A Força Aérea da Turquia está considerando outras opções para atender as exigências de transporte militar caso o programa da aeronave de transporte Airbus A400M seja cancelado na semana que vem, informaram oficiais militares.
A Turquia é uma das sete nações que encomendaram o Airbus A400M, e planejam adquirir um total de 10 aeronaves de transporte militar.
As outras opções para suprir as necessidades da força aérea em aeronaves de transporte militar incluem o Lockheed C-130J e o Alenia C-27J, caso o A400M não seja mais desenvolvido.
As sete nações falharam na semana passada em resolver as diferenças sobre a divisão dos custos de 2 bilhões de euros necessários para manter o programa em andamento e estão aguardando agora o encontro do dia 4 de fevereiro para chegar numa conclusão, já que o prazo final anteriormente estipulado era 31 de janeiro. A reunião que estava marcada para terça-feira, havia sido transferida para quinta-feira, e no final saiu nessa sexta-feira, dia 29. Mas decidiram dar mais uma sobrevida até a semana que vem.
Os sete países clientes do consórcio do A400M são: Alemanha, França, Espanha, o Reino Unido, Turquia, Bélgica e Luxemburgo.
Atualmente a Força Aérea da Turquia possui 19 antigos aviões C-160 Transall, que deverão ser substituídos pelo A400M.
Leia Também
Turquia pode participar do projeto do KC-390
O KC-390 não é um concorrente direto do A400M, mais indiretamente esta se tornando seu pior inimigo.
Abraço.