Defesa & Geopolítica

Com expectativa de continuar no ministério, Jobim tem encontro de três horas com Dilma

Posted by

http://3.bp.blogspot.com/_aNCQJYiqzSc/SXizVI_8XHI/AAAAAAAAAbY/Kepf1i_pFCI/s400/PAK-FA.jpg

Sugestão: Darkman

Após quase três horas de reunião com a presidente eleita, Dilma Rousseff, o ministro Nelson Jobim (Defesa) deixou a Granja do Torto, residência de campo da Presidência, sem falar com a imprensa.

A expectativa era de que nesse encontro fosse formalizado o convite para que ele permaneça no cargo no futuro governo e ainda um desfecho para a compra de novos caças para a Aeronáutica.

Segundo assessoria de Dilma, a reunião foi para discutir futuro governo e as ações das Forças Armadas no Rio de Janeiro no combate ao crime organizado – além da presença dos militares na pacificação do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro que foram ocupados em resposta a onda de ataques de criminosos na cidade.

Jobim chegou ao Torto em seu carro particular, modelo Land Rover. Pela manhã, a presidente eleita recebeu o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e seus futuros ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).

O ex-ministro Mangabeira Unger (Secretaria de Assuntos Estratégicos) também esteve no local.

CAÇAS

Sobre as compras dos caças para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira), a Folha antecipou em janeiro, relatório técnico que apontou o Gripen NG, da Saab, sueca, em primeiro lugar, principalmente pelo melhor preço e por propiciar maior transferência de tecnologia.

O F-18 norte-americano, considerado pelos pilotos o melhor avião em si, ficou em segundo; o Rafale francês, preferido por Jobim e pelo Planalto por questões políticas, ficou em terceiro e último. Só ganhou num dos sete critérios analisados.

Apesar da indicação técnica da FAB, Jobim manteve a preferência pelo Rafale, alegando que há “uma aliança estratégica” do Brasil com a França.

A decisão final cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve convocar o Conselho de Defesa Nacional ainda nesta semana, provavelmente na quinta-feira, para ratificar a opção.

Fonte: Folha

36 Comments

shared on wplocker.com