Caça chinês J-15 entra em produção em massa

j15-08

Vassili Kashin

Em setembro, a televisão chinesa apresentou uma reportagem sobre a visita do presidente do Conselho Militar Central, Xi Jinping, ao porta-aviões Liaoning. Pela primeira vez foram mostradas imagens do caça embarcado J-15, pintado de cores da aviação da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. Por conseguinte, especialistas já podem avaliar as perspectivas de operação do novo avião de combate.

Os caças anteriormente testados no navio foram pintados de amarelo, cor usada por fabricantes no processo de produçao e ensaios, e perteneciam, pelo visto, à usina produtora, a Corporação de Indústria Aeronáutica de Shenyang. O contra-almirante Yin Zhuo, renomado especialista chinês em assuntos da marinha de guerra, referiu em uma entrevista televisionada que o novo acabamento de pintura testemunha que o caça já finalizara os ensaios e entrou em produção em massa.

A marinha chinesa não fez nenhuma declaração oficiais a propósito deste tema. Os militares, pode-se presumir, esperam que seja formada uma primeira esquadrilha destes aviões para os apresentar de maneira mais vistosa e impactante.

É evidente que desde o momento de formação da primeira esquadrilha até ao momento de esta atingir uma prontidão combativa primária deve passar certo tempo. As primeiras decolagens e aterrissagens do J-15 no porta-aviões foram realizadas só em novembro de 2012. Antes disso, o caça decolava e pousava num simulacro em terra. Os primeiros voos carregando armamentos ainda estão pela frente. O sistema de decolagem sem catapulta, utilizado no Liaoning, tem limitações em termos de peso de decolagem dos aviões, complicando a decolagem com mísseis carregados.

Os treinamentos de operação combativa dos aviões embarcados poderão ser iniciados só após estes terem realizado certo número de voos. Não há dúvida que tanto a modernização do Liaoning como a posta em produção do J-15 são os êxitos muito grandes e importantes da indústria militar chinesa. No entanto, é necessário bastante tempo para estes êxitos se transformarem em novas capacidades de combate.

J15

A preparação de pilotos de caças embarcados será, provavelmente, um dos desafios prioritários. Ao longo dos próximos anos, a marinha chinesa irá precisar de dezenas de novos pilotos para aviões embarcados. Isso porque presentemente está sendo construído um novo porta-aviões, o qual, ao contrário do Liaoning, terá de realizar missões de combate reais.

Uma vantagem importante do programa chinês de aviação naval em comparação com o programa russo consiste no fato de o J-15 logo desde o início ter sido desenvolvido em duas modificações: monolugar e bilugar, destinada tanto a voos de combate como de treino. A versão bilugar do Su-33 não foi posta em produção. A Rússia obteve seu próprio jato naval bilugar, o MiG-29KUB, apenas há pouco tempo. A disponibilidade do jato bilugar permitirá acelerar substancialmente o processo de preparação de pilotos.

Em geral, pode-se constatar que o processo de criação da aviação naval chinesa está se desenvolvendo com êxito e sem grandes falhas notórias. Ao entrar em serviço nas tropas, o equipamento conceitualmente novo e de extrema complexidade gera inevitavelmente dificuldades e, às vezes, inclusive fracassos, mas os problemas serão superados no decorrer de alguns anos. Já no final da década, a China operará uma frota de caças navais bastante importante em termos quantitativos.

J153

Mas na altura surgirá o problema de otimização e aperfeiçoamento do tipo de aviões operados. Os Su-33 russos, provavelmente, já receberão baixa do exército, e os J-15 chineses serão os maiores jatos navais de grande porte no mundo. A Rússia acaba de pôr em produção um novo tipo de caças embarcados, desenvolvido sobre a plataforma MiG-29. Para além da autonomia alargada e baixa observabilidade para radares, os jatos MiG-29K/KUB estão equipados com aviônicos radicalmente modernizados, potentes radares e armamentos mais modernos. Com isso, eles são de menor tamanho e mais leves do que o J-15/Su-33. A plataforma J-15 irá obsoletar, enquanto o tamanho grande impedirá o novo porta-aviões chinês de levar um maior número de aviões.

No futuro, a China calcula, provavelmente, operar em porta-aviões os jatos J-31 de quinta geração. Contudo, tomando em conta a experiência mundial de criação de veículos aéreos desse tipo, é impossível dizer quando eles irão entrar em serviço ativo nem inclusive afirmar que o projeto terá sucesso. Por isso, o desafio primordial da aviação naval chinesa iria consistir em criação de novas versões do J-15, radicalmente modernizados, com armamentos reforçados e de maior alcance.

Liaoning

Fonte: Voz da Rússia

69 Comentários

    • Na boa, esse caça é VISIVELMENTE mais grosseiro que o original russo.

      Fica NÍTIDO que os recortes, os vãos entre os painéis, as superfícies de controle, o desenho da tubeira dos motores, a pintura, TUDO nele é mais tôsco que no original russo.

      Se eu particularmente já não achava nenhuma maravilha o caça-bombardeiro russo, que sabidamente tem peças montadas em oficinas de fundo de quintal, imagina seu genérico ching-ling…

      Mêdo… 🙂

      Mas claro, pro PT fazer suas PeTralhices mundo afora tava bom demais.

      ________________

      A propósito:

      “Problemas técnicos, econômicos e geopolíticos podem fazer com que o programa atrase ou não seja totalmente completado

      Existem várias incertezas sobre o futuro do projeto do caça de quinta geração da russa Sukhoi, o Perspektivniy Aviatsonnoi Kompleks – Frontovoi Aviatsii ( PAK -FA )/T -50. Estas dúvidas são originadas por problemas com os subsistemas principais, os atrasos com a introdução da aeronave em serviço e os planos para cobrir parte dos custos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), fazendo da Índia um parceiro de desenvolvimento da aeronave.

      O birô de projetos de radares russos NIIP, tradicional fornecedor de radares para aeronaves da família Sukhoi, desenvolveu modelos do protótipo do radar de varredura eletrônica ativa (AESA) N050. “Os resultados dos ensaios de voo do radar instalado em um dos quatro T-50 são muito impressionantes”, segundo um analista do setor aeroespacial russo familiarizado com o programa. No entanto, o N050 é um produto montado à mão e “atualmente a capacidade da base industrial para produzir o N050 em série não existe”, disse o mesmo analista. Além disso, “os TRM [módulos de transmissão/recepção] são produzidos na companhia militar de eletrônica Istok em uma escala limitada, tornando o custo do radar proibitivo”.

      Na mesma linha, os painéis compostos do T-50 de também são feitos à mão utilizando a mesma tecnologia básica empregada na família de aeronaves acrobáticas da Sukhoi.

      A maior parte do motor de quinta geração que deve equipar as versões futuras do T-50 ainda está no papel, dizem os especialistas russos. As aeronaves de ensaios em voo são movidas pelo mesmo motor Saturn 117S que é instalado no Su-35, e este também será o motor dos lotes iniciais de produção do T-50.

      Acima de tudo, sem alterações na aeronave é questionável se o T-50 vai ser realmente um projeto de baixa observabilidade. Diversos aspectos da aeronave, da forma como estão configurados atualmente, produzirão assinaturas de RCS (seção reta-radar), bem como IR (infravermelho) inaceitáveis de acordo com especialistas da indústria dos EUA que conversaram com a AIN.

      Outro fator é que o programa T-50 foi considerado economicamente viável somente se a Índia a comprar pelo menos 250 dos aviões, e também compartilhar os esforços de P&D. Mas a Índia está planejando adquirir apenas perto da metade desse número de aeronaves de caça de quinta geração. Fontes do Ministério da Defesa indiano disseram que eles não podem custear tanto o programa do T-50 como o do Dassault Rafale, que foi escolhido como o vencedor na competição MMRCA. Se a situação chegar no nível “”ou esse ou aquele”, o T-50 pode ser descartado em favor do caça francês e assim a Índia não colocaria todos os seus ovos na cesta russa.

      FONTE:AIN Online (tradução e adaptação do Poder Aéreo baseado no original em inglês)”

      http://www.aereo.jor.br/2013/09/23/incertezas-do-programa-pak-fa/

      • então agora a turma que apoiou a jaca da boing quer fazer o bolinho podre do caça russo
        pois sabem que esta rolando um buchicho de talvez os caças russos serem incluídos no fx2 ou melhor ser já escolhido como vencedor
        caças russo já para força aérea brasileira!!!!

      • Aprender com a China dominada russo tecnologias-além de motor-começa a produção da cópia do Su-33, certamente contribuiu para o primeiro protótipo, que ficou na Ucrânia e em seguida secretamente transferido para a China
        o PAK FA
        -Há um problema que o motor de 5 gerações, estabelecendo em lote de produção de AFAR e outro problemas, um monte, mas há um desejo de resolvê-los
        e acredite vai resolvê-los e vamos fazer um super lutador
        os mesmos f-35, quantos anos têm trabalhado e continuam a trabalhar para melhorar e correção de doenças infantis

      • Dude, I´ve already said to you that the google translation from russian to portuguese is simply wretched. Please try to write in english, for this is more than enough to we understand each other. Writing directly from russian language your comment turns absolutely ununderstandable…

        Best regards.

      • Sem Noção!

        Deu pra entender sim, só usar a cabeça pra resolver qualquer má interpretação textual ou você não tem essa capacidade?

        Campanha Vader volta pra Trilogia!!!
        Se for pra ficar falando merda melhor que fique por lá.

      • Se você entendeu alguma coisa dessa porcaria que o outro escreveu aí parabéns pra você.

        Aliás, tá comprando a dele porque? É paixão é? 😉

        Ou será que o cabra não é maior de idade e não sabe se defender sozinho? 😉

        Eu não entendi patavinas e não sou obrigado a ficar dando tratos à bola e completando as lacunas pra responder ao camarada aí só porque ele quer usar a joça do tradutor do google direto do russo para o português.

        No mais quem SÓ fala merda é você seu lixo esquerdóide!

        Eu volto pra Trilogia se você voltar pro lago, monstro!

        Deal?

        😉

      • Se humanos fossem pra ser iguais nascia tudo duma cor e tamanho só, quero mais é que comunista se foda!!
        Esquerdo sei lá oque, acha que sou aliado desse governo de merda?
        Você tiozão perdendo a linha não?
        Garanto que se trata muito mais de respeito aos comentaristas afinal você deve ser democrático e como tal deve aceitar a opinião alheia sem ofendê-lo por isso eu uso sua frase
        “Eu volto pra Trilogia se você voltar pro lago, monstro!”

        Monstro é a definição mais aceitável daquilo que tememos não?

      • Se ela seguisse os passos da Angela Merkel, com políticas de austeridade e economia conservadora, até pensaria em esquecer o passado inglório dela… ela poderia começar com mudanças na lei de diretrizes e bases da educação, acabando com a idiotocracia que nos impingiram durante 3 décadas… em seguida poderia desonerar as pequenas empresas nacionais e financiar desenvolvimento de C & T através de parcerias entre empresas nacionais e nossas universidades… deixar de gastar mais do que arrecada, diminuindo impostos e investir em infra estrutura de transportes, principalmente no modal hidrovia… em 4 anos ela mudaria a face do país, acabando com os gargalos do desenvolvimento brasileiro… mas como eu DUVIDO que ela tenha coragem para mandar o sapo barbudo e os marco aurelios do pt para a ponte que caiu, NADA VAI MUDAR frente ao pitoresco projeto de poder do partidão… não vai ganhar meu precioso voto…

      • Austeridade? Isso significa cortes e mais cortes…

        Isso afetaria, por consequência, as forcas armadas

        Eu nao entendo esse povo

        Uma hora, ficam indignados quando o governo corta dinheiro do orçamento, afetando as forcas armadas

        Outra hora, pedem austeridade

        Vai entender a cabeça desse povo !

      • VADER depois que voce enchia a boca pra dizer que tudo estava acertado em relação ao F18 e que com gala e pompa o contrato seria assinado dia 23 de outubro na Casa Branca lembra e voce dizia que tinha dia e hora acertada NO THANKS OBAMIS jogou areia nos teus olhos e voce ainda tem coragem de comentar sobre caças kkk e ainda mais desdenhar dos Chineses.
        Os Chineses estão desenvolvendo varios projetos militares a toque de caixa rapido e em quantidade pois podem gastar dinheiro enquanto teu patrão mal das pernas não sabe nem com qual e quantas aeronaves continuara mantendo sem falar da US Navy que simplesmente encolhera bastante.
        Obama vai lançar um programa alias vai importar,o da garrafa pet com agua sanitaria que de dia serve de lampada para economizar dinheiro kkkkk.
        DECADENCIA kkkkkk

      • 1maluquinho,

        A USN já projetou sua próxima geração: F-35C e X-47B… Seja como for, ainda possui ( e possuirá por muitos anos ), 10 super porta-aviões… Quando os chineses adquirirem proficiência em operações embarcadas, os americanos já estarão introduzindo a próxima geração de caças navais…

      • hohohoho papai noel chegou e os Chinas lamberam os Yankees em cyberwar e suas capacidades balisticas e inventario simplesmente são uma interrogação para o Ocidente.
        Os milhares de aeronaves Yankees e seus 12 porta-aviões são o deleite de alegria para operadores de plataformas de defesa Chineses kkkkk O novo jeitinho de guerrear e derrubar o Golias.
        E olhe o Brasil vai entrar de cabeça nessa agora,aguarde a prioridade agora aqui é Cyberwar e plataformas de defesa aerea,naval e aeroespacial.

      • Uhum, tamo esperando Maluquinho, quanto tempo mais (além dos 12 que já está) o seu ParTido precisa estar no governo pra tudo isso acontecer?

        Digamos, uns 200 anos? 😉

      • O melancia se diz apartidário mas sempre está dando uma no cravo e outra na ferradura petista… faz de conta que acreditamos… rsrsrsrsrsrs… depois os bostéricos somos nós… vive apregoando um mundo que só existe para ele e os petralhas…

      • Caro Maluco, continuo acreditando que está tudo acertado, pois o Super Hornet é, além da primeira opção da FAB, a escolha mais lógica para o país e para o próprio governo.

        Talvez a tal “espionagem” tenha adiado as intenções de compra do seu governo, mas não acredito que modifique substancialmente o que já estava acertado. O Brasil tem tudo a ganhar com a compra do caça americano, e tudo a perder caso não compre, a começar pelo KC-390.

        E deixa de falar porcaria a respeito de mim seu coisa ruim, que eu não trabalho pra ninguém não (infelizmente, aliás, rsrs). 😉

        Quanto aos EUA, amiguinho, seja realista: se eles cortarem a metade da US Navy ainda terão uma Marinha maior que as outras dez maiores do mundo JUNTAS. E isso mais ou menos se repete no Exército e na USAF.

        E tem mais amigo: depois de um governo democrata sempre vem um republicano… 😉

        Então, não viaja no seu antiamericanismo tôsco ok?

      • kkkkk primeira opção da FAB kkk primeira opção de Saito e compania.
        A FAB é muito maior do que essa infima parcela de baba-óvos capaxos meu caro e o F18 nunca foi a preferencia da maioria.
        Eu ja cantei a pedra pra voce.Começou como opção tecnica,passou a opção politica e sera decidido agora como opção estrategica e a melhor opção estrategica ao Brasil jamais sera os EUA.
        VADER meu sonho de criança era crescer e combater Cubanos ai cresci e meu sonho agora é comer figados de Yankees.
        Eu treinei ouvindo isso : “O que vier a gente traça” e sendo assim pouco me importa o merda que vai por os pés imundos no Brasil,caio pra cima dele com amesma fome pois minha fidelidade a minha patria é inegociavel e incondicional.
        Vader dentre em breve pra voce e muitos outros restara apenas a opção de se esconderem no Paraguai kkkkkk

      • Que medo Maluquinho, mais um pouquinho e eu fujo pra Bolívia de paúra, kkkk…

        Foda é descobrir, como já descobri aos montes, que muito machão de internet na hora que ouve o “nos alvos em frente fogo à vontade” faz nas calças e sai ganindo…

        “Au, au, au”! 🙂

        Tenha pena da minha beleza vai…

  1. é aquele negocio ,não desacredite de ninguém !!!a algum tempo menos de dois anos vi muitos falarem mal da china em matéria de poderem fazer e hoje vemos tudo diferente do que falavam da china
    então o brasil que esses mesmos falam tanto sera uma potencia militar em pouco tempo também , deixa a mulher trabalhar rsrsrsrs

    • Eu aposto no programa espacial. Ninguém meche com quem pode lançar satélites, pois quem lança satélites pode lançar qualquer coisa.

      Estamos muito, muito perto de lançar nosso primeiro satélite.

  2. Copiando e copiando eles estão chegando lá e nós.? Temos a terceira maior empresa de aviação (Embraer) e até hoje não aprendemos a fazer um caça, por que?

      • Eu tava uma vez numa palestra de um dos cabeças da embraer…

        pergunta de um aluno: Para a área de projetos! A Embraer também contrata engenheiros brasileiros?

        KKKKKK, o cara ficou vermelho! e um professor parabenizou o aluno pela a pergunta corajosa, veladamente.. claro.

        Desconversou… desconversou!… E SAMBOU.

        =) Precisa dizer mais?…

      • A resposta é sim, contrata e mantém inúmeros engenheiros brasileiros, que são tão bons, que a bombardier andou roubando um monte, oferencendo mundos e fundos para o sujeito se mudar para o gelado Canadá com a família.

    • DANIEL não lembro quando mas sei que a EMBRAER se manifestou quando o governo lançou o programa FX que ela teria condições de desenvolver um caça para a FAB só precisaria que o governo lhe dece apoio É O QUE O GOVERNO CHINES FAZ COM SUAS INDUSTRIAS,eu acredito que a EMBRAER tenha esta capascidade.

      • Por isso, o governo não deve colocar todos os ovos em uma mesma sexta. Deve tocar grandes projetos com a Embraer, mas tem que criar centros secretos de desenvolvimento e fabricação de armas secretas, dentro da estrutura das próprias forças armadas, utilizando pessoal militar e civil diretamente contratado, mas com estrutura de remuneração completamente apartada da hierarquia militar, com premiação por resultados e merecimento. As verbas secretas seriam controladas por uma comissão com membros do MP, do TCU, do Senado, da Câmara, da Presidência, do Ministério da Defesa e das Forças.

      • Cara, PELAMORDEDEUS… cesta de ovos não é sexta-feira, ou sexta volta no gramado ou sexta cagada do pt… nem corretor de texto consegue resolver o caso de quem não conhece gramática ou as palavras… vai se reciclar, amigo… coisa feia !!!… vai a dica:

        “Cesta” (com c,s), significa “utensílio de vara”.

        Ex.: A cesta de café da manhã estava deliciosa.

        “Sexta” (com s,x), significa “ordinal feminino de seis”.

        Ex.: É a sexta vez que não passamos no teste.

        “Sesta” (com s,s), significa “hora de descanso”.

        Ex.: A sesta é benéfica à saúde.

  3. DANIEL
    23 de setembro de 2013 at 17:18

    Copiando e copiando eles estão chegando lá e nós.? Temos a terceira maior empresa de aviação (Embraer) e até hoje não aprendemos a fazer um caça, por que? === O sr.Osires Silva disse em certa entrevista q EMBRAER tem capacidade p fazer um caça dentro das especificações da FAB…então, o q está faltando?!? Interesse, quem ganha c essa n situação?!?! Sds.

  4. Bom, se esta era a ideia, eles chegaram lá. Pra hoje tá bom demais. Agora, que amanha eles vão acabar fazendo coisa melhor, não tenham dúvida. Sendo assim, parabéns à China, melhor fazer o meia boca que nada… qualquer semelhança é mera coincidência! kkkkk

  5. O problema é que a cópia e descarada de mais !!!em tudo que eles copiam da Rússia, não se preocupam em mudar algo. xing ling de cel ainda vai, agora de caça é f….

  6. Vadia tem capacidade de vir aqui só pra fazer propaganda do site comprado pelos EUA.
    Vou te falar, no meu blog seres assim não dão nem o primeiro comentário, quanto mais servir de garota-propaganda de sites corruptos e absolutamente servis aos EUA.

    • Lamentavelmente o cidadão é absolutamente incapaz de tecer um único comentário minimamente aproveitável e nos obriga a baixar ao mesmo nível lixoso dele…

      Foge não seu lixo! Paga pau não seu sem-vergonha! Vai lá em cima e contesta a notícia que eu comentei então! Com argumentos, como um HOMEM! Vira homem e produza alguma coisa de útil para os outros comentaristas, seu covarde!

      Ô seu catoto de elefante, já que você tem um blog (que deve ser frequentado pela legião de dois ou três amiguxos que lhe “empalam” dia sim dia não) porque você não fica por lá e nos poupa de sua poluição visual e de seus vitupérios imbecis? Seu quinta-coluna de uma figa!

      No mais cidadão, não gostou de ser confrontado com a verdade não? A verdade doeu é? Tadinho do “empalado”…

      Pega eu, hehehe…

    • Empalador.com.br… rsrsrsrsrsrsrs… isso é site porno ???… rsrsrsrsrs… pornografia mesmo são os vômitos que escorrem da boca do empalado… rsrsrsrs…

  7. Pessoalmente acho esse J-11 muito inferior ao Su-33.
    Minha opinião é que a China deveria parar de copiar – sei que muitos apoiam essa pratica, mas é um erro – se a China comprasse os direitos fabricação teria equipamentos muito melhores e em tempo muito mais curto. Não sei até onde realmente vale a pena possuir 200 J-11 se com apenas 50 Rafales ou Su-30 indianos já colocaria tudo em chamas. Aí você coloca de um lado da balança o que a China investiu em tempo e dinheiro para reproduzir esse J-11 e sua qualidade e eficiência diante dos caças de seus possíveis inimigos Japão, Coreia do Sul, Índia, EUA, OTAN e até a Russia. Essa pratica de copiar é um atraso!

  8. Desde a semana passada esta uma grande delegação Russa,Ucraniana e Tcheca em S.J.dos Campos.
    Não falam sobre o assunto e dispistam deixando indicios que seja para a area aeroespacial mas tenho certeza que tem muito mais por traz disso.

  9. 1maluquinho ( 24 de setembro de 2013 at 11:56 )

    Custo a crer que os americanos deixem suas redes de defesa em aberto para qualquer um bisbilhotar… Até mesmo porque, é certo que se trata de um tipo de intranet, com hardware e ( talvez ) até mesmo softwares próprios… Ou seja, não dá pra simplesmente invadir… Em outras palavras, não se pode fazer um SSBN, destróier AEGIS ou um B-2 lançar seus mísseis automaticamente ou desarma-los. Somente se pode orienta-los a fazer enviando os dados, o que seria feito através de uma rede de transmissão isolada da internet…

    No máximo, pode se fazer uso de imensos pulsos EM para saturar o espaço de batalha e inviabilizar comunicações/transmissões de dados, o que deixaria qualquer sistema de armas sem atualização ( em teoria impedindo inclusive o voo de UAVs ) ou até mesmo com potencia suficiente pra fritar circuitos por aí, mas nada além disso…

    A rigor, a cyberwar a nível militar dependeria de uma incrível capacidade de espionagem, capaz de se infiltrar em todos os níveis de uma máquina de comando e controle, para que se permita o acesso das redes por dentro; isto é, acessando os terminais da própria rede… E mesmo assim, não é garantia de que se possa obter êxito… Empresas privadas, que não contam com toda a estrutura e aporte financeiro de um governo, estariam muito mais vulneráveis a cyber-ataques, além de outros sistemas governamentais ou não que compartilhem dados pela internet…

    • _RR_ não existe nada em cibernetica inexpulguinavel.Tudo em cibernética tem falhas,brechas,lacuna e pode ser invadido.
      Asredes Americanas nisso inclui-se redes de defesa e satelites desde o final dos anos 90 vinham sistematicamente sendo invadidas onde ate mesmo ficaram por horas e diversas vezes sem os controles das mesmas.
      O tempo passou e eles certam4ente se blindavam como podiam e tudo continuava sendo invadido,os controles jameados como se alguem estivesse somente se exercitando ou mesmo brincando.
      Somente em 2012 sem revelarem profundidades altos militares Americanos admitiram sofrerem ciber ataques e so agora revelaram saberem as origens dos ataques e acusaram a China.
      Tenha a certeza que a fraze dita por Panetta e que lhe custou o cargo é a constatação do que afirmo acima.
      Certamente o demitiram por ter revelado o que eles mais temem que é um ataque massiço de misseis da China com suas redes antecipadas e satelites de defesa jameados.

      “EU TEMO QUE AJA UM NOVO PEARL HARBOR”

      Jamais um alto funcionario de governo Americano poderia dizer estas palavras que revelaram ao mundo que eles realmente estão expostos logo eles que cagam a maior goma de serem os tops dos tops.
      A China foi inteligente e sabe de sua desvantagem aerea e naval e sabe que mesmo que trabalhe muito e se agigante bastante ainda teria desvantagem então investiram em balistica e cyberwar.
      Futuras guerras envolvendo potencias serão travadas com cyber-ataques e misseis.Tudo o mais serve apenas contra secundarios.
      A unica arma ainda viavel continua sendo submarinos pois alem do silencio e da surpresa tem multiplos propositos.Tudo o mais é detectavel e mais facil de ser interceptavel.
      Misseis terra-mar e terra-ar com complexo sistema de defesa aeroespacial podem sim não so fazerem frente a superiores invasores como decidirem guerras.
      Aeronaves e belonaves dependem de grande aparato logistico,reabastecimentos e proteções.
      Estou começando a achar que o Brasil acordou e que ira priorizar plataformas de defesa,sistema de defesa aeroespacial e cyberwar.

      • 1maluquinho,

        Não é tão simples localizar ou criar brechas, ainda mais em se tratando de uma intranet… Exige muito conhecimento específico, tais como pontos de uma rede, software e hardware do usuário, enfim…

        O jammer, como você disse acima, seria tão e somente um poderoso sinal de interferência, que impediria a transmissão de dados, fazendo com que se perdesse o controle momentâneo da rede. Essa, aliás, seria a forma mais comum e simples de se fazer uma cyberwar… Mas daí a invadir uma rede e controlar um sistema é outra história… Como disse acima, invadir uma rede ou um “pedaço” dela, iria requerer uma interface que fosse compatível com o conjunto hardware/software em uso pelo sistema que se deseja invadir. E obter isso é que é o grande problema, além de se localizar um terminal a partir do qual se possa ter acesso físico para se preparar o acesso virtual…

        O objetivo básico de um ataque cibernético é causar danos econômicos, atacando instituições publicas e privadas que dependem da internet…

        Enfim, isso é o pouco que sei da área…

    • Exato RR, a única real segurança hoje em computação são redes isoladas. Fora isso até criptografia de alto nível não é suficiente para ataques de supercomputadores invasores.
      Logo, dependendo do sistema invadido e seus níveis de proteção fica fácil de saber quem foi o invasor: foi quem tinha acesso a superprocessadores (computadores) no planeta… e onde eles estão montados? No Uruguai é que não é.

      Entretanto, redes fechadas são limitadas em sua atuação.
      Não adianta o alto comando do exército americano ter sua segurança virtual de cúpula inviolável, se esse sistema não pode ser facilmente acessado ou interagir com outros. Isso poderá custar um preço alto demais no tempo maior gasto num envio de ordens, numa época de armas cada vez mais supersônicas.

      Logo, redes fechadas servem bem para laboratórios de pesquisas avançadas, porém para redes de comando são possivelmente uma contramão.
      Voltamos então a estaca zero?
      Não!
      As redes de comando precisam usar senhas figurativas entendidas só pelos humanos, nas quais o que fragiliza o uso não são os computadores mas a velha e conhecida trairagem.
      Assim o que temos de muito relevante ainda, nos jogos de poder e Defesa, são as maletas cheias de dólares.
      E quem tem mais dólares fatalmente tem mais poder.


      Logo essa história de superar os EUA como potência máxima, é algo muito complicado, não adianta só querer, é necessário muito mais que isso. No projeto de poder mundial da China e Rússia só agora eles percebem que sem uma grande mudança monetária mundial seus sonhos de poder ficarão patinando num mesmo lugar eternamente. O discurso de Obama nessa Assembléia Geral da ONU de terça-feira é bem revelador sobre muitas coisas.
      E perante todas essas coisas nosso país está apenas engatinhando.
      Sds!

      • Olá ViventtBR,

        Aí é que está…

        Redes de defesa isoladas podem ainda assim serem bastante amplas, incluindo linhas específicas e até mesmo satélites de uso exclusivo…

        A rigor, para comando e controle, uma ampla rede de comunicação/transmissão de dados a parte da internet me parece ser o caminho lógico, limitando os pontos de acesso e até mesmo o acesso de determinados terminais a sistemas específicos. O objetivo seria somente a transmissão segura de dados para manter as unidades atualizadas no espaço de batalha, e não utiliza-la diretamente para um ataque… Para esse objetivo em específico, o ataque, o correto seria uma rede em separado; até mesmo como uma forma para prevenir contra-ataques…

      • Esta é por fora amiguinho teorias não passam de teorias pois necessita usar softwares e softwares podem conterem trocentas coisas invisiveis.
        Nada em imformatica e cibernetica é 100% seguro.
        Pura ilusão.

      • Pior, os próprios compiladores podem trair os programadores. Você gera um código que, ao ser compilado, cria um programa diferente do que vc programou. Sinistro!. Ser quiser ter controle e segurança total, seria necessário desenvolver todo o hardware e todo o software, inclusive a linguagem, os compiladores e sistemas operacionais, garantindo que não haja nenhum X9 na linha de produção. O que no caso do Brasil é praticamente impossível, pois estamos lotados de gente que faria de tudo para obter um green card.

  10. “Com o Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) aberto para essas associações, a aproximação dos antigos países comunistas sob influência da União Soviética é inevitável, até mesmo pelo fato do Brasil não deter diversas das tecnologias de voo envolvidas. Atualmente o Parque Tecnológico de São José dos Campos estuda as possibilidades de cooperação entre a República Tcheca e o Brasil no setor espacial, que foi tema de um seminário entre dirigentes do setor na semana passada”.

    “O Brasil já tem uma parceria firmada deste o governo de José Sarney com a República Popular da China, para a produção dos satélites sino-brasileiros de sensoriamento remeto (Cbers)”.

    “Pelo lado tcheco, a missão tecnológica que se encontra no município é formada por representantes da Aliança Espacial Tcheca, Agência para Apoio de Empreendedorismo e Investimentos da República Tcheca e uma representação do Ministério da Indústria e Comércio da República Tcheca em São Paulo. Ainda estão na comitiva membros da diplomacia da República Tcheca em Brasília e em São Paulo”.

    “Apesar do programa espacial e as atividades da Ucrânia serem monitoradas de perto pelos Estados Unidos, seu governo pretende estabelecer parcerias com universidades e centros de pesquisa e oportunidades de negócios com as empresas do município e do Vale do Paraíba paulista. A Yuzhnoye participa do projeto do foguete Cyclone – 4, em parceria com a AEB e o governo ucraniano. O foguete, segundo os militares, será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara 2, no Maranhão, no final de 2014”.

    http://www.defesanet.com.br/space/noticia/12275/Polo-aeroespacial-busca-solucoes-em-parcerias-com-o-leste-europeu/

    As pessoas são obrigadas a procuraem materias e postarem os links pra voces porque voces não buscam informarem-se sobre materias antes de postarem suas BOSTERIDADES regadas a esquizofrenias ideologicas que servem apenas para apodrecerem os conteudos de materias apresentadas por este espaço que em grande maioria não são apresentadas a opinião publica Brasileiro.
    Muito mais que as pessoas que vem neste espaço todos os dias comentarem materias muitos mais são aqueles que frequentam todos os dias o Plano brasil simplesmente para intererem-se por tais materias e os BOSTÉRICOS com suas esquizofrenias ideologicas alem de apodrecerem materias ESPANTAM aqueles que buscam informações e que teriam vontade de comentarem e não comentam.
    Quanto a informação que passei sobre a delegação Russa,Ucraniana e Tcheca QUE AINDA ESTA NO BRASIL em São Paulo,Brasilia e Alcantara vou usar o mesmo argumento usado por muitos de voces e ate por materias MINHAS FONTES SÃO CONFIAVEIS E NÃO DEVEM SEREM DIVULGADAS.
    Muito mais coisas esta por traz disto do que apenas VLS e Satelites.
    Beijinhos em vossas nadegas com todo respeito.

  11. Se a tradição de capaxismo e corrupção faz ate mesmo parte da cultura Brasileira não sera nenhum milico entreguista e nenhum politico vendido que entregarão o setor aeroespacial,satelites,SISFRON e SISDABRA a Anglos para nos chiparem e nos monitorarem.
    Tem de ser mesmo um filha da puta sem escrupulos para ter tais intenções e mesmo adiquirir caças de POTENCIAIS ADVERSOS.
    O povo do Brasil não aceita mais corruptos e nem entreguistas.Tais traidores todos colocam acima de tudo seus prioprios interesses e gostos acima ate mesmo que a segurança nacional,soberania do Brasil e interesses dos Brasileiros.
    Voces não são donos do Brasil os donos do Brasil somos nós o povo Brasileiro.
    Vão pro inferno traidores vendidos.

Comentários não permitidos.