Lula diz que vaga no Supremo e novos caças devem ser decisões de Dilma

http://4.bp.blogspot.com/_Hi2k-xGeGKY/SQiDk4tSSzI/AAAAAAAAADU/Y0QkV6yJBmg/s320/lula_pin%C3%B3quio.jpgSugestão: Jackson Almeida

A um mês de deixar o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende resolver o impasse da extradição do italiano Cesare Battisti, mas deve deixar para a presidente eleita Dilma Rousseff decisões que ainda estão pendentes, entre elas a indicação de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Em entrevista à TV Brasil, Lula disse hoje (6) que fará o que puder para facilitar o primeiro ano do governo Dilma, mas que está ouvindo a presidente eleita sobre assuntos que dizem respeito aos dois mandatos. Segundo Lula, a decisão sobre a extradição de Battisti depende apenas do parecer da Advocacia Geral da União (AGU), que ele espera receber ainda neste mês.

“Esse é um assunto em que tanto eu posso tomar uma decisão agora ou deixar para a presidente tomar. Eu preferiria tomar agora. Se o parecer estiver pronto, decido agora, para não deixar esse assunto, que é sempre amargo. Tem gente que quer que o Battisti fique, tem gente que quer que ele vá embora. Não quero deixar nenhuma confusão para a nova presidente”.

A indicação de um novo ministro para o STF, para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Eros Grau, deve ficar para Dilma. Lula disse que preferiu esperar as eleições e que ainda vai conversar com Dilma sobre a indicação. Segundo o presidente, não “não há muita pressa” em decidir o novo nome, porque o tribunal entrará em recesso nos próximos dias e só voltará aos trabalhas em fevereiro de 2011.

A decisão sobre a compra de aviões de combate para a FAB também ficará para a presidente eleita. “É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil.  Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer”. A decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa, segundo Lula.

O presidente disse que a FAB também será consultada sobre outra compra, a de um novo avião presidencial. Lula disse que não vê “nenhum problema” em comprar uma nova aeronave e lembrou que, apesar das críticas, o avião comprado em seu primeiro mandato ajudou o Brasil a fortalecer a política externa porque possibilitou mais viagens internacionais.

“Acho que o Brasil precisa de um avião melhor. Se vai comprar agora ou não, acho que é uma coisa que a Dilma vai decidir. Eu não teria nenhum problema em comprar [ainda neste governo]”.

O presidente também adiantou que vai sugerir para Dilma uma nova legislação para o marco de telecomunicações do Brasil. Ele disse que a presidente eleita terá o desafio de representar as mulheres no poder e falou sobre a despedida do governo após dois mandatos. “Vou sair consciente de que cumpri o meu dever, de que fizemos muitas coisas e ainda temos muitas a fazer, mas consciente de que o Brasil melhorou muito nesses últimos oito anos”.

A primeira parte da entrevista exclusiva do presidente Lula à TV Brasil vai ao ar hoje (6) no telejornal Repórter Brasil, a partir de 21h.


Nota do Editor

Segue mais um Remake da novela mais longa da história do Brasil, a imagem quer dizer isto mesmo, o presidente Lula mentiu para a FAB e para o Povo brasileiro.

O que fará a futura presidente? encerrar o programa? decidir? abrir outro? até lá vamos nós de F 5 M e muita, mais muita guerra midiática e provavelmente a presidente só deve se pronunciar lá por abril…

Senhor presidente sua atitude é vergonhosa.

http://piratininga.files.wordpress.com/2008/07/primeira-decolagem-redflag.jpgAté lá é rezar pois a FAB vai voard e F5M até sabe deus lá quando.

E.M.Pinto



Fonte: Uol

50 Comentários

  1. Parabéns Lula o melhor Presidente do Brasil e da America do Sul, o seu governo foi o que mais compro armamentos na podre e curta Historia do Brasil, muitos não entende sua posição, deixando o Nelson Jobim para fortalece as compras que já estão em andamento, Dara a continuidade das coisas

    Por isso Parabéns

  2. Eta japa porreta!Bateu o pe e conseguiu o que queria,a FAB tera o Super Hornet como tampão ate a chegada do NG.
    PS:Igualzinho ao Sivam,os americanos levaram aos 45 do segundo tempo.

  3. Já ouviram falar que apresado come cru? esse FX2 era só um pretesto para fortalecer a “perceria estratégica” e eu acho que foi empurado para a Dilma para não ferirmos os sentimentos da França e entrarmos no PAK FA, historia que terei o prazer de esplicar melhor em outro comentario quando tiver mais tempo
    Edilson temo grande admiração por você mas acho que esta sendo precipitado, lembra do FX se estivessimos posto o programa para frente estariamos com caças obsoletos e modernizando ou o Mirage ou o F-16

  4. Agora nós sabemos o motivo do Lula não se eleger, né, robou demais foi como o site wikileaks divulgou, diz ele vou acreditar no que o embaixador disse ou no meu ministro, so se preocupou com o Rio no final do mandato, perto de termina o mandato vai passar o pepino pra Dilma a lenda urbana dos caças que nunca aparecem.

  5. Se tivessem contratado a EMBRAER pra desenvolver o caça a oito anos(um tempo razoável), no início do FX, já teríamos nossa tecnologia de fabricação própria sem depender de terceiros! Eles preferem enrolar um tempão e comprar de fora. vide os guará da Avibrás ficam testando veículos russos em vez de prestigiar um nacional. aqui se faz o contrário compra-se de fora e detona-se o nacional.

  6. Vergonhoso realmente!!!

    E nunca vi uma viagem na maionese maior do que dizer que o F-18 ficarà como tampão para esperar GripenNG…

    Aqui não se trata mais de este ou aquele caça quem perde é somente o Brasil!!!

  7. “Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer” by Lula.

    Para ele dizer uma coisa dessas, com certeza o clima com os franceses já não é mais o mesmo. Politizaram uma escolha técnica, atropelaram o processo de escolha, deu nisso.

    Agora vejo como o mais provável : Caça tampax, e com alguma esperança, um caça de 5ª geração.

    []’s

  8. Que venha o FX-3 agora e com caças de respeito. E quanto à o Lula, um verdadeiro traidor! da nação. Ainda pos uma guerrilheira na sucessão. E manteve os comandantes bocós das FA’s. !!! SAUDADES DE 64 !!! Tomara que venha um caça inimigo e abate o força aérea 1 brasileiro ou jogue uma bomba bem no colo desses traidores.

  9. Traidores que foram eleitos pelo povo, e não colocados com as armas como o senhor saudosamente disse em 64!!

    Um pouco de respeito com o povo brasileiro que deu seu veredicto nas urnas sempre é bom e agradável!!

  10. Ainda bem que ela detonou o Amorin sapiencia e se bobear vai detonar o Jobim visconde de sabugosa tambem.Ela tem uma preferencia diferente da de Lula que deve ser o Gripen ou quem sabe fim do FX2 e entrada do SU.Sei não,ou ela escolhe o Rafale ou acaba com o FX e emburaca de Sukoy e PAK senão nós vamos nos ferrar.

  11. Olha eu tambem não quero mais ouvir falar em fx2 temos que ficar com f5m amx, com um nae que custou doze milhões gastaram mais oitenta pra reformar ficou mais em reforma que no mar e só vai voltar no final de 2011 é brincadeira que pais é este.

  12. Exato Francoorp. Como o vulgo Tiririca deputado federal! V. Exª Tiririca. E quanto à respeito, acho que o conteúdo deste artigo pode dizer muito! sobre quem respeita quem neste país.

  13. Essa do Lula dizer que a decisão vai ficar com a Dilma sei não heim.Acho que ele lavou as mãos.So espero que ela ja não comece com uma cagada.

  14. Mais F-5 à vista. E, como sempre, a maior perdedora é a FAB.

    Não culpo o Lula, no entanto. Por que queimar o filme perante a opinião pública gastando bilhões em itens vistos como supérfluos, se a própria Força interessada não coopera?

  15. Ãn o governo do Lula foi o que ate agora comprou mais armamentos? rsrsrs “Como ninca antas na historia desse pais”tudo o que tem de bom foi ele que fez rsrsrs Mas a minha Ttitia Dilma vai fazer muito mais né Tiazinha,ja vai começar comprando um Jumbão rosinha arrumado.

  16. A compra, mesmo de 12 F-18 SH de prateleira como tampao para substituir os vetustos Mirage F-2000 seria ja um salto de qualidade !

  17. Tenho acompanhado durante os últimos 18 meses o processo FX. Para um leigo são horas e mais horas de internet, duas visitas aos portões abertos no CIAAR (inclusive com a família), etc.

    Saber no fim de mandato que a escolha do FX não será feita foi mais que um balde de água fria. Credito parte desta falta respeito a soberania nacional a própria FAB que criou uma porcaria chamada “short list” e aos políticos que criaram outras duas porcarias chamadas “parceria estratégica” e “transferência de tecnologia”.

    Resultado um puxa de um lado, outra puxa de outro, no fim das contas não saímos do lugar. Que delícia este momento para nossos vizinhos, aqueles generais que ficam maquinando o mal e toda turma do contra inclusive aqueles que meteram a lenha na escolha pessoal do Presidente Lula.

    Chorem todos, não temos nada.

    Que a compra em primeiro momento fosse de 24 ou 36 caças (antes uns F16 do que nada) para garantia mínima do espaço aéreo e baixa dos vetores obsoletos. Após, uma discussão mais ampla de fábricas, criação de emprego, transferência de tecnologia, etc.

    Agora com a saída dos AT-26, fim da vida para os F-2000 e carcaças voadoras de F-5, vem ai mais um tampão. Tampão do tampão do tampão.

    Coitado dos pilotos do GDA e GAV’s, onde eles arrumam motivação ? Salarial garanto que não é. Poderiam pedir baixa todos de uma vez, como uma forma de protesto e até ser presos de desertores num primeiro momento, mas a esta altura seria um ato heróico. Chamaria atenção da opinião pública para tamanho descaso com o Brasil.

    16 anos no limbo, mais quantos serão.

    Desabafo de um pobre homem, brasileiro, casado, pai de dois filhos, pagador de impostos.

  18. É isso que dá nós termos alguém no executivo despreparado e sem nenhum compromisso com as nossas queridas forças armadas. Há muito tempo eu falei isso. Podem perder as esperanças, que caças para o Brasil só depois do sucessor da D. Dilma.

  19. O pior nem é o fato da não compra, mas sim lê essas teorias absurdas por mais algum tempo… sei lá quanto tempo.
    “a não sei quem é comprado, a FAB prefere esse, o prefeito prefere aquele outro, a os russos lindos de olhos azuis”
    Só posso dizer que estou realmente enojado com esse maldito FX e com a incompetência do GF de escolher de uma vez… mas estou de saco cheio mesmo é com FAB a pior instituição militar do país… parabéns aos seus comandantes um bando de palhaços de farda! Incapazes, incompetentes vão fazer escola na MB seus coitados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Eu não acho que seja, embora nãod escarte sua hipótese e ea razão é uma só, seria mais fácil e menos queima filme declarar qualquer um deles o vencedor e ai tava reselvido.
    O que pode, repito Pode!!!!! ser é algo pior, um tampão e necas de FX2.
    Não há F18 EF disponíveis até 2014 pelo menos, até lá os mirages estarão encostados e a FAB necessitará de um novo caça de qualquer maneira.
    adquirir todo e qualquer modelo para reformá-los seria um programa que levaria pelo menos mais 4 anos na melhor das hipóteses.
    Espere que eu não esteja enganado, ams tem 80 mirage 2000 -9 a disposição no Dubai e para quem tem que agradar seriam a primeira opção.
    F18 ou qualquer avião novo só em 2014-2015 até mesmo para a boeing seriam necessários pelo menos 2 anos para se ter estes aviões.
    Lula anunciando a passada de bastão para Dilm, significa em outras palavras suspensão (ou cancelamento) do FX 2 por tempo indeterminado, pelo menos até o final de 2011, ou seja, digamos que resolva-se reabrí-lo e assiná-loa inda em 2011, será necessário pelo menos 1 ano de negociação e ai estaremos já no finalde 2012.
    Jacson, você pode comemorar, mas eu não quem sai perdendo é FAB e industria nacional que necessita se capacitar o mais breve possível.
    Reze para que este tampão não seja mais um F 5 ou F16 ou Mirage, ou f18 que possa sofrer um upgrade para elevar o padrão, pois senão você não vai ouvir falar de caça novo na fab por pelo menos 15 anos, e o pior, como o FX não era uma compra de prateleira e sim busca de tecnologia e capacitação para partir para seu projeto próprio.
    sem o FX vamos ficar pelo menos 15 anos sem nada e sem caças no futuro,até lá F18 F16 Mirage 2000 serão novamente F 5, mas você estará feliz, isto é o que importa.
    abraço
    E.M.Pinto

  21. Caro amigo E.M.Pinto
    Não adianta fazer analises essa história é sem pé nem cabeça não da pra prever nada com essa mulas no comando, a FAB esta perdida com esses seus comandantes incompetentes… e por que não governantes igualmente incapazes, incapazes de colocar ordem na FAB e manda um dúzia de brigadeiros pra casa.
    Por mim pegavam o dinheiro do FX compra de caças para a MB e sistemas anti-aéreos para o EB instituições mais serias do que essa piada que se tornou a FAB, mas pra não deixa os brigadeiros tristes deixa o taxi aéreo com eles sem falar da esquadrilha da fumaça duas coisas que a FAB sabe fazer bem.

  22. Deve ter algo de novo, um pensamento novo entre Dilma e Lula com relação aos caças…ele devem ter uma carta escondida na manga…só pode ser isso, devem ter visto de Gripen e F-18 são uma grande furada, e a França,bem, não deve ser tão amiga assim do Brasil, devem refletir mais sobre o tema.Acho tbm que aos poucos pode haver uma aproximação maior com a tecnologia russa, acho até que os russos simpatizam com o Brasil e quem sabe repassem tecnologia, é tudo conversado.

  23. Pode haver um “empréstimo” de Super Hornet pra FAB, enquanto se produz os caças do Brasil,a Boeing entregou todos os caças australianos antes do prazo e os americanos poderiam autorizar a Boeing a acelerar a fabricação dos caças,alguem duvida dessa capacidade.
    Eu não apostaria nos M-2000 dos Emirados ,se for pra ficar com “sucata” a FAB vai optar por mais F-5

  24. Que caca
    Agora acho que a FAB deveria abandonar a defesa aérea de vez.
    Ir aposentando os vetustos caças e dando baixa no pessoal
    E necas de comprar avião novo, nem mesmo esse REVO (presidencial)
    Quem sabe, se algum SU voar livremente pelos ares brasileiros, sem nada que o impeça, então os brasileiros do governo deem atenção à defesa aérea
    E nossa industria, fica assim mesmo, sem nenhum salto tecnológico… para que , né ?
    Basta vender minérios, carne e soja que já ta bom demais para nos…
    Fiquei irritado, chateado e desiludido
    Quem nasceu pra lagartixa, parece que nunca chega a jacaré

  25. Tenho que concordar com o jakson… a MB tá lascada… se bem que sou contra o uso de NaE por um país que sequer dá conta de produzir um vetor, quiça manter um porta-aviões… ainda mais querer projetar influencia além da sua plataforma continental… só pra rir…rsrsrsrs

  26. A muito tempo to batendo na teclinha que a Casacazinha sussurou no meu ouvido…Sempre teve defensores e resistencias em muitos setores…Calma que vai sair a escolha que se não for a do Rafale que entremos de vez no PAK e compremos SUs porque continuar atrelado ao xerifinho seria uma tolice.

  27. Mais uma vez um presidente civil (minúsculo mesmo) se acovarda em decidir e transfere para a sua sucessora a tarefa de reequipar, ainda que timidamente com 36 aviões a aviação de caça da FAB.
    MD nas mãos de um advogado que não entende PN de aviação de caça, mas que se olvida como capaz de decidir uma aquisição de USD bilhões, que irá representar a escolha do nosso vetor de superioridade aérea por décadas.
    Que lhes sirva de alerta a total obsolescência dos F5’s da FAB provada pela perda em pouco tempo do controle do espaço aéreo do país vermelho, cuja defesa estava a cargo destes durante o exercícios da Cruzex V. Tiveram que dar “reset” na frota de F5’s tal como num vídeogame, a fim de evitar o encerramento prematuro do evento.
    Não dá sequer para brincar de combate aéreo BVR voando de F5’s contra Rafales e F16’s.
    Nossos pilotos podem até ser muito bem preparados mas não têm como tirar leite de pedra.
    País rico com estratégia de defesa muito aquém de suas reais necessidades presentes e futuras.

  28. Calma galera…Não é nada de covardia e sim que muitas outras coisas rolam em torno disso.Não são apenas 36 aviõezinhos e mais TT tem outras coisas que desde o ano passado com a metamorfose da geopolitica e economia global se encaixam nisso tudo.Devemos aguardar e torcer para que não tomem uma possição que mais na frente nos comprometa.A decisão sai e é da Dilma,é ela que vai assinar o contrato e dar inicio ao pagamento que se estendera por provaveis mais 5 governos e mesmo assim muita agua pode rolar.

  29. Prevaleceu o bom senso. Tendo em vista os rumos que o programa FX-2 estava tomando o país, em especial seus já sofridos contribuintes, agradecem

  30. Tomara que a V.Exª Guerrilheira DIlma use a veia de combatente, e a origem de seus avós pra bater o martelo logo no pAK-FA e Su-35’s!!

  31. Então como dizia, acho que o FX2 vai ser cancelado pois era só um motivo para comprar o Rafale para fortalecer a aliança estratégica, mas a França não nos apoiou com o Irã e nos deu as costas, o planalto não liga mais para essa parceria mas também não quer abandona-la, por isso o Lula deixou pra Dilma, assim quando os Franceses disserem:
    _ E a parceria estratégica?
    A Dilma vai dizer
    _Isso era com o Lula, não comigo, ele se comprometeu com o Rafale eu não, já compramos o bastante de vocês!
    E como não a condições de comprar o F-18 (ainda bem) e a FAB acha que os EUA vão embargar o Gripen a Dilma vai cancelar o programa, e comprar o SU 35 com as especificações da FAB que é chamado de SU 36 que foi oferecido pela Sukhoi com TT, e entrará no PAK FA, lembrece de quem eram os comcorrentes do FX 1, todos eles já estão ultrapassados e fora de linha, ainda bem que o programa foi cancelado, e tomara que o FX 2 também seja já que não faz sentido algum comprar um caça de 4ª geração para construir um de 5ª sendo que já nos fio ofereciodo um de 5ª e quando nos colocarmos o nosso FX3 no ar o mundo já estar com a 6ª geração

  32. Acredito que o Rafale é carta fora do baralho.

    Caso a FAB venha a comprar o Super Hornet:

    1. Tem um montão de Hornet´s (papai do Super) estacionados em depósitos da US Navy no deserto do Arizona em nível de manutenção 2, que podem estar voando em menos de seis meses. Alugar alguns seria a solução mais viável;

    2. No caso da FAB não querer o papai a US Navy, pode alugar uns modelos do SH por alguns anos. Agora aqui a coisa vai ser um pouco mais complicada, mas nada que um boa conversa não resolva;

    3.Pela sua estrutura e capacidade de produção Boeing pode entregar os caças em 2014, se a decisão sair ainda este ano. No caso da Austrália, que não tinha tanta necessidade assim, os SH foram entregues antes do prazo.

    Caso a FAB venha a comprar o Gripen NG:

    1. A coisa fica até mais fácil, a Suécia tem pelo menos três esquadrões da versão A/B encostados em reserva estratégica. Caso não, eles podem alugar 12 do modelo C/D sem atrapalhar sua estrutura de defesa. Em 2013 poderíamos receber já os primeiros jatos em leasing;

    2. Com o Gripen NG a maior dificuldade seria construir a planta no Brasil. Os suecos pretendem adotar o modelo E/F, de acordo com a programação do Parlamento sueco, em 2017/8. Contudo, eles já informaram que o caça estará a disposição da FAB em 2016.

    Agora é esperar! Com as restrições orçamentárias do país e a estratégia do governo de reduzir o endividamento público, acho muito difícil imaginar um vetor de aquisição e manutenção cara. O custo vai ser um fator preponderante a partir de agora, mais do que a transferência de tecnologia. Como para a força os três atendem seus requisitos operacionais, acredito que o custo será a peça chave para a decisão. Desta forma, vejo cada mais espaço para o Gripen E/F dentro da FAB.

  33. Oooh Almeida, de onde vc tirou essa idéia que a Dilma vai negociar com EUA e a Boeing, se nem aceitar de inicio o convite do Obama ela aceitou, o que está sendo feito é lançar fora uma bela oportunidade de avanço militar e tecnológico para a NAÇÃO e não apenas uma compra de equipamento. Seriam avanços desse tipo que projetariam o Brasil à uma posição de liderança e respeito mundial, que respeito ou segurança a Australia ganhou ao comprar o SH na prateleira americana?

  34. O F-18 de hoje é o F-5 de amanhã,afinal foram desenvolvidos pelo mesmo frabicante a Northrop e tem muito em comum,chega a ser irônico sugerir a compra de um vetor tão velho que perdeu a concorrência para o F-16 e foi sabiamente aproveitado pela Marinha americana,este caça(F-18) é da década de 70,AMIGOS estamos em 2010,queremos esse VOVÔ quarentão na Nossa Fab.
    Ele está sendo usado como tampão nos Eua devido aos problemas com o F-35,caso contrário já estaria sendo desativado aos poucos.

  35. NÃO VAI HAVER AVIÃO PRESIDENCIAL QUE NÃO TENHA LIMITES. CADA PRESIDENTE UM AVIÃO. GERIR A ABUNDÂNCIA É DIFÍCIL MUITO POUCOS SABEM. ENTÃO GASTA-SE ONDE NÃO SE DEVE.

  36. AINDA BEM Q O LULA NÃO ESCOLHEU O RAFALE

    SE A DECISÃO FICOU COM A DILMA, É PQ VAI DAR GRIPEN

    O RAFALE É UMA ENRRASCADA MUITO GRANDE

  37. Eu não criticaria o Lula assim.

    Vamos recordar.
    No processo do FX I de FHC, caso fosse concluido aquela época ,iriamos “comprar” e não fabricar possiveis modelos como Mirrage 2005-mk, JAS 39 Gripen.
    Em outras palvras, nos dias de hoje estariamos com aeronaves obsoletas ou limitadas a cumprir os requisitos de uma guerra aerea moderna.

    Não vejo muita coisa de diferente no processo FX II caso ele venha a ser decidido por um dos modelos oferecidos, em virtude de que daqui a uns 10 anos, os mesmos jã estarão obsoletos e limitados de mesma forma em cumprirem suas funcoes.

    Portanto, eu até prefiro que a Dilma cancele mesmo e abra um FX III Stealth, mesmo que seja para “Comprar” e não “Fabricar” as aeronaves, ou então participar em um projeto de tal magnitude com o minimo de recebimento de tecnologia possivel.

    Se for decidido nesse governo, poderia ser fabricado o Gripen NG que ao meu ver, terá muito mais comunalidade da plataforma do avião com os armamentos MADE IN BRAZIL.

    E uma segunda frente de avioes, inclusive com armamentos de origem de seu fabricante, o SU-50 PAK FA.

    Seriam algo em torno de 70 Gripen NG e 50 SU-50 (FAB).
    12 Gripen NG Sea e 12 SU-50 Sea.

    Sem contar com os Super Tucanos para a FAB 100, e possivel mente uma versão embarcada do mesmo para a MB 40.

    Ficaria apenas para decidir o treinador avancado a jato.
    Enfim.

  38. Na verdade quando a França votou no conselho de segurança da ONU, contra o Irã, estava pouco se lixando para o Brasil, e para o Presidente Lula. Agora é a hora da Dassault, espernear e se lixar.

  39. O sr.m( L)ula já foi + arrojado, por falso moralismo estamos sem um vetor digno e moderno, a FAB q está perdendo e a segurança do país com um vazio. Prestem atenção …p ontem.

Comentários não permitidos.