Com expectativa de continuar no ministério, Jobim tem encontro de três horas com Dilma

http://3.bp.blogspot.com/_aNCQJYiqzSc/SXizVI_8XHI/AAAAAAAAAbY/Kepf1i_pFCI/s400/PAK-FA.jpg

Sugestão: Darkman

Após quase três horas de reunião com a presidente eleita, Dilma Rousseff, o ministro Nelson Jobim (Defesa) deixou a Granja do Torto, residência de campo da Presidência, sem falar com a imprensa.

A expectativa era de que nesse encontro fosse formalizado o convite para que ele permaneça no cargo no futuro governo e ainda um desfecho para a compra de novos caças para a Aeronáutica.

Segundo assessoria de Dilma, a reunião foi para discutir futuro governo e as ações das Forças Armadas no Rio de Janeiro no combate ao crime organizado – além da presença dos militares na pacificação do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro que foram ocupados em resposta a onda de ataques de criminosos na cidade.

Jobim chegou ao Torto em seu carro particular, modelo Land Rover. Pela manhã, a presidente eleita recebeu o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e seus futuros ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).

O ex-ministro Mangabeira Unger (Secretaria de Assuntos Estratégicos) também esteve no local.

CAÇAS

Sobre as compras dos caças para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira), a Folha antecipou em janeiro, relatório técnico que apontou o Gripen NG, da Saab, sueca, em primeiro lugar, principalmente pelo melhor preço e por propiciar maior transferência de tecnologia.

O F-18 norte-americano, considerado pelos pilotos o melhor avião em si, ficou em segundo; o Rafale francês, preferido por Jobim e pelo Planalto por questões políticas, ficou em terceiro e último. Só ganhou num dos sete critérios analisados.

Apesar da indicação técnica da FAB, Jobim manteve a preferência pelo Rafale, alegando que há “uma aliança estratégica” do Brasil com a França.

A decisão final cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve convocar o Conselho de Defesa Nacional ainda nesta semana, provavelmente na quinta-feira, para ratificar a opção.

Fonte: Folha

36 Comentários

  1. “O ex-ministro Mangabeira Unger (Secretaria de Assuntos Estratégicos) também esteve no local.”

    Que volte logo ao BRASIL …Mangabeira.. back to home

  2. Sei não heim…O Amorim graças a Deus ela ja detonou.Se Jobim não recitar o salmo em Aramaico bonitinho vai dançar tambem.Acho que vem Mangaba e SU.

  3. mangabeira é doido…
    jobim procrastina tudo…
    segundo o Simão a Dilma vai convidar o Lula para ser o presidente…rsrsrs

    em resumo… vai ser um ‘loucura’ … esse governo Dilma .. fortes emoções…

  4. Será que o PAK-FA vem ai???? Seria realmente um tiro nas pretensões dos três que brigam até agora no FX2, França, Suécia e Estados Unidos.

  5. As viuvas do PAK-FA ainda continuam sonhando com esse avião?
    Quando voces vão acordar e ver que não é mais possivel entrar nesse projeto? Eita, povinho díficil…

  6. PAULO…Eu tenho um sonho de ver o Brasil sem pessoas como o Amorim e o Jobim como ministro.Sabe,metade do meu sonho esta concretisada e a outra metade provavelmente se realizara e não se transformara em pesadelo.Despertarei em um lindo dia com o Brasil caminhando pelas proprias pernas e fazendo sua propria estrada.

  7. Sr.Arariboia ops Trairabóia ops Jobim,o polivalente que joga em todas as posições.Se der certo ou se der errado pra ele sempre estara tudo certo.A mim jamais enganou.Todo aquele que sorri aos quatro cantos,se achega com todos e entoa canticos de faz de conta não é confiavel para a pasta mais importante abaixo do presidente da republica.Que chegue logo 1 de janeiro e que estejamos livres destas pessoas…Jobim visconde de sabugosa e Amorim sapiencia…Vão com Deus para a Tonga da Mironga do Cabuletê e levem suas cuecas.

  8. Paulo, o FX2 está cancelado. E a presença do Mangabeira ontem na Granja do Torto têm um significado. Este era um defensor do SU35 no FX2.
    Seria a resposta as pretensões de Transferência de Tecnologia (os russos podem ter mudado). Alguma independência do Tio Sam, sonhada pelos barbudinhos do Itamaraty, e uma resposta a França por esta não ter sabido lidar com a questão crítica do Iran e relação de parceiro estratégico com o Brasil. Sei lá, tudo pode acontecer. O FX2 parece ter sido encerrado e enterrado de vez. O que vem por ai é o FX3 mais retalhado que nunca ou um caça tampão. A FAB merece por todas as trapalhadas neste processo.

  9. Excelente! Pessoal. Se Jobim nao se posicionar veementemente antes da posse, e até 6 meses depois desta, realmente é porque “tão fazendo sopa”, tambem concordo com Mangabeira na defesa, se nada sair do canto.

  10. Paulo, nunca nos podemos entrar no projeto sim, é só o GF querer, 1maluquinho, o que o Amorim teve a vez com a saida do PAK FA, se ele é anti americano deveria que escolhido o PAK não?

  11. Sou a favor de comprar o Rafale só pra ver no que vai dar,assim mostramos nossa boa vontade com a França,se ou Eua boicotarem a tecnologia americana nos Rafales aí não nos sobrará outra opção senão Su-35 e Pak-fa para o delírio geral da nação e o bem maior da real defesa nacional.
    Os Eua não tem saída,ou liberam a exportação de tecnologia americana do Rafale ou verão em céus verde-amarelos os caças do Tio Ivan.
    Além do que ficará mostrada para a Deus e o mundo toda a “boa” vontade norte americana.
    Que Deus Salve o Wikileaks.

  12. penso que deveriamos ter um plugin .. corretor ortografico …rsrsrs

    mais voltando a outra realidade… vamos alugar o pré-sal..e a amazonia.. comodato por 30 anos… quem fizer a melhor oferta leva…

    ps. aceitamos formação de carteis…rsrsrs.. se é que me entendem…

  13. O governo da Dilma vai ser um Frankstein! Uma colcha de retalhos! Um governo tampão até as próximas eleições para presidente… vai ser um zero à esquerda na história do Brasil… Guardem bem o que eu escrevi.

  14. É possível entrar no PAK-FA sim, desde que o FX-2 naufrague. O maior obstáculo à entrada do Brasil no PAKÃO é o FX-2 e as opções nele feitas. Removido o obstáculo 🙂

  15. Mas carlos argus, a situação política no Brasil impede que personalidades objetivas tenham voz e campo aberto. Por isto Marina da Silva foi embora.. Cristovao Buarque tambem.. porque não aguentavam o “enrolation” nas questões de seus ministérios. Agora.. Dilma presidente chamando gen. Heleno pra a defesa! Isto seria a constatação de que o mundo dá voltas!

  16. Fico pensando em Tampax-X2, ou TX2 para os mais intimos… por um tempo os Mirage do 1° ainda voam, mas e se por uma razão qualquer a mãe Dilma decidir que vai ter que esperar pois o PAC é mais importante… assim, poderíamos pegar aqueles Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos e ainda fazer um Upgrade dos 2000 que temos, elevando eles ao padrão dos 2000-9.

    Assim o Sheick para de fazer a “Prima dona” e decide ficar com os Rafale, sendo que a clausula que o Sheick não abria mão era que a frança pegassse de volta os Mirage 2000-9 que eles tinham, e a França aceitou dizendo que iria achar um comprador… e imagina quem poderia ser este comprador “estratégico” ?

    Mas isso pra Tampax 2 em gente… Assim os Rafale ainda aumentariam a escala antes de decidir o FX2.

    O que eu vi foi o presidente “começar as negociações para o Rafale com a França” em 7 de setembro… isso ai eu vi!!

    E mantiveram o FX2 vivo pois assim ajudaria nas “Negociações” com a França, e tinha também uma “Saída de emergência” caso as negociações não fossem bem sucedidas… pois com o FX2 ficam os outros dois para negociar caso não se feche com a França!

    Foi tudo isso ai mesmo… agora seria tipo assim “fechar o contrato”!!

    Valeu!!!

  17. Td bem jonas, tem-se q bater palmas p quem sabe, e o cara estudou e vivênciou a coisa de perto…ele esteve junto com as tropas nas n fronteiras na no norte do BRASIL …tem de ser escutado e respeitado o pitaco dele. Questão de mérito..Sds.

  18. FX-2 foi cancelado? Nossa, queria ver essa fonte.
    O projeto do PAK-FA, já foi finalizado. Não culpem o governo pelos russos terem sido excluidos do programa. Não foi incopetencia de ninguém. Eles (russos) queriam dar uma de esperto, só querendo negociar transferencia de tecnologia depois que o contrato fosse assinado e foram (correntamente) rifados do programa. Outra coisa. É inaceitavel, querer justificar a compra dos aviões russos pq a frança se posicionou a favor das sanções contra o Irã, esta viajando demais. O mundo inteiro foi a favor, só Brasil e Turquia foram contra. Ate a China, aliada dos iranianos votaram a favor, pq os franceses deveriam estar ao lado do Brasil?

  19. mentiras mentiras descaso,brigas por ministerios,poder e o sivismo,o dever com a nação necas,termina mal o seu lula-lá,e ta começando mal dona dilma,com muita brasa quente na mão,até onde vai eu não sei tomara que não perca as redeas,mas já esteve melhor.

  20. O protagonista do FX ta ae, defensor dos caças Russos tio Mangabeira Uger sei naum, se nossa defesa melhorou foi por causa do seu Mangabeira, que articulou nossa defesa, é froteniras é o defensor dos equipamentos Russos no Brasil sei que algum grande está por vim so por causa da sua visita, o cara não ia vim la dos EUA, para ouvir algum incomum, os políticos não tem mais idéias sobre a questão mais uma vez não sabem oque fazer, tem muitas questões para serem discutidas é as contras-exigências americanas que teremos de li dá com os gringos, ninguém melhor para consultar que o mestre Mangabeira, com esse trio ae, muitas pedras vão rolar.

  21. Caro Francoorp,

    Os Mirage 2000-9 com 10 anos de uso terão preços de F-16 zeros via FMS….

    Faz sentido comprar um caça tampão tão caro, e de manutenção complicada?

    []’s

  22. HELIO o Amorim sapiencia não teve nada a ver com a saida do PAK e eu jamais falei isso.Acho que o amigo não me entendeu.Acho que o Amorim com tanta sapiencia pois foi considerado por gringos o sexto pensador global deixou muito a desejar quando incluiu o Brasil na crise de Honduras,Irã e sempre complacente e solidadrio com o Bolivarianismo.O tipico politico que na real é a imagem deste atual governo que age movido por ideologia.Acho que para muitos deles a bandeira do PT deve ser hasteada antes da do Brasil.Quanto a Jobim jamais me enganou enquanto todos voces o endeuzavam e assinavam embaixo tudo o que vinha dele eu sempre o combati pois seu procedimento para mim sempre deixou a desejar.O autentico DNA Araribóia ( TRAIRABÓIA ) que se achega sempre com o lado mais forte ou com aquele que pode lhe proporcionar melhor beneficio.Mas como ele é polivalente confabula tambem com o outro lado…Quanto ao SU,jamais a Russia se sentiu fora do FX e enquanto os tres pretendentes ajustavam propostas eles sempre trabalharam forte nos bastidores e muita coisa que dizem sobre TT e outras mais,poderemos ter uma grande surpresa.O que me chama a atenção que uma parcela da FAB faz beiçinho para equipamentos Russos,o EB não faz e a MB ainda não tive oportunidade de perceber…Noivinhas abandonadas na porta da igreja pelo Super-Hornet,saudosas viuvinhas do Rafale e novinhas desesperadas pelo bebe Gripen que não nasceu,olhem para o céu do Brasil e adorem seus unicos e verdadeiro Deus,o SU35BM que rasgara os céus sobre vossas cabeças incredulas.

  23. Caro dandolo, indicar o lula como min. da defesa é pegar pesado demais. Quando fossemos tratar de um assunto importante como a compra dos caças, ele sairia pela tangente afirmando que, “Esse é um assunto para ser tratado pelo próximo ministro”; Assim como fez com a Dilma.
    Agora, em se falando do Mangabeira, creio que, ou entraremos no projeto do PAC-FA ou F/A 18E/F.
    Se deixarmos por conta da Dilma, ela irá confundir PAC-FA com PAC 2,3…RSRSRS

  24. Poi é Francoorp, eu estou esperando a vinda dos 89 mirages da EAU, pq td indica o FX 2 está fazendo água, e uma canlhice com os francos, da msm forma q peço respeito ao meu país, temos de respeitar o país dos outros e os acôrdos com os mesmos. Isso e falta de seriedade e marutidade, e pouico tbm de ousadia , total desconhecimento e desconsideração c a segurança do BRASIL. Temos de ter um vetor novo e capaz neste século XXI. Eu espero q a EMBRAER , apresente antes do final da década, um caça dentros da necessidades do BRASIL, mercado existe o nosso e no exterior, questão de ausar, coragem e visão de negocio. P Ontem.

  25. Antonio Palocci (Casa Civil) ? O Governo da Dilma já começa desmoralizado. Jobim está enfraquecido, na minha opinião. Coloquem o Lula como Ministro da Defesa, que as Forças Armadas sairão ganhando.

  26. Eu sinceramente acho que a Dilma nos surpreendera em Defesa e Politica Externa,apenas tenho receio de sua equipe economica que direta e indiretamente mexe com todas as demais pastas.Quanto ao mais temos de acreditar,pois so vence quem perde,cai,levanta e cai dentro de novo ate que a vitoria venha….Me preocupa essa divisão ideologica e de preferencias em nosso povo.Como cães vemos o mundo em duas cores,azul e vermelha.Pela primeira vez em nossa historia temos a oportunidade de caminharmos sozinhos sem precisarmos de ninguem mas a mentalidade canina so ve duas opções.Ou atrelados ao Vampiro ou misturados a ratazanas latinas…O seculo 21 é nosso e so o teremos livres de tudo isso e unidos…Somente o proprio Brasileiro pode tirar isso do Brasil.

  27. Este resultado ninguém esperava. Os autores de novela da Globo, pode aproveitar as idéias desta novela chamada FX 2.

  28. Se a EMBRAER não priorizar os aviões militares, vamos estatizá-la. Temos que ter tecnologia para fabricar turbinas de aviação.

  29. Não soua a favor dos Mirage 2000-9 dos EAU.
    Gostaria de ver os Hornet americanos, seria uma opção melhor até se decidir realmente sobre os novos caças.

    Abs.

  30. Sei que bravos e capacitados soldados e pilotos temos muitos graças a Deus.Mas como tem burros no governo e ate nas forças com visão diminuta e que ensistem em burradas.Reclamam de custo de hora voo e se esquece do mais caro,manutenção,reposição e serviços.Essas aeronaves Francesas são razoaveis mais inviaveis a paises como o Brasil.Do que adianta termos caças e eles azinabrarem em hangares ou quando realmente precisarmos emprega-los ele falharem.Em tudo pra nós falta planejamento e estrategia.Entregem logo o Brasil ao vampiro,ele protegera e patrulhara esta naçao,extraira nossas riquesas sem se importar com as folhinhas verdas e nos pagara salario em dolar.Sabem de uma cisa na hora que formos realmente invadidos todos esses iluminados hipocritas se borraram debaixo das camas o sorriram a adversos vislumbrando beneficios.Quem realmente ama e defendera esta nação é nosso povo unido a nossos soldados e seus sonhos aeromodelisticos não valerão de nada ficarão escondidinhos nos hangares.

Comentários não permitidos.