Durante a IDEX-2107, Vladimir Drozhzhov vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, destacou que as parcerias russo-indianas estão se expandindo e chegando aos níveis de cooperação cada vez mais sólidas.
Drozhzhov ressaltou que a construção das fragatas Project 11356, Almirante Grigorovich assinadas em 2016 já estão plenamente iniciadas e informou a impressa qeu novas Joint Venture serão firmadas.
No seu pronunciamento ele destacou que, Rússia e Índia desenvolverão novos foguetes de 300mm para o sistema de foguetes de saturação Smerch através de uma Joint venture para fabricar foguetes para o sistema de lançamento múltiplos foguetes de saturação Smerch (MLRS).
Ele ressaltou que o projeto mais bem-sucedido é a nossa Joint venture BrahMos e que sete nações do mundo inclusive países da América Latina, África e Ásia estão interessados no programa SU-30MKI/ BrahMos.
Drozhzhov afirmou que outra Joint venture será estabelecida para a produção na Índia dos helicópteros Ka-226 .
O 9K58 Smerch é um sistema de lançamento de múltiplos foguetes de saturação de longo alcance de 300 mm projetado para destruir vários alvos, incluindo tropas, instalações, blindados, postos de comando e centros de comunicações. Atualmente o sistema pode disparar uma variada gama de foguetes que inclui com alcance máximo de 90 km, sendo eles :
- 9M55K -Anti-carro de munições cluster,
- 9M55K1- Aanti-carro auto-guiado de munições de fragmentação,
- 9M55K4 e 9M55K5 -HEAT / HE-Fragmentação,
- 9M55F-HE-Fragmentação,
- 9M55C -Termobárica,
- 9M528 – HE-Fragmentação.
O Smerch ainda está em operação em praticamente todos os países ex-membros da URSS além da Argélia, Venezuela, Índia, Emirados Árabes Unidos e Peru.
Vejam se o BRASIL um dia fizer uma Joint Venture com a Rússia ,sou capaz de sair de Baiana pelas ruas !!