EFE — O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, propôs que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) utilizem o território deste país do Cáucaso para o trânsito de tropas e material bélico ao Afeganistão, informou nesta sexta a televisão.
Em entrevista à imprensa ocidental, Saakashvili anunciou sua disposição de ceder os portos georgianos no Mar Negro e os aeroportos do país como pontos de escala para os navios e aviões de transporte da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).
Explicou que Geórgia se transformaria, assim, da mesma forma que a Rússia, em ponto de passagem para as provisões que a Otan decidiu, com Moscou e os países da Ásia Central, enviar à Isaf através de seus territórios, complementando a rota tradicional a partir do Paquistão.
Saakashvili, o aliado mais fiel dos EUA no Cáucaso, disse que sua oferta não incomodará Moscou, pois a Rússia deve estar interessada no sucesso da campanha militar da Otan contra as forças fundamentalistas no Afeganistão.
Tbilisi rompeu relações diplomáticas com Moscou e abandonou a pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após o conflito entre os dois países, em agosto de 2008, pelo controle da separatista região georgiana da Ossétia do Sul.
Segundo a imprensa georgiana, fontes do Pentágono comentaram que conhecem a oferta de Saakashvili, mas ainda não a estudaram.
Sugestão e participação: Konner
Fonte: Terra
Esse jogo de fazer “passar” tropas estranhas ao contexto geopolitico regional é perigoso… quer levar outra sova dos Russos cara???
Acha que tem alguém neste planeta com as bolas rochas o bastante para encarar os vodkavisch?
Tà muito doido heim?? Sobrou nada desta coisa que usas ai não?? Vem do Afeganistão??
Desde que os “caras” chegaram là a produção de ópio so aumenta….por que serà?? querem o controle do mercado das drogas também???
Geórgia… tá aí um país que tenho que conhecer logo…
Não vai durar muito…
São coisas assim q atraem a atenção dos talebans e outros,como se ñ bastassem os seus problemas internos…Que aliás tem td a haver com o fundamentalismo existentes nas ex repúblicas , é está avançando, pelo crescente problemas econômicos sociais ..A religião passa ,então, a ser a válvula de escape.Essa ideológia mais nacionalismo e extremante explosiva.Esse sr, está esquecendo disto…Vai ter sérios contratempos.
e impresão minha ou akela região da asia ta ficando tensa?
Atores:
India
Russia
China
Turquia
abraços!