Cuba-Venezuela, o eixo da Malícia/Maldade

Le Monde Por Paulo A. Paranagua Depois do “eixo do Mal” tão caro a George Bush (Iraque-Irã-Coreia do Norte), eis que surge o “eixo da Malícia/Maldade” (mischief, em inglês). É assim que a embaixada americana em Caracas classifica a aliança entre Cuba e Venezuela, em um relatório secreto de janeiro de 2006 obtido pelo WikiLeaks…

Análise: Vazamento de segredos no WikiLeaks obriga países a repensar a diplomacia

Sugestões: Gérsio Mutti Autor(es): Andrei Netto O Estado de S. Paulo – 05/12/2010 EUA e França reorganizarão a transmissão de documentos diplomáticos, tornando seus sistemas de comunicação de embaixadas e consulados mais seguros; veteranos da carreira diplomática, porém, garantem que não há como mudar o tom dos despachos secretos O soldado americano Bradley Manning, de…

Sarkozy fecha acordos que situam a França como grande sócio nuclear da Índia

Julia R. Arévalo. EFE –  O presidente francês, Nicolas Sarkozy, fechou nesta segunda-feira em Nova Délhi acordos que colocam a França como um dos sócios preferenciais da Índia em matéria nuclear, a grande aposta energética do gigante asiático para sustentar seu crescimento econômico. Cinco dos sete acordos assinados nesta segunda-feira pelas delegações reunidas na capital…

Venezuela e FX2

O Globo RIO – Documentos obtidos pela ONG WikiLeaks e divulgados neste domingo pelo jornal francês “Le Monde” evidenciam as divergências entre Brasil e Estados Unidos sobre a relação diplomática com a Venezuela de Hugo Chávez. Em uma correspondência secreta, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirma que o presidente venezuelano “late mais do…

WikiLeaks: Reino Unido está paranoico com Obama nos EUA

EFE  — Um diplomata americano revelou que o Reino Unido ficou “paranoico” sobre a chamada relação “especial” com os Estados Unidos após a eleição de Barack Obama como presidente, revelam novos documentos vazados pelo site WikiLeaks aos quais teve acesso o jornal britânico “The Guardian”. Em uma das filtragens, publicadas neste sábado, um diplomata dos…

Pyongyang adverte Seul e Washington contra novas manobras

EFE  —  A Coreia do Norte advertiu neste domingo Seul e Washington que haverá consequências se foram realizadas novas manobras conjuntas no Mar Amarelo (Mar Ocidental) e assinalou que a situação política na região está alcançando “um nível incontrolável”. O ministro da Defesa sul-coreano, Kim Kwan-Jin (à esquerda), cumprimenta soldado da zona desmilitarizada entre o…