O Ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que o Brasil planeja construir porta-aviões no prazo de 15 anos

PA2

NOTA DO PLANO BRASIL: A idéia é para que possa ser construído no Brasil um novo porta-aviões no prazo de 15 anos, provavelmente baseado em um projeto francês. O atual, NAe São Paulo A 12, continuará sendo modernizado para fins de adestramento.

Raymond Colitt

Brasil planeja construir um porta-aviões com um parceiro estrangeiro, como parte de um esforço para melhorar a sua prontidão militar, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse a jornalistas na terça-feira, 11/03/2014.

“A idéia é para que possa ser construído no Brasil, provavelmente baseado em um projeto existente”, Amorim disse a um grupo de correspondentes estrangeiros. O maior país da América Latina vai exigir um novo porta-aviões no prazo de 15 anos e vai modernizar o seu já existente, entretanto, disse Amorim.

porta-aviões

Brasil intensificou os gastos em equipamento militar nos últimos anos que se destina a reforçar a sua defesa na maior parte dos recursos naturais, de petróleo em alto-mar à água potável. “Estamos de fato um país pacífico, mas não assim seremos um país indefeso”, disse a presidente Dilma Rousseff no ano passado.

Fonte: Bloomberg Businessweek 

19 Comentários

  1. Quero só ver… Que a Marinha planeja isso e muito mais não duvido, agora se vão conseguir é outra coisa… Afinal, isso daqui é Brasil, aonde contingenciamento de orçamento das Forças Armadas é a regra e não a exceção.

    • Lucas, esse prazo é absolutamente irreal. Entre escolher o projeto, construir e comissionar vão se passar ao menos 15 anos, só que da tomada de decisão. Basta ver os ingleses, que tomaram a decisão em 1998 e apenas agora em 2014 que o HMS Queen Elizabeth será comissionado.

      • No Brasil petralha, com os propinodutos e afins, levarão esse projeto para 150 anos, a fim de hectuplicar o valor inicial que já virá com superfaturamento… é só dar uma olhada na destilaria ABREU E LIMA… começaram com valores de 2 BILHÕES e já chegaram a 18 BILHÕES… eis o “brasil” dos anões do orçamento… e como nunca antes na história desse país… como sempre… 🙂

  2. Esses 15 anos começam a contar à partir de 2014 ou daqui uns 20,30,anos?

    Por favor Amorim venda o Nae São Paulo,para algum sucateiro,essa embarcação só nos trouxe problemas antes tivessemos ficado com o valente A-11 Minas Gerais, que pelo menos navegava e gastava menos !

  3. Deve haver algum erro com o título da matéria.

    O correto seria: “O Ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que o Brasil planeja, NO PRAZO DE 15 ANOS, COMEÇAR A LIBERAR A PRIMEIRA PARCELA para COMEÇAR a construir porta-aviões.

  4. Sou contra !
    É um alvo muito fácil , pelo altissímo investimento que demanda , desde a fabricação até a manutenção com ele em atividade.
    Vale mais investir nos sub-nucs e no missil balistico , assim podendo ter satelites próprio e não depender de gps , gloss … da vida.

    • Concordo .
      Pelo preço deste alvo gigante é possível fazer submarinos em maior número ainda que menores em tamanho, navios de superfície também menores , todos trabalhando em matilha , e aviões de responsa … com esse gripinho aí tamo na roça .

  5. o amorim esta correto o porta aviões são Paulo fica na ativa ,e já começa os planos de qual empresa vai fabricar o porta aviões em território nacional
    o brasil entrando em um projeto pronto com outro pais ,acredito que esses 15 anos é um tempo que pode ser até diminuído
    o que temos de manter é o governo federal que mais investe nas forças armadas ,isso é primordial !!!!
    e para quem sempre criticou o amorim esse acabou com o fx2 e eu aposto que se o governo vencer as eleições as aquisições serão mais rápidas do que estão sendo

    • O dia que vc disser que algum petralha está errado, o Brasil com certeza estará indo bem, obrigado… 🙂

  6. Novo NAe brazuca no estado da arte… nunca antes na nossa história!

    E um segredo revelado sobre um equipamento que será muitíssimo usado nele, com tecnologia 100% nacional.
    Que andam dizendo que inclusive já está pronto e sendo mantido guardado e sob proteção especial, só esperando para ser cuidadosamente instalado…

    Sua âncora.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que maldade!

  7. A nossa marinha esta muito ligada a França e acredito que este porta aviões seja uma copia do Charles porem com propulção convencional e ai este prazo de 15 anos pode ser reduzido entre 30 e 50% do prazo mas ainda acredito que o Brasil nescecitaria de no minimo 5 PA e uns 60 SUBS 20 nucleares 15 de ataque 5 estrategicos e 40 convencionais O MUNDO SEMPRE SOUBE DAS RIQUEZAS DO BRASIL E AGORA QUE ELES ESTAM VENDO ELAS O IMTERECE SOBRE ELAS AUMENTOU nossos governantes precisam levar mais a cerio as ameaças ao BRASIL POIS OS GOVERNANTES MORREM O PAIS NÃO .

    • Caro amigo,
      Não sei se a estimativa é correta, mas há só na nossa antiga mina de Serra Pelada, ainda mais de 10 trilhões de dólares em ouro para ser extraído.
      Imagina as forças armadas que poderíamos ter?
      Na verdade dinheiro sempre houve. E muitas outras minas de ouro e outros metais no nosso país a serem exploradas.
      Para quem sabe dessas coisas, a impressão que fica é que nosso Brasil está algemado.

      • Concordo e o mais incrivel é que quem algemou o BRASIL foram e são nossos governantes e se eles criarem vergonha na cara podem liberar as algemas pois estam com a chave.

      • Algemado sim, mas pela bandidagem… somos um país refém dos petralhas que nos algemaram com o politicamente correto e com a ignorância das massas… e toma propinoduto…

  8. Bom, dada a matemática do governo brasileiro demonstrada no FX-1 e FX -2, podemos imaginar aí os 15 anos anos citados, acrescidos da indecisão se o Brasil deve ou não deve ter ( um mandato nessa brincadeira) , a decisão por ter será avacalhado por mudança de mandato, pois nenhum político vai querer segurar o pepino do investimento, logo acrescentamos mais uns dois mandatos nessa zuera….meus caros, possivelmente meu filho verá o início desse projeto quando estiver na faculdade ( e que olha que ainda sou solteiro).
    Sds

  9. Não sou muito fã de NAE para nossa marinha por que além de ser caro exige uma escolta muito numerosa o que comprometeria toda a nossa frota.
    Mas se for inteiramente construida no Brasil valeria pela qualificação de pessoal e a partir deste projeto e principalmente do Know-how adquirido poderão surgir outros tipos de belonaves brazukas.
    Porém vale lembrar que este tipo de armas já são armas do passado e com novas tecnologias surgindo as torna mais vulneráveis que ja eram.

    • Me desculpe NovoBrazuk mas na primeira e metade da segunda guerra os subs eram armas quase que imperceptiveis e ai o sonar apareceu da mesma forma aconteceu com o radar veio primeiro para função de defesa hoje serve para atacar penso eu que devemos e aperfeiçoar os meios de defesa para tal maquina e não nos privarmos dela não sei se concordara com minha ideia mas penso que uma escolta de 4 subs dariam recado de uma grande parte desta defesa NÃO SOU UM ESPECIALISTA NA AREA MAS ACOMPANHANDO OS SEGUIDORES DO BLOG PROCURO APRENDER E TIRAR MINHAS PROPRIAS COMCLUÇÕES MAS SEMPRE RESPEITANDO A OPNIÃO DOS AMIGOS DO BLOG gostaria que me dese tua opinião a respeito desta minha ideia de 4 subs para defesa de um porta aviões.

  10. por LUCENA
    .
    .
    Parece que os vira-latas estão com fome…estão todos latindo..hahaha…só pode ser fome…hahahah

Comentários não permitidos.