Obama se explicará pessoalmente a Dilma sobre espionagem, diz assessor

obama-spying

Um assessor da Casa Branca disse que o presidente americano, Barack Obama, deverá explicar pessoalmente à presidente Dilma Rousseff “a natureza dos esforços de inteligência” dos EUA, após denúncias de que conversas da brasileira teriam sido espionadas pela NSA (agência nacional de segurança).

No último fim de semana, uma reportagem da TV Globo denunciou a existência de documentos secretos, vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, que mostram que a NSA teria monitorado conversas entre Dilma e seus principais assessores.

Agora, Obama deverá aproveitar a cúpula do G20, na Rússia, a partir desta quinta-feira, para encontrar-se com Dilma e para “que os brasileiros tenham um melhor entendimento sobre o que fazemos e o que não fazemos, para entender melhor suas preocupações”, disse Ben Rhodes, vice-assessor de segurança para comunicações estratégicas da Presidência americana.

Rhodes disse também que “a relação com o Brasil é muito importante (para os EUA), não apenas nas Américas, mas no mundo”.

“Entendemos o quanto isso (a questão de espionagem) é importante para os brasileiros. O que estamos fazendo neste caso, como fizemos desde que as revelações sobre a NSA vieram à tona, é olhar amplamente às alegações e aos fatos”, agregou o assessor.

“Coletamos dados de inteligência sobre praticamente todos os países do mundo. Se há preocupações que possamos esclarecer, faremos isso.”

Mal-estar

As revelações de espionagem causaram mal-estar relação bilateral e colocaram em dúvida a visita de Estado que Dilma deve fazer aos EUA em outubro.

Nesta quinta-feira, o Planalto confirmou que cancelou a ida aos EUA, no sábado, de uma equipe brasileira que faria os preparativos da viagem oficial da presidente.

O governo não confirma se a equipe agendará nova data para a viagem.

Na segunda-feira, o ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, classificou o episódio como “uma inadmissível e inaceitável violação da soberania brasileira” e pediu “explicações formais por escrito” – ainda que adotando cautela quanto a eventuais retaliações brasileiras.

A assessoria do vice-presidente americano, Joe Biden, disse que os EUA “continuarão a trabalhar com as autoridades brasileiras” para explicar as denúncias de espionagem e agregou que “o convite para a visita de Estado da presidente Rousseff reflete o interesse dos EUA em aprofundar esse relacionamento vital”.

Fonte: BBC Brasil

21 Comentários

      • Valeu pela observação Alvez8O ,esse F-22 se acidentou em território dos EUA, como eu disse acima tudo não passou de suposto acidente.Mas as notícias oficiosas continuam circulando na Net.Esperemos os próximos dias para ver se a notícia é verdadeira ou falso.O fato é que os EUA desinflaram o peito e abaixaram a bola e eu gostaria de saber o real motivo disso.
        Abs
        NovoBrazuk

  1. A vá… Vai fazer igual faz com a Irmandade Muçulmana quando começa a querer abrir demais as asinhas… Vai da-lhe uma chave de braço e vai falar: “eu fiz porque eu quis e pronto acabo. Agora toma esses F-18, F-16, M2 Bradley e para de encher meu saco.”

  2. Os EUA não vão se desculpar. A chancelaria brasileira será obrigada a cancelar a visita de Dilma a Washington. Os BRICS darão fracas manifestações de solidariedade nos canais diplomáticos mais internos. Dilma vai a Nova Iorque reclamar na Assembleia geral da ONU no próximo dia 24 e ninguém vai se importar com o que ela vai dizer, todos estarão ocupados com a “invasão” na Síria.
    Precisamos ser respeitados, mas para isso precisamos nos dar ao respeito. Como dizia minha avó: Para bom entendedor pingo é letra.

  3. 1maluquinho direto de São Petersburgo para o PB.

    Putinho Chernobil exige provas irrefutaveis para divorciar-se do frango assad.
    Dilminha Tenébria Kérvara ameaça chutar o pau do Barraca Obama e retaliar com fim de acordos.

  4. Obama vai dizer assim:
    – Seguinte sabe aquela treta que fizeram, aquela negociata…seguinte, volta pro Brasil senão vamos dizer tudo pro povo. Agora diz que está tudo explicado e que tu entende tudo e que não foi espionada.
    Hahahaha….volta com rabo no meio das pernas….
    Tal da Coisa: Quem pode mais chora menos..

    • Podes crer… se uma mosquinha estivesse lá, com certeza ouviria ipsi literis o que vc postou… rsrsrsrsrsrsrs… por mais macho que ela possa parecer, quem ainda manda é o negão… ela que volte, liberte seu povo através de educação padrão chinês, sem maracutaias gramscistas, arme-se até os dentes e espere pelo pior… assim, em 20 anos, quem sabe seremos 1° mundo…

  5. O Governo brasileiro deveria fazer aquilo que a música de Paulo Vanzolini diz,“(…) Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima (…) ” .
    .
    Ficar chorando não vai sensibilizar a quem é adora em fazer jogo sujo,americanalhice,depois de uma rasteira bem dada,não pode !…Rsrsrsr.
    .
    É dando a volta por cima que o Brasil deve fazer com esses caras,é a melhor e mais adequada respostas a um governo que nem dispensa os seus imagine os outros de fora !
    .
    Essa é para você Dilminha..
    .
    .
    Volta Por Cima
    (*)Paulo Vanzolini
    .
    .
    .
    Chorei, não procurei esconder
    Todos viram, fingiram
    Pena de mim, não precisava
    Ali onde eu chorei
    Qualquer um chorava
    Dar a volta por cima que eu dei
    Quero ver quem dava
    Um homem de moral não fica no chão
    Nem quer que mulher
    Venha lhe dar a mão
    Reconhece a queda(a rasteira) e não desanima
    Levanta, sacode a poeira
    E dá a volta por cima

    .
    .

  6. Depois das explicaçoes ,com direito a mostrar alguns segredinhos grampeados, a presidente vai sair desta situaçao pior doque entrou, vai ter que se decidir,ou finge que aceitou as explicaçoes e que exigiu o fim das atividades (salvando o pescoço da companherada que foi pega conspirando contra o brasil) ou joga-ra duro com os caras ,sem temer o vazamento do produto da espionagem(demostrando que seus cumpanheiros estao se enriquecendo as custas de empresas publicas brasileiras),decisao dificil !

  7. Podem ter certeza que vem Super Hornet por aí, rsrsrs… 🙂

    Kkkkkk, a bruxa do 71 tá é sujando as ceroulas de medo do que “usamericanu” descobriram, ahahahaha… Por isso que ela quer saber de tudo, kkkk…

    A m. é que o patético Obama vai enrolar mas vai acabar abrindo, pra vender os Super Hornet´s.

    Se sou ele abriria só nos jornais, kkkk… E derrubava de uma vez esse governico PeTralha…

    • Inteligencias Européias repassaram a nossa inteligencia desde o ano passado dossiê completo das aplicações e camuflagens de tudo roubado pela Quadrilha dos Irmão Petralhas meu caro.
      Voce é mesmo um iludido de carteirinha heim !
      Os Eua não estão em situação de insistirem nas kaozadas com o Brasil ja era amiguinho e abrir as perninhas a eles sera usado por todos para detonarem de vez a Vaka Loka nas eleições ano que vem e duvido que mesmo que ela queira tenha coragem de comprar F18.
      Eles vão oferecerem apoio no CS,Apaches,Patriot,NAe Sucatão,aero-perua zero bala da Boeing.
      Quero ver é a cara da maior capaxo Yankee a Embraer como ficara na fita.
      Ate as joint ventures que estão por vir e serão abocanhadas pela Odebrecht a Avibras sera bem mais beneficiada que a Embraer que na verdade torna-se um entrave ao Brasil nas negociações com tecnologias Russas que é o que mais nos interessa no momento.
      Vem muita coisa por ai e vem tambem um baita supusitorio de carne a servir de concolo dos Bob Esponjas da vida que preferem ver um Brasil capaxos e submisso simplesmente porque não servem ao Brasil e muito menos aos Brasileiros e sim a suas ideologias e a seus capaxismos.
      Ja tem gente ate tirando passaporte pra ir morar nos EUA porque não vai aguentar encarar a zuação aqui.

      • Eu diria que vc é que tá iludido… arranca esse penico da cabeça… tá deixando maluquinho, caro MELANCIA… rsrsrsrsrsrs…

    • Kkkkkkkkkk

      Chora americanopata

      BAG banana ta gorda esse mês eim?

      Os transtornados da trilogia enfiaram a língua no rabo e nao sabem mais nem o que fazer pra justificar as sandices que os assassinos

      Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

      Olha a policia federal no encalço

  8. Não trata-se apenas do pretesto de combate ao terrorismo e sim de invasão de privacidade e desrespeito a soberania nacional pois espionam nosso governo,nossas empresas e com certeza nossas forças armadas tambem.
    Eles sempre fizeram isso para nos manipularem e nos levarem no cabresto.
    Todas as licitações,contratos e interesses deles são espionados e depois usam de chantagens para levarem vantagens.
    Ja passou da hora do Brasil ser realmente independente e soberano e dar um bico na bunda do Irmão Caim do Norte.

  9. “Ja passou da hora do Brasil ser realmente independente e soberano e dar um bico na bunda do Irmão Caim do Norte.”… CONCORDO melancia, mas para isso temos que ter bala na agulha, coisa que os PETRALHAS, seu amigos não possuem… então deixa de kaozada e menos maionese na hora do contato intimo com essa gente que vc tá pegando o mesmo mau hábito deles na hora de viajar… rsrsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.