Jornal divulga vídeo de execução brutal de sete soldados sírios

Sugestão: Ronaldo Correa

Terra

O site do jornal americano The New York Times publicou nesta quinta-feira um violento vídeo que mostra o líder de um grupo rebelde sírio comandando a execução de sete soldados leais ao regime de Bashar al-Assad.

Assista o vídeo clicando aqui. As imagens são fortes.

No artigo intitulado “Brutality of Syrian Rebels Posing Dilemma in West” (Brutalidade de Rebeldes Sírios Provoca Dilema no Ocidente, na tradução livre do inglês), o NYT conta a história de Abdul Samad Issa, 37 anos, conhecido como “Tio”, que lidera o grupo armado Jund al-Sham, movimento relativamente desconhecido com menos de 300 combatentes.

Por meio de um desertor do grupo, o NYT teve acesso a um vídeo filmado em abril deste ano em que Issa aparece liderando a execução de sete soldados, que aparecem seminus e amarrados no chão enquanto combatentes com armas pesadas em punho aguardam o fim de um poema recitado pelo “Tio”. O NYT escureceu as imagens seguintes e é possível ouvir apenas dezenas de disparos em um curto espaço de tempo. A imagem volta com os corpos dos soldados sendo enterrados dentro de um buraco.

Segundo a fonte do jornal americano, Issa, um comerciante e proprietário de gado antes da guerra civil síria, participou da rebelião contra o regime Assad desde o início, em março de 2011, primeiro nos protestos e depois pegando em armas. Sua motivação seria a vingança pela morte de seu pai, supostamente morto no massacre de Hama em 1982, quando o então presidente sírio Hafez al-Assad, pai de Bashar, liderou uma violenta repressão governamental contra seguidores da Irmandade Muçulmana local por 27 dias seguidos.

O artigo usou o caso para ilustrar a dificuldade ocidental em obter informação sobre a natureza de muitos movimentos que compõe a multifacetada oposição a Assad. O NYT cita que Issa recebe apoio financeiro de empresários árabes com quem tinha negócios antes da rebelião síria, mas afirma que, em pelo menos uma ocasião, recebeu auxílio do Exército Livre da Síria, organização apoiada por países ocidentais.

Fonte: Conexão Jornalismo

24 Comentários

  1. E que rufem os tambores…

    Até a imprensa americana começou a trocar de lado na guerra de contrainformação… Parece que não querem arriscar essa insanidade que vem se avizinhando por causa do ímpeto norte americano de remodelar o Oriente a força. E aproveitam e fazem o cadáver político dos democratas. Um intervenção muito mixuruca foi aprovada pelo senado. Ainda assim o Obama hesita. China envia navios da PLAN para a região. Rússia reforça presença. Inglaterra tira o seu da reta. Se o Obama se não intervir vai passar por covarde na frente de todos. Se intervir arrisca um conflito que pode por simplesmente tudo a perder. É esperar pra ver os próximos movimentos.

    • “Se o Obama se não intervir vai passar por covarde na frente de todos.”

      O que tem a ver covardia com geopolítica?
      como se uma guerra começasse por medo ou coragem.
      Lamentável o baixo nível dos argumentos, é como discutir com crianças.

    • “Até a imprensa americana começou a trocar de lado na guerra de contrainformação”

      não trocou de lado, é que lá, na maioria dos casos a imprensa é livre e pode publicar o que quiser, não importando se contraria o governo ou não.

      Ser antiamericano é uma coisa, agora distorcer a verdade é outra.

  2. Voltando a falar da Síria, eu gostaria que o Vladimir Putin ou o Jinping aproveitasse a reunião do G20 para transmitir a seguinte pergunta aos presidentes dos EU e da França:
    – Senhores presidentes, caso as investigações provem que o ataque com armas químicas foi perpetrado por forças rebeldes e não por forças do governo, suas máquinas estariam prontas para atacar os rebeldes?

  3. “O artigo usou o caso para ilustrar a dificuldade ocidental em obter informação sobre a natureza de muitos movimentos que compõe a multifacetada oposição a Assad”.

    Rsrsrs… tem vídeos sobre o conflito na Síria tão chocantes quanto este no YouTube a meses. Acho que o pessoal do NYT chegou de Marte ontem.

    Acho que estamos presenciando a adoção de uma velha estratégia: o TCR( tirar o c… da reta), provavelmente preparando uma justificativa para um recuo da posição norte-americana. O problema é que não combinaram com o resto do mundo que acompanha esse tipo de imagem a muito tempo.

  4. Vídeo mostra dois homens atirando RPGs em um navio em trânsito pelo Canal de Suez
    Possui o logotipo de uma bandeira islâmica preta da “Brigada al-Firqan”.

    Um vídeo postado no YouTube e divulgado nesta quinta-feira mostra dois homens disparando granadas propelidas por foguetes (RPGs) em um navio porta-contentores que foi atacado no sábado, no Canal de Suez.

    Reuters não pôde verificar a autenticidade do vídeo e não houve reivindicações de responsabilidade pelo ataque em sites islâmicos.

    http://www.jpost.com/Middle-East/Video-shows-two-men-firing-RPGs-at-ship-transiting-Suez-Canal-325370

    Video

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=buS4mfEX3w0

  5. Colossais jazidas de gás estão localizadas na plataforma marinha síria e estendendo-se até Israel passando pelo Líbano…..

    Um país onde se tem um partido radical de direita e um liberal de direita… não é democracia!….Os E.U.A se diz uma democracia exemplar para o mundo mas age de um fascismo tão sofisticado que daria inveja nos ditadores….Nisso os partidos se entendem…Esses sim são os maiores terroristas do mundo!!! Quando George Orwell escreveu 1984 idealizou o Big Brother acontecendo em um país sob um regime ditatorial ! Ora pois e não é q o Big Brother acabou acontecendo em um país “democrático” !!! O voto é facultativo no Irã…Qualquer cidadão com mais de 18 anos pode votar se quiser…Isso é ainda um tabu para as nossas mesas de votação regidas por políticos que se utilizam do velho voto de cabresto….Lá…Não há voto para colégios eleitorais que elegem delegados que votam por nós como há nos Estados Unidos……..

    O PREMIO NOBEL DA PAZ OBAMA BIN LADEN IRÁ FAZER GUERRA!? ESSE PREMIO NOBEL É UMA PIADA !!!!

    • “Colossais jazidas de gás estão localizadas na plataforma marinha síria e estendendo-se até Israel passando pelo Líbano…..”

      BINGO! … O resto… é resultado disto mesmo! Kkkkkkkkkkkkkkk

      • E dos grupos financeiros envolvidos… E que tem capacidade de embargos na região ;)) … DEFESA + ECONOMIA.

        ACORDA BRASIL!!!

        TEMOS CONDIÇÃO NEM COMO COMO MAS COMO COM! SINE QUA NON DE SERMOS NÓS!… A PASSOS DE ESTALOS!!! =)

  6. Se fossem forças do Assad a fazer isso estariam os “aliados indignados” felizes da vida por ter um determinante motivo para bombardear tudo. Cadê os “Direitos Humanos”, ONU e lacaios de plantão que não falam nada agora? Os “rebeldes” pela “causa” podem assassinar, destruir, lançar bombas químicas, torturar, destruir o país… tudo pela “democracia”… mas se as forças sírias reagem… são malignos servos do “ditador” Assad. Os exemplos do Iraque e da Líbia mostram como é boa a liberdade democrática do eixo! Está na hora dos Russos e Chineses mostrarem ter “culhões” e intervirem para acabar com esta palhaçada que estão impetrando na Síria e no Oriente Médio em geral!
    Os EUA um dia cairão por si próprios pois todos estes movimentos rebeldes, separatistas etc.. providos por mercenários que são financiados por eles um dia podem acontecer dentro de seu próprio país. Bastaria fazer uma pesquisa com os veteranos do Afeganistão para ver se estão felizes em ver seu país financiando mercenários dentro da Síria… os mesmos tipos que muitos soldados americanos perderam a vida lutando contra no Afeganistão. É tanta loucura e usura que este mundo deve estar prestes a acabar mesmo !!! Abraços,

  7. (ironic on)Só gente boa os membros da irmandade muçulmana, vão fazer um governo recheado de tolerância e igualdade. esta gente jamais usaria armas quimicas contra populações civis, nem estupraria cristãs indefesas ,são apenas revolucionários lutando contra o sistema opressor vigente ( ironic off)

  8. Essa foto mostra os rebeldes (provavelmente islamitas vindo de outros paises fora da Siria) a ponto de fusilar os soldados sirios. Mas fusilar soldados. Nao pode chocar ninguem. Soldados e pra isso. Fusilar outros ou ser fusilados, Gostaria de ver o Plano Brasil mostrar as fotos dos padres e bispos catolicos sirios terem a cabeca serrada com um serrote cego. O Papa Francisco parece favorecer uma troca de regime atraves de dialogo, convencer usando dialogos nao forcar atraves das armas Assad resignar. Considerando que o unico pessoal armado na oposicao dentro da Siria sao as varios grupos de islamitas uns mais radicais do que outros, e todos eles rejeitam o conceito ocidental de separacao da politica e da teologia, sao favoraveis a um estado politico-teologico, portanto rejeitam a ideia de democracia eu acredito que eles vao ocupar o poder se Assad for derrubado. Se isso ocorrer outros bispos e padres e mais um numero grande de outros grupos religiosos terao o pescoco serrado com serrotes cegos e coracao tirado do peito ainda sangrando e comido em frente de camaras para ser posto no YouTube.Que Obama, um mulssumano nao sinta nenhuma simpatia por esses pessoal que vao ter a cabeca serrada nao me surpreende. Tampouco Cameron, lider de um pais que sempre foi anti catolico. Pergunta ao pessoal do IRA na Irlanda. Agora Francisco? Ele e o papa. O lider do mundo catolico. Nao se manifesta? Quem cala consente. Ele pelo menos deveria pedir humildemente aos islamitas para que eles afiasse o serrote.

  9. O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS SE REVELA AO MUNDO COMO UM BANDO DE CRIMINOSOS DE GUERRA E MENTIROSOS. Tem o publico Americano forca de carater para enfrentar o fato que o Governo dos EUA fica exposto perante o mundo inteiro como um bando de criminosos de guerra e mentirosos que mente todas vezes que eles abrem a boca? As mentiras do regime de Obama transparente e obvias que o diplamata precavido Presidente Putin da Russia esgotou sua paciencia e declarou o fatos que nos todos ja sabemos:- John Kerry e um mentiroso. Putin disse: “Isto foi desagradavel e surpresa para mim. Nos conversamos com eles (os Americanos), e assumimos que eles sao gente decentes, mas ele, John Kerry, esta mentindo, e ele sabe que ele esta mentindo. Isto e triste.” Quando Colin Powell, entao Secretario de Estado foi enviado pelo regime crimimnoso de Bush para mentir para ONU, Powell eu seu principal assessor clam que eles nao sabiam que ele estava mentindo. Nao passou na mente do Secretario de Estado que a Casa Branca lhe enviaria para a ONU para iniciar uma guerra que matou, mutilou e dispossuiu milhoes de Iraquianos na base inteira de mentiras. O desprezivel John Kerry sabe que ele esta mentindo. Aqui esta o Secretario Norte Americano de Estado, e obama, o presidente fantoche, descaradamente mentindo ao mundo. NAO HA A MINIMA DOZE DE INTEGRIDADE NO GOVERNO NORTE AMERICANO. (minha enfase, Jojo). Nao respeitam a verdade, a justica, a moralidade ou vida humana. Aqui estao duas pessoas tao ma que eles querem repetir na Siria o que o Criminoso de Guerra Bush cometeu no Iraque. Como pode o povo Norte Americano e seus representantes no Congresso tolerar esses criminosos assassinos? Porque Obama e John Kerry ainda nao foram cassados? O REGIME DE OBAMA TEM TODAS AS QUALIDADES DA ALEMANHA NAZISTA E DO REGIME STASI DA ALEMANHA ORIENTAL, SO QUE O REGIME DE OBAMA E O PIOR DELES. O regime de Obama espia o mundo intgeiro e mente a respeito. O REGIME DE OBAMA ESTA COMPLETAMENTE ENGANJADO ASSASSINAR GENTE EM SETE PAISES. UMA CAMPANHA DE ASSASSINATO QUE TEM HITLER TENTOU…………… Quantos aos fatos O dossier enviado a ONU pelo Governo Russo conclui que os armamentos quimicos usados na Siria sao similares aos armamentos em posse de Al-Nusura e que eles sao diferentes daqueles que possuem o governo sirio. O regime de Obama enviou nenhuma documentacao com evidencia para ONU. Nao o fez por que eles nao tem evidencias, somente lorotas. Se o regime de Obamas tivesse qualquer evidencia, essas evidencias teriam sido entregue ao Primeiro Ministro Britanico para capacita-lo convencer o Parlamento. Na falta de provas, Cameron foi obrigado admitir ao Parlamento que ele nao tinha provas, somente opiniao que o Governo Sirio usou armas quimicas.O Parlamento disse ao ao fantoche de Washington que o povo Britanico nao iria a uma guerra baseando-se nas opinioes infundadas do Primeiro Ministro. Vao o povo Norte Americano e o resto do mundo ficarem de bracoas crusados, chapando os dedos, enquanto um novo Estado Nazista se levanta em Washington?…….. Se o Congresso Norte Americano e muito corrupto ou incopetente para cumprir seu dever, (cassarem o mandato de Obama?, Jojo) o resto do mundo devem apoiar o Secretario Geral da ONU e o Presidente da Russia e declarar que uma agressao militar unilateral pelo Governo Norte Americano e um crime de guerra, e que os criminosos de guerra Norte Americano serao isolados na comunidade internacional. Qualquer de seus membros viajando no exterior devem ser presos e entregues ao Tribunal de Haia. Dr. Paul Craig Roberts. Paul Craig Roberts foi Secretario do Tesouro Norte Americano durante administracao republicana do presidente Ronald Reagan. Ex editor Wall Street Journal, do Bisiness Week. Co autor do chamado Reagonomics, a politica economicas do presidente Reagan. Autor o varios livros, entre os quais, The Supply Side Revolution, 1984, How the Economy was lost, 2010, The Failure of Laisse Faire Capitalism and Economic Dissolutuion of the World, 2012. http://www.paulcraigroberts.org. Na questao Siria situo-me ao lado desse senhor economista da Direita politica norte americana. Adendo, quem ja leu A Strategy for Israel in the Nineteen Eighties de Oded Yinon publicado em 1982 pela Association of Arabp-American Universitiy Graduates, Inc, Belmont, Massachusetts?. Recomendo a leitura de The Zionista Plan for the Middle East, traduzido e editado para o ingles por Israel Shahak..Tambem interessante e o livro de Stephen J. Sniegoski, Transparent Cabal: The Neoconservative Agenda, War in the Meddle East, and the National Interest os Israel. Posso dizer que o plano de remapeamento do Oriente Medio e Norte da Africa, desenvolvido no “A Clear Break: A New Strategy for Securing the Realm escrito por um grupo de estudo dirigido por Richar Perle, (um neoconservative na Administracao dos Bush pai e filho), para o Benjamin Netaniahu, publicado em 1996 e baseado no projeto de Oded Yinon publicado em 1982.Tambem recomendo a leitura de Plan for Redrawing the Middle East: The Project for a New Middle East, de Mahdi Nazemroaya, onde o autor duscute o Mapa Novo para o Oriente Medio do Tenente Coronel norte americano Ralph Peters publicado no Armed Forces Journal e nos livro Never Quit the Fight e Blood Borders: How better Middle East should look.

  10. E qual é a novidade?

    Os EUA e seus defensores (Vader) sao isso mesmo: hipocrisia e falso moralismo até a raiz do cabelo

  11. O Assad tem que acabar com essa corja de fanáticos desumanos a qualquer custo!!!

    Criminosos religiosos não podem governar um país!!

    Os rebeldes sírios devem ser derrotados e ponto final!!

    Valeu!!

Comentários não permitidos.