Austrália disse que EUA deveriam estar prontos para atacar a China

Kevin Rudd

DA EFE, EM SYDNEY

O ex-líder australiano Kevin Rudd advertiu os Estados Unidos que deveriam estar prontos para empregar a força contra a China se algum dia “tudo saísse mal”, segundo um telegrama diplomático secreto vazado pelo portal WikiLeaks.

Rudd também disse à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que os líderes chineses eram “paranóicos” sobre Taiwan e o Tibete e que seu objetivo de estabelecer uma nova comunidade Ásia-Pacífico era conter o avanço de Pequim, acrescenta o relatório divulgado nesta segunda-feira pelo jornal “Sydney Morning Herald”.

O telegrama do WikiLeaks detalha a conversa durante um almoço entre ambos em março de 2009 em Washington.

Rudd, que fala mandarim e afirmou ser um “realista brutal” com Pequim, apostou perante a chefe da diplomacia americana em levar a cabo uma política que “integre efetivamente a China na comunidade internacional e lhe permita demonstrar uma maior responsabilidade, e ao mesmo tempo (que os EUA) se preparem para o uso da força se tudo sair mal”.

O então primeiro-ministro também antecipou que provavelmente o novo presidente da China a partir de 2012 será Xi Ping, graças aos contatos militares de sua família.

Rudd também assinalou que os líderes chineses se comportam de forma “irracional e profundamente emocional” em relação a Taiwan e que a dureza da repressão no Tibete é uma mensagem clara para outras minorias étnicas.

O telegrama secreto do Wikileaks acrescenta que, por sua vez, Hillary indicou que os EUA desejam que a China “eleve seu nível de vida e avanço para a democracia a um ritmo que possam tolerar seus líderes”.

Washington também deseja que Pequim tome uma maior responsabilidade na esfera econômica mundial, construa uma maior estrutura de proteção social para sua população, e melhore o marco regulador para suas exportações.

No entanto, Hillary admitiu que a China cada vez mais tem uma maior influência econômica: “Como você pode ser duro com seu banqueiro?”, se perguntou a secretária de Estado.

Fonte:   Folha

27 Comentários

  1. Esse sujeito é pirado como todo extremista de direita. Usar a força contra a China é de uma insanidade enorme. Consta do anais da guerra da Coreia que antes da assinatura do armisticio, quando da ofensiva das forças da Onu, lideradas pelos Eua, que Mao Tse Tung ordenou a mobilização de cerca de 4 milhoes de soldados em socorro aos comunistas da Coreia, levando ao recuo dos americanos até o que é hoje o paralelo 37 e que demarcou as fronteiras dos dois países. O Gal. americano Douglas Maccarthur tentou convencer seu país a usar armas nucleares contra os chineses, estes por sua vez obtiveram garantias da Urss que retaliariam em seu apoio. É assim que funciona. quem tem “aquilo” tem medo.

  2. ANTES ERA UMA ÁGUIA,…HOJE UM GALO DE BRIGA.
    .
    Os EUA,já são uns verdadeiro galo de briga dos árabes,europeus e de Israel…agora é dos australianos?

  3. “Como voce pode ser duro com seu banqueiro?” – Hillary Clinton, 2010.

    Essa é a melhor frase que demonstra a decadencia do poder economico norte-americano. E viva o “capitalismo Chines”!!!..rsrs. Sds.

  4. so falta coragem…..
    .
    eles podem até estar preparado…
    .
    mais ataca-lo e outra coisa…..
    .
    . eles não vão querer começar a 3 guerra mundial…..

  5. O mundo está vivendo uma troca de poderes semi-igual, é os EUA, não querem dividir, desde que foi fundado eles so pensam em expansão agora, não querem admitir um novo lider global pela briga de posse teremos guerra sim senhor.

  6. olha os americanos recuando ,e saindo com o rabo entre as pernas, quando lhe é perguntado sobre “conflito” com a china
    ahahahahhahahahahhahahhahahaha.
    isso ja demosntra que o “império” americano ja esta em declinio , e cada vez(ano) cai mais.
    sds a todos.

  7. hahahah que piada de mau gosto,,,,este australiano e um fanfarrao..pedi pra sai…gozar com pau do outros e facio demais….manda a australia atacar a china…….a china ja domino tudo……os americanos ja virao isso e tao fazendo biquinho mais vai passar o chapeu pra china

  8. E o engraçado é que a economia da Austrália depende muito de exportações de matérias-primas à China. Ó, que engraçado será se a China silenciosamente responder aos cangurus com o boicote comercial.

  9. olha eu discordo dos que penam que os estados unidos já eram; cuidado não subestimem o poderosíssimo leão ocidental; o dominador do mundo ; pesquisem um pouco mais e vcs verão que o poder miliar; tecnológico e nuclear dos states é incomparável e irresistível; nunca subestime os eeuu . é a morte.

  10. amigo taguázades, nao pense assim nao, o mundo esta mudando muito, sei que os americanos ainda sao a maior potencia militar, mas isso em breve ja nao sera mais assim , para que ter tanto poder militar se nao sera capaz de deter uma bomba nuclaer ou outra biologica, esse negocio de ter inumeros tanques, avioes, e subs e por ai vai , ja esta ultrapassado, porem sei que cada pais deve ter um numero necessario de equipamentos militares para garantir a ordem e defesa de seu pais, mais em questao de conquistas um mundo com mais poder nuclear(armas), sera muito dificil para que o “tio sam” consiga manter o seu “imperio” ja quase acabado, a nova ordem mundial esta vindo aii e o estados unidos nao conseguira detela, o mundo sera mais equilibrado, pode ter certeza taguázades.
    sds a todos.

  11. EUA e seu clubinho estão loucos por uma guerrinha.Isso é ultima opção de desesperados com os bolsos vazios e nessa podem acabar de se ferrarem.

  12. A cada dia que passa, tenho um pouco mais de certeza que o mundo está caminhando para 3º guerra mundial, de pouco em pouco o palco para a próxima grande guerra está sendo armado, o império americano está começando a se desfazer, e os americanos não declaram, mais sabem muito bem que a china em poucos anos poderá ser um sério problema para eles ,

  13. A estratégia oculta desse loiro ai é colocar os EUA contra a China provocando uma guerra atomica que destruiria o mundo, sobrando apenas a Australia (é uma ilha no anus do mundo) que se ergueria como um imperio vendendo carne de canguru… Muito inteligente, fiquem de olho nesse rapaz minha gente.

  14. A segunda guera se iniciou com uma recessão e la vem a terceira na recessão.Parece que quando esses caras ficam sem grana e não aparece nada a curto prazo o conflito pode solucionar ou se ferrarem de vez.Estão perdendo a hegemonia e desesperaram.Que o pau cante logo e cante redondo sai assim sobra mais coisas para quem sobrar rsrsrs

  15. A cada dia que passa, tenho um pouco mais de certeza que o mundo está caminhando para 3º guerra mundial, de pouco em pouco o palco para a próxima grande guerra está sendo armado, o império americano está começando a se desfazer, e os americanos não declaram, mais sabem muito bem que a China em poucos anos poderá ser um sério problema para eles, os russos nunca confiaram em ninguém principalmente nos americanos, e também nunca revelaram que uma grande parte de seu arsenal nuclear está sempre pronto para ser utilizado contra qualquer país agressor, isso foi revelado pelo wikileaks, mais todos nós já sabíamos, e digo mais, os russos sempre estiveram no minímo dezenas de misseis nucleares (podendo chegar a centenas quando o clima fica tenso, ou é identificado alguma provável ameaça) apontados para diversos países, prontos para serem lançados em poucos mínutos como resposta a qualquer agressão sofrida, apontados príncipalmente para os países membros da OTAN, e agora para complicar está surgindo outra grande ameaça aos russos, que é a CHINA, e sem o menor pingo de dúvida os russos já devem ter separados alguns mísseis contendo ogivas nucleares para serem utlizados em poucos mínutos em resposta a uma possível agressão que venha dos chineses, e os chineses a cada dia que se passa estão aumentando seu arcenal convencional e nuclear, e já estão começando a entrar no jogo que vem sendo jogado por americanos e russos que vem impondo suas vontades ao mundo a partir da 2º guerra mundial através de ameaças garantidas por seus arcenais bélicos, principalmente nuclear, e esse jogo que sempre foi muito truculento e perigoso para toda a humanidade e sempre teve nos papéis principais os maiores arcenais bélicos do planeta (USA x RUSSIA), está ganhando um novo jogador a CHINA, e nós próximos anos se ouver qualquer tipo de agressão bélica entre as três potências, isso provavelmente acarretará o começo da 3º grande guerra, e tenho quase certeza que em pouco tempo o jogo terá seu quarto jogador principal, a ÍNDIA, que também está começando a se tornar uma gigantesca potência bélica.
    Acho bom nós brasileiros começarmos a pensar em desinvolver mísseis balísticos intercontinentais e ogivas nucleares para nos defendermos, porque o futuro é incerto, a 3º guerra mundial inevitável, só não sabemos quando irá começar, mais quando ela começar uma certeza já temos, nenhum continente do planeta estará seguro!
    Então é melhor começarmos a pensar como se defender de tamanha ameaça hoje, porque amanhã poderá ser tarde de demais!

  16. cada pensamento ..lapidar…rsrsrs

    d+ os EUA continuaram sendo potencia.. somente o tamanho.. que esta exageradamente fora do normal .. diminuira… felizmente outras potencias emergirão… viva o capitalismo…

    ps. não vou aprender mandarim..mais meus filhos .. rs

  17. Sun Tzu se vc não pode com seus inimigos faça que ele ataque seus rivais assim o mesmo esta enfraquecido é na proxima investida aniquilação total, essa cara é profeta é conhecedor de táticas cuidado com esse autraliano ele é muito perigoso.

  18. tomara que isso aconteça mesmo uma guerra nesta esfera daria um pauco mas de graça a nossa hestoria recente ,viva2012.

Comentários não permitidos.