Proposta de cessar-fogo de Putin deve ser discutida por ucranianos e rebeldes
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira esperar que um cessar-fogo seja estabelecido entre forças do governo ucraniano e rebeldes pró-Rússia até a sexta-feira.
Em declarações durante uma visita à Mongólia, Putin pediu que os rebeldes colaborem e suspendam seu avanço militar no leste ucraniano. Por outro lado, ele também pediu que forças do governo de Kiev se retirem da área.
O líder russo propôs um plano com sete pontos (veja tabela abaixo) para chegar ao cessar-fogo que teria sido apoiado pelo presidente ucraniano Petro Poroshenko. Os dois conversaram por telefone.
“Nossas visões sobre como resolver o conflito, assim me parece, são muito próximas”, disse Putin.
A proposta deverá ser discutida na sexta-feira em uma reunião em Minsk, capital de Belarus, entre representantes da Rússia, dos rebeldes e da Ucrânia.
Pressão
A divulgação da proposta ocorre em um momento em que a Rússia é pressionada pela União Europeia, que discute a adoção de novas sanções contra o país, e após a decisão da França de suspender da venda de um navio de guerra a Moscou.
Segundo o correspondente da BBC em Moscou Oleg Boldyrev, se aprovado, o plano de Putin deve ser desfavorável à Ucrânia na medida em que consolidará as posições de separatistas pró-Rússia nas regiões de Donetsk e Luhansk.
Há algumas semanas as discussões sobre um possível cessar-fogo tinham como ponto principal a saída dos rebeldes dessas regiões.
Cerca de 2,6 mil pessoas foram mortas e mais de 1 milhão foram deslocadas de suas regiões desde que o conflito começou, em abril.
O plano de Putin para chegar a um cessar-fogo na Ucrânia
-
Forças do governo e rebeldes devem interromper “operações de ação ofensiva”;
-
Militares ucranianos devem se retirar para áreas a partir de onde não possam bombardear áreas com população;
-
Monitoramento internacional do cessar-fogo;
-
Suspender o uso de aviação militar contra civis;
-
Troca incondicional de prisioneiros;
-
Estabelecimento de um corredor humanitário para a retirada de refugiados e entrega de ajuda;
-
Reconstrução de infraestrutura destruída.
Logo após a divulgação do plano de Putin, autoridades russas afirmaram que ele não abre caminho para um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia.
“Putin e Poroshenko realmente discutiram os passos que podem contribuir para um cessar-fogo entre a milícia e as forças ucranianas. A Rússia não pode fisicamente concordar com um cessar-fogo porque não faz parte do conflito”, teria dito o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, à agência de notícias RIA Novosti.
Apesar de Putin ter afirmado que o presidente ucraniano tem uma visão muito próxima à sua sobre um cessar-fogo, o premiê da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, rejeitou o plano e disse que ele é uma tentativa russa de iludir o Ocidente.
O premiê afirmou que, com essa ação Moscou, tenta confundir a comunidade internacional às vésperas da reunião de cúpula da Otan – que ocorrerá na quinta-feira no País de Gales – e no momento em que a União Europeia prepara uma nova onda de sanções.
“O melhor plano para acabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia deve ter apenas um elemento: que a Rússia retire suas tropas, seus mercenários e seus terroristas do território ucraniano”, afirmou Yatsenyuk.
Já os rebeldes pró-Rússia afirmaram que apoiam as propostas de Putin, mas não acreditam que o presidente da Ucrânia cumprirá o cessar-fogo.
Obama

Plano de cessar-fogo é apresentado por Putin na véspera de cúpula da Otan
A caminho do País de Gales para a cúpula do Otan, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou que há indícios “comprovados” de que tropas russas estão lutando em território ucraniano.
A afirmação foi feita durante um discurso em Tallinn, capital da Estónia, no qual Obama assegurou que a Otan protegerá todos os seus Estados-membros em caso de conflito.
O presidente americano disse que defender as capitais das repúblicas bálticas seria tão importante quanto proteger Paris, Berlim e Londres.
Ele afirmou que o cenário de uma Europa unida e pacífica está sendo ameaçado por uma tentativa de Moscou de alterar as fronteiras na região por meio das armas. Ele também incentivou os membros da aliança militar a sinalizar também seu apoio ao governo ucraniano.
A reunião de cúpula da Otan deve discutir na quinta-feira a criação de uma força militar de resposta rápida para proteger os países-membros contra uma eventual agressão russa.
Segundo o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, essa força teria tropas enviadas pelos Estados-membros em um sistema rotativo e poderia entrar em ação em 48 horas.
Para que ela possa entrar em funcionamento, a Otan deve armazenar armas e suprimentos em locais estratégicos nos territórios dos Estados-membros. A ideia é que esses recursos permitam que as tropas possam viajar rapidamente e atacar com força total se necessário.
Segundo a Otan, dessa forma seria possível proteger seus membros do leste europeu sem violar tratados que impedem o estabelecimento de bases permanentes tanto russas como da Otan na região.
Também nesta quinta-feira a Polônia revelou detalhes de exercícios militares liderados pelos Estados Unidos que envolverão tropas da Otan na região.
O Ministério da Defesa polonês afirmou que o exercício anual da Otan chamado “Rapid Trident 14” será realizado na Ucrânia – que não é membro da aliança.
A manobra envolverá centenas de militares de países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Polônia, Alemanha e Lituânia.
A Rússia, por sua vez, também anunciou a realização de exercícios militares.
Algo foi ganho por trais do show. Nao credito que foi o peso das sancoes ,
Algo que Urso esta sorrindo com isso 🙂
Não foram as sanções mesmo. O Bolso apertou, os empresários russos que financiam Putin, começaram a se fazer “certas perguntas’ na Russia.
Putin não e Burro.
Que conversa é essa….
Até parece que o putin liga pra isso
Se ligasse, não teria mandado pra cadeia grande parte dos empresários que enriqueceram as custas do governo ieltsin
E pare de besteira
Hj em dia, sentem um pais que reúne todas as condições pra ter uma economia grande é a russia
Tecnologia própria
Recursos naturais em abundância
Hidrocarbonetos
Ouro
Minerais
Etc
A russia é uma economia fortíssima
Se tem alguém que não quer isolamento da russia são os empresários europeus (inclusive britânicos)
Nem os próprios americanos conseguem isolar a russia
O resto é falácia Vaderiana
Rafael, o PIB russo e menor que o nosso, eles tem serios problemas com subpovoamento, baixa natalidade e envelhecimento de sua população.
O grosso de sua económia, vem da exportação de comoditties(gaz, minerios etc)
O que a Russia tem de diferencial, e o que herdou da guerra fria, o poder nuclear, e a capacidade de fabricar armamentos robustos e de facil manutenção, para países não alinhados.
Fora isto, são um fazendão de matérias primas, como nós.Precisam tando ta Europa, quanto a Europa precisa deles, exportar todo o gaz para a China, e fora de questão neste momento, devido a uma questão logistica, vão ter que investir bilhões em oleodutos, durante muito tempo, para poder trocar a China pela Europa, como clientes de todo o seus gás.
No momento se não exportarem para a Europa, vão ter que comer gás, enquanto a Europa congela.A Economia russa não absolve toda a produção.
Quanto a Putin, quem ele mandou para a cadeia(Ou matou envenenados) foram antigos oligarcas do partido comunista, e concorrentes diretos dele, ex KGB
Putin está longe de ser o “esquerdista libertário” que os esquerdinhas russofilos do ocidente, gostariam que ele fosse, pelo contrario, o cara e capitalista ate os ossos, esta ligado totalmente aos financiadores bilionários russos, o partido comunista russo e oposição a ele(e ficam pianinhos para não setem apagados do mapa) Putin esmaga movimentos sociais de esquerda dentro da Russia, com mãos de ferro.
na verdade Obamis, hoje, e ideologicamente mais esquerdista que Putin.
Capa preta
Um pais que fabrica seu próprio GPS é uma fazenda ?
Um pais que fabrica Su 35?
Como eu disse, herança da guerra fria.
Nós somos o 4° fabricante de aviões comerciais do mundo, e somos um fazendão de matérias primas assim mesmo.
Falsas verdades que não encontram respaldo na realidade… a economia russa está encolhendo na verdade… todos sabemos disso… é o mesmo caso da Venezuela… rica em petróleo e endividada por não ter indústrias fortes… simples assim…
Eu quero saber como é que um pais que fabrica um s400 não tem indústrias fortes
Me responde ai
rsrsrsrrsrsrs… o que vc entende por “indústria forte” ???… rsrsrsrsrsrss… não estamos falando de força literalmente… estamos falando de força COMERCIAL… indústrias que produzem em grandíssimas qntidades e possuem mercados enormes e cativos para desovarem sua produção, arrecadando com isso BILHÕES DE DÓLARES em divisas para o país… isso é indústria forte… e não uma indústria que opera em nichos específicos de mercado, ainda que de modo expressivo, caso da indústria armamentista russa… to vendo que economia não é seu forte… 🙂
O inverno está chegando, o gás ficando escasso, a economia de Kiev está combalida, incredibilidade dos comandantes diante das tropas, a UE e os EU não deram o apoio que Kiev acreditava que receberia, nem financeiro nem militar, e por aí vai. Ou seja, o cara achou que seria um passeio chutar o presidente eleito, tomar o lugar dele, trocar a lista telefônica por números dos cabinetes europeus e correr pelos campos férteis e floridos enquanto o bolso se enchia de euros. Tudo deu certo até a troca da agenda telefônica, mas quando foi correr pelos campos floridos…tinha um urso lá 🙂
“Tudo deu certo até a troca da agenda telefônica, mas quando foi correr pelos campos floridos…tinha um urso lá…”
———————————-
KKKKKKKK muito boa a imagem…
essa obama parece q ganhou. mas vai ter q lidar com seu ISIS… né obams?
“Barack Obama, reiterou que há indícios “comprovados” de que tropas russas estão lutando em território ucraniano.”
Sempre que uma declaração dessas é feita eu me pergunto: ENTÃO PORQUE NÃO MOSTRA LOGO, E DÁ O “XEQUE-MATE”! Ou seja… é balela mesmo!
Por outro lado:
O plano de Putin para chegar a um cessar-fogo na Ucrânia
Forças do governo e rebeldes devem interromper “operações de ação ofensiva”;
Militares ucranianos devem se retirar para áreas a partir de onde não possam bombardear áreas com população;
Monitoramento internacional do cessar-fogo;
Suspender o uso de aviação militar contra civis;
Troca incondicional de prisioneiros;
Estabelecimento de um corredor humanitário para a retirada de refugiados e entrega de ajuda;
Reconstrução de infraestrutura destruída.
… Isso é uma ESTRATÉGIA VIÁVEL para resolver o conflito!
“O premiê afirmou que, com essa ação Moscou, tenta confundir a comunidade internacional às vésperas da reunião de cúpula da Otan – que ocorrerá na quinta-feira no País de Gales – e no momento em que a União Europeia prepara uma nova onda de sanções.”…
… como era de se esperar o OCIDENTE continua fazendo CORTINA DE FUMAÇA e DESINFORMAÇÃO a fim de NÃO TOMAR AS DECISÕES que FINDAM o CONFLITO… OBVIAMENTE por que isto seria como que uma VITÓRIA POLÍTICA para o Putin!
Afinal, a SOLUÇÃO tem que vir do OCIDENTE, certo??? Muito dinheiro investido em PUBLICIDADE para ser jogado fora assim sem mais nem menos! Se for necessário, deixa-se morrer mais algumas CENTENAS, ou se derruba MAIS UM avião… até a OTAN conseguir DOBRAR o URSO…
… o que eu acho meio difícil! Na boa… estou do lado do URSO!
Já tá mais que na hora de acabar com a banca do “pode tudo” governo americano!
isso nao e nada po!! putin deve ta querndo so bota pressao pra chega em um acordo sobre o leste, e outro eles nao vao sair da ucrania e muito menos da crimeia!!! e esses exercicios e uma coisa mais de markenting so alguns centenas de militares na ucrania isso e simbolico obama ja falou nao vai enfretar militarmente a russia!!!!!!
Que bom que o Obama disse que não vai enfrentar militarmente a Russia
É sinal que a maconha não correu todo o cérebro dele ….
….
Ainda
e as sançoes nao funcionaram tao bem com o ira muito menos com a Russia!!!
Longe do Obama estar ganhado essa em minha opinião…
Putin está ganhando tempo com esse jogo de ‘avança’ e ‘retrocede’. Não que eu não acredite em uma solução diplomática pra essa contenda (e até acho que os dois lados podem sair ganhando).
Acredito que o leste Ucraniano tenha de ter algum tipo de independência (não digo ser independente da Ucrânia propriamente dita), mas pensemos: além da ‘cortina de ferro’, Putin quer manter a influência do leste em função do complexo industrial bélico… vamos pensar então no interesse (econômico) dessas empresas bélicas ucranianas – seu maior comprador é a Russia (o “ocidente” não vai comprar esses equipamentos cuja concepção foi totalmente voltada para a defesa russa) ou seja, estipulem certa autonomia na região e todos saem ganhando: ganha Putin (mantendo influência na indústria e sua cortina de ferro), ganha Ucrânia (aproxima o resto do país do ocidente e não deixa de vender seus produtos às Russia e comprar gás da mesma). A criação de uma ZAE (zona administrativa especial) que impediria que diversas medidas fossem tomadas (proibição da alocação de grandes contingentes militares, impedimento da alocação de qualquer aparato/contingente não ucranicano na região, tarifas especiais para o fornecimento de gás russo, isenções fiscais, etc.).
Vamos ver melhor, pq pelo q sei a Ucrânia recusou essa proposta…logo, vão continuar os embates..o Russo ganhou alguns pontos políticos, alguma coisa q eu ainda ñ enxerguei…vamos esperar. Quem viver verá.Sds. 😉
Rafa_positron disse em 4 de setembro de 2014 at 14:44
Que bom que o Obama disse que não vai enfrentar militarmente a Russia
É sinal que a maconha não correu todo o cérebro dele ….
….
Ainda
que bom mesmo Rafa kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ninguem comenta a derrota catastrofica que as tropas da Ucrania sofreram na semana passada? O pessoal esta como avestrruz diante do perigo. Enterra a ncabeca na areia..