da direita politica que existe nas sociedades humanas!

        Então você não tem argumentos validos pra falar nada a respeito desses temas complexos de ciências politicas, não tem nível pra isso, ENTÃO VOLTE PRO SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO e fique só repetindo slogan partidário e pregação de ódio politico mesmo, fique aí sempre insultando ou acusando o outro lado, mesmo que o outro lado não tenha nada a ver com o assunto, mas pro seu nivel cultural é essa a sua parte na sociedade, ficar com a sua logica distorcida ideologicamente e vai sempre achar um jeito de denegrir o outro!!

        Fique no seu canto tipico dos pregadores de ódio politico barato e cego, volte pro seu lugar de não saber nada de nada e nunca ter argumentos validos, essa é a parte que te cabe, deixe os assuntos mais complexos pra quem sabe discutir sobre eles!

        Você é consumidor politico, só isso, algo a mais não é pro seu bico!!

        Valeu!!

      • Pela sua descrição de relação poder/capital então eu posso dizer que o pt é um partido NAZISTA ???… é isso ???… pois tem todos os trejeitos do PNS alemão da época, até a cegueira total pelo poder a todo custo… veja as semelhanças: “E foram os empresários, banqueiros e industriais os que mais ganharam com o nazismo no poder, não o povo, não o operário, o povo perdeu direitos e teve deveres aumentados, principalmente para o trabalho nas fabricas e na agricultura…”… e antes que me esqueça, não venhas dar aulas como se fosse um catedrático que vc não tem cultura suficiente para tal… apregoar seus dotes idiossincráticos não convencerá ninguém de que vc está com a razão, pois qualquer que tiver acesso a uma fonte de pesquisa não se deixará levar por essa sua tergiversação amadora… treine mais para defender seus pontos de vista torpe e enganados… quem sabe um dia…

    • kkkk, está fudendo com toda a Europa e vai acabar levando a Alemanha de rodo.

      Nós brasileiros estamos cansados de saber que esses programas de austeridade fiscal são impostos pelos banqueiros e toda a economia gerada com desemprego e baixos salários é embolsada por eles.

      Evidentemente, isso não aparece na mídia convencional, regiamente paga por eles.

  2. Ja que vamos importar medicos para ajudar na saude de nosso povo, que tal importarmos tambem esta mulher e todos os politicos alemães tambem para ajudar o povo Brasileiro pois eles trabalhão mesmo guanham menos e são infinitamente mais capascitados para governar um povo do que os nossos governantes imaginem o que eles fariam com um pais com todas as riquezas que tem como o Brasil COM CERTEZA NOS TORNARIAMOS UM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO EM TRES ANOS talves menos tempo.

    • APOIADÍSSIMO… agora, pergunte aos ESQUERDALHAS se eles querem o melhor para o Brasil ???… claro que não… senão eles seriam os primeiros a perderem a boquinha por incapacidade intelectual e corrupção moral…

      • Blue Eyes não vou perguntar nada e te digo porque eles acham que o Brasil é só eles e pertence a eles e seus famigerados opa desculpe quis dizer familiares o que tu penças?

      • Eles acreditam que herdaram o país dos militares e podem fazer dele o que quiserem… brigam entre si mas como carniceiros devoram a carcaça até os ossos… com essa turba só tem um jeito: cadafalso… não pensem que democraticamente teremos dias melhores… eu acredito piamente que teremos uma guerra civil nesse país… ela será rápida e rasteira, porém muito sangrenta… há ainda a possibilidade dos internacionalistas juntamente com os atuais vampiros do planaltos dividirem a carcaça e contra a vontade popular criarem um novo mapa na américa do sul portuguesa… sinto informar que não tenho esperanças com essa gentalha no poder… a minha esperança vem do conservadorismo nato da maioria da população brasileira religiosa e trabalhadora… talvez, no minuto final da nossa derrocada, ela faça a diferença, pois em 20 anos será 70 % da população adulta e terá uma força política descomunal… mas a caterva política já prepara arreios jurídicos para tentar barrar qualquer pretensão política dessa massa de brasileiros que esta nascendo… o pau vai comer… acredito que venceremos, mas em longo prazo e com muita perdas… já não estarei mais entre vós qndo isso acontecer…

  3. Alemanha(Deutschland), um país sensacional, formidável para mim o povo mais inteligente do mundo, eles(alemães) e os judeus, parabéns Merkel, e creio que quando a Alemanha tiver o controle total da Europa sem interferência de ninguém eles vão dominar como é de direito deles.

  4. leonardo sp por duas vezes eles tentaram na epoca por motivos errados,mas creio que aprenderam pois agora eles lutam e trabalham por direitos do cidadão alemão e não por uma raça superior eles descobriram que o ser humano é uma raça unica e que o cidadão alemão este sim merece ser vitorioso ELES TEM CONDIÇÕES DE DOMINAR A EUROPA DESTA VEZ SEM VIOLENCIA pois é de conhecimento de todos que eles evoluiram muito BOA SORTE PARA ELES GOSTARIA QUE O NOSSO POVO EVOLUICE DA MESMA FORMA POIS TAMBEM MERECEMOS.

    • caro Luiz(se essas duas vezes forem as duas grandes guerras) então não foram motivos errados de forma alguma, alias as guerras foram por motivos bem “óbvios”(os alemães tinham e muito a razao de fazer as guerras) e claros, e a guerra não foi declarada pelo motivo de raça superior(obvio que não) seria muito fútil se fosse desta forma, e concordo com o amigo em que disseste que eles(alemães) viram que nao existe “raça superior”(pq realmente nao existe raça superior, o diferencial vem de cada pessoa onde esta quer “chegar”).

    • Por falar em grego, o Sr, George Soros presenteou o sapo barbudo com uma condecoração em NY por serviços prestados… que será que os demais cumpanheiros pensam disso ???…

      • Realmente, acabamos com nossa dependência dos mercados internacionais. Mas continuamos pagando 240 bilhões em juros anuais.

        Lula é um negociador, fez o possível para o seu tempo. Dilma avançou bastante, mas só com um congresso mais de esquerda poderemos avançar ainda mais, colocando os juros próximos a zero, como ocorre em todos os países desenvolvidos.

        Quem sabe isso não ocorre já no início de 2014, ano eleitoral, bom para voltarmos a crescer a taxas lulistas, de 7 a 8% ao ano, kkkkkkk.

Comentários não permitidos.